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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Nuno Barreiros em 03 de Março de 2011, 19:57 pm

Título: Motor não arranca
Enviado por: Nuno Barreiros em 03 de Março de 2011, 19:57 pm
Boas. Tenho uma Megane II 1.5 dci 105cv de 2006 com 140.000 km. Aqui há mais ou menos um mês teve algumas dificuldades no arranque. O motor de arranque funcionava mas patinava um pouco. Esta situação não era constante e notava-se mais a meio de uma viagem maior, do tipo Lisboa - Porto. No sábado passado parei na área de serviço a meio da A1 e parou de vez.

O mesmo sintoma. O motor de arranque dá sinal mas não pega.

A oficina Renault para a qual foi o carro foi enviado, perto do meu local de trabalho fez um diagnóstico: falta de compressão. Deverão ser os segmentos disseram. Todas as pessoas com quem tenho falado acham uma situação quase impossível (Carro com 140.000 km). Deram de imediato um valor estimativo para reparação de 3.000 a 4.000 euros. Só abrindo o motor poderiam ser mais precisos.

Tomei a decisão de deslocar a viatura para o concessionário onde comprei o carro e onde sempre efectuei as reparações e revisões. Ao telefone também acharam uma avaria muito pouco provável, mas nada é impossível. Perguntaram-me se tinha deitado muito fumo ou se tinha sentido o motor a perder potência. Nada disto se verificou.


O que poderá originar uma situação destas numa viatura com estes km rodados, sem problemas anteriores e manutenções regularmente efectuadas?

Obrigado.
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 03 de Março de 2011, 20:15 pm
fazia algum ruido tipo ferro a roçar?
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Nuno Barreiros em 03 de Março de 2011, 21:51 pm
Não fez nenhum barulho. Fiz parte da A2 e toda a A1 sempre a andar e depressa. Nunca senti nada. Decidi parar para por água no limpa vidros.

Entretanto a viatura foi retirada da oficina e aguarda junto à casa de um familiar meu que a envie de reboque para a outra oficina.

Este meu familiar disse-me agora ao telefone que tentou pegar o carro e que nem o motor de arranque dá sinal. Faz um simples "trec-trec".

Confesso que estou muito baralhado!
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 03 de Março de 2011, 22:19 pm
neste momento com essas descrições e com tanta coisa a mistura , confesso que nem sei o que diga .
há que começar por uma ponta
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Nuno Barreiros em 04 de Março de 2011, 19:13 pm
Foi substituida a bateria. Já dá sinal mas continua a nao pegar. A descrição que me deram é que parece que o motor ao pegar "desliza"....

Alguma ideia?
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: MaNeL em 04 de Março de 2011, 19:28 pm
eu sei que vai parecer uma pergunta estupida... mas a bateria tem Ah suficientes??  :lipsrsealed:
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 04 de Março de 2011, 20:00 pm
Foi substituida a bateria. Já dá sinal mas continua a nao pegar. A descrição que me deram é que parece que o motor ao pegar "desliza"....

Alguma ideia?

mas puses te o carro onde ? num sapateiro ? o motor desliza ? loooooooool oh pah , só mesmo para rir .... tendo um diagnostico anterior ( falta de compressão ) estão a tentar fazer o que ? um milagre ? Se continua na mesma , só há 2 hipoteses , verificar se o motor de arranque está bom , se não está é trocar , se está é partir para outra . Tentem por o carro a trabalhar de empurrão que tiram as duvidas e se tiver segmentos colados pode ser que descole , já que é ao «calhometro» siga
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Nuno Barreiros em 04 de Março de 2011, 23:57 pm
Não é ao calhometro. A questão que se põe aqui é que a opinião das pessoas com quem falei é unânime. É muito improvável que se trate de algum problema com os segmentos.

Não estou disposto a mandar  abrir o motor do meu carro por duas tretas.

O carro aguarda transporte para o concessionário onde foi vendido e onde foram feitas as manutenções. A troca de bateria serviu de despiste para um possível problema. A terminologia utilizada para descrever a acção do motor foi explicada aqui na expectativa que alguém pudesse entender melhor o que se passa quando se tenta arrancar o motor. Infelizmente não somos todos experts de mecânica.
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 05 de Março de 2011, 00:00 am
boa sorte
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Nuno Barreiros em 12 de Março de 2011, 00:16 am
Próxima segunda vão abrir o motor.
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 12 de Março de 2011, 00:25 am
infelizmente a opinião uniname das pessoas que pensa que é impossivel , ao contrario daquilo que foi dito aqui , pode ter servido apenas para estragar mais .... com as insistencias de tentar por o motor a trabalhar . Se tinhas segmentos colados , agora o mais certo é teres cilindros riscados , isto se não houve mais danos ainda .

boa sorte
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Nuno Barreiros em 12 de Março de 2011, 20:33 pm
Nunca tentei por o carro a pegar a empurrão. As tentativas foram feitas só com o carro parado através da ignição.

"Segmentos colados". Alguém me pode explicar como isso pode acontecer?

Obrigado
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 12 de Março de 2011, 20:36 pm
foi isso que referi , tentar por o motor a trabalhar , pode ter causado mais estragos , quando o motor de arranque roda , todo o conjunto roda tambem .

segmentos colados podem acontecer por falta de lubrificação ( falta de oleo , oleo não indicado , oleo sem as propriedades correctas ) por aquecimento ( falta de agua , falta de arrefecimento ) etc , so depois de desmontar , olhar , ver , analisar é que se pode pedir uma conclusão
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Nuno Barreiros em 13 de Março de 2011, 00:29 am
Compreendo. Não aconteceu nada disso. Nem aqueceu, nem ficou sem óleo. Sou muito cuidadoso com essas coisa, para além do computador de bordo dar todas essas indicações.

A falta de compressão poderá estar relacionada com outro problema para além dos segmentos?

Após uma reparação deste tipo (abertura de motor, com o que poderá ser reparado), a fiabilidade será a mesma de um motor fechado na fábrica? O que se pode esperar?

Obrigado
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 13 de Março de 2011, 01:32 am
se for uma reparação bem feita , a fiabilidade nunca fica comprometida
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Nuno Barreiros em 14 de Março de 2011, 18:31 pm
Estive hoje a ver o motor. Segmentos colados e capas das bielas riscadas. Aguardo um orçamento. A oficina vai enviar para a Renault o relatório do sucedido para ver se comparticipam a reparação.
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 14 de Março de 2011, 20:53 pm
em que oficina esta o carro ?
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Nuno Barreiros em 15 de Março de 2011, 00:43 am
No concessionário Renault onde foi comprado e onde foram feitas todas as manutenções e reparações.
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 15 de Março de 2011, 00:48 am
então é aguardar que em principio a renault costuma comparticipar
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Blurr em 15 de Março de 2011, 00:59 am
Essa questão não é normal.

Qual a ultima vez que mudaste o óleo? Foi na Marca? Diz a referência do mesmo...

Fiquei a pensar no caso de terem-te colocado óleo errado no carro visto isto ter acontecido num colega meu..

Ainda teve mais azar que tu.. teve que mudar a cambota também..

Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Caçoilauto em 17 de Março de 2011, 00:20 am
pelas descrições parece tudo bastante estranho  .

Nunca foram sentidos ruidos de raspagem de metal? nunca houve esquentamentos? nunca houve batidas de motor???

Tudo muito estranho mesmo. Mas aguardamos os desenvolvimentos.

Só mais 1 coisa o motor quando andaram a tentar colocar a trabalhar alguém tentou rodar o motor manualmente? Rodava?

Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Nuno Barreiros em 17 de Março de 2011, 01:15 am
O etiqueta que está no volante refere, se não me falha a memória, 10W40 ELF. Não sei precisar mais.

Nunca ouvi qualquer tipo de ruído nem senti qualquer outro sintoma com o carro, a não ser 3 ou 4 vezes no espaço + ou - de um mês em que ele custou a pegar. Não deitava fumo e andava normalmente.

Com custar a pegar refiro-me a sentir o motor de arranque a demorar mais tempo do que era habitual, mas ainda assim pegou sempre à primeira.

Quando ele parou, como já referi em post anterior vinha na auto-estrada. Fiz a ligação de Alcácer do Sal a Antuã sempre a andar muito bem.

Quanto a rodar o motor manualmente, se te referes ao empurrão, que eu tenha conhecimento não foi feito.

Havia algum carvão acumulado junto dos segmentos. Não sei se será uma situação normal?
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 17 de Março de 2011, 01:25 am
esses sintomas que descreves já era muito provavelmente os segmentos a colar . mas lá está , dificilmente se vai pensar nisso ou começar por ai .
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 17 de Março de 2011, 01:37 am
lendo agora o topico com mais cuidado , a minha opinião é :

( friso , minha opinião pelo que leio )

costumavas fazer muita auto estrada , pela tua descrição a andar depressa
já não é o primeiro relato que oiço de colagem de segmentos em auto estrada nesses motores , esse motor anda demais ( minha opinião ) para a cilindrada que tem . Com oleo 10w40 ( que pode levar mas em minha opinião não é o indicado para andar a abrir com esse motor ) não ajuda muito a «festa» . A paragem na area de serviço , ajudou a falta de lubrificação depois de uns quilometros valentes a andar bem , como é obvio , o motor desligado o oleo não circula e não lubrica , a bomba de oleo não está a trabalhar . A tudo isso junto , ajudou ao que tivesse acontecido .
A culpa é de quem ? do oleo ? do condutor que andou a andar bem ? da paragem ? BAsicamente e volto a dizer , minha opinião , a culpa é de tudo somado , aliado a construção de um motor de baixa cilindrada que atinge velocidades consideraveis .
Lamentavelmente, tens uma reparação muito dispendiosa as costas, provavel que tenhas no meio disto a sorte da renault comparticipar com algo por teres sempre as revisões na marca ( não sei se a carrinha está a fazer 5 anos ou já tem 5 anos feitos , por norma , apos 5 anos , não comparticipam nada )
ahhhhhhhhh é verdade, se te pedirem o cartão do carro na renault para analise, informo te desde já que se fizes te uns quilometros valentes a fundo, esquece a comparticipação ;) e se o nivel de oleo andava ou andou abaixo do meio, tambem podes esquecer a comparticipação ;)
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Caçoilauto em 17 de Março de 2011, 09:36 am
O etiqueta que está no volante refere, se não me falha a memória, 10W40 ELF. Não sei precisar mais.

Nunca ouvi qualquer tipo de ruído nem senti qualquer outro sintoma com o carro, a não ser 3 ou 4 vezes no espaço + ou - de um mês em que ele custou a pegar. Não deitava fumo e andava normalmente.

Com custar a pegar refiro-me a sentir o motor de arranque a demorar mais tempo do que era habitual, mas ainda assim pegou sempre à primeira.

Quando ele parou, como já referi em post anterior vinha na auto-estrada. Fiz a ligação de Alcácer do Sal a Antuã sempre a andar muito bem.

Quanto a rodar o motor manualmente, se te referes ao empurrão, que eu tenha conhecimento não foi feito.

Havia algum carvão acumulado junto dos segmentos. Não sei se será uma situação normal?


Ora aí está uma ligeira prisão no rodar do motor , eis o primeiro sinal de alerta.

Talvez nessa fase se te tivesses deslocado de imediato á oficina poderia ter sido elaborada uma solução ou pré solução de recurso . A renault têm um aplicativo de limpeza de canais de óleo e afins que ajuda em muito o descolar de segmentos.

Tb desde já te digo 10w-40 não recomendo, mas é apenas a minha opinião.

Enfim agora tb não vale a pena chorar sobre o estrago e á que tentar resolver da melhor forma... Mas desde já te digo que a reparação será a doer €€€€€€.

Quanto à fiabilidade após reparação sendo bem elaborada, terás a mesma fiabilidade que quando adquiriste o carro em novo.

Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Jonhy em 17 de Março de 2011, 11:32 am
Também não te aconselho de forma alguma a colocares 10w40, sempre 5w40 (5w30) e como tens uma condução rápida acho que o devias trocar de 10 em 10000.
Como já foi mençionado nunca desligues o motor de imediato, mesmo após uma condução normal deves deixar o motor ao relantim pelo menos uns 15 segundos e então se for uma condução rápida (principalente ae) entre 1 a 2 minutos.
Os turbos dos diesel não tem arrefecimento á agua, como o core aquece bastante (ainda mais nos que tem filtro de particulas) o oleo que fica lá retido após uma paragem subita pura e simplesmente frita e perde a capacidade lubrificante. Aos poucos e poucos com o repetir desta situação tens um oleo que já tem as suas capacidades de lubrificação e limpeza muito aquem daquilo que deveria ter.

À um promenor curioso quanto a marcas, a renault nos manuais dos dci´s ou tce´s nunca refere este porcedimento mas nos manuais da nissan com motor dci, já diz para deixar o motor ao relantim cerca de 2 minutos após uma viagem em ae.
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Nuno Barreiros em 17 de Março de 2011, 19:24 pm
Antes de mais, obrigado a todos pelo contributo.

O óleo que o carro leva é nem mais nem menos do que aquele que a Renault indica. Deveria ser o mais apropriado ao motor. Nem vejo razão para que um construtor não recomende o melhor óleo possível para os carros que fabrica.

Quanto ao nível, andou sempre dentro dos limites. O manual informa que o valor normal é entre o mínimo e o máximo, pelo que não vejo que o argumento de andar com o óleo a meio ou mais baixo seja muito correcto.

Quanto à velocidade, confesso que não ando devagar, mas não me parece que fazer  cerca de 300 km seguidos a 150km/h (às vezes um pouco mais, outras vezes menos), duas vezes por semana seja "puxar" demasiado pelo motor. Este carro vai sem grande esforço a maiores velocidades.

O tempo de espera após paragem do carro, realmente faz sentido, mas como referiram, nada disso vem mencionado no manual.

O carro faz cinco anos em Maio. Comprei com extensão de garantia para 4 anos. Será só impressão minha ou parece que todos os problemas surgem, quase por magia, depois de ultrapassada a garantia?

Continuo a aguardar uma resposta da oficina. Segunda já tinham aberto o motor. Iam depois fazer o relatório para entregar à Renault. Contínuo a aguardar. Não sei quanto tempo estas coisas costumam demorar.

De qualquer forma espero que a reparação seja bem executada. Depois vou com certeza passar a mudar o óleo de 10 em 10. Parece-me bastante mais seguro.

Quanto à referência do óleo, se algum de vocês tiver um conhecimento sério e me possa elucidar sobre qual será o melhor, fico muito grato.
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 17 de Março de 2011, 19:29 pm
o que a renault recomenda para esse motor é 10w40 ou 5w40 , tanto um como outro são aceitaveis , dependendo do tipo de condução , trajectos , periocidade de mudança , etc etc etc .
conforme te disseram atras é preferivel usar 5w40 .

quanto ao motor andar mais e mais facilmente , vai de encontro ao que referi , em minha opinião é pouco motor para tanta velocidade , por isso as coisas acontecem .

quanto ao oleo entre o minimo e o maximo , é no maximo que deve andar e não entre o minimo e maximo . Faz o seguinte exercicio , tens um copo com agua a meio ( será o nivel maximo do oleo ) se inclinares o copo antes de deitar fora , não ves o fundo . Enche o copo com 1/4 de agua , agora dá lhe a mesma inclinação . Tira as tuas elações com esse exercicio .
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Nuno Barreiros em 17 de Março de 2011, 19:38 pm
Eu compreendo a ideia que me queres transmitir. Mas presumivelmente, o depósito do óleo no mínimo, terá por obrigação conter produto suficiente para efectuar uma lubrificação correcta. Mínimo e máximo. Se não for assim, no meu entender, o motor não está bem idealizado.

Já agora, qual a diferença entre 5W40, 10W40 e 5W30? O que representa o "10" e "40" ou "30"?
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 17 de Março de 2011, 19:41 pm
o minimo tem oleo suficiente , a direito . Já a curvar , se calhar não tem , dai ter te dito faz o exercicio de inclinar o copo . Mas assim sendo , informo te que TODOS os motores do mundo estão mal idealizados .

quanto a pergunta do oleo , tem a ver com o indice de viscosidade e das temperaturas , alem disso há que ver tambem se o oleo cumpre as normas do construtor
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Nuno Barreiros em 17 de Março de 2011, 19:58 pm
Então um óleo 10W40 da marca "x", pode ter propriedades diferentes do 10W40 da marca "y"?
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 17 de Março de 2011, 19:59 pm
sim , pode não cumprir as normas para uma marca e cumprir para outra
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Nuno Barreiros em 17 de Março de 2011, 20:05 pm
Estará disponível uma lista de marcas e referências recomendadas para os Renault? Sempre vi etiquetas ELF após as manutenções. Será que só esta marca cumpre os requisitos?
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 17 de Março de 2011, 20:07 pm
há mais , mas a renault tem uma parceria com a elf e recomenda elf , apesar de haver mais marcas a cumprir
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Nuno Barreiros em 17 de Março de 2011, 20:21 pm
Já agora, os aditivos à venda no comércio em geral, para limpar injectores e outras partes mecânicas, funcionam, ou os aditivos do combustível são suficientes? Já ouvi falar também de aditivos cerâmicos para o óleo. Estes produtos funcionam? É recomendável o seu uso?
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 17 de Março de 2011, 20:40 pm
opinião pessoal , revisões a tempo e horas , com material correcto e bem feitas , não é necessario aditivos . O unico aditivo que já usei foi o que o caçoila referiu , que a renault tem para desobstruir e ajudar a limpar o motor nesses casos que te aconteceu . De resto , aditivos disto e daquilo , não uso , nunca usei , nem tenciono usar , pois a maior parte deles só atrasa o problema que depois se torna maior 
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: nelsonjrgomes em 17 de Março de 2011, 22:32 pm
Eu compreendo a ideia que me queres transmitir. Mas presumivelmente, o depósito do óleo no mínimo, terá por obrigação conter produto suficiente para efectuar uma lubrificação correcta. Mínimo e máximo. Se não for assim, no meu entender, o motor não está bem idealizado.

Já agora, qual a diferença entre 5W40, 10W40 e 5W30? O que representa o "10" e "40" ou "30"?


Essa informação já circula aqui pelo site, mas aqui vai:
10w40 - 10 é o indice de viscosidade a frio, 40 a quente. Basicamente, quanto menor for o índice de viscosidade a frio, melhor flui o óleo a baixas temperaturas. 
Os antigos óleos minerais multigraduados tinham (tipicamente) viscosidades 15w40. Os semisintéticos como o que, pelos vistos, tem vindo a ser utilizado na tua carrinha tem um índice de viscosidade a frio 10, enquanto os sintéticos têm viscosidade 5w40 (obviamente existem outros, como o 5w30 para carros com filtro de partículas, já não esquecendo 0w40 e muitos afins). Basicamente, um óleo 100% sintético garante uma melhor proteção logo no arranque, diminui o atrito e garante uma melhor limpeza do interior do motor, com a redução dos depósitos de carvão no interior.

Para não me alongar muito, vê este pdf do site da Renault no Reino Unido
http://www.renault.co.uk/Resources/PDF/Consumer_Leaflet.pdf (http://www.renault.co.uk/Resources/PDF/Consumer_Leaflet.pdf)

A Renault já tem normas próprias para os óleos que devem ser utilizados. No caso do teu carro (como basicamente todos os motores dci sem filtro de partículas) o óleo deverá cumprir a norma RN0710 (Renault Teste "1" + ACEA A3/B4, com viscosidades 0w40 ou 5w40). Exemplos de óleos que já vêm homologados para estas normas são o Shell Helix Diesel Ultra 5w40 (o que tem alimentado a minha Laguna 1.9 dci depois do turbo e motor partido, que se encontra relativamente barato na Norauto e afins, 30€ por 4 litros) ou um Castrol (não te sei dizer ao certo a referência, mas é também um 5w40 específico para Diesel que se pode encontrar nos hipermercados) - para não falar no Elf Evolution SXR 5w40 que geralmente põem nos concessionários, e que custa os olhos da cara...
Claro que também poderão existir outros óleos de qualidade ainda sem homologação específica - acredito que tenha que existir pagamento de royalties por parte do fabricante do óleo para a marca testar o óleo. Por exemplo, nenhum dos óleos da BP (pelo menos até há uns meses) tinha a homologação. De qualquer forma, um óleo 5w40 ou 0w40 sintético com a norma ACEA A3/B4 deve ser uma boa escolha (e pela diferença de preços para o Shell, por exemplo, não vale a pena andar a comprar óleos da marca Continente e afins...)

Tal como o Artur referiu, mudanças com bom óleo e realizadas a tempo e horas fazem maravilhas pela saúde do carro. Nos primeiros tempos em que a Renault lançou os dci com common rail (como o 1.9 dci) vinha uma informação que posteriormente foi revista, que poderia levar óleo 10w40 para interlavos de manutenção de 30.000 km. Poderá ter sido esse o motivo por tantos turbos partidos e motores à viola (o meu caso foi um deles).  Tal como referiste anteriormente, encurta os intervalos de mudança de óleo (pessoalmente faço-os a cada 10.000 km, mas a minha carrinha faz muita cidade) no futuro.

Que tudo acabe por correr pelo melhor!
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Nuno Barreiros em 18 de Março de 2011, 19:26 pm
Obrigado pela informação. No entanto, uma dúvida persiste. Porquê a Renault escolhe o 10W40, se um 5W40 ou 0W40 é melhor? Não seria do interesse deles que o melhor óleo seja utilizado nos seus motores?
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 18 de Março de 2011, 20:01 pm
isso será uma duvida que terás de colocar aos engenheiros da renault ...
tanto dá um como outro , a escolha cabe ao cliente
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Nuno Barreiros em 04 de Abril de 2011, 19:51 pm
Finalmente tenho o carro pronto. De uma forma resumida foram substituídos: Cambota, bomba de óleo, turbo, segmentos, correia de distribuição e embraiagem. Mais uma data de tubos, parafusos, juntas, bronzes, molas etc. São três folhas detalhadas de peças.

Colocaram o óleo Elf Evolution SXR5W40. Disseram que podia andar sem limitações e para daqui a 2.000 km ir lá fazer uma verificação. Recomendaram a troca de óleo de 10.000 em 10.000 Km.

A Renault comparticipou a reparação em 70%.
Título: Re: Motor não arranca
Enviado por: Artur em 04 de Abril de 2011, 19:54 pm
agora convem fazer uma pequena rodagem e ir verificando os niveis