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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: jfsmpt em 04 de Março de 2011, 08:50 am
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Amigos o assunto é o seguinte :
tenho uma Scenic de 2002 1.4 16v . , como sabem as bobines das velas de vez em quando dão a alma ao criador ..
e desta vez foi mais uma .. o motor passou a trabalahar a 3 cil . e vi logo o que seria , fui a Feu Vert , e mesmo dizendo o que era foi uma caso sério , pois primeiro diseram que não seria . depois mudaram-me as velas , e apos o que seria e não seria , vem um " mecanico" que se pos a acelarar carro até mais não ... foi quando perguntei ao sujeito ... se aquelas acelaradelas não iriam estragar nada , pois o motor estava a 3 cilindros ... ao que me disse que não ... O que eu pretendia era que os meus amigos me ilucidassem era se realmente aquelas acelaradelas uma vez estar a 3 cilid. não estraga ou projudica o motor , pois eu fiquei com sérias dúvidas , e como não sabia não disse mais nada ao sujeito .
Final da hiistória , depois lá chegaram a conclusão que era uma bobine e mudaram , colocaram uma da marca BERU ZS052
e o motor ficou ok ... , mas noto qualquer coisa ... pode ser psicologico ... mas enfim ...
Um abraço a todos ...
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Eu não percebo nada de mecânica mas parece-me que não é muito saudável estar a abusar de um motor em condições de funcionamento deficiente. Algures no fórum já foram descritas técnicas (por quem sabe, obviamente), de determinar qual o cilindro que está "morto", e tudo isto sem recurso a abusos do motor.
Para mais se está a 3 cilindros, há gasolina que não é queimada e que pode danificar o catalizador...
Daí os contrutores não recomendarem que um carro com catalizador na linha de escape seja posto a trabalhar com a técnica do empurrão.
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Se não me engano e pegando na ideia do Rui uma vez que não existe a combustão em um dos cilindros, pois a bobine não dá energia à vela para fazer a sua função, não deverá ser nada saudável, pois existe a acumulação de combustível no cilindro...
Mas o pessoal mais entendido poderá confirmar isso e daqui a 1h e tal também poderei confirmar...
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- apenas tenho a dizer , quando te doi alguma coisa , vais ao hospital , medico ou farmaceutico , certo ?
- com o carro a mesma coisa , senão sujeitas te ao que sujeitas te .
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A todos o meu obrigado ... um abraço ... ahhh .. e nunca mais vou a oficinas da treta ... mas se calhar também depende muito da equipe que nos atende ... mas enfim ... para a próxima é ir a renault , sei que é mais carito , mas a qualidade de mão de obra é outra coisa ..
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O scenic cá de casa também tem esse problema, infelizmente não conseguiram determinar qual a bobine que estava avariada e por acaso também fizeram essas acelerações e meteram um spray para humidades, até ficou bom mas agora temos que esperar que alguma de mesmo o berro. :shocked:
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O scenic cá de casa também tem esse problema, infelizmente não conseguiram determinar qual a bobine que estava avariada e por acaso também fizeram essas acelerações e meteram um spray para humidades, até ficou bom mas agora temos que esperar que alguma de mesmo o berro. :shocked:
Não conseguiram identificar qual a bobine???? :huh: :huh:
Tendo em conta que trabalham aos pares é simples....
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Amigo ... não me ademira nada eles não terem conseguido detectar qual a bobine , pois foi o que aconteçeu comigo ..
tiram bobine puseram bobine tiraram velas puseram velas e eu sempre a dizer que o problema quase de certeza que era bobine , mas nada .... até que por fim lá se conseguiu descobrir a bobine ... enfim ... não tem qualificação ... por isso digo , mais vale pagar mais , mas ao menos chegamos a renault minuto e dai a cinco dez minutos saimos com o carro ok ... bem se costuma dizer .... a qualidade paga-se .
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Amigo ... não me ademira nada eles não terem conseguido detectar qual a bobine , pois foi o que aconteçeu comigo ..
tiram bobine puseram bobine tiraram velas puseram velas e eu sempre a dizer que o problema quase de certeza que era bobine , mas nada .... até que por fim lá se conseguiu descobrir a bobine ... enfim ... não tem qualificação ... por isso digo , mais vale pagar mais , mas ao menos chegamos a renault minuto e dai a cinco dez minutos saimos com o carro ok ... bem se costuma dizer .... a qualidade paga-se .
Bem eu continuo a dizer as bobines trabalham aos pares e dessa forma ao desligarem uma caso se trate de um par onde esteja uma doente o carro ficaria a trabalhar a 2 cilindro logo vai a baixo......
Este é um teste bem rápido e eficaz atenção que tb alerto para as entrads de ar á admissão esses motores são muito propicios a isso. :grin:
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Bem eu continuo a dizer as bobines trabalham aos pares e dessa forma ao desligarem uma caso se trate de um par onde esteja uma doente o carro ficaria a trabalhar a 2 cilindro logo vai a baixo......
Este é um teste bem rápido e eficaz atenção que tb alerto para as entrads de ar á admissão esses motores são muito propicios a isso. :grin:
O carro foi abaixo uma das vezes, então foi mesmo burrice do mecânico em causa também viram com a máquina e não mostrava nenhuma deficiência, mas a verdade é que o carro tem funcionado bem desde que tiraram todas as bobines e voltaram a meter.Agora é esperar que aconteça outra vez e ai vou estar atento.
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É defeito das bobines, já me aconteceu o mesmo no meu carro... quer dizer no outro carro... :tongue:
em vez de 3 ficou só em 2 loool
Se voltar a ficar assim não penses duas vezes, troca... é o melhor.
:grin: :grin:
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Uma das forma de se verificar antigamente era puxar o cachimbo um pouco fora. Ao fazer isso ouvia-se um martelar que era mais forte cada vez que se tirava mais o cachimbo... era feito com cachimbos faceis de tirar pois senão ele sai completamente e ai.. cuidado com os esticoes...