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DIY => DIY - Estética => Tópico iniciado por: leandro em 20 de Março de 2011, 01:22 am
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ora bem vamos começar:
(http://img816.imageshack.us/img816/5564/p3150022.jpg) (http://img816.imageshack.us/i/p3150022.jpg/)
para retirar o porta objectos da porta, com uma chave retirar as peças que a seguram( após aleviar usei um alicate de pontas para a tirar totalmente)
(http://img853.imageshack.us/img853/4705/p3150021.jpg) (http://img853.imageshack.us/i/p3150021.jpg/)
puxar para cima mas ter atençao a estes reborbos que dificultam um pouco a saída
(http://img200.imageshack.us/img200/5188/p3150008d.jpg) (http://img200.imageshack.us/i/p3150008d.jpg/)
retirar embezelador do acesso ao espelho(basta forçar a saida puxando pois sao duas simples molas)
(http://img18.imageshack.us/img18/7474/p3150007x.jpg) (http://img18.imageshack.us/i/p3150007x.jpg/)
retirar suporte de luz da quartela(basta colocar uma chave numa das pontas e retirar)
(http://img847.imageshack.us/img847/2416/p3150006h.jpg) (http://img847.imageshack.us/i/p3150006h.jpg/)
desapertar parafusos que tem na parte de baixo da quartela(são dois)
(http://img405.imageshack.us/img405/3743/p3150004.jpg) (http://img405.imageshack.us/i/p3150004.jpg/)
desapertar parafuso do puxador(retirar a tampa )
após estes passos, começar a retirar a parte da porta forrada(nao tenho fotos), mas basta puxar pois são apenas molas
começar pelo sitio do porta objectos e andar assim a volta ate que estejam todos ficando apenas fixo na parte superior da quartela tipo livro
(http://img859.imageshack.us/img859/6030/p3150005j.jpg) (http://img859.imageshack.us/i/p3150005j.jpg/)
entao assim se vai ver o parafuso que têm interno que fixa tambem a quartela
desapertar os parafusos que fixam o elevador, que ficam por traz da tampa que cobre a coluna, puxar para cima toda a quartela e para fora depois.(fotos dos suportes)
(http://img291.imageshack.us/img291/6886/p3150018.jpg) (http://img291.imageshack.us/i/p3150018.jpg/)
(http://img339.imageshack.us/img339/2903/p3150020c.jpg) (http://img339.imageshack.us/i/p3150020c.jpg/)
(http://img815.imageshack.us/img815/2964/p3150019.jpg) (http://img815.imageshack.us/i/p3150019.jpg/)
com cuidado pois os fios estao todos engatados na quartela
quanto aos vidros, no meu foi o modulo que comanda que avariou, aqui ja com o novo montado, mas basta desapertar o parafuso que se ve e soltar a peça do motor
(http://img838.imageshack.us/img838/4162/p3150013.jpg) (http://img838.imageshack.us/i/p3150013.jpg/)
velho(http://img62.imageshack.us/img62/8052/p3160027.jpg) (http://img62.imageshack.us/i/p3160027.jpg/)
e de seguida basta voltar a fazer tudo ao contrario novamente...
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e teve que ser o titio a arranjar a peça para ele senão continuava sem abrir o vidro há um ano ....
bahhhhhhhhhhhhhhh
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e teve que ser o titio a arranjar a peça para ele senão continuava sem abrir o vidro há um ano ....
bahhhhhhhhhhhhhhh
:laugh:
Porreiro. :smiley:
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muito bem parabens :happy:
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e teve que ser o titio a arranjar a peça para ele senão continuava sem abrir o vidro há um ano ....
bahhhhhhhhhhhhhhh
ok, mais uma vez obrigado titio... :tongue: :tongue: :tongue:
ps: vou tentar tirar mais umas fotos para ficar um diy mais completo...
muito bem parabens :happy:
e teve que ser o titio a arranjar a peça para ele senão continuava sem abrir o vidro há um ano ....
bahhhhhhhhhhhhhhh
:laugh:
Porreiro. :smiley:
obrigada
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isola melhor a coluna ;)
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isola melhor a coluna ;)
já tinha essa ideia daí tirar mais fotos...
ontem ja estava saturado de andar lá no carro, mas vai ser para breve.
como lavei o carro antes de me virara para os puxadores, ao desmontar vi que aquilo precisa de mais proteçao...
em breve mais um diy...
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uma pequena borracha tipo camara de ar ou qq coisa do genero ;)
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Já agora, aproveito este DIY para vos dar uma boa dica.
Uma vez que já desforraram a porta para mudar o módulo electrónico, façam um género de guarda-chuva para o enrolador de cabo+módulo electrónico do elevador.
No meu caso cortei uma radiografia e meti por cima do módulo do elevador, de maneira a que a chuva escorra sem tocar em elementos electrónicos. O mesmo processo é válido para quem já trocou as colunas de origem e teve de cortar o cone plástico.
Na altura em que fiquei com o vidro em baixo, andei a pesquisar e a falha mais provável do módulo é a água que abunda naquela zona. Supostamente a borracha que o módulo tem deveria evitar estas situações, mas não há nada como precaver.
É simples e não custa!
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Já agora, aproveito este DIY para vos dar uma boa dica.
Uma vez que já desforraram a porta para mudar o módulo electrónico, façam um género de guarda-chuva para o enrolador de cabo+módulo electrónico do elevador.
No meu caso cortei uma radiografia e meti por cima do módulo do elevador, de maneira a que a chuva escorra sem tocar em elementos electrónicos. O mesmo processo é válido para quem já trocou as colunas de origem e teve de cortar o cone plástico.
Na altura em que fiquei com o vidro em baixo, andei a pesquisar e a falha mais provável do módulo é a água que abunda naquela zona. Supostamente a borracha que o módulo tem deveria evitar estas situações, mas não há nada como precaver.
É simples e não custa!
boa dica ;)
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off topic:
por acaso ninguém tem uma foto do interior onde se veja as ligações da luz da porta? queria montar numa e não sei onde buscar electricidade :(
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Boas amigo eu sei que é um desenterranço
Mas nem sei como agradecer a ajuda :happy:
Muito obrigado mesmo foi uma ajuda muito util a malta dos DIY são os meus melhores amigos :beer:
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Olá,
Recentemente fiquei com o vidro em baixo do meu megane II. Comecei por desenfardar a porta e para conseguir repor o vidro ao sitio. Mas só consegui após ter retirado o motor do elevador, porque o mesmo está bloqueado e não deixa o vidro subir nem descer. Como pouco conheço de mecânica rotulei logo que o problema seria do motor que tinha ido a vida.
Mas após ler este tópico e ter visto mais uma coisa na net fiquei na duvida de qual seria mesmo o problema do meu carro:
- Motor do elevador
- ou, módulo que comanda
Se alguém me conseguir ajudar ficava muito agradecido.
Rogério Armada
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Tens que fazer um teste à ficha que vai ao motor, para ver se chega ou não corrente quando accionas o botão do vidro ;)
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Como é que faço isso? Será que com um voltímetro consigo fazer?
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Usa um multímetro, ou um voltímetro. Se chegar corrente à ficha quando accionas o botão, então o problema pode estar no motor, se não chegar, pode estar no botão do vidro ;)
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Uma nota para o porta-objectos: a melhor forma de o tirar é colocar uma chave de fendas de lado (por baixo) até à parte traseira, e fazer alguma força para cima. E nunca puxar pela tampa, pois é frágil.
Recentemente fiquei com o vidro em baixo do meu megane II. Comecei por desenfardar a porta e para conseguir repor o vidro ao sitio. Mas só consegui após ter retirado o motor do elevador, porque o mesmo está bloqueado e não deixa o vidro subir nem descer. Como pouco conheço de mecânica rotulei logo que o problema seria do motor que tinha ido a vida.
Mas após ler este tópico e ter visto mais uma coisa na net fiquei na duvida de qual seria mesmo o problema do meu carro:
- Motor do elevador
- ou, módulo que comanda
Se alguém me conseguir ajudar ficava muito agradecido.
O problema mais comum nos Megane II é a falha dos módulos. O facto de vir de série com os 4 vidros automáticos (comando impulsional) é óptimo, mas a escolha dos módulos (marca TEMIC) não foi a melhor.
Já tive uma falha num módulo traseiro. Fechei o carro carregando duas vezes no botão para deixar os vidros bem fechados, e um deles abriu totalmente. Não voltou a fechar até andar com um carro uns metros, e a partir daí só funcionava às vezes.
A solução foi simplesmente desmontar o módulo e limpar todas as ligações com spray limpa-contactos. Isto já foi há mais de dois meses, até agora não falhou mais.
Se isto não resolver, tens três opções, mas apenas duas viáveis:
- Comprar o kit completo do vidro na Renault, o que fica para cima de 250€, pois inclui motor, calhas, espias, etc.
- Comprar um módulo usado na sucata, deve ser no mínimo 30€, visto já ter muita procura. Mas pode acontecer o mesmo passado algum tempo.
- E por último, comprar um módulo alternativo disponível no eBay, mas sem modo automático. O que este módulo faz é enviar a informação directa do botão para o motor, ou seja, não funciona só com um toque no botão, nem com o fecho automático a partir do comando/chave. Os módulos são todos iguais, podes montar este atrás e trocar.
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Usa um multímetro, ou um voltímetro. Se chegar corrente à ficha quando accionas o botão, então o problema pode estar no motor, se não chegar, pode estar no botão do vidro ;)
errado, com multimetro ou voltimetro é muito dificil identificar se está tudo bem ou não devido a funcionar com sinais can ( 3v e 5v )
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Nesse caso iria ser necessário um osciloscópio de duplo canal para identificação para diagnostico, onde se poderia ver numa duração de tempo a forma da onda (rectilínea a variar entre 0/3V e 0/5V ou basicamente 0s e 1s)
Já vi a venda no Ebay vários módulos aftermarket que substituem os originais que avariam, dado ser uma peça que não se pode comprar só a parte electrónica:
(http://i.ebayimg.com/t/RENAULT-Megane-Scenic-Clio-Electric-Window-motor-regulator-Module-TEMIC-/00/s/ODI1WDExMDE=/z/eTEAAOxyQj9RTC-0/$T2eC16VHJI!E9qSO8)P7BRTC-0L10w~~60_12.JPG)
É uma alternativa ao original.