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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Saraiva em 22 de Março de 2011, 18:53 pm
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boa tarde
alguem me sabe dizer se arranjo isto facilmente? e onde posso encontrar e se dá resoltados claru
comps
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oi ???
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box?
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oi ???
tipo em vez de fazer repro ( sei que existe para as seat ibiza )
queria saber se ha para a laguna :S
pois queria mais potencia no meu chaço
comps
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ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh
vai ao ebay que tens lá disso
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ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh
vai ao ebay que tens lá disso
artur aconcelhas este tipo de uso do que repro??
comps
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pelo que diz aqui
Serie: 96 kW 121 CV 300 NM
Aumento de potencia: 115 kW 156 CV 360 NM
o que dizem amigos?
comps
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Sempre ouvi dizer que a única coisa que essas boxes fazem é aumentar o débito de gasóleo - o que, sem alterar os restantes parâmetros de gestão do motor, pouco resultado prático tem (além da fumarada facilmente reconhecível). Mas os experts já virão por aí a dizer a sua opinião.
De qualquer forma, e segundo a "publicidade", um aumento de 121 cv para 156 cv são mais 28,9% de potência - não te parece fruta a mais?
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Sempre ouvi dizer que a única coisa que essas boxes fazem é aumentar o débito de gasóleo - o que, sem alterar os restantes parâmetros de gestão do motor, pouco resultado prático tem (além da fumarada facilmente reconhecível). Mas os experts já virão por aí a dizer a sua opinião.
De qualquer forma, e segundo a "publicidade", um aumento de 121 cv para 156 cv são mais 28,9% de potência - não te parece fruta a mais?
tens razao dai estar aqui a perguntar ;)
abraço e obrigado pela resposta
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Eu se fosse a ti não me metia nisso, essas power box fazem repicagens de vários sensores, sondas, injectores, etc.
Atravéz da leitura de algumas variáveis, injectam corrente nos injectores, valores que se vão sobrepor ao valor que estão a ser enviados pela ecu do carro.
Podem ocorrer sintomas de vários tipos: fumo, soluços, lag´s e até em safe mode.
Se quiseres mais potencia o ideal é uma reprogramação bem feita mas no caso desse motor, verifica primeiro o estado do turbo antes de fazeres.
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Eu se fosse a ti não me metia nisso, essas power box fazem repicagens de vários sensores, sondas, injectores, etc.
Atravéz da leitura de algumas variáveis, injectam corrente nos injectores, valores que se vão sobrepor ao valor que estão a ser enviados pela ecu do carro.
Podem ocorrer sintomas de vários tipos: fumo, soluços, lag´s e até em safe mode.
Se quiseres mais potencia o ideal é uma reprogramação bem feita mas no caso desse motor, verifica primeiro o estado do turbo antes de fazeres.
Falei com o meu mecanico e ele meteu-me ja a vontade que tem que levar 1 turbo novo... epa estou a pensar em despachar o carro pois esta a começar a dar despezas demais :S ja se sabe que um carro dá muita despesa mas pronto...
se ficar com ele sim irei colocar 1 turbo novo de preferencia mais potente colocar novos injectores, coletores de copetiçao, tirar o catalizador mas dizem que faz mal ( um topico que se calhar irei colocar ) panela livre ja tem , e depois sim fazer 1 repro com 1 dos melhores engenheiros aqui do norte ...
o que me dizes a isto será a melhor soluçao ne?
obrigado desde ja pela resposta
comps
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Com esses motores é preciso ter atenção mas visto que seria mudado o turbo e tudo o mais acho que a repro seria a melhor opção a box irá apenas "enganar" a centralina para uma maior potencia e esses ganhos de certeza que serão aqueles casos de muitos cavalos mas cavalos fracos.
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ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh
vai ao ebay que tens lá disso
artur aconcelhas este tipo de uso do que repro??
comps
claro que não , nunca na vida iria aconselhar uma box de potencia a alguem
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Atenção que em relação ao turbo essa série PENSO que já não tem problemas.
Desde os 0 kms levou sempre oleo de 20 mil em 20 mil? Já alguma vez tiveste problemas com a EGR ou com o intercooler?
a fazer faz sempre reprogramação, nunca box ;)
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Pelo que sempre li, não á muitos adeptos no uso de box, não são fiaveis, e normalmente, como já foi dito, apenas fazem um acrescimo do debito de gasoleo, para alem de te deixarem com a luz da resistencia acesa á relatos de queimar a parte electrica do carro!!! Uma repro com pés e cabeça é sempre o mais aconselhado, é mais caro, mas depois não tens surpresas, deves ter em atenção que depois o desgaste do material é maior, logo deve-se ter atenção ás revisões e alguns cuidados extras!
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Eu ja tive uma Tuningbox-acho q se chama assim veio da Alemanha- e ainda tenho mas na arrecadaçao.
Notei q passado uns kilmetros o motor ficava mais ruidoso mas andar mais pouco se notava e tive receio q o prejuizo fosse maior q os ganhos.
Mas nao ha nada como experimentar...
P.S. Era esta: https://www.tuningkit.de/ (https://www.tuningkit.de/)
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Um bom mapa de potencia, feito a medida para o veiculo em questão e não carregar um mapa generico de outro modelo, pois cada motor e um motor. Mais 10/15CV e aceitavel, se bem que eu daria primazia em manter os cavalos de origem e apenas alterar a curva do binario com o intuito de o ter disponivel mais cedo e com uma curva mais linear. Ganha-se uma maior disponibilidade do veiculo em baixas rotações bem como uma diminuição dos consumos medios.
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Um bom mapa de potencia, feito a medida para o veiculo em questão e não carregar um mapa generico de outro modelo, pois cada motor e um motor. Mais 10/15CV e aceitavel, se bem que eu daria primazia em manter os cavalos de origem e apenas alterar a curva do binario com o intuito de o ter disponivel mais cedo e com uma curva mais linear. Ganha-se uma maior disponibilidade do veiculo em baixas rotações bem como uma diminuição dos consumos medios.
Ora aqui tem um bom artigo para perceber!!! Rui no seu melhor.
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4128.msg77229;topicseen#new (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4128.msg77229;topicseen#new)
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Epa... box? nao me parece. eu se fosse a ti, nao faria uma coisa dessas se gostas do teu carro.
Eu tambem cheguei uma altura e arrisquei "meter" potencia, mas optei por uma reprogramação soft (1.5Dci 80cv), basicamente um amigo meu da Cavaleira que sabe minimamente o que faz alterou-me parametros do mapa mediante aquilo que eu queria. tirou me o limitador de binario, deu me mais 32% débito as 3000rpm e nivelou mais uns parametros. Basicamente o que eu necessitava devido a so ter 80cv e ainda por cima num megane, era um pouco mais de binario para circular melhor em AE... Fiz a reprogramacao com 160.000kms, e ja vai com 180.000km's e nao me deu problemas porque é bem feita. Portanto, se eu fosse a tu esquecia essas power box e tentava explicar ou falar com alguem que perceba de electronica renault (centralinas) para te fazerem um mapa à medida.
cmps
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boas pessoal pelo o que li aqui tambem andei um pouco na duvida de uma repro ou box :huh: pois ate ter falado com malta que anda dentro disso muitos disseram que as box enganam e etc... sim verdade, mas falei com um colega que trabalha em eletronica e mecanica, meteu-me muito ha vontade andei na carrinha dele com e sem box para meu espanto a box faz alguma coisa, e como sou colega dele ha muito ele meteu uma box no meu carro ( laguna 1.9 dci de 2004 com 180 000kms) para tester uns dias sem compromico e so tenho a dizer maravilhas reduzio o consumo 0,6l e para espanto meu colei o ponteiro aos 240kms :assobio: ja ando ha 2000kms com ela e zero de probelemas, fumo o normal, e a minha opiniao. atencao n ando sempre no red line :happy: :happy: :happy: ja agora dei 100 euros pela box
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E meter um box, num carro já reprogramado? :embarrassed:
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E meter um box, num carro já reprogramado? :embarrassed:
Queres mesmo que alguem responda a isso? lol
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E meter um box, num carro já reprogramado? :embarrassed:
Queres mesmo que alguem responda a isso? lol
Vou explicar, conheco um gajo de um gajo que tem isso e até agora não tem tido problemas (que eu saiba).
A ideia era colocar uma box que tem opcção de ON/OFF. Puxar o botão para o interior do carro (algures escondido) e assim só ligava mt raramente quando deseja-se um extra. Já me ofereceram para por o carro com mais uns 10/15 cavalos fase à actual, mas ficar com esse extra mais o que eu já tenho (permanentemente) sei que é abusado para um carro que anda tanto como o meu.
Ao que sei, a box só engana o debito de gasoleo, dai também teoricamente não deveria de ser mt grave, penso. Mas é daqueles assuntos que fico com um pé atrás, e gostava de ter mais opiniões.
Relação ao tópico, entre os dois recomendo a reprogramação fase à box.
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E meter um box, num carro já reprogramado? :embarrassed:
atecao o meu carro nao tem repro!!!
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E meter um box, num carro já reprogramado? :embarrassed:
atecao o meu carro nao tem repro!!!
Percebi isso. Apenas fiz uma pergunta, porque eu repro já tenho.. e tava a ponderar (muito por alto lol) por box juntamente. Mas um conselho, vai devez para uma Repro. Mas estuda bem os objectivos que queres dela, se não daqui a um mês já vais querer afinar ela again lol
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Se já está reprogramado a box não faz nada ou se fizer irá possivelmente "arrebentar-te" com o motor todo.
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ohhh não... os enganados pelas Box's de potência regressaram....
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enganao ou nao? o tipo que me meteu a box que por acaso com uma brincadeira ta junto com uma prima minha de 3 grao :shocked: ele disse e falou bem antigamente as box enganavam a centralina por que eram ligadas ante, as que ele mete ate passa factura se quiserem trabalham como uma 2 centralina, ele tem uma bravo 105 so com a box para testes. desculpem tar a falar de outras marcas papou uma FR a subir parece mentira mas nao e fizemos um teste eu ia ao lado, e comprovo. o meu baixou o consumo na brincadeira ja dei 230kms e fumo o normal nada de nuvens de fumo :happy: :happy:, mas tambem dou a minha seria opniao se for para andar no redline uma repro e muito melhor
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2º centralina? Acho isso estranho.. mas tenho curiosidade sobre o assunto! :police:
Teoricamente essa box dá quantos cavalos? é Ligada onde?
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Penso que isso será uma espécie de repro que dá para ligar e desligar? :lipsrsealed:
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2º centralina? Acho isso estranho.. mas tenho curiosidade sobre o assunto! :police:
Teoricamente essa box dá quantos cavalos? é Ligada onde?
Normalmente a centralina do veiculo e usada para controlar as partes básicas (climatização, luzes, travagem, etc) e monta-se uma centralina de competição em paralelo (OMEX, AEM, HKS, Magneti Marelli, etc) que ira controlar a parte do motor.
Possui possibilidades de LOG directo para um PC para analise da parametrização do veiculo. Isso são centralinas de competição.
(http://www.thor-racing.co.uk/images/omex_ecu.jpg)
A vulgo "BOX" para os dCi, HDI, TDCI, TDI, CDTI, etc não e mais que uma simples resistência que é ligada ao cabo de controlo da bomba injectora/Common Rail de forma a enganar a centralina do veiculo fazendo a mesma injectar sempre o máximo de combustível, qualquer que seja a circunstancia. O funcionamento da mesma não tem ciência nenhuma, e só desligar o cabo da bomba, ligar na BOX e a outra ponta ao bomba.
Causa danos no veiculo por utilização continua, tanto na bomba como no motor. Não tem qualquer hipótese de controlo ou de LOG.
(http://arch10.okr.ro/auctions.v3/700_700/2011/07/15/6/9/658845989896603634799570-5121961-700_700.jpg)
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Meu deus..
Lê-se com cada coisa aqui... Meter box num carro ja reprogramado ? :police: Jazus!!
Eu aconselho uma reprogramação junto de alguem que saiba o que faz. Explicas o que queres e o "entendido" fará as coisas ao teu gosto... porque cada mapa é um mapa.
Eu num Dci de 82cv, junto de um amigo meu de um forum concorrente, maioritariamente de clios dci (um dos moderadores), fez me 3 mapas com débitos e valores diferentes, dos quais escolhi 1 (neste caso o intermédio) que alem de ter o pico do 2 tempo de injecção em rotacao diferente, o débito foi revisto, limitador de binario, etc... com vista a tapar a falta de binario que eu noto no meu Megane.
Barulho a mais no motor -> SIM , estas com a bomba injectora a trabalhar com mais pressao, os injectores tambem teem mais fluxo etc... No meu caso tenho +39% débito de gasoleo.
A pressao do turbo, visto que o meu e geometria fixa (mecanico), teve de ser alterado com um manometro á parte de maneira a compensar o gasoleo a mais (dai fumo preto com fartura) e quando estes 2 items estao bem afinados (pressao gasoleo + pressao turbo) o fumo tem tendencia a desaparecer.
Portanto, se tu fazes repro (levo a crer que o teu debito ira aumentar decerteza), e se lhe juntares mais uma Box ...
Em brasileiro dará algo do género -> "Vaí dar merd*..."
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Penso que isso será uma espécie de repro que dá para ligar e desligar? :lipsrsealed:
sim tem a opcao de ligar e deligar, eu nao sou dos entemdidos apenas tou a falar por que tenho uma. Atecao a tecnologia nao para, digo por boca dele que elas enganavam a centralina dava para ver no cb, outra coisa nuca da para atengir o maxio da rotacao por que entra em modo de seguranca :shocked:. desgastes ate uma repro da tenho alguns amigos com lagunas e tem repro a 1 coisa e embraiagem dps vem os turbos 300 euros na renault para terem garantia dp dizem que nao tem nada a ver com o tarbalho a garatia e so para a centralina :assobio:
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Penso que isso será uma espécie de repro que dá para ligar e desligar? :lipsrsealed:
sim tem a opcao de ligar e deligar, eu nao sou dos entemdidos apenas tou a falar por que tenho uma. Atecao a tecnologia nao para, digo por boca dele que elas enganavam a centralina dava para ver no cb, outra coisa nuca da para atengir o maxio da rotacao por que entra em modo de seguranca :shocked:. desgastes ate uma repro da tenho alguns amigos com lagunas e tem repro a 1 coisa e embraiagem dps vem os turbos 300 euros na renault para terem garantia dp dizem que nao tem nada a ver com o tarbalho a garatia e so para a centralina :assobio:
epa não entendi metade do que disseste... Corrige lá isto se faz favor, deixa lá escritas tipo telemovel e afins e escreve correctamente.
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Antes de fazer as repros temos que fazer os trabalhos de casa para saber se os componentes do carro aguentam ou não, pois o binário superior irá provocar um desgaste maior,por isso é que muitas vezes o pessoal faz apenas repros soft ou então trocam componentes para uns que aguentem bem a carga acrescida.