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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: Viagra em 28 de Março de 2011, 01:20 am
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Boas pessoal, tenho um Clio de 96, 1200cc motor energy. Conta com pouco mais de 83000km e a principio estava tudo bem até que:
- reparei de á uns dias para cá que fica uma poça de óleo no chão. É estranho porque no 1º dia o motor tinha óleo a mais. Não me preocupei até porque 1000km antes tinha sido trocado óleos, velas, filtros, etc, etc... Talvez já estivesse a perder óleo e eu não reparei... Não sei.
Qual a melhor forma de verificar isso? Gosto de DIY e só preciso de comprar preguiças para levantar a frente e lavar a parte de baixo onde está tudo sujo de óleo.
- outra coisa que o carro tem e vem anotado na folha verde da inspeção é acerca do escape. Ao que parece está roto. Ouve-se de facto o barulho caracteristico de escape roto. Como resolver isto de forma barata e tentar descobrir onde está o furo?
- o carro tem DA. Quando viro o volante todo para qualquer dos lados o carro vai abaixo. O meu cunhado diz que deve ser a bomba de óleo na sucata. De facto o reservatório do óleo da DA também tinha óleo até cima e agora está muito abaixo.
Já pensei que o óleo no chão fosse daqui. O meu cunhado diz que o óleo é vermelho, o que é verdade pois já vimos isso mas eu penso que por o motor estar quente queima o óleo deixando este mais acastanhado...
O que acham pessoal?
Abraços e agardeço desde já as respostas.
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para veres de onde é a fuga de oleo , convem lavar e depois ver por onde perde.
a fuga de escape, onde tiver fuga ha de estar marcado de preto
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Qual a melhor forma de lavar? Estava a pensar em petróleo. Não sei é se tem de estar o motor a trabalhar ou não.
Não tem uma ideia de onde pode ser? Tendo em conta o carro poderá ser comum com outros sei lá.
Obrigado pela resposta Artur.
Abraços
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Se o óleo é vermelho de certeza que se trata da Direcção assistida. Para efectuares a lavagem terá que ser motor frio, e poderá ser com petróleo ( mas €€€€€€€ o petróleo é caro) no que respeita á fuga mesmo dita quase de certeza que é do tubo de alimentação á bomba na sua curvatura de 180 º.
Quanto á fuga de escape deves senti-la junto á roda traseira esq. certo ? trata-se da fuga na falange.
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Acho que ja esta resolvido pessoal. E nao foi caro! Sabem onde era a fuga? Valvula de pressao do oleo. A que estava la nao encaixava. Achei estranho... Tirei a velha e adivinhem? Silicone la dentro. De facto nao me mostrava no painel a luz de falta de oleo, o ponteiro do oleo nao mexia e nem a luz vermelha da temperatura do motor acendia quando ligava o painel.
Espero ter resolvido de vez a fuga...
Abracos
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Acho que ja esta resolvido pessoal. E nao foi caro! Sabem onde era a fuga? Valvula de pressao do oleo. A que estava la nao encaixava. Achei estranho... Tirei a velha e adivinhem? Silicone la dentro. De facto nao me mostrava no painel a luz de falta de oleo, o ponteiro do oleo nao mexia e nem a luz vermelha da temperatura do motor acendia quando ligava o painel.
Espero ter resolvido de vez a fuga...
Abracos
Deixa ver se percebi:
Estamos a falra da válvula de nível de óleo que fica junto ao carter certo?
Ou estamos a falar da pressão do tubo de direcção?
Quanto a tirar a válvula e encher de silicone.... porreirinho.... :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
Acho que dentro em breve vais voltar a ver uma poça no chão.
Melhor só chamando o pedreiro para tapar com tijolo e cimento.
Mas deixa lá tb já vi taparem relas rotas com betume de pedra. por isso não escolheste a pior opção.
Lamento mesmo informar-te mas isso não vai vedar :cry: :cry: :cry: :cry:
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Acho que ja esta resolvido pessoal. E nao foi caro! Sabem onde era a fuga? Valvula de pressao do oleo. A que estava la nao encaixava. Achei estranho... Tirei a velha e adivinhem? Silicone la dentro. De facto nao me mostrava no painel a luz de falta de oleo, o ponteiro do oleo nao mexia e nem a luz vermelha da temperatura do motor acendia quando ligava o painel.
Espero ter resolvido de vez a fuga...
Abracos
Deixa ver se percebi:
Estamos a falra da válvula de nível de óleo que fica junto ao carter certo?
Ou estamos a falar da pressão do tubo de direcção?
Quanto a tirar a válvula e encher de silicone.... porreirinho.... :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
Acho que dentro em breve vais voltar a ver uma poça no chão.
Melhor só chamando o pedreiro para tapar com tijolo e cimento.
Mas deixa lá tb já vi taparem relas rotas com betume de pedra. por isso não escolheste a pior opção.
Lamento mesmo informar-te mas isso não vai vedar :cry: :cry: :cry: :cry:
Pelo que percebi ele trocou tudo correctamente, anteriormente e que tinha silicone la dentro.
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Pois, eu troquei por uma nova. Nunca por nunca iria fazer remendos no carro!
14€ custou a valvula nova em folha.
Eu falei na bomba da DA por outros sintomas que também tenho de ver melhor o que se passa e cheguei a pensar que esta estaria a perder oleo.
Desculpem se não me fiz entender.
Abraços
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sorry
eu é que não entendi :embarrassed:
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seguindo o raciocínio do caçoila , penso que o que ele quis dizer foi se estava lá uma valvula com silicone é porque não estaria a vedar bem . Se a que la estava o paço de rosca não era o indicado, está explicado o silicone. Se a que la estava, apesar de não ser correcta, o paço de rosca era correcto , a nova não irá vedar bem . Julgo que seria isto
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Eu não me expliquei bem talvez. O sensor ou valvula tem um buraco na cabeça da rosca. Supostamente passa óleo por aí.
E este sensor mostra o nivel de óleo do motor quando ligamos o painel.
O sensor que lá estava tinha silicone dentro deste onde a ficha devia entrar. Ora, meteram silicone mas a ficha não entrava o que originou a que o silicone se deteriorasse e depois saia o óleo por ali.
A pessoa que tinha o carro antes talvez não soubesse pois andava pouco com o carro. Eu como ando todos os dias de certeza que vou apanhando algumas coisas com o tempo.
O certo é que o óleo acabado de pingar para o motor começou a secar e não vi mais óleo a babar.
Supostamente era dali.
Vamos ver como corre agora.
Já agora, onde arranjo uma bomba até pode ser usada em bom estado?
Abraços
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Já agora, reparei que editar post's não dá. Eu queria saber o vosso conselho quanto a comprar a bomba da DA. Acham que o facto do carro ir abaixo de cada vez que viro o volante todo para qualquer dos lados deve-se á bomba?
Já agora, eu não queria remendar o escape mas a vida está complicada e queria saber se há forma de tapar o buraco deste provisoriamente. Se for muito grande é complicado não?
Mais uma coisa: adoro o Clio!!!!! :dance:
Se não me der problemas de maior depois de resolver os problemas que tenho de momento vou começar a mete-lo bonito a nivel estetico!!!
Abraços
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Já agora, reparei que editar post's não dá.
Explicação para esse facto está aqui: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=3725.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=3725.0)
Relativamente ao escape, numa casa de escapes e obviamente dependendo da dimensão do buraco, pode ser possível uma pequena reparação. Mas não será nunca muiti duradoura se a corrosão for de dentro para fora.
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o problema que descreves não é a bomba de direcção que está mal...
é Sim a válvula de pressão que consoante apressão fza actuar o ralentim
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Hum... O valor dessa válvula deve andar por volta de quanto?
Mas mesmo assim, acho que a direcção não fica muito rija quando ando a 100 ou mais...
O óleo da DA está pouco abaixo do que estava quando peguei no carro a primeira vez. Antes estava até ao cimo. Qual a quantidade que deve estar?
Porém pelo que percebo, por falta de óleo devia era ficar mais rija certo?
A válvula não tem nada a ver ou tem?
Abraços
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Já agora mais uma coisa.
Penso que tenho de ir alinhar a direcção. Ele tem tendencia, parece-me, a ir para a esquerda mas há mais uma coisa.
Estve a ver e atrás tenho dois pneus diferentes.
Tenho um 165/70R13 e outro 155/65R13.
O que significa o /70 ou /65 depois da medida? Isto pode originar algum sintoma no carro?
Abraços e obrigado por tudo.
edit
Já percebi. A Wiki é porreira pá!! :tongue:
Percentagem da altura...
Abraços
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Já agora mais uma coisa.
Penso que tenho de ir alinhar a direcção. Ele tem tendencia, parece-me, a ir para a esquerda mas há mais uma coisa.
Estve a ver e atrás tenho dois pneus diferentes.
Tenho um 165/70R13 e outro 155/65R13.
O que significa o /70 ou /65 depois da medida? Isto pode originar algum sintoma no carro?
Abraços e obrigado por tudo.
edit
Já percebi. A Wiki é porreira pá!! :tongue:
Percentagem da altura...
Abraços
Altura e largura. Para além de ser perigoso, estraga-te material. Muda isso amanha sem falta.
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É assim tão perigoso henrique? Já agora, noto que em andamento mais acelerado parece que estou a passar por cima de lombinhas ou assim...
Não se ouve nada mas parece que um gajo anda sempre: tuc tuc tuc.... Sinto entendes?
Pode ter a ver com o quê?
Eu primeiro quero resolver as coisas mais importantes como a cena do óleo. Nunca mais vi pingas no chão.
Agora seria o escape pois o meu cunhado disse-me que estou a perder rendimento devido a compressão não ser a correcta.
Agora reparo nos pneus e é mais uma coisa... Se calhar é melhor tratar dos pneus mesmo. :lipsrsealed:
Abraços
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Se os :police: te fizerem parar e repararem nos pneus... Dúvido que não façam aquilo que não gostamos... É melhor tratar o quanto antes dos pneus... Na minha opinião claro...
Cumps
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Apesar de multas não serem nada boas, quanto á segurança do carro ou que mais pode acontecer ao ter o carro com pneus atrás diferentes em altura e largura?
Já agora, existe aí algum DIY para tratar da lâmpada que acende quando abrimos as portas? É que acende aquando da abertura de portas. O pior é que se quiser acende-la para ver algo tenho de ficar a carregar no botão. O botão fica lá quando carrego para acender a luz mas faz mau contacto ao que percebo.
Abraços
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Estive a ver e pela opinião da minha cunhada que chegou a meter pneus da marca Norauto no Fiat que ela teve estou também a pensar em lá ir meter os pneus atrás. Leva os dois para não me preocupar com eles durante uns tempos.
Que acham?
Link para os que vi assim de repente: http://www.norauto.pt/index.php?id=160&rb=523&tbl=registos (http://www.norauto.pt/index.php?id=160&rb=523&tbl=registos)
Abraços
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Hum... O valor dessa válvula deve andar por volta de quanto?
Mas mesmo assim, acho que a direcção não fica muito rija quando ando a 100 ou mais...
O óleo da DA está pouco abaixo do que estava quando peguei no carro a primeira vez. Antes estava até ao cimo. Qual a quantidade que deve estar?
Porém pelo que percebo, por falta de óleo devia era ficar mais rija certo?
A válvula não tem nada a ver ou tem?
Abraços
Essa válvula não é muito barata deve rondar os 30 eur , quanto á direcção ficar pesada em andamento, apenas experiementando para ter a noção da normalidade, mas alerto que ela em andamento não fica lá muito pesada.
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Tive a reler. Tens medidas diferentes, no mesmo eixo, ou em eixos diferentes? Em eixos diferentes não faz diferença praticamente nenhuma.
No entanto, se a policia apanha dá 250 euros de multa fora às consequencias. Mete isso direito, conforme o livrete.
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No eixo de trás é que tenho 165/65R13 e 155/70R13.
Depois lembrei-me de ir ao livrete e reparei que afinal só está averbado 155/70R13. Solução agora passa por meter todos iguais.
Já agora quanto ficaria a brincadeira? Na Norauto fizeram orçamento para 2 165/65 e ficava tudo em cento e poucos euros.
Agora eu gostava de saber se o tubo que vai ao filtro do ar sendo mais fino um pouco faz alguma diferença?
Eu tenho o escape roto e não sei se é deste ou por causa do tubo que falei ou outra coisa mas, quanto meto 2 ou 3 o carro parece não querer andar...
Está muito amorfo o animal.
Abraços
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So uma questao pessoal para ver se vale a pena uma limpeza.
O meu clio e carburado ou de injectores? Acham que consoante o caso deva fazer uma limpeza?
Aconselham meter uma gasolina com mais octanas para limpar motor e assim?
A ver se resolvia alguma coisa...
Abracos
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mas queres fazer uma limpeza com que objectivo ?
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Porque o carro parece que não quer desenvolver... Esteve parado e tal e não sei se não valerá a pena uma limpeza a ver se se solta.
Ainda à pouco estava parado e em 1ª. Arranco e o gajo pareceu querer ir abaixo. Lá deu um solavanco e andou...
São os pneus que afinal tem de levar 3 para ficar como esta no livrete...
Há coisas que tem de ser tratadas para o meter com saúde mas o dinheiro também não abunda.
Abraços
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então e que tal fazer uma revisão a ver como isso está tudo ?
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Pois Artur, era o que ele precisava mas está complicado de momento (€).
Despesas muito grandes para já não dão muito jeito. Ele tem andado como é óbvio mas também tenho receio de algo ficar pior ao andar com ele assim e a despeza é maior...
Abraços
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Boas pessoal, ainda não tinha dado para cá vir.
Em primeiro lugar o meu grande obrigado ao caçoilauto por ter dado uma vista de olhos ao carro. Segundo ele tenho a embreagem a dar as últimas. Não admira que o carro não tenha força a subir em segunda ou terceira. Está a patinar...
Depois de ler algumas coisas sobre embreagens já aprendi um bocado sobre as causas e consequências de uma embreagem a patinar.
Também já sei porque é que nos dias mais quentes as mudanças entram melhores e parece que o carro tem um andar diferente: dilatação do material...
Enfim, o óleo nunca mais saiu pela tal válvula e nunca mais desceu de nivel.
Agora é juntar umas pratas para o meter em condições...
Ah, e meter aqui umas fotos! :assobio:
Abraços
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Ola... tive o mesmo estranhissimo problema do carro se ir abaixo ao virar o volante ( qd ia aos topos, normalmente)... tal como adiantou um forista, trocou-se o sensor de pressão mas não resultou... ligado a computador para diagnostico não acusava quaisquer erros... retirando a protecção plastica da coluna de direcção e expondo as cablagens, tentou-se o bom velho WD 40... problema resolvido :)
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No mesmo carro? Já agora onde coloco o WD40 a ver se resolvo isso.
Abraços pela info e se puderes ajudar muito agradecido.