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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: MRC em 31 de Março de 2011, 00:50 am
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Ora bem... Já desde que tenho o 11 GTS que tenho esta aresta por limar, e ainda não sei bem de onde está a origem do problema.
Então é assim... O carro andando e travando em frente, tudo OK. Após andar o normal (para a frente), se parar, fazer marcha atrás e travar: PUM!! Um estalo que vem da frente, que pode-se repetir 1, 2 ou 3 vezes cada vez que acciono o travão com o carro a andar para trás.
Mas há excepção à regra... Se por exemplo, tirar o carro do estacionamento, fazendo marcha atrás e travar, nada, ou pouco ou nada acontece. Também não acontece nada se, numa de teste, andar uns metros para a frente, e depois parar e fazer marcha atrás e parar de novo.
O estalo como disse vem da frente. A dúvida é de onde ao certo! :S
- Triângulos nepias
- Rotulas inferiores (triângulos) nepias
- Rotulas de direcção duvido muito
- Transmissões também não
Portanto assim por alto, só me resta a barra estabilizadora, que por acaso já lhe mudei uma borracha da ponteira direita (por baixo do triângulo), mas antes de mudar já fazia exactamente o mesmo barulho. O que deixou de fazer foi a "batida" em maus pisos, mas ai notava-se que o barulho vinha do lado direito...
Grato pelas ajudas. :)
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calo dos discos ? embolo de travão preso ?
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Já me passou isso pelas ideias, mas se fosse embolo preso o carro deveria ficar travado ou travar mal não? Os discos e as pastilhas são velhos, já com um bom desgaste...
O estalo é forte, não tem a ver com um rangido, parece que se trata de uma folga, pois até se sente o "impacto" no carro...
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pelo que dizes , apos andar normalmente é que faz , presumo que faça quando o material aquece , dai vir me a ideia que o embolo poderá ficar preso apos umas quantas travagens / uso e o estalo deve se a soltar se aquando da diferença de rotação da frente para traz . mas isto e o que me ocorre pelo que descreves , sem ver e lendo que daqui e dali não é . Não me ocorre mais nada que possa ser
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Sim isso tem lógica que possa ser, mas como não noto perda de eficácia, nem o carro ficar travado... Depois há o problema de não ser um barulho bem localizado, ou seja, vem da frente mas não sei se da esquerda, se da direita, se dos dois.
Triângulos mudei o direito há coisa de uma semana, e já fazia o mesmo antes de mudar... E por não ser barulho localizado na esquerda, exclui logo à partida.
De qualquer maneira tenho que passar no mec., vejo logo isso, depois digo o que possa ser.
Obrigado!
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Tive um carro que teve um problema semelhante, por vezes ouvia um som "toc" metálico quando travava, andando para a frente e para trás, neste caso difere do que referes.
Levantei uma roda e ao abanar a barra axial da direcção, que faz a ligação entre a ponteira e a caixa de direcção, notei que a mesma estava com folga na rótula.
Ocorre-me que também possa ser algo no êmbolo da pinça dos travões ou as pastilhas estragadas, mas não me parece muito credível...
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Folga numa das fixações do charriot?
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Folga numa das fixações do charriot?
Eu diria que estás muito frio, gelado até! :P
Se fosse fixações do charriot fazia quer travásse para a frente ou para trás, quer com o carro frio ou quente.
Amanhã vou ao meu Mestre, e se ele não me dizer logo do que é pelo relato dos sintomas (duvido, pois são muitos anos...) dou-lhe o carro para a mãos e em 2 ou 3 pianadas descobre logo! :D
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Creio que este problema que relatas era um traço característico dos Renault até há uns anos atrás. O Renault 5 e o Super 5 do meu pai faziam exactamente o mesmo, e o meu twingo de 93 também. Por isso nunca liguei muito, mas já agora fiquei curioso em saber o porquê.
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Descoberta a origem do barulho... Cheguei lá à oficina, levantei o carro, tirei as rodas da frente, o mestre assim que pôs as mãos nas bombas de travão, disse: "É apenas folga nos cilindros das bombas, não te preocupes que não é grave!"
Creio que este problema que relatas era um traço característico dos Renault até há uns anos atrás. O Renault 5 e o Super 5 do meu pai faziam exactamente o mesmo, e o meu twingo de 93 também. Por isso nunca liguei muito, mas já agora fiquei curioso em saber o porquê.
É provável, pois as bombas são Bendix de certeza (iguais às do meu 11).
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olha , andei lá perto .....
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Ontem o meu fez o mesmo a andar para trás e travar. Se for devagar não faz mas se for um pouco mais rápido já fez um "toc".
Assustei-me como é óbvio!!
Estranho é o pedal do travão ter descido muito a andar para trás!!! Para a frente já descia o normal e fiz o teste 4 vezes....
Que poderá ser?
Abraços
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O meu clio 2 fazia a mesma coisa, tal e qual o que descreves.
Com o acidente, troquei o charion, triângulos e barra estabilizadora, deixou de fazer...
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Mas não tenho de trocar isso tudo pois não?
Abraços
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O meu fez isso e eram os calços. A ultima vez que fez saltou o ferodo do ferro e bloqueou-me a roda. Atenção a isso.
Abraços