Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: cesarperry em 31 de Março de 2011, 01:18 am

Título: Soluços
Enviado por: cesarperry em 31 de Março de 2011, 01:18 am
Boas pessoal

Tou com um problema mas é algo estranho passo a citar;

Estou em velocidades normais a 50km/h estou a rolar em 4 velocidade, quando acelero noto na rotação uma perda de potencia seguindo de soluços parece quebras, dá mais sensação que a gasolina nao está a chegar ao motor parece que esta a sufocar se.
Estou de primeira para segunda começa uns ligeiros soluços depois para terceira uma internidade de soluços repentinos isto tudo nas rotaçoes 1500rpm e 2000rpm, alguem por aqui saberá o que se trata??? o motor é um D4F 1.2 16V 75CV clio 3 dynamique luxe.

Sexta feira vai a renault para fazer um diagnostico, mas o mais engraçado tive hoje na renault e ao deslocar me a oficina da renault não engasgou mas quando vim de la começou a engasgar parece bruxedo :)
Título: Re: Soluços
Enviado por: cesarperry em 31 de Março de 2011, 01:19 am
outra coisa as velas já foram mudadas por umas ngk e duvido que seja velas...
Título: Re: Soluços
Enviado por: Artur em 31 de Março de 2011, 01:23 am
velas , cabos de velas , bobine , por ai fora ....
Título: Re: Soluços
Enviado por: cesarperry em 31 de Março de 2011, 01:25 am
Artur o mais engraçado que quando desligo o carro deixa de fazer esses soluços, se tiver com problema aparece o erro no diagnostico da renault???
Título: Re: Soluços
Enviado por: Artur em 31 de Março de 2011, 01:32 am
e for um erro electronico , aparece ....
se deste cabo de uma valvula com os arranques e esfregas que enfias no carro , nao aparece
Título: Re: Soluços
Enviado por: cesarperry em 31 de Março de 2011, 01:34 am
poderei ter uma valvula estragada??? como isso é possivel acontecer o motores nao tao preparados para andarem???
Título: Re: Soluços
Enviado por: Black Phoenix em 31 de Março de 2011, 09:38 am
Preparados para andar e diferente de andar até partir... Tal como mencionado, se for electronico aparece, se for mecanico so desmontado e verificando.
Título: Re: Soluços
Enviado por: St3wie em 08 de Abril de 2011, 19:28 pm
A minha mãe teve um problema semelhante com o Clio dela. Segundo os técnicos da Renault era um problema no mapa da injecção que a certo momento mandava injectar menos gasolina que o que devia. Só acontecia de vez em quando também...
No nosso caso bastava desligar e ligar outra vez e lá ia ele :)
Título: Re: Soluços
Enviado por: St3wie em 08 de Abril de 2011, 19:30 pm
Ah, e resolveu-se simplesmente reprogramando :P
Título: Re: Soluços
Enviado por: scenick em 08 de Abril de 2011, 20:02 pm
Vou contar uma situação passada comigo:
Então é assim: comprei a minha Scenic 1.4*16V  de 99 e uma das coisas que notei foi que quando estava fria o ralenti oscilava muito, depois de quente ficava 5 ***** , falei com um colega mecanico e mandou-me lavar a valvula de ralenti pois devia ter carvão, assim o fiz e na realidade ficou muito melhor, mas continuava a oscilar o ralenti, o conselho seguinte foi ligar o carro á maquina e ver o que dava e... não deu nada, de seguida o teste foi desligar a bateria ( no negativo ) durante pelo menos 30 minutos, e meus amigos depois disto feito o carro pegou impecavel e a partir daí o trabalhar ao ralenti a frio ou quente e em andamento mesmo é como se fosse novo.
Título: Re: Soluços
Enviado por: tiagojpt em 08 de Abril de 2011, 20:02 pm
Boas pessoal

Tou com um problema mas é algo estranho passo a citar;

Estou em velocidades normais a 50km/h estou a rolar em 4 velocidade, quando acelero noto na rotação uma perda de potencia seguindo de soluços parece quebras, dá mais sensação que a gasolina nao está a chegar ao motor parece que esta a sufocar se.
Estou de primeira para segunda começa uns ligeiros soluços depois para terceira uma internidade de soluços repentinos isto tudo nas rotaçoes 1500rpm e 2000rpm, alguem por aqui saberá o que se trata??? o motor é um D4F 1.2 16V 75CV clio 3 dynamique luxe.

Sexta feira vai a renault para fazer um diagnostico, mas o mais engraçado tive hoje na renault e ao deslocar me a oficina da renault não engasgou mas quando vim de la começou a engasgar parece bruxedo :)

Já me aconteceu isso, mas os soluços eram muito ligeiros.

A arrancar de primeira, por vezes também acontece. Como ainda não é frequentemente, vou deixar andar, mas desconfio que já é a bobina a avisar... :angry:
Título: Re: Soluços
Enviado por: rpfc em 09 de Abril de 2011, 01:23 am
parece o sintoma que me acontece...de vez em quando. :|
Título: Re: Soluços
Enviado por: Lipe em 09 de Abril de 2011, 01:33 am
Nunca notei no meu Clio II 1.2 16V isso, excepto quando a bobine foi à vida.

Também quando ando no Clio III 1.2 16V de uma amiga minha não noto quaisquer soluços.  :lipsrsealed:
Título: Re: Soluços
Enviado por: rpfc em 09 de Abril de 2011, 01:36 am
off topic: mau... andas num clio de uma amiga...a ver se tem soluços? :D ehehhe

on topic: pois, mas realmente pelo que o cesar descreveu... parece o mesmo "problema" do meu. tipo, mesmo em andamento, se desligar o carro, e der novamente a' chave... ele fica a funcionar sem problema..

enfim, pancas! :)
Título: Re: Soluços
Enviado por: cesarperry em 25 de Abril de 2011, 15:34 pm
por falar neste assunto vou deslocar me a renault para me fazerem a reprogramação, pode ser algum erro como a pouco um user descreveu do erro do mapa de injecção. Já fico mais aliviado pensei que fosse bobines, como já pus novas desconfiava da tal situação, já vi que não sou o unico com problemas com o motor d4f 1.2 16v 75cv :)
Título: Re: Soluços
Enviado por: tiagojpt em 25 de Abril de 2011, 20:38 pm
por falar neste assunto vou deslocar me a renault para me fazerem a reprogramação, pode ser algum erro como a pouco um user descreveu do erro do mapa de injecção. Já fico mais aliviado pensei que fosse bobines, como já pus novas desconfiava da tal situação, já vi que não sou o unico com problemas com o motor d4f 1.2 16v 75cv :)

Este motor só leva "uma" bobina (caixa preta), à qual estão ligados os 4 cabos de velas. Como estão as velas? Foram trocadas aquando da bobina? Julgo que é aconselhado fazer tudo de uma vez.

Por aqui, os sintomas no arranque mantém-se, mas vou deixar andar até que a bobina falhe vez.

Já agora, lembras-te quantos km e idade que tinha o teu Clio quando levou a bobina?

Depois partilha connosco o resultado dessa reprogramação!:)