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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: rodrigopt em 07 de Abril de 2011, 21:59 pm
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Viva,
Então venho aqui com uma questão que desde à uns tempos para cá me anda a "preocupar" um pouco.
De manhã quando o carro está frio, meto-o a trabalhar e ouve-se bastante o alternador a trabalhar (não é bem a chiar mas sim parece que está a trabalhar em seco).
Após o carro estar quente este mesmo barulho deixa de ser tão audível.
De notar que o carro tá com praticamente 153.000km em cima, pelo que, já começam a pesar...
A minha questão agora prende-se no seguinte, existe alguma maneira de aquilo deixar de fazer aquele barulho?
Compensa a reparação?
Ou mais vale arranjar um novo (ou reconstruido se existir) e trocar?
Tenho receio que um dia destes ele entregue a alma ao criador e fico apeado.. :lipsrsealed:
Obrigado..
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sabão azul e branco na correia , experimenta e depois diz se melhorou
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O Clio III da minha amiga também anda assim (com 35mil km e de 2006).
Mas este não me parece que seja a correia. Tenho de ir ver isso com ela.
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Se for da correia o sabão vai fazer desaparecer o barulho, pelo menos temporariamente, com esses Km pode ser a polí da cambota, como é vulcanizada acaba por se estragar, mete o carro a trabalhar e vê se a polí tem oscilações.
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Obrigado pelas dicas! :smiley:
Vou ter em consideração estas hipóteses, depois dou feedback.
Primeiramente vou tentar o sabão azul e branco, depois vou então confirmar essa situação da poli...
Caso seja a poli da Cambota, é coisa cara? :huh:
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cheira me mais a correia ou rolamento do alternador que a poli da cambota
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Fui agora verificar e não faz o barulho que costuma a fazer quando o carro está frio, no entanto, acho que o barulho do alternador é mais audível do que era suposto...
Já me tinham também falado no rolamento do alternador, se for isso até pode ser que não seja coisa muito dispendiosa.. :smiley:
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penso k ja tive esse mesmo problema e tive que mudar rolamento, correia, e bomba da agua...mais carregamento do ac e ficou por 270 euros com mão de obra num clio II 1.2 16v o mecanico disse me que montaram a anterior correia mal montada
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Aponto para a polie do alternador.
Como já foi dito ela é vulcanizada e acaba por se desgastar...conheço um motor dci que partiu a conta disso.
Ha umas polies da concorrência que são de metal maciço. Duram toda a vida, mas como não absorvem algumas normais vibrações, acabam por sobrecarregar os rolamentos do alternador.
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Partiu o motor?? :shocked:
Desconhecia que podia originar tal coisa... :lipsrsealed:
E o facto de se ouvir mais quando o carro está frio? é normal devido a estas situações que foram referidas?
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Sim. polie desfeita, correia a solta, enrolou-se na correia de distribuição, correia de distribuição parte...motor = lixo :gun:
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Ah sim, faz sentido realmente :lipsrsealed:
Para ver se é a polie, obriga a tirar o alternador do sitio?
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Se conseguires ver o estado da borracha, é na boa ;)
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Ora esta é precisamente a minha area ;)
rodrigopt é quase a 95% problema na polie do alternador (a que artur chama de polie da cambota), existe sem dúvida na concorrencia, a polie que o Xmarine falou toda em metal maciço ( +/-30€ + iva ) mas a concorrência também as têm vulcanizadas em borracha ( +/-70€ + iva ).
No teu perfil não indica de onde és, senão poderia dar-te uma mão cheia de contactos onde podes passar a comprar ou a trocar a dita cuja.
Qualquer coisa avisa ou manda PM.
Cump
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isto já está a ficar um pouco confuso, então vamos por partes.
pode ser:
A correia do alternador
O rolamento do alternador
A poli da cambota
É que eu já estou a ver chamar alhos aos bugalhos...
Se for correia - não vamos considerar uma reparação, mas, colocas um pouco de sabão azul e branco nas pistas da correia e se o barulho parar confirmasse o problema da correia, pode ser a correia gasta, ou laça.
Se for do rolamento do alternador - Aqui eu não tenho a certeza, corrijam-me se estiver enganado, tirar a correia e rodar o alternador á mão, ou, e aqui é que não tenho certeza colocar o carro a trabalhar sem correia no alternador. Com isto podemos ver se o barulho vem do alternador ou não, e se sim, mandar reparar ou substituir.
Se for da poli da cambota - Colocar o carro a trabalhar e verificar se a poli ao trabalhar faz oscilações, se sim substituir a poli da cambota, podes também abrir a forra da cave de roda e ficas com a poli mesmo á frente dos olhos (esta sim é a poli que é vulcanizada, se existe ou não polis maciças eu não sei, mas a aconselhada é a vulcanizada por causa das vibrações e nunca lhe ouvi chamar poli do alternador)
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Não sei se fazendo um video ajudaria, no entanto hei de tentar assim que tiver o carro :smiley:
rruuii_ eu sou de Lisboa/Odivelas :wink:
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Ora esta é precisamente a minha area ;)
rodrigopt é quase a 95% problema na polie do alternador (a que artur chama de polie da cambota), existe sem dúvida na concorrencia, a polie que o Xmarine falou toda em metal maciço ( +/-30€ + iva ) mas a concorrência também as têm vulcanizadas em borracha ( +/-70€ + iva ).
No teu perfil não indica de onde és, senão poderia dar-te uma mão cheia de contactos onde podes passar a comprar ou a trocar a dita cuja.
Qualquer coisa avisa ou manda PM.
Cump
acho que leste na diagonal o meu post .......
cheira me mais a correia ou rolamento do alternador que a poli da cambota
portugues traduzido - acho que será correia ou rolamento do alternador e não será poli da cambota
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acho que leste na diagonal o meu post .......
cheira me mais a correia ou rolamento do alternador que a poli da cambota
portugues traduzido - acho que será correia ou rolamento do alternador e não será poli da cambota
Upssss, ok ok. Desculpa Artur não foi um post mal intencionado amigo, coloquei um "É" a mais onde não existia, e também pois na minha profissão uma simples valvula é chamada de 3 maneiras diferentes, entre casas de acessórios/oficinas/agentes oficiais da marca.
Mas continuo a apostar na polie (8200113636 refª original).
Ora bem Odivelas.... Odipeças junto à rotunda, eles devem vender isso ;)
Cuidado, que existem polies de 5 e de 6 pistas, tens de ter atenção a isso ;)
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acho que leste na diagonal o meu post .......
cheira me mais a correia ou rolamento do alternador que a poli da cambota
portugues traduzido - acho que será correia ou rolamento do alternador e não será poli da cambota
Upssss, ok ok. Desculpa Artur não foi um post mal intencionado amigo, coloquei um "É" a mais onde não existia, e também pois na minha profissão uma simples valvula é chamada de 3 maneiras diferentes, entre casas de acessórios/oficinas/agentes oficiais da marca.
Mas continuo a apostar na polie (8200113636 refª original).
Ora bem Odivelas.... Odipeças junto à rotunda, eles devem vender isso ;)
Cuidado, que existem polies de 5 e de 6 pistas, tens de ter atenção a isso ;)
Não leves a mal rruuii_, mas apostas são no casino, deixa primeiro diagnosticar correctamente sem induzir em erro, não adianta andar a comprar polis...
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Urui não estou aqui para levar a mal nenhum comentário, apenas para aprender um pouquinho mais e ajudar no que posso e sei.
Sim as apostas são para os casinos, mas digo-te que como vendedor de material electrico de automovel, essas polies são das coisas que mais vendo.
Não quero que os meus comentários levem alguém a fazer o que quer que seja, pretendo apenas ajudar no tal diagnóstico que falas.
Sei que sou novo por cá e se calhar devia resguardar-me nos post's, mas tipo é da minha area... tenho alguns conhecimentos do que falo, já tive no ano passado, na carrinha de empresa o mesmo problema da polie de alternador do Corsa C e fazia um barulho enorme também.
Cump.
Rui
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continuo na minha .... se fosse poli , fazia sempre ..... rolamento faz ao inicio e deixa de fazer , dai o sabão para tirar a duvida se é correia ....
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Ora esta é precisamente a minha area ;)
rodrigopt é quase a 95% problema na polie do alternador (a que artur chama de polie da cambota), existe sem dúvida na concorrencia, a polie que o Xmarine falou toda em metal maciço ( +/-30€ + iva ) mas a concorrência também as têm vulcanizadas em borracha ( +/-70€ + iva ).
No teu perfil não indica de onde és, senão poderia dar-te uma mão cheia de contactos onde podes passar a comprar ou a trocar a dita cuja.
Qualquer coisa avisa ou manda PM.
Cump
Por acaso não sabia os preços. Mas por esse preço por uma vulcanizada, sai mais barato ir a renault. Cerca de 55€ + iva salvo erro.
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continuo na minha .... se fosse poli , fazia sempre ..... rolamento faz ao inicio e deixa de fazer , dai o sabão para tirar a duvida se é correia ....
Relativamente ao meter sabão Artur, qual o procedimento? Meto o carro a trabalhar e encosto o sabão à correia de modo a que toda ela fique com sabão ou faço com o carro desligado? :embarrassed:
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Muito cuidado com isso com o carro a trabalhar, o sabão tem de estar na parte da correia que corre nas diversas polias e pode ser perigoso para os dedos, faz isso com um pedaço de sabão que tenha estado de molho e passas na correia nos sitios todos que puderes mas com o carro desligado, e só depois ligas o carro.
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Convém fazer como o scenick diz. Carro desligado e passas o sabão na correia em todos os locais que possas... só depois ligar o carro.
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Sendo assim vou proceder da forma indicada :smiley:
Obrigado
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continuo na minha .... se fosse poli , fazia sempre ..... rolamento faz ao inicio e deixa de fazer , dai o sabão para tirar a duvida se é correia ....
Relativamente ao meter sabão Artur, qual o procedimento? Meto o carro a trabalhar e encosto o sabão à correia de modo a que toda ela fique com sabão ou faço com o carro desligado? :embarrassed:
Ao fazeres com o carro ligado podes correr o risco de perderes algum dedo... não estou a gozar, já vi a acontecer :lipsrsealed:
Faz como indicaram, passas calmamente em todos os sítios que chegares.
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carro desligado e passas sabão na correia . Se deixar de fazer , é porque é a correia ... se fizer , é outra coisa , rolamento , poli , etc
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Artur, enquanto hoje estive a tirar o led perdido dentro da óptica dei uma olhada na Correia do alternador, e ao que me parece tá a entregar a alma ao criador :shocked:
Está toda ressequida e a começar a gretar :gun:
Alguém me consegue indicar quanto custa a correia nova sff?
Obrigado :smiley:
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ainda hoje ele teve a ver um clio que eu levei que fazia cá um barulho disso. lolol
:lipsrsealed:
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já passas te sabao na correia ?
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Ainda não, porque entretanto o carro já tinha andado e o barulho só aparece quando o carro está frio (basicamente de manhã :laugh:) A ver se Segunda trato disso :smiley:
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sabão na correia :huh: :huh: :huh:
isto está a ficar bonito?????
olha vou adr uma dica
com o carro a trabalhar pod sempre ser usado sabao liquido ou melhor para o efeito gel de banho Nivea...
Atenção o niveia é o unico com propriedades de amaciador dai passar o chiar.... :laugh: :laugh: :laugh:
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Caçoilauto.... o sabão faz o mesmo efeito... é certo que o barulho ( se desaparecer ) é uma questão de minutos a voltar, mas para se ter a ideia se o problema está na correia serve ;)
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Boas.
O meu clio dci 2002 quando está húmido ou chuva, a correia do alternador faz uma chiadeira impressionante, em relantin e em andamento parece que ainda faz mais, mas por ex agora com este tempo de sol não faz...
Como posso solucionar isto?
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Boas.
O meu clio dci 2002 quando está húmido ou chuva, a correia do alternador faz uma chiadeira impressionante, em relantin e em andamento parece que ainda faz mais, mas por ex agora com este tempo de sol não faz...
Como posso solucionar isto?
Trocar a correia, a mesma tem de certo pistas partidas.
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Pois, em Dezembro a poli do alternador avariou, então troquei a poli e a correia, como a correia andava com chiadeira, fui ao mecânico e ele trocou por uma nova correia, isto em Janeiro, esta chiou um pouco e depois passou, mas com a chuva e humidade acontece o que descrevi.
Vou então lá para trocarem a correia.
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Pelas minhas contas.... vais para a 3 correia em 5/6 meses.... é isso ? Hmmm, vê bem pois o defeito não deve ser da correia ( digo eu )
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Hoje por acaso tive a ver no carro do rodrigo e a polie até parece boa. Já a correia apresenta desgaste. Está um bocado ressequida.
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Hoje por acaso tive a ver no carro do rodrigo e a polie até parece boa. Já a correia apresenta desgaste. Está um bocado ressequida.
Cá está o que transmiti correia com estrias partidas., Deixo a dica para verificarem a tensão exercida sobre esta tendo em conta a média de correias indicada.
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Então mas mesmo só fazendo barulho quando chove, por ex. com este tempo quente que tem estado não faz barulho nenhum, será só da correia?
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Hoje por acaso tive a ver no carro do rodrigo e a polie até parece boa. Já a correia apresenta desgaste. Está um bocado ressequida.
Cá está o que transmiti correia com estrias partidas., Deixo a dica para verificarem a tensão exercida sobre esta tendo em conta a média de correias indicada.
Boas.
O meu clio ultimamente começou a fazer um barulho to genero "ponteiro de relogio" trac, trac ...depois parava e voltava, tinha entre o barulho um espaço que não fazia, mas o sintoma é continuo, pensei que a correia do alternador estava a roçar em algum lado, mas andei a ver e não tocava em lado nenhum, depois de uma vista com mais atenção eram 2 pistas da correia que estavam estragadas num bocado, vou mudar a correia na segunda.
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Pode ser os rolamentos , leve a um eletricista de autos ... :smiley: :smiley: