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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Bruno GMR em 25 de Novembro de 2009, 13:24 pm
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Boas...
Ando a pensar montar na Espace as ditas faixas de leds mas ainda tenho duvidas:
1º Que tipo de faixas por " fita flexivel ou em barra fixa"?
2º Onde ir buscar a energia pra ligar os leds para eles ligarem sempre que o motor liga por ex.
Conto com as vossas ajudas, opiniões.........
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se for fita flexivel , onde e como a vais colocar ?
a energia a ir buscar , depende de como queres que eles acendam ... se for para acender sempre que se liga o motor , terás que ir buscar a corrente de chave
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Essa "moda" dos leds há-de ser obrigatória, de dia e de noite, para melhor se ver os carros, presumo que possa andar aceso assim ligue a chave, mesmo sem luzes ligadas..
Por agora é só coisa de carros elitistas, e não sei se nos darão chatisses na IPO, se um dia eu aparecesse là com o meu Clio assim..
;)
No entretanto, parece que vai valendo tudo menos tirar olhos, como um gajo que praqui anda no meu trabalho, que meteu num Panda umas barras de leds detrás da grelha, na vertical ao lados dos faróis.. Já atrás, o 3o stop é um daqueles stops.. dos de bicicletas..
DN
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mas não havera já opticas com isso :huh: como é um carro recente pode já ter no mercado :wink: se não houver, podes sempre aplicar por dentro abrindo a optica e colares os leds, depois ou ligas ao minimos de origem e só da quando ligares, ou então ligas directo a corrente de ignição e anda sempre ligado :wink:
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eu acho que a forma ideal , é abrir as opticas e por por dentro da optica , a acender junto com os minimos , tipo devil eyes .... mas isso de abrir opticas não é para todos
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Abrir uma optica da Espace??? ´
Acho demasiado arrriscado, pois se algo da para o torto o umas novas deve ser ca um tiro.....
Tinha pensado junto ao farol de nevoeiro, daí a duvida se faixa flexivel ou barra fixa.
eu acho que a forma ideal , é abrir as opticas e por por dentro da optica , a acender junto com os minimos , tipo devil eyes .... mas isso de abrir opticas não é para todos
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há faixas flexiveis que eu já vi, agora é assim aquilo tem um tamanho proprio que não podes cortar onde queres, tipo aquelas mangueias de luzes que se usam pelo natal que tem uma marcação :wink: . Se não estou em erro é de 25cm em 25cm que há isso, e o colocares dentro da optica não é facil, mas tambem não é impossivel, tens que ter uma pistola de ar quente para dar calor a toda a volta na cola, depois com muita calma começar a descolar em volta até sair na totalidade, colocas a faixa a teu gosto e voltas a colar :wink:
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Ao abrires a optica, nao te esqueças que depois podes tambem nao conseguir isolar tao bem como estava e entrar humidades... Se esse tipo de coisas nao sabes mesmo fazer, tenta arranjar alguem que ja tenha feito esse tipo de trabalhos... :wink:
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se é pra por junto do farol de nevoeiro , convem ser barra de leds e não fita flexivel
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A minha idea é mais ou menos isto, uma ou outra claro.
(http://img7.imageshack.us/img7/484/ledsespace.jpg)
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:shocked: :shocked: então ai é facil de colocar, pensei que era nas opticas :wink: como esta na foto é só mesmo ter o material e mãos ha obra, não viste na megane do nelson a barra igual a essa que tambem tinha no para-choques, ficou porreira e esta ligada aos minimos, agora quanto a faixa flexivel não sei não se ai sera uma boa escolha, não iram tentar descolar para roubar :huh: como é só colada sabes como é, enquanto a barra é fixa não há tanto risco.
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Realmente a barra é capaz de ser a melhor escolha.
Quanto a ligar nao queria ligar nos minimos, preferia que fica-se independente, daí pedir ajuda do povo.
Será que alguem sabe um ponto onde encontrar a energia por ex. chave posição 2, ou seja desde que o radio liga, nao esquecendo que o radio fica na mala da Espace! :cry:
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para ficar independente , ligas directo a bateria ( colocas um fusivel ) e colocas um interruptor dentro do carro
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Realmente a barra é capaz de ser a melhor escolha.
Quanto a ligar nao queria ligar nos minimos, preferia que fica-se independente, daí pedir ajuda do povo.
Será que alguem sabe um ponto onde encontrar a energia por ex. chave posição 2, ou seja desde que o radio liga, nao esquecendo que o radio fica na mala da Espace! :cry:
eu tenho uma ideia.
precisas de uns kts fios e um relé, para activar o relé vais buscar o fio à alimentação um fio amarelo qualquer que só tem energia quando tens a chave na ignição, também podes ir buscar ao quadrante mas ai tens de desmontar mais, depois a massa ligas num ponto qualquer da chapa.
depois a massa dos leds ligas tambem a um sitio da chapa e o fio da corrente para os leds ligas no relé, o encaixe que falta ligar no relé será o fio que vai a bateria ou a um fio vermelho qualquer (corrente sempre presente).
Assim os leds ligam automaticamente quando das a chave. se quiseres no fio que ligas ao amarelo podes colocar um botao on/off e colocar onde desejares para poderes desligar o sistema por completo.
Se tiveres um botao de 3 posições também dá para inventar mais um pco, para poderes mudar do sistema automático ou para ligares manualmente ou desligares completamente.
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Eu e o artur andamos um dia a ver isso, mas para activar as luzes diurnas nos farois direccionais (que para quem nao sabe no Renault Clio sao so mais duas lampadas nos extremos da optica que se iluminam a menos de 70Km/H para onde vira a direcção) usando a função escandinava de luzes diurnas (é obrigatorio na escandinavia ha anos) so que essa opção significa ter os medios e minimos sempre ligados (bem como as luzes de presença traseiras), desactivando o sensor de luz. Nas meganes novas quando vem com essa opção sao as luzes direccionais que ficam ligadas, nao tendo as de presença atras ligadas.
Tambem não tou a ver a Renault a lancar um update/upgrade para a centralina quando essa lei for obrigatoria na europa.