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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: tiagojpt em 18 de Abril de 2011, 19:54 pm
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Decidi partilhar convosco este procedimento, uma vez que poderá ser-vos útil de futuro. Não são requeridas ferramentas especiais, sendo exequível em cerca de 1h/1h30...
Ferramentas necessárias:
-Chave torx T20;
-Chave de fendas.
Preparação:
Começa-se por soltar a parte de cima do resguardo plástico preto que está parcialmente tapado pelo encosto direito do banco traseiro, sendo, para tal, preciso rebater o banco.
De seguida desaparafusa-se um parafuso T20 que fica (agora) descoberto e remove-se uma tampa que fica por baixo do suporte da chapeleira. A peça superior de cor creme está presa ao suporte da chapeleira e está agora apta a ser removida. Encontra-se presa por molas e será mais fácil se se desencaixar a borracha que veda o compartimento da mala.
Deste processo não tirei fotos e esta breve explicação pode estar algo incompleta. Se houver dificuldades, consultem a secção 71A do manual técnico para ClioIII que anda algures aqui pelo fórum.
Ficamos agora com o seguinte cenário:
(http://i565.photobucket.com/albums/ss100/tiagopt214/Clio/Tiago_401-1.jpg)
Nesta altura já existe pleno acesso à "pistola", que não é mais que um motor eléctrico que faz accionar a vareta que prende e solta a tampa do combustível através de duas mini-cremalheiras plásticas.
Como se remove? Será preciso retirar uma mola branca que fica do lado esquerdo, soltar o gancho que fica do lado oposto e puxar para cima. Contudo, para facilitar as coisas, retirem primeiro a ficha que faz chegar corrente ao motor.
Foto da dita ficha e os buracos da chapa nos quais a pistola encaixa:
(http://i565.photobucket.com/albums/ss100/tiagopt214/Clio/Tiago_402.jpg)
E a pistola já fora:
(http://i565.photobucket.com/albums/ss100/tiagopt214/Clio/motor.png)
A peça nova:
(http://i565.photobucket.com/albums/ss100/tiagopt214/Clio/Tiago_405.jpg)
Montagem:
Para montar a pistola, o processo é o inverso, havendo apenas que ter atenção a dois aspectos.
Primeiro há que centrar a vareta com um buraco na chapa do pilar que a faz chegar ao mecanismo da tampa do combustível.
De seguida, faz-se deslizar a vareta até o corpo da pistola estar centrado com os encaixes da chapa, fixando primeiro o gancho direito da pistola na chapa. Para prender a mola branca do mecanisto, pressiona-se (com cuidado) o corpo da pistola contra a chapa e apenas quando o corpo ficar plenamente encaixado no furo da chapa, se empurra a dita mola branca.
Certifiquem-se que que o corpo da pistola ficou bem preso, se tal não se verificar é porque a mola branca não ficou bem presa e é preciso retirar tudo fora e soltar a dita mola. Isto poderá acontecer se não fizerem o que está sublinhado acima, uma vez que a mola só prende a pistola se esta estiver já bem encaixada, se só estiver encostada, mal apontada, a mola vai para dentro, mas não prende o corpo na furação da chapa...
Notas finais:
A pistola tem a referência 8200312600 e custa actualmente 36.99€ mais imposto do Sócrates. O fabricante é a Valeo, pelo que poderão safar-se em casas da concorrência com melhores preços.
Divirtam-se!
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foi exactamente o que fiz no clio e no megane dum amigo :smiley:
Mas como não tinha nada perto de mim para poder "documentar" não fiz nenhum DIY.
Obrigado pela tua partilha
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bom diy
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foi exactamente o que fiz no clio e no megane dum amigo :smiley:
Mas como não tinha nada perto de mim para poder "documentar" não fiz nenhum DIY.
Obrigado pela tua partilha
A pistola do teu Clio e, já agora, do Megane deixou de funcionar por completo? Ou só de vez em quando?
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não, foram os dois carros dele. lol
Inicialmente ora dava ora não dava, até o dia que deixou mesmo de funcionar.
Com isto foram 2 meses assim
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Muito bem! :D
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Bom DIY, ja tirei um de um megas mas é algo diferente :lipsrsealed:
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não, foram os dois carros dele. lol
Inicialmente ora dava ora não dava, até o dia que deixou mesmo de funcionar.
Com isto foram 2 meses assim
Pois, então este já só devia ter mais 2 meses de vida.:D
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Esqueci-me de referir nas notas finais que esta peça também deve ser utilizada em Nissan's, uma vez que vem cravado no corpo o logótipo. Não me admirava nada que até fosse mais barato... :cool:
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Ainda bem que conseguiste resolver sozinho :D
Boa sorte com a nova "pistola"!
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Nice. :wink:
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Ainda bem que conseguiste resolver sozinho :D
Boa sorte com a nova "pistola"!
Espero que esta dure mais do que 4 anos... Fogo...
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Bom DIY.
Poderá ser muito útil no futuro. :smiley:
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Ainda bem que conseguiste resolver sozinho :D
Boa sorte com a nova "pistola"!
Espero que esta dure mais do que 4 anos... Fogo...
Também eu, no Clio aqui de casa xD
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Boas estou com o problema e penso que vou ter que fazer o mesmo. Alguém consegue repostar as fotos do artigo DIY? Obrigado