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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Viagra em 04 de Maio de 2011, 00:26 am
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Boas pessoal, comprei umas pastilhas e uns calços para a máquina pois já estava a precisar. A questão é que no painel tenho um sinal que indica que as pastilhas estão no fim. A questão é que estas que comprei trás o cabo para isso e queria aproveitar essa cena.
Onde liga essa ficha?
Abraços
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has de ter uma ficha junto ao amortecedor
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Mas todos têm ou só porque o meu tem no painel a indicação disso é que está lá a ficha?
Abraços
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uns teem , outros acusam atraves do nivel de oleo de travões
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Hum... Ok, então se não tiver a tal ficha posso estar descansado? É que por exemplo quando comprei o carro tinha o nivel em baixo e não acusou nada... Não era muito mas... Não baixa assim tanto quando as pastilhas estão gastas pois não?
Abarços
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não podes ficar descansado se não tiver pois podem te los cortado . E baixa quando as pastilhas estão gastas , é um circuito estanque , não se acrescenta sob pena de sair fora quando se troca as pastilhas
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Qual a melhor maneira de saber então que sistema usa Artur? Se usa os tais cabos ou se pelo nivel de óleo?
Abraços
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é ver se tem o sensor onde te disse ou na tampa do nivel do oleo de travões
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De facto a tampa é um pouco estranha. Tem um tudo ou cabos a sairem de lá Artur...
Abraços e obrigado pelas infos.
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não há nenhum clio que o faca a partir dos fios nos travoes. e já fiz a esperiencia a ver como funciona o sensor no deposito e nos 2 clios que testei, não funciona...
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Boas pessoal, comprei umas pastilhas e uns calços para a máquina pois já estava a precisar. A questão é que no painel tenho um sinal que indica que as pastilhas estão no fim. A questão é que estas que comprei trás o cabo para isso e queria aproveitar essa cena.
Onde liga essa ficha?
Abraços
Mas esse sinal de aviso alguma vez funcionou ou está lá no quadrante porque está mas não em funcionamento? Dito de outro modo: o teu carro pode ter esse aviso no quadrante porque esse mesmo quadrante dá para vários modelos mas não ser usado no teu carro.
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não há nenhum clio que o faca a partir dos fios nos travoes. e já fiz a esperiencia a ver como funciona o sensor no deposito e nos 2 clios que testei, não funciona...
alerto para o facto de terem saido clios com sensor de roda além do de nivel de óleo, caso tenha estará junto ao bocal do tubo de travão no chassis.
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Nas férias tive a trocar os discos e pastilhas ao Twingo do meu cunhado que já andava no ferro e nunca acusou nada..... será que nem todos os modelos acusam?
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Pelos vistos nem todos acusam... Nem sabem a trabalheira que foi trocar os calços ao meu durante a tarde.
Comprei só os calços e teria de usar as molas e tudo o mais do que já estava no carro... Que cena...
Só uma coisa, agora a máquina até parece outra a travar!!! :happy:
Sinto que o carro voltou a estar um pouco preso e o meu cunhado disse que é normal quando são novos e depois vai acamar e deixar de roçar.
É verdade?
Abraços
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e fotos disso ?
o acamar é exctamente o contrario , trava mal até acamar .... cheira me que há ai aperto / afinação a mais
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Fotos não deu Artur pois deixei o móvel em casa. Dizes que tem aperto ou afinação a mais? Onde e como vejo isso? Não acho que trave mal. O pedal está em cima e quando carrego nele o carro trava mas posso estar com a ideia errada.
Abraços
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Será que tem a ver com o cabo do travão de mão? Aí sim reparei que não sobe tanto quanto antes mas é normal por ter calços novos mas a afinação tem a ver com o cabo do travão de mão?
Abraços
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sim , afinação do travão de mão
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Hum... E afino dentro do tambor ou nos Clios phase 1 é de que forma? Assim amanhã quando chegar a casa faço isso.
Abraços
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Já agora acabei de ler que se andar devagar e puxar e baixar o travão de mão que ele se afina. Este não é assim pois não Artur?
Abraços
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já li muita coisa neste tópico mas para que não fiquem dúvidas vou elucidar na medida do possível:
Clios I Phase I dependendo do nivel de equipamento foram apresentados com sensores de desgaste de pastilhas,.
Localização junto ao tubo de travão metálico frt/esq. com braçadeira estanque á torre do amortecedor.
Para os que acusam através do nivel de óleo de travões ( dot 4) a explicação é a seguinte:
Trata-se de um sistema/ circuito estanque e o sensor apenas acusa nivel de óleo baixo.
À medida que a pastilha vai tendo desgaste a bomba de travão terá que fazer maior abertura de forma a poder efectuar a pressão necessária para encosto da pastilha ao disco. Essa abertura da bomba é feita por entrada de óleo logo o mesmo irá diminuir no reservatório.
O sensor ( boia) do reservatório irá acusar uma depressão quando atinge o minimo exegível.
Contudo existem certo procedimentos que não se coadunam com o bom desempenho do sensor.
- O acréscimo de óleo após verificação de nível a meio do periodo de vida util das pastilhas.
O nivel deverá ficar sempre no nivel máximo quando se substituí os componentes de desgaste de travagem ( pastilhas, bombas de travão trs). Apenas desta forma iremos ter sempre a certeza que o sensor irá dar uma informação correcta .
Alerto ainda para que seja feito um teste á lampada do quadrante .
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E quanto a afinação do travão de mão? É feita onde?
Abraços
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nos tambores
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E quanto a afinação do travão de mão? É feita onde?
Abraços
Afinação de travão de mão é feita inicialmente nos tambores com um sensivel ajuste no próprio travão.
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Bem, estive a ver e de facto tenho o cabo para o sensor. Estava era cortado... As pastilhas da frente ainda estão quase novas afinal. E confirmo que funciona o sensor. Como fiz:
Encostei o fio ao disco e acendeu no painel mas há algo que não entendo.
Lá coloquei um sensor novo, mas encostei a tal peça de plástico que depois vai ficar na maxila e não acusa nada. Como funciona este tipo de sensores? Quando as pastilhas estiverem gastas aquele plástico derrete ou desgasta e fica com um fio à mostra que depois faz o contacto no disco?
É que pelo que percebi o plástico não irá fazer com que acuse no painel...
Abraços
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tu perguntas e respondes a ti proprio
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Pois... Pelos vistos... Perguntei para confirmar pois nao sabia como actuam estes sensores mas pela logica foi o que percebi...
Obrigado na mesma Artur.
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Outra coisa que também preciso de saber é que tipo de braçadeira usa a manga de eixo da direcção?
Tinha massa consistente na maxila do lado esquerdo e naquela parte toda!! Limpei e reparei que tinha uma coisa em borracha tipo um fole, penso que é manga de eixo (perdoem mas ainda ando a aprender os termos), solta. Voltei a colocar no sitio e apertei com uma braçadeira de plástico. Tinha estado com a roda do lado direito fora mas não reparei e como levanto o carro por fases pois tenho apenas 1 macaco hidráulico.
Outra coisa que preciso de saber é como sei que o travão de mão quando está em baixo não está minimamente a roçar na poli?
Acho que o carro está preso novamente mas devido á roda traseira esquerda pois não fui eu que mudei essa e penso que a pessoa, naquela roda dentada que está nos calços deixou demasiado aberta. Na que eu troquei ficou no minimo.
Abraços e muito agradecido por tudo.
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Pede a quem perceba para te dar uma vista de olhos nessa transmissão...
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Sim terá de ser... Deixa só ter €€€ para lhe dar o tratamento que ele merece.
Abraços
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O caçoila deve-te ver isso numa boa!
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Outra coisa que também preciso de saber é que tipo de braçadeira usa a manga de eixo da direcção?
Tinha massa consistente na maxila do lado esquerdo e naquela parte toda!! Limpei e reparei que tinha uma coisa em borracha tipo um fole, penso que é manga de eixo (perdoem mas ainda ando a aprender os termos), solta. Voltei a colocar no sitio e apertei com uma braçadeira de plástico. Tinha estado com a roda do lado direito fora mas não reparei e como levanto o carro por fases pois tenho apenas 1 macaco hidráulico.
Outra coisa que preciso de saber é como sei que o travão de mão quando está em baixo não está minimamente a roçar na poli?
Acho que o carro está preso novamente mas devido á roda traseira esquerda pois não fui eu que mudei essa e penso que a pessoa, naquela roda dentada que está nos calços deixou demasiado aberta. Na que eu troquei ficou no minimo.
Abraços e muito agradecido por tudo.
[Outra coisa que também preciso de saber é que tipo de braçadeira usa a manga de eixo da direcção?
Tinha massa consistente na maxila do lado esquerdo e naquela parte toda!! Limpei e reparei que tinha uma coisa em borracha tipo um fole, penso que é manga de eixo (perdoem mas ainda ando a aprender os termos), solta. Voltei a colocar no sitio e apertei com uma braçadeira de plástico. Tinha estado com a roda do lado direito fora mas não reparei e como levanto o carro por fases pois tenho apenas 1 macaco hidráulico.
Outra coisa que preciso de saber é como sei que o travão de mão quando está em baixo não está minimamente a roçar na poli?
Acho que o carro está preso novamente mas devido á roda traseira esquerda pois não fui eu que mudei essa e penso que a pessoa, naquela roda dentada que está nos calços deixou demasiado aberta. Na que eu troquei ficou no minimo.
Abraços e muito agradecido por tudo.
Tinha massa consistente na maxila do lado esquerdo e naquela parte toda!! Limpei e reparei que tinha uma coisa em borracha tipo um fole, penso que é manga de eixo (perdoem mas ainda ando a aprender os termos), solta. Voltei a colocar no sitio.
Ok meteste a abraçadeira e ficou bom? ou o fole estava roto? se está bom está e pronto
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Não não estava roto. Apenas fora do sitio. Eu queria era saber que braçadeira ou que tipo de braçadeira leva ali.
Abraços
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Braçadeira especifica para foles de transmissão ou apenas braçadeira de plástico ( dependo do formato do fole em causa.)
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Tenho vindo a reparar que afinal tenho a roda a travar... A esquerda traseira que foi a que eu não mexi...
De manhã vou ver isso sem falta... Já agora, quando o carro está no ar e afinando aquilo a roda tem de girar livremente certo? É que quando se montou a roda davam-lhe um cheirinho de movimento e reparei que ela parava passado uns segundos.
Abraços