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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: MRC em 09 de Maio de 2011, 01:40 am
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Ora bem, deve ser da idade ou das rotundas quase em 3 rodas, que o meu 11 GTS anda na maré dos estalos... Amanhã vou averiguar a sua origem no mecânico, mas de qualquer das maneiras fica o tópico, para na eventualidade de puder ajudar futuros users com o mesmo problema.
Estalo vem do lado do pendura à frente, dá tanto em aceleração ou desaceleração (logo penso que transmissão/cardan está fora de questão), a virando para a esquerda ou direita, em rotundas, cruzamentos, etc., e é um estalo único para cada lado que viro.
As minhas duvidas centram-se:
Ponteira de direcção?
Amortecedor?
Peço aos entendidos que digam o seu palpite e agradeço o mesmo. :)
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Eu acho que e mais prensa. LOL
Agora a sério, ponteira parece-me ser o prognostico mais certo....
Cumps
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amortecedor ou triangulo ..... barra estabilizador desapertada .....
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Oh energy, um dia há-de ser dia pah... Por enquanto e quanto não me deixar ficar mal, deixarei que lhe dê estas pintelhices da idade. :D
Artur, o triângulo é novo, o que não invalida a hipótese, mas acho pouco provável. Já a barra desapertada, irei ter o cuidado de verificar ao detalhe.
Rezo para que não seja amortecedor, pois o mesmo, não apresenta fugas e os cabeçotes parecem estar Ok :S
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Bem já estive a ver a coisa hoje de manhã e veredicto decisivo não tenho... Ponteira de direcção está boa, amortecedores também não aparentam falhas.
As hipóteses apontam para ponteira da barra estabilizadora (borracha) e respectiva abraçadeira, que dá-me a ideia de não apertar convenientemente a barra, pelo que já estão ambas encomendas, e na origem, para depois se ouvir estalar de novo, não ficar a pensar "se e se" devido à falta de especificação ou qualidade na compra das referidas peças... Se ficar resolvido, lá para quinta ou sexta, dou confirmação.
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Modo joke on:
Isso é um problema na prensa!
Modo joke off.
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Isso cá para mim deverá ser a rótula axial da caixa de direcção, ou até mesmo no s/ fim da caixa de direcção que apresenta folga..
Isto se na troca de amortecedores que fizeste apertas-te convenientemente a base de topo do amortecedor á torre. ( pois parafusos M8 chave 13 )
Verifica também as borrachas da barra estabilizadora como disseste e lembra-te sempre que trocare borrachas deverás trocar as respectivas braçadeiras tb pois as mesmas apesar de ferro com borracha apresentam sempre desgaste no seu formato. ( parafuso m8 chave 13 com porca soldada ao charriot )
:laugh: :laugh: :laugh:
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Tem artrite reumatóide :smiley:
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tumor nos ovários... :tongue:
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Isso cá para mim deverá ser a rótula axial da caixa de direcção, ou até mesmo no s/ fim da caixa de direcção que apresenta folga..
Quanto à rotula axial da caixa de direcção, como é que posso verificar isso? Virando o volante rapidamente de um lado para o outro com o carro parado?
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Roda levantada e virar a roda com as mãos e olhar para a rótula coaxial junto ao fole da caixa de direcção e ver se tem folga, assim um tipo de vai vem <->. É o chamado tirar a folga.... se é que me faço entender.
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Mas para reparar, tenho que tirar o fole da direcção para fora, não?
EDIT: Já vi que sim. E pelo que parece, até não é muito caro...
http://cgi.ebay.co.uk/Inner-Tie-Track-Rod-Renault-11-83-89-Steering-/120596343371?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item1c141a2a4b (http://cgi.ebay.co.uk/Inner-Tie-Track-Rod-Renault-11-83-89-Steering-/120596343371?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item1c141a2a4b)
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MRC
Mas sentes folga ?
Para reparar tens que ter o carro elevado, roda tirada e desapertas a contraporca do terminal de direcção. De seguida desapertas a porca que prende o terminal terminal á manga eixo ( Chave 17 caixa) depois vais retirando o terminal ( alerto para o facto de ser rosca esq.) cortas as braçadeiras do fole da caixa e retiras o fole.
De seguida viras a direcção para o lado contrário ao que estás a trabalhar e tens uma rótula que prende ao espigão da caixa. Essa rótula tem por norma uma base sextavada que desapertas normalmente e de seguida deves voltar a enroscar a nova. ( caso não tenha base sextavada deves utilizar uma chave de pressão ( chave de grifos) ) De seguida deves sempre deixar bem lubrificado o espigão da caixa e montar pela ordem inversa)
Quanto ao kit de foles( deve rondar os 8 € ) em casas de venda de material, posto isto esqueçe talvez o mandar vir via e-bay etc.
Tou a ver que tens que vir passar uma temporada cá acima para um curso de formação....
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Eu até tenho umas ideias da coisa, mas como nunca toquei em tais elementos, só sei assim por alto e com termos "não adequados". Mas se me pôr a desmontar com tempo e o material necessário à mão, não tenhas duvidas que faço o que for preciso (jeito nunca me faltou, felizmente).
Mas qualquer dia bem combinado, ainda te faço uma visita num sábado para te chatear um pouco com o 11... :D
Adiante, fiquei surpreendido pela positiva (mais uma vez) com a qualidade do material de origem Renault. Pah, há coisas que vale bem a pena dar uns trocos a mais e esquecer a concorrência.
Se vocês vissem a diferença de qualidade entre uma ponteira da barra estabilizadora para o R11, de origem e outra da concorrência, iriam ficar abismados. De comum, apenas o formato, porque ao pegar e apertar uma borracha e outra, é o cu com as calças. A da concorrência é mole e fina, a de origem, o oposto.
(http://img402.imageshack.us/img402/8122/dsc3471cpia.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/402/dsc3471cpia.jpg/)
(http://img42.imageshack.us/img42/5697/dsc3472cpia.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/42/dsc3472cpia.jpg/)
Ficam as refs. para ajudar o próximo, bem como a recomendação em optar pela a origem.
Amanhã a ver se vou trocar tudo e dar a conclusão da coisa.
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Ponteira e abraçadeira mudada, sintomas minimizados, mas ao apertar com ele nas rotudas a virar para a esquerda ainda se ouve um estalinho... Acho que dei com o mal... E parece que não tarda nada estou a mudar a da ponta esquerda, bem como as 2 centrais. :D
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Resolvia-se o mal se não andasses a fazer Rally com essa reliquia, que quer e sopas e descanso nas viagens, não aqueços...
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Comigo ou é bom e aguenta com o que lhe é solicitado (coisa pouca, nunca fui destruidor), ou não é meu.
Ao que interessa, já fui à concorrência comprar as restantes e estas parecem-me razoáveis, e pelos 4 euros que me custaram as 3, acho que vale a pena experimentar.
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Bom dia,
Reparei ontem que a minha scenic está a fazer um "tac tac" no volante, ou seja, sempre que o volante está no centro e é rodado para a esquerda e para a direita sente-se "tac tac" nas maos, nao se ouve nem dentro nem fora do carro apenas se sente nas maos.
Podem dar-me a vossa opinião sobre o que poderá ser!!!!
obrigado a todos
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É provável que seja folga na direcção, já se falou nisso por aqui, é uma questão de procurares nos tópicos sobre este assunto, às vezes basta apertar uns parafusos para retirar essa folga.
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Boa tarde,
Desde já obrigado pela opinião pelo menos vou mais descansado até ao mecanico :)
antes de colocar a questão pesquisei e surgiram varios conceitos e opiniões que por quando dou por mim ja estou a ler problemas completamente diferentes :) ainda me estou a familiarizar com o site desta familia desde já a minhas desculpas.
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No meu caso eram as ponteiras.
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É sempre bom ver várias perspectivas pois podemos estar a pensar que é dum sitio e o problema estar noutro, por exemplo, o barulho que sentes é dentro ou fora do habitáculo? E é um barulho metálico ou plástico? Pode muito bem ser o rotativo do airbag partido.
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Boa tarde,
o "barulho" que sinto é apenas no volante quando ele passa no centro (confesso que quando rodo o volante todo, ou seja quando ele passa a 2º vez no centro nao sei se volta a fazer), mas o barulho nao ouço apenas o sinto nas mãos.
também nao sei se lhe devo chamar barulho ou folga até a sentir "tracção" na direção. é uma questão de 2cm (1cm para cada lado).
Espero que no meio desta confusão que o amigo consiga perceber o que pretendo dizer :huh:
Obrigado
Pedro
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Tens folga de 1 cm para cada lado da direcção??? :lipsrsealed:
Faz o seguinte , põe as rodas a direito e faz o mesmo que se costuma fazer no "apalpa folgas" do ipo, rodas para um lado e para o outro a direcção e olha para a roda, e tenta ver se ela não mexe, se o que rodares no volante for demasiado, é porque deves ter folga na direcção, e ai não sei se tem alguma forma de reduzir essa folga, se tens ou não um parafuso na caixa de direcção que de para regular essa folga.
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boa noite
foram colocado 2 apoios no carro 1 central e um mais pequeno. A direcçao o mecanico viu e disse me que nao era nada demais, embora a tenha testado apenas como carro parado. com os apois melhorou mas continuo a sentir agora ate na manete das velocidadea sinto (caso o motor) solavanque.... Para dar vos um exempo. numa descida com o carro quase parado se for travando o proprio volante parece que tem folga vinda das rodas....!!!!!
Grande confusao que aqui vai...mas é o que se pasa.
Cumprimentos a todos
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Pede ao mecânico para ate mostrar o que ele diz que é uma "coisa de nada" e depois avalias tu se é uma coisa de nada ou não, afinal és tu que vais a conduzir, e é a tua segurança que está em causa.
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Boa tarde pessoal...
Voltei ao mecanico, pesquisou folgas nas rodas em tudo o que havia...conclusao havia um tirante da caixa que estava danificado... O carro está muito melhor embora quando resolvo um aparece outro. ao travar com carro quase parado sinto parece um folga, apenas sinto se tiver as maos no vilante se nao tiver as maos no volante nao se sente nada....
Ao mexer a direcao continuo a sentir um toc de uma folga ( se colocar o pe no ferro que de ser a coluna sinto essa mesma folga que é parecida com uma pancadazinha de nada).
Podem dar-me a vossa opiniao??!?
Ate agora levou: apoio central; 1 apoio pequneo ; 1 tirante
obrigado a todos