Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: steel_man85 em 13 de Maio de 2011, 01:02 am
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Boas noites pessoal
Bem á uns meses atrás os pneus traseiros começaram a ficar carecas apenas do lado interior. houve pessoal que me disse que o sopé traseiro não era possivel afinar..
então fui á renault...colocaram umas anilhas( não sei onde), resultado...
passado um tempo ja se notava o desgaste no sitio oposto,desta x na "zona de fora"
voltei la a renault mas continua tudo na mesma.
alguem ja passou por uma situação identica???
renault 1.5 dci 65cv 2001
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Sim, leva umas anilhas entre o tambor e o eixo para afinar o camber traseiro...
Provavelmente meteram a medida errada. Convem trocar pela medida certa...
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mas é normal colocarem anilhas xmarine??
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É de questionar se o carro já sofreu embates no 2º eixo...
Mas sim é normal colocar anilhas de afinação para alcançar valores
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Boas eu tb sofro do mesmo mal, quando vou a inspeçao os pneus atras ficam a vermelho e as da frente a verde e o inspector diz-me que e normal, ja falei cim varios mecanicos inclusive com os da renault e desseram-me que era normal, mas agora ja estou ver que nao sou o unico a quaixar-se.
cumps
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O desgaste não uniforme de pneus não significa obrigatoriamente que o carro está torto.
Aliás, no Clio II é normal. Tanto atrás, como à frente.
A solução é cruzar os pneus com alguma regularidade - em intervalos de 10 ou 20 mil km.
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Sim, mas (e não querendo ensinar a missa ao padre) é necessário ter cuidado com a rotação pois alguns pneus têm um sentido de marcha definido, logo para passar os pneus de um eixo para o outro, ou se passam para a mesma posição (frente esquerda para traseira esquerda e o mesmo com os do lado direito), ou então implicaria desmontá-los das jantes para efectuar a rotação
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Sim, mas (e não querendo ensinar a missa ao padre) é necessário ter cuidado com a rotação pois alguns pneus têm um sentido de marcha definido, logo para passar os pneus de um eixo para o outro, ou se passam para a mesma posição (frente esquerda para traseira esquerda e o mesmo com os do lado direito), ou então implicaria desmontá-los das jantes para efectuar a rotação
Ai não será só o sentido de rotação dos mesmos que define mas sim o piso dos mesmos. Normalmente e o normal que se faz tenho em conta a maioria dos pneus actualmente a venda do mercado e a simples passagem do eixo frontal para o traseiro, não cruzando. O cruzamento dos pneus deixou de ser necessário tendo em conta o que existe actualmente no mercado.
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No mercado, só há dois tipos de desenho:
- simetrico
- assimetrico
Em ambos os casos pode-se fazer tudo: passar frente-trás e vice-versa, esquerda-direita e vice-versa e cruzar em X.
Lógico que, dependo de cada caso, é necessário efectuar as operações necessárias a assegurar a correcta montagem do pneu.