Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: GeoAir em 15 de Maio de 2011, 11:00 am
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Boas,
Costumo frequentar um forum espanhol de pessoal que tem Scenics e lá começaram a detectar o que eu chamaria problemas crónicos com os motores DCI, não só na gama Scenic mas também em outros modelos que recorrem à mesma tecnologia DCI: Mégane, Koleos e mesmo os Gashqai, envolvendo sempre reparações de alguns milhares de euros.
Do que (pouco) que percebo de mecânica e de algum espanhol, as peças que são mais afectadas são casquilhos(?), bielas (?) etc etc.
Eles (espanhóis) parecem apontar para um problema na bomba de óleo, que com o passar do tempo, começa a perder a capacidade de bombear adequadamente e a deficiente lubrificação dará origem a estes problemas.
O que eu acho estranho é acontecer com pessoal que trocava o óleo com intervalos pequenos e /ou fazia as manutenções na rede.
Não sei se é permitido colocar links para outros fóruns, mas se for depois coloco aqui o link.
Cá em PT há assim relatos de avarias frequentes nos DCI?
Cumps.
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Se fosse só em Espanha... :cry:
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em oeiras nem por isso! :laugh: :laugh: :laugh:vendi o clio dci com 185000km e zero problemas e a megane vai com 116000km e 0 problemas!
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Epah, eu dos que tive contacto, em termos de 1.5, todos eles tiveram apenas "pintelhices"... Anilhas de injectores, bombas de água, coisas simples e normais... Peças internas, rails ou bombas injectoras, nada!
Vai do que cada um estima, em grande parte das vezes... Volta meia vejo com cada arranque parvo mal o motor de arranque roda, que depois admiram-se que "chove". :|
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Epah, eu dos que tive contacto, em termos de 1.5, todos eles tiveram apenas "pintelhices"... Anilhas de injectores, bombas de água, coisas simples e normais... Peças internas, rails ou bombas injectoras, nada!
Vai do que cada um estima, em grande parte das vezes... Volta meia vejo com cada arranque parvo mal o motor de arranque roda, que depois admiram-se que "chove". :|
Não creio que esta situação se deva a mau uso, embora possa também estar ligada a isso ou ser potenciada por isso.
Pelo que já foi descrito há uns tempos por um user daqui que até publicou a situação no FaceBook da Renault Portugal e associando o problema ao que deu origem a este novo tópico, é caso para pensar que nao há fumo, sem fogo.
É curioso que apenas o DCi105 seja afectado, há algum motivo? a bomba de óleo é diferente?
Seria interessante partilhar esse link.
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Boas, só para clarificar algumas coisas:
Eu não abri o tópico por ter um problema na minha GS DCI, apenas abri por que fiquei surpreendido pela situação descrita pelos nossos 'hermanos' e por:
- Transversalidade do problema, uma vez que os problemas relatados por eles não se restringem a uma só cilindrada do DCI, mas a várias;
- Acontece a que sempre fez a manutenção nas concessões;
- Acontece até a quem troca de óleo com intervalos curtos;
- O custo da reparação a quem acontece.
Como li as regras e nada refere à proibição de colocar links para outros foruns renault aqui fica
edit:
Aqui está o link (http://www.foroscenic.com/foros/viewtopic.php?f=5&t=43790)
Cumps
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Isso é perfeitamente "normal".
Se é um fórum de Renaults, esses problemas é natural que apareçam.
E mais, se forem consultar fóruns de outras marcas os problemas também aparecem.
É curioso que apenas o DCi105 seja afectado, há algum motivo? a bomba de óleo é diferente?
Existem vários relatos também do dCi 100, os tristemente famosos 1.9 dCi do Laguna, etc, etc.
Problemas existem em todos os construtores, agora ficarmos todos cheios de medo só porque aparecem na net uma série de relatos sobre problemas nos dCi, nem pensar nisso.
Eu até tenho 1 Renault com um 1.5 dCi, que em quase 1 ano não deu qualquer problema e na empresa são vários Clio e Kangoo (muitas vezes com tratamento à bruta) e estão todos a rolar.
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Esses problemas também estão relatados cá pela casa, com as capas das bielas (ou bronzes) a irem à vida, o que se detecta através de um ruído de metal a roçar com o motor em funcionamento. Pelos vistos é mais comum nas primeiras gerações (1.5 dci sobretudo de 100 cv, mas com algumas ocorrências nos de 80 cv, pelo que tenho lido que os mais recentes de 85 cv e 105 cv não têm tido tantos problemas)
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acho que ha varios casos de 105 cv com esse problema!fiz bem em optar pelo 85cv! :tongue: :tongue:
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se tiverem em conta que é o modelo mais vendido em portugal , é normal que haja mais relatos de problemas ....
se virmos em universo de percentagem , se calhar não chega a 5% das viaturas vendidas a darem problemas ....
é normal que num forum da marca renault encontremos problemas em renault e problemas comuns
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se tiverem em conta que é o modelo mais vendido em portugal , é normal que haja mais relatos de problemas ....
se virmos em universo de percentagem , se calhar não chega a 5% das viaturas vendidas a darem problemas ....
é normal que num forum da marca renault encontremos problemas em renault e problemas comuns
nem mais!!não se ouve falar em problemas no novo delta!! claro, ninguem o compra! logo não dá problemas!LoooooL
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se calhar ao se tentar conhecer um pouco a realidade de outras marcas ou tendo a vantagem de conhecer a realidade de oficinas renault, sabe-se que não é um cenário tão preto como o pintam.
Agora claro, aqui ve-se um ou outro a dizer, tou muito contente com o meu carro, mas quando aparece um problema, frequentando vocês foruns de Renaults é normal que vejam relatos desses.
Vão ver aí oficinas Mercedes com motores abertos ainda com poucos meses, etc.
Todos dão problemas.
:wink:
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O problema da bomba de óleo dos DCI's é crónico e é em todas motorizações praticamente.
É essa a questão que ainda não decidi se ia meter radiador de óleo ou não.
A única razão que vi motores DCI colados foi devido á bomba de óleo avariar e não lubrificar o motor devidamente, isto para alem dos bronzes ( que também acontece nos 105cv's tb )
É um pouco como dizerem que os volantes em pele dos clio3 não se vão começar a desfazer lol
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Boas,
Sim, sem dúvida que os relatos de problemas são e serão muito mais divulgados que a ausência destes; acho que ninguém abriu um tópico de propósito para dizer que "Ei, tenho um dCi com 150k km e ainda não deu problemas" :D
De qualquer modo, há alguma(s) medida(s) preventiva(s) que possa(m) ser tomada(s) de maneira a evitar/minimizar os potenciais problemas?
Cumps.
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O problema da bomba de óleo dos DCI's é crónico e é em todas motorizações praticamente.
É essa a questão que ainda não decidi se ia meter radiador de óleo ou não.
A única razão que vi motores DCI colados foi devido á bomba de óleo avariar e não lubrificar o motor devidamente, isto para alem dos bronzes ( que também acontece nos 105cv's tb )
É um pouco como dizerem que os volantes em pele dos clio3 não se vão começar a desfazer lol
Se fossem de pele, já era muito bom:D
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Boas,
Sim, sem dúvida que os relatos de problemas são e serão muito mais divulgados que a ausência destes; acho que ninguém abriu um tópico de propósito para dizer que "Ei, tenho um dCi com 150k km e ainda não deu problemas" :D
De qualquer modo, há alguma(s) medida(s) preventiva(s) que possa(m) ser tomada(s) de maneira a evitar/minimizar os potenciais problemas?
Cumps.
Há, deixares de pensar que pode dar problemas, fazeres revisões a tempo e horas, usar os óleos recomendados, tomar atenção aos níveis dos mesmos, enfim os cuidados normais.
O trabalho necessário (tempo e dinheiro) para tirar o cárter do motor bem como substituir os bronzes da cambota e algo impraticável, logo deixem-se de se preocupar com essas coisinhas e desfrutam da condução do vosso veiculo.
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Eu estive a falar com um antigo mecanico da renault e o gajo disse me que so o motor de 80 cvs e alguns de 85 cvs e que se escapavam porque os componentes de outros ( 100cvs,105cvs e etc) nao "aguentavam" tao bem como os de 80 e 85 agora se e verdade? Nao sei, pelo menos a minha scenic ja vai com 140k kms e ja feitos por mim quase 20 k kms e agora so tive um pequeno azar mas por culpa do stand nao m ter trocado a bomba de agua de resto de motor ta muito bom
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Eu estive a falar com um antigo mecanico da renault e o gajo disse me que so o motor de 80 cvs e alguns de 85 cvs e que se escapavam porque os componentes de outros ( 100cvs,105cvs e etc) nao "aguentavam" tao bem como os de 80 e 85 agora se e verdade? Nao sei, pelo menos a minha scenic ja vai com 140k kms e ja feitos por mim quase 20 k kms e agora so tive um pequeno azar mas por culpa do stand nao m ter trocado a bomba de agua de resto de motor ta muito bom
Estás vivo? lol
oh Ivo, cuida mas é desse motor que é carro para a vida :smiley:
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Ainda nao morri LOL
Mas pelo menos aquilo que ouvi Ha pessoas a queixarem mais dos motores de 100cvs 105cvs (1.5) e os de 1.9 Ate agora nao ouvi muitas queixas do de 85cvs
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Eu tive um Renault Megane Scenic de 105 cv. Aos 137000 o motor começou a bater e eu parei. O motor teve que ser reparado. Problema: Os bronzes das bielas não têem estrias de encaixe e ao mais pequeno desgaste começam a rodar. Em consequência os aperto das bielas fica froxo. Tratam-se dos motores da série de 2004.
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Boas,
Sim, sem dúvida que os relatos de problemas são e serão muito mais divulgados que a ausência destes; acho que ninguém abriu um tópico de propósito para dizer que "Ei, tenho um dCi com 150k km e ainda não deu problemas" :D
De qualquer modo, há alguma(s) medida(s) preventiva(s) que possa(m) ser tomada(s) de maneira a evitar/minimizar os potenciais problemas?
Cumps.
Há, deixares de pensar que pode dar problemas, fazeres revisões a tempo e horas, usar os óleos recomendados, tomar atenção aos níveis dos mesmos, enfim os cuidados normais.
O trabalho necessário (tempo e dinheiro) para tirar o cárter do motor bem como substituir os bronzes da cambota e algo impraticável, logo deixem-se de se preocupar com essas coisinhas e desfrutam da condução do vosso veiculo.
Pois eu posso afirmar que sempre fiz as revisões a tempo e horas, sempre utilizei os oleos recomendados pela renault (Aliás, as revisões sempre foram feitas numa oficina associada à Renault, apesar de não ser concessionário oficial!) e o meu motor estourou por este mesmo problema aos 150000 Kms. E no meu caso era um 2.2 Dci! Num periodo de cerca de um mês tomei conhecimento de mais uma Espace com o motor 2.2 Dci e tres meganes com o motor 1.5 Dci com a mesma avaria e, consequentemente, com os mesmos valores de reparação! Segundo me disseram, este problema só estará, supostamente, resolvido nos motores de 1.5 Dci de 110CV.
Quanto a não ser praticavel fazer uma reparação preventiva, permitam-me discordar, pois para mim faz todo o sentido efectuar a troca dos bronzes antes destes partirem, até porque, segundo sei, um jogo de bronzes para um 1.5 Dci andará na casa dos 80 e tal euros, e uma reparação de um motor completo anda por volta dos 3000 euros. Tenho a certeza que a mão d'obra para substituir os bronzes não deve ser tão alta quanto isso.
Eu, por mim, se tivesse tido a indicação de que o motor 2.2 Dci tambem sofria deste mal, era o que eu tinha feito.
Aliás, parece que existe um ordem da Renault, ás oficinas que tem reclamado, para efectuarem a verificação deste componente, mas quanto a isso, as pessoas daqui que tem ligações á Renault poderão confirmar, ou não, essa situação.
Só a titulo de exemplo, continuam a aparecer queixas relativamente aos motos 2.0d da BMW por causa das borboletas do colector de admissão, e continuam a sofrer com isso. Eu, no meu, troquei o colector de admissão e não me chateei mais com isso. :happy:
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Eu tive um Renault Megane Scenic de 105 cv. Aos 137000 o motor começou a bater e eu parei. O motor teve que ser reparado. Problema: Os bronzes das bielas não têem estrias de encaixe e ao mais pequeno desgaste começam a rodar. Em consequência os aperto das bielas fica froxo. Tratam-se dos motores da série de 2004.
Bamos Lá a ber se não temos azar sr ivo....
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A lista de problemas do 1.5dCi (motor k9k) são conhecidos:
- cambota frágil (unidades 2002 e 2003) -> defeito fabrico da cambota;
- bomba alta-pressão diesel Delphi com falha devido a limalhas no interior -> defeito fabrico Delphi;
- Bomba de óleo gripa devido á válvula de descarga interna gripar -> defeito de concepção;
- Casos de injectores gripados (casos esporádicos)
- Apoios da cambota (vulgo bronzes) rodam no apoio (unidades 2004/2005). -> defeito de concepção
Claro que como tudo na vida, é preciso ter sorte e fazer uma condução cuidada, pois como diz o povo: ' quem não cuida, não tem'.
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A lista de problemas do 1.5dCi (motor k9k) são conhecidos:
- cambota frágil (unidades 2002 e 2003) -> defeito fabrico da cambota;
- bomba alta-pressão diesel Delphi com falha devido a limalhas no interior -> defeito fabrico Delphi;
- Bomba de óleo gripa devido á válvula de descarga interna gripar -> defeito de concepção;
- Casos de injectores gripados (casos esporádicos)
- Apoios da cambota (vulgo bronzes) rodam no apoio (unidades 2004/2005). -> defeito de concepção
Claro que como tudo na vida, é preciso ter sorte e fazer uma condução cuidada, pois como diz o povo: ' quem não cuida, não tem'.
Em relação a cambota frágil, nunca vi nenhum a dar problemas daí.
Bomba de alta pressão. Os que vi a darem problemas de bomba, andavam com repro bem abusada.
Bomba de óleo...nunca vi nenhum com problemas
injectores, esses vejo muitos. Tanto em problema de demasiado retorno( na parte do bico) como na parte da electrovalvula.
bronzes. ate se vê muito. Principalmente nos carros mais pesados. Scenic, megane. Metem um motor fraco a puxar um peso enorme... alguma coisa tem de ceder. Em clio 2, esse problema é bastante raro.
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O problema da bomba de alte pressão teve o meu dci65cv de 2001. Não tinha repro. Mas tirando isso, nada dos restantes problemas relatados teve. Vendi-o com 224000km's e quem ficou com o meu clio ainda anda bem contente com o carro! :)
Cumps
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Bem... em termos de volantes é pessimo, o meu do RS tá uma miséria :S