Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: dangerepox em 05 de Dezembro de 2009, 14:52 pm

Título: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: dangerepox em 05 de Dezembro de 2009, 14:52 pm
Boas comunidade,

Como é do conhecimento de alguns ando com problemas no meu rolantim. Imaginem quando paro num semafero ... buhhhh..
Ora o problema é o seguinte o meu carro está com as rotações entre as 1900rmp e 2000rmp, ou seja o rolantim está extremamente alto ( Aconselhavel 900rmp )
Automovel em questão: Renault Clio S, Injecção Monoponto, Motor Energy, Cilindrada 1400, Ano:1993

No entanto ja efectuei estas 5 coisas e continua na mesma:
- Ja fiz uma limpeza da injecção utilizando um spray de limpeza de injectores e carburadores. ( Limpeza superficial )
- Mecanico ja tentou dar uma pequena afinação.
- Ja deitei WD-40 nas molas do cabo do acelerador.
- Velas novas.
- Filtro de Ar Novo

Duvida, o que será? Ja me disseram que seria do Micro Motor ( Motor passo-a-passo ) ou da Valvula/Sensor da temperatura que se encontra junto a cabeça do motor.

Alguem que me ajude, ou sabe o que será o problema?
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: Artur em 05 de Dezembro de 2009, 14:59 pm
custa a pegar ?
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: energyprivilege em 05 de Dezembro de 2009, 15:02 pm
Boas comunidade,

Como é do conhecimento de alguns ando com problemas no meu rolantim. Imaginem quando paro num semafero ... buhhhh..
Ora o problema é o seguinte o meu carro está com as rotações entre as 1900rmp e 2000rmp, ou seja o rolantim está extremamente alto ( Aconselhavel 900rmp )
Automovel em questão: Renault Clio S, Injecção Monoponto, Motor Energy, Cilindrada 1400, Ano:1993

No entanto ja efectuei estas 5 coisas e continua na mesma:
- Ja fiz uma limpeza da injecção utilizando um spray de limpeza de injectores e carburadores. ( Limpeza superficial )
- Mecanico ja tentou dar uma pequena afinação.
- Ja deitei WD-40 nas molas do cabo do acelerador.
- Velas novas.
- Filtro de Ar Novo

Duvida, o que será? Ja me disseram que seria do Micro Motor ( Motor passo-a-passo ) ou da Valvula/Sensor da temperatura que se encontra junto a cabeça do motor.

Alguem que me ajude, ou sabe o que será o problema?

FAz o seguinte teste, vais desligar o motor passo a passo que está junto do carburador, depois das a chave, se estiver na mesma com a rotação alta quase de certeza que é isso.

cumps

Cumps
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: dangerepox em 05 de Dezembro de 2009, 15:10 pm
Artur: Não, não custa a pegar, pega normalmente sem problemas.

energyprivilege: O meu carro é de Injecção Monoponto ( Desculpa-me a minha ignorância, mas tipo não estou a ver onde e o que é esse Motor passo-a-passo )
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: energyprivilege em 05 de Dezembro de 2009, 15:13 pm
Faz o seguinte tiras a caixa do filtro do ar fora, vai ficar o carburador a mostra, tira uma foto de cima e do teu lado esquerdo( pa quem está de frente po capot), que mostro-te onde é que ele está.
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: Artur em 05 de Dezembro de 2009, 15:14 pm
então deve ser o regulador electrico do relantim
experimenta dar lhe umas pancadinhas e ve se o relantim baixa ... quase de certeza é isso
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: dangerepox em 05 de Dezembro de 2009, 15:32 pm
Faz o seguinte tiras a caixa do filtro do ar fora, vai ficar o carburador a mostra, tira uma foto de cima e do teu lado esquerdo( pa quem está de frente po capot), que mostro-te onde é que ele está.


Ora aqui estão as fotos amigo.

(http://img709.imageshack.us/img709/6180/051220091187.jpg)
(http://img706.imageshack.us/img706/2197/051220091188.jpg)
(http://img207.imageshack.us/img207/2699/051220091189.jpg)
(http://img509.imageshack.us/img509/7909/051220091190.jpg)

então deve ser o regulador electrico do relantim
experimenta dar lhe umas pancadinhas e ve se o relantim baixa ... quase de certeza é isso

Onde fica ?
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: Artur em 05 de Dezembro de 2009, 17:23 pm
é assim , eu não sei e não tenho a certeza , estou apenas a tentar ajudar .
consultando o dialogys para identificar a peça , os desenhos são antigos ( desenhos das microfichas ) e não é de todo perceptivel para um leigo e marca 2 possiveis peças , consoante o motor .

mas estou inclinado para essa que te marquei na foto
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: dangerepox em 05 de Dezembro de 2009, 18:23 pm
então deve ser o regulador electrico do relantim
experimenta dar lhe umas pancadinhas e ve se o relantim baixa ... quase de certeza é isso
Ja tentei e fica igual, nem mexe na rotação.
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: Artur em 05 de Dezembro de 2009, 18:26 pm
experimenta o do lado contrario , por debaixo da ficha castanha
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: dangerepox em 05 de Dezembro de 2009, 18:44 pm
Ja tive a mexer nisso tudo e nao faz diferença.
Acho que a solução deverá ser comprar um corpo de injecção na sucata...  :undecided:
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: Artur em 05 de Dezembro de 2009, 18:48 pm
agora resta saber se estás a mexer no sitio certo ....

ou se mesmo mexendo não faz nada ....
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: dangerepox em 05 de Dezembro de 2009, 18:58 pm
Sim, foi onde disses-te...
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: Artur em 05 de Dezembro de 2009, 19:05 pm
mas há a hipotese de não ser ai , é o que me parece pelos desenhos que vi no dialogys
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: dangerepox em 05 de Dezembro de 2009, 19:12 pm
Eu a que não sei o que possa ser   :angry:
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: energyprivilege em 05 de Dezembro de 2009, 20:35 pm
Ora bem segundo as tuas fotos, terás que mexer nesta ficha.... assinalada a vermelho, tens que desligar a ficha e limpar com spray de contactos, mas fazes o seguinte, desligas a fichas e metes o carro a trabalhar com a ficha desligada, se ficar na mesma com o relanti alto, o problema estará por ai....


(http://img109.imageshack.us/i/relanti2.jpg/)


Mais uma foto para ver a zona problemática....


(http://img16.imageshack.us/i/relati1.jpg/)
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: dangerepox em 05 de Dezembro de 2009, 20:57 pm
Só por acaso, não consigo visualizar as fotos, mas ja consegui acha-las.

(http://img109.imageshack.us/img109/8237/relanti2.jpg)
(http://img16.imageshack.us/img16/9742/relati1.jpg)
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: dangerepox em 05 de Dezembro de 2009, 21:05 pm
Essa ficha vai directamente ao micro-motor correcto?
Humm.. vou tentar desligar então essa ficha amanha, e fazer uma limpeza.
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: energyprivilege em 05 de Dezembro de 2009, 21:35 pm
Sim, tenta dar uma limpeza a isso, se não resultar, será mesmo disso....

cumps
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: dangerepox em 06 de Dezembro de 2009, 15:27 pm
Ja fiz o teste.
Desliguei as 2 fichas e liguei simplesmente 1, ficou igual.
Desliguei a ultima ficha e liguei directo, ficou igual.
Liguei directo, ficou igual.
Desliguei tudo, ficou igual.

Essas fichas ligam ao micro-motor? Mas aquilo parece ser simplesmente mais uma ficha normal.. não sei como fazer a limpeza..
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: dangerepox em 25 de Dezembro de 2009, 14:08 pm
Boas,

Comprei um motor passo a passo po meu clio s mk1 1.4, devido a esta altura de natal ainda na pude ir ao mecanico, mas no entanto ja me disseram que este motor passo a passo nao dá... podiam me confirmar isso?

(http://img51.imageshack.us/img51/896/251220091198.jpg)
(http://img51.imageshack.us/img51/1232/251220091199.jpg)
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: dangerepox em 14 de Janeiro de 2010, 17:50 pm
Afinal esse motor passo a passo era po clio 2 multiponto, fui trocar a peça e ja me chegou a correcta po mk1 a monoponto.

(http://img696.imageshack.us/img696/9808/140120101214.jpg)

Custou 103€ ...

Amanha vou substituir o motor passo a passo, a valvula de temperatura da cabeça do motor e afinar o cabo do acelerador, espero de uma vez por todas resolver o problema do relanti alto.
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: Artur em 14 de Janeiro de 2010, 23:48 pm
ficamos a espera de saber o resultado
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: dangerepox em 15 de Janeiro de 2010, 00:08 am
Eu tambem, se tudo correr bem, amanha de manha o carro vai a oficina fazer esta manutenção. Se ficar tudo pronto logo a noite ja vos partilho como ficou.
E se der tempo, amanha é dia de IPO ...  :police:

Ja fiz uma revisao neste carro que englobou:
- Rolamentos frontais novos;
- Foles novos;
- 4 velas da NGK;
- Junta da cabeça nova;
- Cilindros de travao traseiro novos;
- Filtro de Oleo;
- Mudança de Oleo;
- Filtro de Ar;
- Kit de mola de alavanca de velocidades;
- Discos Ventilados novos;
- Calços de Travao frontais;
- Mudança de Agua do Radiador;
- 4 pneus novos;
- 4 valvulas novas;
- Equilibramento e acertamento da pressao de ar;
- Alinhamento de Direcção;
- Alinhamento de Farois;

E amanha:
- Motor passo a passo novo da Bosch
- Valvula da Temperatura da Junta da Cabeça;

Após isto tudo terei o carro todo afinadinho e prontinho a ir ao IPO bem descansado.

P.S. Saliento que vou ao IPO com os espaçadores de jantes 2cm , molas da Sparco azuis e perfil de pneu nao averbado no livrete. Seja o que deus quiser, mas aqui nao implicam com isso. Espero vir com a folha verde.

Mas a prioridade Nº1 de momento é afinar o relanti !!
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: Leites em 15 de Janeiro de 2010, 17:26 pm
aqui se fosse assim a ipo era chumbo certo!!
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: dangerepox em 18 de Janeiro de 2010, 19:17 pm
PROBLEMA RESOLVIDO.

Substitui por novo o Micro-Motor ( Motor Passo-a-Passo ) e a Valvula de Temperatura da junta da cabeça do motor.
Resultado: Motor completamente afinadinho, carro nas 700, 800 RMP, sempre certo calmo e sereno. Agora os consumos iram diminuir e o rendimento irá subir.

Amanha por volta das 12:00 penso ir ao IPO. Oxalá a folha verde venha comigo  :azn:
Depois dou noticias.
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: jorgeareias em 11 de Março de 2012, 20:54 pm
amigo ja resolveste o problema do relantin do clio
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: Rui em 11 de Março de 2012, 21:42 pm
Ultima mensagem neste tópico em 18 de janeiro de 2010.
Passaram mais de 2 anos...
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: MaNeL em 11 de Março de 2012, 22:38 pm
E ainda por cima as duas primeira palavras do user que iniciou o tópico são: "problema resolvido".

há cada artista lool
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: RNRF em 27 de Junho de 2012, 19:10 pm
Boa noite

Tenho um clio 1 de 1994 , 1.2 Monoponto que recentemente levou um motor "novo" uma vez que o que tinha gripou. Este novo motor que lhe meteram ( ja desde Janeiro ) supostamente tem 80mil km e realmente até hoje acredito que tenha pois ele tem tido um bom desempenho , com bons consumos , sem fugas .
Nas ultimas semanas tenho reparado que ele tem andado bastante acelerado . Pego nele e mal ligo a ignição ,, as rotações vão super altas e mantee-se assim , por vezes dou um toque no pedal e ele depois reduz , mas outras vezes nao . Nao sei se será coincidencia ou nao , mas por norma isto acontece em dias de maior calor , quando saio de casa pelo fresco da manha normalmente ele está bom , mas quando pego nele a tarde ele está super acelerado e venho quase todo o caminho assim , aliado a isso...o motor ás vezes soluça ( mudei velas á coisa de 3 semanas ) .

Por vezes quando o motor não está acelerado , e eu vou parar para estacionar de marcha atrás , mal meto a mudança traseira ele fica logo super rotacionado , eu acho isto muito estranho !
Será isto algum tubo do alguma problema do sistema de injeção ? Ele anda sempre muito irregular .

aqui têm o aspecto do meu motor :

(http://img232.imageshack.us/img232/4769/fotografiarr.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/232/fotografiarr.jpg/)

Se alguem me pudesse ajudar com alguns conselhos ou sugestões agradecia imenso.

Obrigado
RNRF
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: RNRF em 30 de Junho de 2012, 21:58 pm
O topico ajudou , mas ja está inactivo á mais de 2 anos.
Uma questao , de quem está de frente para o capot do carro , no sistema de injeção , o motor passo a passo está á esquerda ou á direita ? Tanto de uma lado como do outro tem 2 conectores ( pretos ) que me deixam na duvida , eu penso que seja o da esquerda mas confirmem-me por favor.

(http://img99.imageshack.us/img99/9052/clion.jpg)
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: Viagra em 30 de Junho de 2012, 22:07 pm
Estás a ver a ficha laranja aí na foto? Por baixo do cabo do acelerador. O passo a passo está por baixo dessa ficha. O conector deste é que fica para o lado esquerdo.
Até dá para ver nessa foto.
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: RNRF em 01 de Julho de 2012, 02:25 am
e a ficha preta que está á direita está ligada ao que?
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: Viagra em 01 de Julho de 2012, 13:47 pm
E o TPS. Indica a centralina a posicao do acelerador. E o que indica se estas a dar um cheirinho, a meio gas ou a fundo para assim injectar o combustivel de acordo.

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: RNRF em 01 de Julho de 2012, 15:28 pm
Ah bom , não sabia ! Nem sequer sabia que o meu carro
Tinha centralina , mas para ter injecção electrónica tem obrigatoriamente de ter né ?! Nem
Tinha pensado bem nisso. Se tem centralina significa que poderei fazer fazer
Um teste de diagnostico , aonde é o
Conector?
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: Viagra em 01 de Julho de 2012, 16:48 pm
Estas ECU's são fracas. Nada a ver com as ECU's actuais. É uma coisa básica. Poderás ligar o carro numa Renault mas não sei o que conseguirás com isso devido ao facto de serem centralinas básicas.
Os entendidos que se expressem nesse aspecto.
A ECU estará por baixo daquela grelha quando levantas o capot. Tens uma que levantas para colocar liquido para os mijas certo? É a do outro lado. No lado do pendura. Mas aí está a ECU. Para ligares a CLIP é na caixa dos fusiveis por baixo do porta luvas.
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: RNRF em 01 de Julho de 2012, 22:29 pm
Qual a diferença entre ecu e clip ? Desculpa a noobice
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: carlosjcm em 01 de Julho de 2012, 22:33 pm
Clip é a máquina de diagnostico da renault
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: RNRF em 01 de Julho de 2012, 22:48 pm
Ah sim , tem de facto na caixa dos fusíveis uma tomada , já tinha dado
Conta , mas n fazia ideia que seria isso . Então não dá grande informação esta centralina ? Nesse
Caso nem me vou dar ao trabalho então
Título: Re: HELP ME - RELANTI MUITO ALTO
Enviado por: Viagra em 02 de Julho de 2012, 00:00 am
Com um manual adequado ate com um multimetro fazes testes a todos os sensores do carro.
Agora e assim, nao sei o que a CLIP faz mas se la esta a ficha para algo deve ser.
Imaginemos que o problema e no TPS. Este tem de estar, sem pressionar o acelerador, a 0%. Nao quer dizer que seja este valor atenção mas ligando a CLIP e se for possivel ver pelo menos os valores que os sensores enviam a ECU ja e bom. Pela CLIP via-se que o TPS esta fora dos valores e ja e um ponto de partida.
La esta, nao sei o que se consegue saber com a CLIP nestes carros.
Penso que o mestre caçoila tenha CLIP. So ele e quem perceba do assunto te pode ajudar.

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2