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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Amilcar Rocha em 21 de Maio de 2011, 16:06 pm
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Boas,
O meu carro laguna 1.6 16v de 98,
Como sempre tive carros a diesel e os meus dotes de mecânica são muito básicos o funcionamento da gasolina ainda me é estranho. O que me leva a questionar o que pode estar a acontecer para que quando ligo o carro frio este fique com a rpm entre 1500 / 2000, o que me parece anormal, quando o carro esta a temperatura normal volta a ter a rpm que penso ser a normal entre as 700 / 800 embora por vezes fique nas 1000. Já detectei também que por vezes quando paro por exemplo num semáforo as rpm oscilam.
Entretanto numa pesquisa aqui no forum dei com este diy http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4395.0, (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4395.0,) postado pelo Artur. Procedi então a limpeza destas peças mas parece não ter resolvido. Troquei também o filtro de ar.
A questão é há algum teste que eu possa fazer para tentar chegar ao que esta a falhar?
Obrigado, :smiley:
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Em principio, pelos sintomas será problema na sonda lâmbda
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Para mim os sintomas são normais, nada de especial :wink:
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Bem isso de quando o carro está frio e o metes a trabalhar e as rotações ficam mais altas (aí nas 1500rpm) parece-me normal, o meu faz exactamente o mesmo :smiley:
Depois do carro quente, fica aí pertos das 900rpm se não me engano... agora a parte de as rpm oscilarem ja não me parece tão normal... :lipsrsealed:
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Sensor de temperatura do bloco ou sonda lâmbda.
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Sensor de temperatura do bloco ou sonda lâmbda.
Caso seja esse o problema sabes dizer me se da para testar ou só numa oficina?
Nao sei se e relevante mas fiz a limpeza que mencionei em cima, ontem a noite e hoje parece que ainda esta mais acelerado.
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Se tiveres a sonda avariada, avisa, para a trocar nos 4 a gasolina lá de casa que deve estar avariada em todos lool
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Amigos no meu caso do meu 1.4 16v motor e igual ao do laguna 1.6 16v ,ora no meu caso e igual :shocked:
Em frio relatim 1500 e 2000 rpm ,depois temperatura sobe a meio o rpm normalisa ate 750 ou 800 e por veses oxila muito entre 1500 e 2000 ponteiro oxila
Limpei todos sensores,filtro ar novos,corpo admiçao todo limpo,borboleta limpa,filtro de gasolina,velas novas, resumido foi tudo visto e limpo.
Meti novo termoestado e valvula de temperatura para tirar teimas e no fim fas igual LOL
Resumido foi feito 3 testes de diagnostico e resultado 0 erros nao foi encontrado anomalias nehumas.
Todos testes que foram feitos foi em 3 maquinas diferentes.
Tenho alguns amigos que tem estes motores 1.4 16 ,1.6 16v e os sintomas e sempre iguais :grin:
por isso neste aspecto para mi ja e crónico.
espero ter ajudado.
abraços
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Meus caros, todas as hipoteses apontadas poderão estar certas, no entanto deixo aqui tb mais uma e que a meu ver será a mais acertada:
Entradas de ar incorrectas no corpo de admissão.
Pelos sintomas descritos é de certeza uma entrada de ar incorrecta que depois faz com que o calculador responda alterando as rotações .
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Meus caros, todas as hipoteses apontadas poderão estar certas, no entanto deixo aqui tb mais uma e que a meu ver será a mais acertada:
Entradas de ar incorrectas no corpo de admissão.
Pelos sintomas descritos é de certeza uma entrada de ar incorrecta que depois faz com que o calculador responda alterando as rotações .
Parece me uma das opções em ter em conta alem de outras a quais respondi, mas agora volta a colocar a mesma questão a tua solução, como se testa ou regula a entrada de ar? Não e suposto ser automático?
Desculpa a ignorância mas quem não sabe pergunta. :)
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Meus caros, todas as hipoteses apontadas poderão estar certas, no entanto deixo aqui tb mais uma e que a meu ver será a mais acertada:
Entradas de ar incorrectas no corpo de admissão.
Pelos sintomas descritos é de certeza uma entrada de ar incorrecta que depois faz com que o calculador responda alterando as rotações .
Parece me uma das opções em ter em conta alem de outras a quais respondi, mas agora volta a colocar a mesma questão a tua solução, como se testa ou regula a entrada de ar? Não e suposto ser automático?
Desculpa a ignorância mas quem não sabe pergunta. :)
A entrada de ar que ele fala é igual à que eu tinha por causa do o´ring partido como está descrito no DIY, só desmontando o corpo da borboleta é que se dá por ela
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Meus caros, todas as hipoteses apontadas poderão estar certas, no entanto deixo aqui tb mais uma e que a meu ver será a mais acertada:
Entradas de ar incorrectas no corpo de admissão.
Pelos sintomas descritos é de certeza uma entrada de ar incorrecta que depois faz com que o calculador responda alterando as rotações .
Parece me uma das opções em ter em conta alem de outras a quais respondi, mas agora volta a colocar a mesma questão a tua solução, como se testa ou regula a entrada de ar? Não e suposto ser automático?
Desculpa a ignorância mas quem não sabe pergunta. :)
A entrada de ar que ele fala é igual à que eu tinha por causa do o´ring partido como está descrito no DIY, só desmontando o corpo da borboleta é que se dá por ela
Mesmo desmontando o corpo da borboleta pode não ser visivel a olho vivo a inoperancia dos vedantes.
è necessário ver até que ponto não será um vedante que esteja espalmado. de outra forma é tentar influenciar as medidas de ar á admissão.
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[/quote]
A entrada de ar que ele fala é igual à que eu tinha por causa do o´ring partido como está descrito no DIY, só desmontando o corpo da borboleta é que se dá por ela
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Pelo menos quando desmontei a borboleta os orings estavam ok, sem falhas.
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Mesmo desmontando o corpo da borboleta pode não ser visivel a olho vivo a inoperancia dos vedantes.
è necessário ver até que ponto não será um vedante que esteja espalmado. de outra forma é tentar influenciar as medidas de ar á admissão.
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Vedentes!? ao desmontar não vi nenhum vedante alem dos o rings, há mais?
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vedantes/ o'rings ou juntas são a mesma coisa
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Boas,
Hoje fui a Auto Cambota e expliquei o que estava acontecer, ligaram me o carro a maquina e 0 erros, estava tudo normal.
Na altura em que fiz a limpeza ao corpo da borboleta, não substitui os o´rings, mas vou aproveitar o comentário do Caçoilauto "Mesmo desmontando o corpo da borboleta pode não ser visível a olho vivo a inoperância dos vedantes.", e comprar os o´rings para troca los, as tantas tem la alguma falha que na altura não me apercebi.
Uma questão, no caso de ser entrada de ar a mais ou a menos é suposto acusar na maquina? Esqueci me de perguntar isso na Auto Cambota.
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Boas,
Ja mudei os o´rings, e esta a bombar, parece um relógio.
Um dos o´rings partiu assim que o tirei, assim dou razão ao Caçoilauto, a coisas que não vemos a olho nu.
Uma observação, depois de limpar o corpo da borboleta, o carro ainda ficou mais acelerado, ou seja, inicialmente as rpm ficavam nas 1800rpm no máximo enquanto frio e depois de limpar atingia as 2000/2200rpm, a única conclusão que posso tirar e que realmente o pó conserva :laugh: :laugh:
Ainda bem que tudo se resolveu com meia dúzia de euros.
Amanhã posto as fotos do o´ring partido e da referencia dos mesmos.
Concluo com um agradecimento a todos
Obrigado,
:smiley:
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:) diy ?
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Nãoi tirei fotos e não fiz por que já esta um feito com o motor do SCENIC 1.4 que é igual e postado poti Sr. Artur :smiley:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4395.msg95874;topicseen#new (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4395.msg95874;topicseen#new)
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Ainda bem que alguém conclui que o pó conserva. Assim sei que o meu clio vai ser conservado muitos anos tanto por dentro como por fora... :D :D
btw: Ainda bem que tudo se resolveu. O caçoila é o maior :D
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Conforme dito aqui deixo a referencia dos o´rings para o Laguna fase 2 1.6 16v
(http://img845.imageshack.us/img845/2583/img00468.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/845/img00468.jpg/)
Agora os o´rings que estavam danificados
(http://img827.imageshack.us/img827/4274/img00469.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/827/img00469.jpg/)
(http://img94.imageshack.us/img94/6134/img00470.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/94/img00470.jpg/)
Só agora de manhã pude por o carro a trabalhar a frio, nada a ver agora fica certinho. :dance:
Mais uma vez obrigado. :cool:
Ainda bem que alguém conclui que o pó conserva. Assim sei que o meu clio vai ser conservado muitos anos tanto por dentro como por fora... :D :D
btw: Ainda bem que tudo se resolveu. O caçoila é o maior :D
Eu já dei a minha prova, depois de fazer a limpeza o carro ficou mais acelerado e o relantim mais instável, provavelmente depois da sujidade sair abriu mais umas entradas de ar!! :laugh: :laugh:
Mas não deixo de lavar o meu carro, pois fica bem bonito quando todo lavadinho :tongue:
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O que interessa é que está resolvido, bons km's com a máquina, e aguardamos por vê-lo de novo em belém aos sábados.
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O que interessa é que está resolvido, bons km's com a máquina, e aguardamos por vê-lo de novo em belém aos sábados.
Não tem sido por falta de vontade, mas não tem dado mesmo, eu tenho estado a contar e já la vão 4 fds que queria ter ido e não tem dado, mas em principio no próximo estou :)
E mais vez obrigado pela dica,