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Consultorio Juridico => Consultório Jurídico => Tópico iniciado por: Rui em 27 de Maio de 2011, 13:48 pm
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Tema quente e que suscita sempre dúvidas, deixo aqui um esclarecimento do IMTT àcerca do assunto:
Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adotar o seguinte comportamento:
1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.
2 - Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída = 3ª via);
Aproximar-se progressivamente da via da direita;
Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar;
(http://img19.imageshack.us/img19/5430/rotunda.jpg)
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tal e qual como eu faço, só é pena 90 % das pessoas nao fazerem isso....
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espalha isto no facebook a ver se muita gente aprende :smiley:
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Isso é muito bonito, mas a mim já me aconteceu seguir essas regras, e quem vai na faixa exterior não me deixar passar, por ir sair na seguinte a que pretendia. É a maneira correcta, mas a maioria dos condutores não a pratica.
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Eu já vi um policia multar quem circulava na via da esquerda para sair na 2ª saída e conheço quem tenha tido um acidente numa rotunda pelas mesmas razões a quem foi atribuida a culpa do mesmo.
Mesmo quando tirei a carta de mota (há pouco mais de 1 ano) ensinaram-me que para sair na 2ª saída se deve ir pela faixa da direita. Não sei de quando é este artigo mas já tinha visto um parecido e com o mesmo confrontei o instrutor de condução e o que ele me disse foi que se fizesse a rotunda dessa forma chumbava no exame de condução. :huh:
Para mim o que foi apresentado é o mais lógico e que deve ser feito e eu aplico essa regra.
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Se calhar, uma melhor sinalização horizontal fosse uma grande ajuda.
Em Reykjavik, algumas rotundas estão marcadas assim:
http://maps.google.pt/maps?hl=pt-PT&q=reykjavik&ie=UTF8&hq=&hnear=Reiquejavique,+Iceland&ll=64.143103,-21.94784&spn=0.005418,0.021136&t=h&z=16&layer=c&cbll=64.143103,-21.94784&cbp=12,0,,0,0&photoid=po-43639501 (http://maps.google.pt/maps?hl=pt-PT&q=reykjavik&ie=UTF8&hq=&hnear=Reiquejavique,+Iceland&ll=64.143103,-21.94784&spn=0.005418,0.021136&t=h&z=16&layer=c&cbll=64.143103,-21.94784&cbp=12,0,,0,0&photoid=po-43639501)
A imagem não é a melhor, mas é o que se arranja. (reparem na sinalização horizontal ao pé do BMW 5)
Parece que não, mas ajuda muito.
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Este esclarecimento tem menos de 1 mês.
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Isso já é velho como o tanas... Pena que mesmo velho, hajam montes de asnos a fazer à sua maneira (asneira). :S
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Essa é a maneira correcta de circular nas rotundas, mas se não me falha a memória quem circula a direita é sempre quem tem prioridade, pelo que no caso de acidente quem se encontra do lado esquerdo perde a razão. (salvo erro, mas acho que é assim).
Mas com a falta de civismo que se vê por ai ninguém liga a essas coisas INFELIZMENTE!! Aqui em Lisboa basta ir a rotunda do Marques Pombal para ver exactamente como NÂO se circula numa rotunda! :shocked:
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Essa é a maneira correcta de circular nas rotundas, mas se não me falha a memória quem circula a direita é sempre quem tem prioridade, pelo que no caso de acidente quem se encontra do lado esquerdo perde a razão. (salvo erro, mas acho que é assim).
Mas com a falta de civismo que se vê por ai ninguém liga a essas coisas INFELIZMENTE!! Aqui em Lisboa basta ir a rotunda do Marques Pombal para ver exactamente como NÂO se circula numa rotunda! :shocked:
Na rotunda do marquês a ideia é seres mais maluco que os outros... :laugh: :laugh: Convém é não apanhar com um autocarro. :wink:
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Todas as rotundas com mais de 2 faixas são um pincel. :shocked:
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Todas as rotundas com mais de 2 faixas são um pincel. :shocked:
Esta não...
Rotunda da Quinta do Marquês - Oeiras (http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&q=nova&aq=&sll=38.6964,-9.325915&sspn=0.001231,0.002411&ie=UTF8&t=h&rq=1&ev=zo&radius=0.08&split=1&hq=nova&hnear=&ll=38.696549,-9.325979&spn=0.001231,0.002411&z=19)
Atentem bem nos traços...
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Esta é mais uma que sempre suscitou duvidas, tal como a dos triangulos. Mas que ninguem tentava sequer pesquisar ou tentar saber a forma correcta de o fazer.
Ainda hoje um otario quase que me abalroou a sair da rotunda, eu já na faixa direita para sair e o gajo passa-me pela esquerda e atravessa-se-me à frente. Estúpido fui eu que travei a fundo, o capôt do corsa até precisa de desempenar e levar uma pintura. :assobio:
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Eu faço da maneira correcta, mas apanho com cada um...buzinadela que até ferve!!!Não há desculpa!Há quem faça a rotunda toda por fora para sair na ultima saída!
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Essa é a maneira correcta de circular nas rotundas, mas se não me falha a memória quem circula a direita é sempre quem tem prioridade, pelo que no caso de acidente quem se encontra do lado esquerdo perde a razão.
Pelo que já ouvi dizer é isso mesmo... E para provar que o culpado é o da direita só com testemunhas... e mesmo assim não sei não....
Rotundas deve ser dos sitios mais complicados para se bater por causa das burocracias, etc etc etc etc, e depois como cá a justiça funciona assim rápido, andamos com o carro escavacado até que decidam quem é o culpado...
Mas que já ia batendo em rotundas umas vezes à pala dos chicos espertos, isso já...
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O que é mais giro é numa estrada de 2 faixas, que muitos vão na faixa da esquerda e depois dai viram na 1ª saida da rotunda e quem vai na faixa correcta para o mesmo fim tem que travar para não bater.
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O que é mais giro é numa estrada de 2 faixas, que muitos vão na faixa da esquerda e depois dai viram na 1ª saida da rotunda e quem vai na faixa correcta para o mesmo fim tem que travar para não bater.
Isso é o dia a dia... E aqueles que vão na faixa da direita e nos na da esquerda e quando entram na rotunda, fazem-no por dentro e saem logo na primeira?! Já quase fiz um peão numa rotunda por causa desses gajos...
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Esta matéria é muito combatida e falada nos nossos futuros condutores. Fala pratica-se e mesmo assim à pessoas que nao seguem esta regra depois a cacete! :blowup:
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É de facto complicado circular "em rotundas", um exemplo recente que tive foi entrar na faixa da esquerda da rotunda para sair na segunda saída (tinha que descrever 270º), a primeira saída é 180º, vi um taxista no seu bólide que estava para entrar na rotunda (1ª saída), fiz os piscas de acordo e entrei antecipadamente na faixa da direita tal como está no código, só não forcei muito pois já estava adivinhar...
O taxista bloqueia me a passagem, tive que travar para não bater e ainda começa a acenar com as mãos e a insultar, enfim...
Outro erro crasso "das rotundas" é quando normalmente entro na faixa da esquerda para sair numa saída que não a primeira, as pessoas que saem na primeira e vão pela direita, são os donos da rotunda, se calhar os carros andam com defeitos nas direcções, pois não contornam devidamente e ocupam as duas faixas (vão a direito), e sou igualmente forçado travar para não bater.
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Eu ando baralhado. Eu faço como está no artigo, só que um gajo do seguro diz que é sempre por fora ou seja sempre pela faixa da direita independentemente de sair na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª e por acaso a policia também faz a rotunda.
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Pelos vistos o código só se aplica em alguma coisas... :rolleyes:
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Como circular nas rotundas... relembrar não custa:
RTP Como Circular nas Rotundas (http://www.youtube.com/watch?v=e6ZptkeQzH0#)
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Tal e qual como aprendi quando tirei a carta...
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em abril bati com um smart da empresa numa rotunda! eu entrei para a faixa de dentro e antes da minha saida sai para a faixa de fora, e o gajo em quem bati vinha a fazer a rotunda toda por fora e nem ia sair naquela saida!seguradoras deram 50% de culpa a cada um depois de a empresa reclamar porque primeiro deram a culpa toda a mim porque o outro circulava pela direita! falei com policias que me explicaram, que não havia uma regra defenida! e falei com um instrutor que me disse que ele e os alunos dele faziam da mesma maneira que eu mas que não havia nenhuma lei a obrigar o mesmo!!
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Tema quente e que suscita sempre dúvidas, deixo aqui um esclarecimento do IMTT àcerca do assunto:
Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adotar o seguinte comportamento:
1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.
2 - Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída = 3ª via);
Aproximar-se progressivamente da via da direita;
Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar;
([url]http://img19.imageshack.us/img19/5430/rotunda.jpg[/url])
Relativamente a este assunto, digo-vos o seguinte, quem circular sempre por fora, perante as autoridades se bateres e andares por fora a culpa nunca é tua.
Não sei se me fiz perceber.
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Tema quente e que suscita sempre dúvidas, deixo aqui um esclarecimento do IMTT àcerca do assunto:
Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adotar o seguinte comportamento:
1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.
2 - Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída = 3ª via);
Aproximar-se progressivamente da via da direita;
Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar;
([url]http://img19.imageshack.us/img19/5430/rotunda.jpg[/url])
Relativamente a este assunto, digo-vos o seguinte, quem circular sempre por fora, perante as autoridades se bateres e andares por fora a culpa nunca é tua.
Não sei se me fiz perceber.
Perente as seguradoras se beteres por circular por fora a culpa é tua!
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Errado, tas a ver o carro vermelho, se tu fores o carro vermelho e a tua intenção é de virar na terceira e eu que vou por dentro virar na segunda, se tu me bateres a culpa é minha pois não vinha encostado á direita.
:rolleyes:
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Que confusão :S Eu faço sempre como no vídeo indica!
Sinceramente já não me lembro o que aprendi na escola, já lá vão uns anos bons...
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è engraçado, o codigo diznos uma coisa, mas defende quem faz mal, por amor de deus.
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as rotundas é muito complicado quando se bate dentro delas.
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boas pessoal
embora o assunto tenha barbas brancas, segundo (penso eu) um entendido na matéria a explicação é simples.
segundo o códogo da estrada deves circular o mais á direita possivel salvo essa via esteja ocupada.
a "lei" de circulação dentro das rotundas na pratica era andares o mais á esquerda possivel.
Ora uma contradição. logo não pode ser vinculativa, o imtt divulga para sabermos que fizeram o trabalho deles.
Dai para terem razão sempre por fora, para serem bons condutores por dentro.......
vale o que vale :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
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Acho que a lei é vista de maneiras diferentes por cada um. :D
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Para mim o que diz na lei é o que tem mais sentido e acho que os seguros e essas tretas deviam de olhar para a lei e não inventar coisas contraditórias.
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Vejam este modelo de rotunda em Oeiras-Sassoeiros:
(http://img689.imageshack.us/img689/5182/rotundab.jpg)
Para quem quiser ver no google maps, 38.696631,-9.325989
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bem feita a rotunda. assim evitam-se aqueles que andam por fora...e dão voltas completas às mesmas...
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Deveriam ser todas assim.
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Nesta rotunda não existe a "mama" de circular pela direita, se o fizerem saem na próxima saída!
Se quiserem saír numa saída que não a primeira, têm de ir passando para a faixa da esquerda, onde não está ninguém a circular!
É muito simples e resolve o problema. Não percebo porque não adoptam este sistema noutros sitios!
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Eu conheço essa rotunda e minha mãe na altura teve que sair logo na primeira saída pois pensava que era uma rotunda normal :laugh:
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Vejam este modelo de rotunda em Oeiras-Sassoeiros:
([url]http://img689.imageshack.us/img689/5182/rotundab.jpg[/url])
Para quem quiser ver no google maps, 38.696631,-9.325989
Na minha terra. Existe à anos e funciona muito bem.
E só não funciona melhor por causa da saída a sul da foto que tem uns semáforos a 100m, provocam filas em hora de ponta para dentro da rotunda.
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Que eu saiba é única em Portugal - corrijam-me se estiver enganado - e é a única rotunda bem feita - delineada - que eu conheço
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Um video que demonstra como não circular em rotundas, looool
Entar/Circular/Sair nas Rotundas (http://www.youtube.com/watch?v=JfuGoKrUWlA#)
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Achei curioso o senhor da Associação das Escolas de Condução a criar problemas numa estrada pública. :angry:
Na rotunda do Marquês já não se atreveu, era capaz de correr mal...
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Z1gZa, muita atenção à circulação dentro das rotundas, o que ele fez, está dentro das normas, pois para saíres na 1ª ou 2ª saída deves ir na faixa mais à direita, 3ª e restantes, vais na faixa da esquerda, e quando estiveres a chegar à saída anterior à que vais utilizar mudas para a faixa à direita, para depois então saíres, e não fazer as rotundas a direito como normalmente se faz. Depois o 2º ponto mais importante, se formos num carro ligeiro, pois num pesado, ou tens uma rotunda bastante larga para poderes ir para a faixa da esquerda ou então que remédio tens tu de a fazer sempre pela faixa da direita, porque se não, passas por cima da rotunda, não te esqueças que o camião não se dobra ao meio :laugh:
Quanto às outras situações, não me prenuncio.... na passagem estreita... foi um bocado bruto..... mas em fim....
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Errado. Sempre pela faixa de dentro quando não é na primeira saida que vais sair. Após a saida anterior na rotunda, é que poes te chegar para a faixa da direita para saires na saida seguinte.
Mais info:
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_CirculacaoemRotundas.pdf (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_CirculacaoemRotundas.pdf)
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Eu fiz exame de condução não à muito tempo e foi essa a informação dada :wink: agora tudo também depende do tamanho da rotunda, e a que distancia estão umas saídas das outras. Mas Henrique o código diz isso, mas na prática foi como eu disse, porque mal entras na rotunda praticamente já estás a passar a 1ª saída, tal e qual o que o instrutor me explicou, claro que se for numa rotunda tipo marquês do pombal ou outra do género, é totalmente diferente das outras 99,99% das rotundas.
Agora gostava de ver vocês a fazerem rotundas como diz o código com camiões de 10 metros :laugh: Sem tombar carga nem a pisar passeios :laugh:
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Eu em 2007/8 quando tirei o codigo, foi assim que aprendi e corresponde com o que diz no IMTT... no entanto, ao que li ai nesse link parece que existe umas excepções quando à muito transito por exemplo.
Mas sim, concordo que um camião tudo seja diferente..
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Em 2006 a regra era exactamente essa...
No entanto e como em muitas outras regras, na prática nunca se faz 100% do que aprendemos... :assobio:
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A mim estão a ensinar como o Rodinhas diz. Achei estranho pois sempre ouvi que a faixa da direita é apenas para quando vamos sair da rotunda.
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A mim também me explicaram como disse o rodinhas e ja tirei a carta em 2002.
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loool por acaso estava mesmo a pensar nisso, renaultTurbo, chamar-te "à cabine do som", para vires explicar como é que te estão a ensinar na escola de condução, por causa das duvidas :laugh:
Se pensarmos bem , tem toda a lógica, porque se entramos na rotunda, é porque não vem ninguém nela, depois vamos para a faixa da esquerda e voltamos logo para a da direita porque passamos já pela saída anterior à nossa??? tem toda a lógica ficarmos logo na faixa da direita para sairmos na 2ª saída.
(http://img843.imageshack.us/img843/5430/rotunda.jpg) (http://img843.imageshack.us/i/rotunda.jpg/)
Como se pode ver na imagem da rotunda de coruche, que tem 2 situações interessantes, 2 faixas a entrar dentro da rotunda que por sua vez também tem 2 faixas.
A linha a vermelho é como ensinam nas escolas de condução, pois lá diz o codigo que devemos circular sempre na faixa mais à direita, e por isso na entrada da rotunda vamos na faixa mais à direita, e seguimos sempre pela faixa mais à direita quer para sair na 1ª quer na 2ª saída.
A linha verde é como diz o código, vamos para a faixa mais À esquerda e assim que passarmos a ultima saída vamos para a faixa mais à direita para depois sair. Não tem qualquer lógica quando aplicada na prática.
A linha azul é como fazemos na prática. :tongue:
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Ei rodinhas, a linha azul so e faz quando estamos sozinhos na rotunda e quando ela é pequena para ser assim "cortada" :laugh: :laugh:
Mas, tal como me disseram na faculdade quando terminei o meu curso: aplica-se uma percentagem infima daquilo que nos ensinam...Tanto na estrada como na vida profissional...
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ou não! :laugh: depende de muitos factores, velocidade a que vais, que veiculo vai dentro da rotunda, localização dele e velocidade etc, etc, etc
Mas na prática é isto que se vê muitas vezes (demasiadas) nas rotundas, quer tenha carros quer não, estou farto de ver xicos espertos a querem-se enfiar na saída à bruta, eu também não sou nenhum 0:))
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Nenhum de nós é 0:))...E eu tenho uma rotunda com 3 faixas aqui bem perto de minha casa que o pessoal gosta bastante de cortar: a saida que é mais usada, em cada 10 carros que passam na rotunda mais de metade corta de dentro para fora...
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Mas por exemplo o meu instrutor diz por vezes para fazer por dentro para a 2ª saida, se a primeira saida tem duas faixas ele manda-me fazer por dentro.
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Isso das rotundas tem muito que se diga. Uns sitios diz uma maneira, outros de outra.. conforme a situação é de uma maneira, conforme a outra é de outra.
Lembro-me que uma vez uma amiga minha que tirou carta depois de mim, aprendeu da forma como o Sls diz...
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ah!!! e uma coisa muito importante a ter em conta nas rotundas, quando vão na faixa da esquerda na rotunda e querem sair tem que dar prioridade a quem se apresenta pela vossa direita. O que torna ainda mais complicado a forma de as fazer, e todo o cuidado e pouco quando circulamos nas rotundas.
No que toca a pesados, (o pessoal dos ligeiros) tem que ter em atenção que muitas das vezes os pesados nao conseguem fazer as rotundas pela faixa mais a esquerda por inumeras razões, mesmo que saiam na 3a ou 4a saida tem que fazer a rotunda sempre pela direita, e nessas situações o pessoal dos ligeiros tem que ser mais tolerante.
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Como o rodinhas disse muito bem, sempre que se bate numa rotunda o culpado é o que está por dentro, ou seja só se deve andar pela faixa exterior. Somos uns grandes animais se fizermos isso mas poupam-se dores de cabeça.
Eu de mota já ia levando uma pazada porque ia sair na 2ª então fui por dentro e o menino que ia por fora só ia sair na 3ª. Desde daí de mota é sempre por fora, de carro continuo a fazer como "manda o código".
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Resumindo, salve-se quem puder!
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Normalmente e sempre que as condições o permitem, quando é para ir em frente, virar à esquerda ou inverter o sentido de marcha, faço da maneira que poupa mais o carro e de modo despachado, ou seja, entrada na rotunda o mais à direita possível, e dentro da rotunda o mais à esquerda possível... Chega a haver rotundas que nem viro o volante. Não é como manda a lei, mas como isto aqui é rotundas por tudo quanto é cruzamentos e ninguém me paga o desgaste superior da suspensão do lado direito, é como prefiro fazer.
Mas isto sou eu que não sou um bom exemplo, aliás, rotundas é o ponto fraco da minha condução, tanto que volta e meia levo penduras que procuram pelo pedal do meio... Mas há por aqui piores que eu! :P