Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Hardcore em 28 de Maio de 2011, 00:34 am
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Pois é... hoje a noite eis que me meto no meu bote com a mulher e o filho para ir jantar e dar uma volta, quando começa a acender as ditas luzes... 1º de forma intermitente depois acabou por ficarem sempre acesas.
Depois de chatear um amigo aqui do forum para uma opinião, segui viagem e o que é facto é que depois de uns KM´s as luzes acabaram por se apagar... agora, será que era a bateria com pouca carga, visto que tenho andado pouco nele ultimamente? Será que é o alternador a entregar a alma ao criador?
Fiz ainda uns km com o carro e as luzes nunca mais acenderam, mas agora fiquei de pé atraz com o charuto.
A meio do percurso, antes de se terem apagado as luzes, pareceu-me sentir um cheiro a queimado, mas já nem sei se era mesmo ou se era "psicologico"....
Alguém já passou por um episodio semelhante?
Abraço!
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Quando, no Laguna, o alternador entregou a alma ao criador este apresentava a mensagem "Defeito de carga"... De resto nunca tive tal sintoma na Megane.
Cumps
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lembrei me agora que o teu é um 1.9 , verifica a poli do alternador e da cambota que por vezes desvulcanizam . depois manda verificar o circuito de carga de bateria
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lembrei me agora que o teu é um 1.9 , verifica a poli do alternador e da cambota que por vezes desvulcanizam . depois manda verificar o circuito de carga de bateria
Artur, isso quer dizer o quê.....
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lembrei me agora que o teu é um 1.9 , verifica a poli do alternador e da cambota que por vezes desvulcanizam . depois manda verificar o circuito de carga de bateria
Artur, isso quer dizer o quê.....
As polies do alternador e da cambota em vez de serem em aço maciças são em aço na zona de contacto com a correia e em borracha vulcanizada na zona de aperto (centro). Logo se a borracha desvulcaniza, as mesmas ganham folga por serem feitas no aperto por um material maleável em vez de maciço.
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I see, i see... ou seja, a dita folga poderá causar o não carregamento ou carregamento incorrecto da bateria? É isso?
A solução é economica? É que nas ultimas 2 semanas já gastei mais de 600€ no carro e já estou a fazer contas de cabeça!!!!
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I see, i see... ou seja, a dita folga poderá causar o não carregamento ou carregamento incorrecto da bateria? É isso?
A solução é economica? É que nas ultimas 2 semanas já gastei mais de 600€ no carro e já estou a fazer contas de cabeça!!!!
A dita folga faz com que a correia patine, não rodando a polie montada no veio do alternador. Não sei os preços da polie mas lembro-me de ter lido que é relativamente acessível o preço da peça em questão. Há que adicionar mão de obra para chegar lá!
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I see, i see... ou seja, a dita folga poderá causar o não carregamento ou carregamento incorrecto da bateria? É isso?
A solução é economica? É que nas ultimas 2 semanas já gastei mais de 600€ no carro e já estou a fazer contas de cabeça!!!!
A dita folga faz com que a correia patine, não rodando a polie montada no veio do alternador. Não sei os preços da polie mas lembro-me de ter lido que é relativamente acessível o preço da peça em questão. Há que adicionar mão de obra para chegar lá!
Não tenho a certeza, mas penso que num outro tópico em que o problema era em tudo semelhante (caso da polie), falou-se na escolha de uma polie da concorrência devido a ser toda em material metálico...
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Boas!
Obrigado pelas respostas.
De manhã fui a oficina e o electricista esteve a medir com um voltimetro e está tudo dentro dos valores normais. Ele falou desse problema que é conhecido nestes carros e esteve a ver e não há qualquer folga na poli.
Entretanto já fiz umas dezenas de km e até agora 5* ao menos que continue assim....
Se houver novidades deixo aqui a "posta"...
Abraço e obrigado a todos.
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se está tudo bem , para mim , associo a pouca carga devido ao carro ter estado parado e a noite com luzes acesas e todos os acessorios , acusou pouca carga , o carro andou , carregou e tudo ok
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se está tudo bem , para mim , associo a pouca carga devido ao carro ter estado parado e a noite com luzes acesas e todos os acessorios , acusou pouca carga , o carro andou , carregou e tudo ok
Pois, foi precisamente esse o pensamento que me ocorreu, nem mais nem menos... vamos ver como se comporta nos próximos dias, ainda por cima vai ficar parado mais uns dias porque vou para fora e levo um dos da empresa.
Depois se se passar alguma coisa "estranha" digo aqui.
Abraço!
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I see, i see... ou seja, a dita folga poderá causar o não carregamento ou carregamento incorrecto da bateria? É isso?
A solução é economica? É que nas ultimas 2 semanas já gastei mais de 600€ no carro e já estou a fazer contas de cabeça!!!!
A dita folga faz com que a correia patine, não rodando a polie montada no veio do alternador. Não sei os preços da polie mas lembro-me de ter lido que é relativamente acessível o preço da peça em questão. Há que adicionar mão de obra para chegar lá!
Não tenho a certeza, mas penso que num outro tópico em que o problema era em tudo semelhante (caso da polie), falou-se na escolha de uma polie da concorrência devido a ser toda em material metálico...
A concorrência dispõe de 2 polies diferentes para as mesmas situações.
1º toda metalica identica à original que leva a borracha.... Minha opinião.... esqueçam pois vai fazer bastante barulho.
2º polie de embraiagem (tipo a do grupo VAG) para substituir a original, ou seja, nem sequer são parecidas, mas substitui e é relativamente melhor, embora relativamente mais cara
Abraço
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I see, i see... ou seja, a dita folga poderá causar o não carregamento ou carregamento incorrecto da bateria? É isso?
A solução é economica? É que nas ultimas 2 semanas já gastei mais de 600€ no carro e já estou a fazer contas de cabeça!!!!
A dita folga faz com que a correia patine, não rodando a polie montada no veio do alternador. Não sei os preços da polie mas lembro-me de ter lido que é relativamente acessível o preço da peça em questão. Há que adicionar mão de obra para chegar lá!
Não tenho a certeza, mas penso que num outro tópico em que o problema era em tudo semelhante (caso da polie), falou-se na escolha de uma polie da concorrência devido a ser toda em material metálico...
A concorrência dispõe de 2 polies diferentes para as mesmas situações.
1º toda metalica identica à original que leva a borracha.... Minha opinião.... esqueçam pois vai fazer bastante barulho.
2º polie de embraiagem (tipo a do grupo VAG) para substituir a original, ou seja, nem sequer são parecidas, mas substitui e é relativamente melhor, embora relativamente mais cara
Abraço
Essa segunda polie com embraiagem que falas também existe na Renault. No Laguna do meu pai, colocaram uma dessas aquando da reparação que tiveram que fazer ao motor...
Cumps.
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Correcto, é a "very last" actualização ;) Mais fiável que a vulcanizada em borracha
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Para já continua sem "luzes encarnadas" acesas... vamos ver se continua assim.
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Boas!
É oficial, a poli do alternador berrou.... fiquei apeado algures perto da Terrugem..... acendeu as luzes e comecei a sentir um cheiro a queimado, parei numa estação de serviço da Repsol e mal abro o capôt sai uma fumarada que até me assustei....
Em principio foi a poli que "empancou" e a correia continuou sempre a rodar, só amanhã vou falar com o mecânico e ter o prognostico completo.
Ta-me a correr mal o Megas nestes últimos tempos, a ver se muda a sorte...
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Isso anda complicado... :rolleyes: Boa sorte com isso! :smiley:
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Isso anda complicado... :rolleyes: Boa sorte com isso! :smiley:
Pois, se continuar a ter que andar a gastar dinheiro assim, vou ter que começar a fazer contas a vida!!!!
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lembrei me agora que o teu é um 1.9 , verifica a poli do alternador e da cambota que por vezes desvulcanizam . depois manda verificar o circuito de carga de bateria
se não estou em erro , custa 200 e muitos euros mais iva para o 1.9
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:shocked: Bolas que é caro!!
Mas podia ser pior...se a correia partisse, pois há aquelas que quando partem tem a mania de se "enrolar" com a da distribuição e a asneira é grave...
Melhor sorte com isso.
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Boas!
Tive agora na oficina, foi a poli da cambota que desvulcanizou... preço por volta dos 50€ + IVA + correia.
Preços dentro do que eu estava a espera, pelas pesquisas que entretanto fui fazendo na net desde que aconteceu pela 1ª vez, as luzes não acendem só porque lhes apetece, alguma coisa tinha que ser, se não deu o berro naquela altura, mais tarde ou mais cedo ia acontecer, e foi mesmo.... como tal fui-me preparando....
Logo já devo ter a sucata nas unhas outra vez, depois deixo aqui o feed-back....