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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: urui em 07 de Junho de 2011, 23:28 pm
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Pois bem, os esguichos do meu clio deixaram de funcionar, diagnostico: bomba dos esguichos entregou a alma ao criador.
Vamos então trocar a mesma, a operação é simples.
Segue um DIY para ajuda de problemas iguais.
Este DIY poderá ser usado em parte, quer para aceder ao motor das escovas limpa vidros e ao motor da ventilação da sofagem.
Nesta imagem podemos localizar o deposito, local também onde se encontra a bomba dos esguichos.
Como percebemos, esta encontra-se debaixo da grelha, é preciso então chegar lá.
(http://img32.imageshack.us/img32/435/dsc06607dz.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/32/dsc06607dz.jpg/)
A primeira coisa a sair são os braços das escovas, velantamos as protecções/guarnições que escondem as roscas/porcas (vamos chamar-lhe porcas daqui para a frente lol), vamos retirar estas utilizando uma chave de bocas ou um roquete nº 13.
(http://img62.imageshack.us/img62/8500/dsc06609k.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/62/dsc06609k.jpg/)
Após retirar a porca "basta" puxar para cima o braço da escova para sair, mas como é normal estas estão oxidadas, é aqui que entra o martelo lool, para ajudar a sair podem dar-se PEQUENAS pancadas no topo do parafuso, o uso de WD40 ou outro do genero também ajuda.
(http://img268.imageshack.us/img268/5035/dsc06611o.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/268/dsc06611o.jpg/)
Após a remoção dos braços das escovas vai ficar assim
(http://img849.imageshack.us/img849/8732/dsc06612.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/849/dsc06612.jpg/)
Depois retiramos a borracha, basta pegar numa das pontas e puxar para cima, facil!
(http://img39.imageshack.us/img39/963/dsc06613d.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/39/dsc06613d.jpg/)
Agora é a parte em que se retira 2 molas. uma de cada lado, direito e esquerdo, para isso podemos utilizar uma pequena chave de fendas.
(http://img801.imageshack.us/img801/2076/dsc06615nw.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/801/dsc06615nw.jpg/)
(http://img17.imageshack.us/img17/8056/dsc06614u.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/17/dsc06614u.jpg/)
Após ter retirado as molas, basta do lado contrario ao vidro levantar e puxar para baixo a grelha, vai sair muito facilmente.
E voilá, cá está o bicho
(http://img560.imageshack.us/img560/4592/dsc06616dv.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/560/dsc06616dv.jpg/)
Para retirar a bomba do deposito basta puxar a mesma para cima, sai com facilidade, devem ter cuidado com o orringue de borracha que serve para vedar a bomba com o deposito, normalmente fica agarrada ao deposito.
Retirar os tubos da bomba velha, colocar na nova, assim como ligar a ficha, para encaixar basta empurrar no orificio.
Experimentar antes de voltar a montar e depois montar novamente de forma inversa.
(http://img29.imageshack.us/img29/2399/dsc06619ng.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/29/dsc06619ng.jpg/)
Eu aproveitei para retirar o deposito para o lavar, basta desapertar este parafuso e retirar o deposito, é apenas seguro por este parafuso, do outro lado é de encaixe.
(http://img163.imageshack.us/img163/9838/dsc06620ih.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/163/dsc06620ih.jpg/)
(http://img17.imageshack.us/img17/7485/dsc06621v.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/17/dsc06621v.jpg/)
Lavei o deposito utilizando brita, não utilizei areia pois como é pequena, se não sair toda pode estragar a bomba indo para dentro dela.
Brita, agua e muita agitação!!
Aproveita para fazer uma nova esponja, pois a que tinha já parecia papel.
(http://img848.imageshack.us/img848/723/dsc06626j.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/848/dsc06626j.jpg/)
(http://img204.imageshack.us/img204/3879/dsc06629y.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/204/dsc06629y.jpg/)
Feito!!! voltar a montar tudo pela ordem inversa.
Espero ter ajudado, dei-me algum trabalho, mas também me deu gozo fazer este DIY.
A baixo deixo 2 fotos de elementos que estão por baixo da grelha em que se pode utilizar este DIY, o motor das escovas e o motor da sofagem.
Abraço a todos.
(http://img6.imageshack.us/img6/4427/dsc06617l.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/6/dsc06617l.jpg/)
(http://img845.imageshack.us/img845/3856/dsc06618v.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/845/dsc06618v.jpg/)
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Excelente DIY!
Bom trabalho :wink:
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bom diy , já agora , não esquecer de ao colocar as escovas , verificar se ficaram no local correcto para não baterem na chapa apos varrimento
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bom diy , já agora , não esquecer de ao colocar as escovas , verificar se ficaram no local correcto para não baterem na chapa apos varrimento
Sim convem ver o local em que estão no inicio e depois voltar a por no mesmo sitio, depois apertar não estupidamente, mas não seixar mal apertado...se não acontece como uma vez me aconteceu numa expresso, limpou o vidro, a chapa e o espelho, saiu pro lado. Foi rir de morrer e conduzir uns 5 km com a cabeça de fora e a chuver bem. looool
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Bom DIY Tó! :D
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quando queres até fazes algo de jeito :)
Bom DIY
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Olá!
Parabens pelo DiY. Muito bom.
Abraços!
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Só tenho uma coisinha a apontar ..... A parte em que referes do bater na cabeça do parafuso com o martelo..... Hummmmm
Não aconselho :
1º não tem resultados visto que estás a dar impacto num objecto que está estanque à carroçaria ( braços do motor do limpa-vidros) quando o que pretendes soltar é o que já se encontra solto apenas unido por oxidação ( braço)
2º poderás muito facilmente danificar a rosca do perne e depois é sem remédio....
Desta forma recomendo o uso de um saca para o efeito após aplicação de um removedor de ferrugem ( tal como fizeste bala etc...)
de resto gostei do DIY... Acho que estás mesmo lá ( TÓ ) :laugh: :laugh: :laugh:
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Porreiro o DIY.
Afinal o Tó és tu? :laugh:
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Só tenho uma coisinha a apontar ..... A parte em que referes do bater na cabeça do parafuso com o martelo..... Hummmmm
Não aconselho :
1º não tem resultados visto que estás a dar impacto num objecto que está estanque à carroçaria ( braços do motor do limpa-vidros) quando o que pretendes soltar é o que já se encontra solto apenas unido por oxidação ( braço)
2º poderás muito facilmente danificar a rosca do perne e depois é sem remédio....
Desta forma recomendo o uso de um saca para o efeito após aplicação de um removedor de ferrugem ( tal como fizeste bala etc...)
de resto gostei do DIY... Acho que estás mesmo lá ( TÓ ) :laugh: :laugh: :laugh:
As pancadas, ou melhor, toques com o martelo são mesmo muito pequenas e no topo do parafuso, é apenas para fazer vibrar a junção das duas peças, pois, eu como muito outros não tenho um saca em casa.
Se eu sou o Tó?? ya...posso ser!!! O que faz do MRC a minha put* :kiss: :laugh: :laugh: :laugh:
Estou só na brincadeira contigo rapaz...toda a gente sabe que tu...bem, és o que és!!!
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Muito bom DIY, eu no meu Megane ja tive também que mudar a bomba e é um pincel do camandro.... é no parachoques da frente do lado dto e de muito dificil acesso...
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tenho um dci 2004 e esta semana deixou de injectar agua com deposito cheio e ouve se motor , na frente e atras, será a bomba de esguincho ? :S vou ver se faço isto para ver como está, pode ser sujidade :assobio:
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Bom DIY.
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Ficou nice, grande ajuda.
Esse motor de esguicho parece ser o FEBI 24341, algo carote, ronda os 37€ pvp+ iva.
Mas se o de origem for mais caro, aconselho a comprarem febi ( atençao que nao venho fazer publicidade ) mas lá dentro vem original :wink:
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Boas malta
Antes de mais obrigado pelo post(apesar das imagens já não estarem disponíveis) :s
Venho desenterrar este post, pois o meu Clio III ontem ao chegar a casa(já não me recordo se estava ou não a chover), começou a cheirar bastante ao queimado!!! Na altura não consegui perceber de onde vinha o cheiro! Hoje, todo contente com a manhã solarenga, tinha o vidro meio sujo, e decidi limpa-lo puxando o respectivo manipulo para trás que permite além de activar as escovas, esguichar água! Mas nada aconteceu! :s nem escova nem água!
Terá sido a bomba que morreu? Nem sequer ouço o motor a puxar pela água! No entanto, se activar apenas as escovas, puxando o manipulo para baixo, elas funcionam!
Fazem ideia do valor aproximando da bomba de água?!
Cump. e obrigado
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Boas Adore.
Na altura no meu Clio II PH I tive que mudar esta bomba de água e foi ~15€.
Estive à procura já agora para o Clio III dos 15€ e o tamanho é muito similar à do Clio II (salvo erro só as fichas é que são diferentes).
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Isso é problema na manete, se as escovas não funcionam nessa posição e na outra já funcionam é porque o problema é da manete.
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http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10488.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10488.0)
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Obrigado a todos :)
(as imagens já não estão disponíveis :s)
Mas duvido que seja problema no manípulo/manete, pois estava a funcionar bem! E seria coincidência a mais o cheiro a queimado! O funcionamento das escovas com aquele movimento da manter, só deve ocorrer quando a bomba é activada, como nada acontece, as escovas também não se acionam(digo eu que não percebo nada disto)! Muitas das vezes quando está a chover, mas pouco, nem chego a activar a escovas em movimento constante, à medida que vou precisando, puxo a manter para trás. Se calhar não convém fazê-lo!
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Não, a manete dá sinal À uch que por sua vez dá sinal À bomba de agua e ao limpa-vidros.
O cheiro a queimado sentiste dentro ou fora do carro?
Sempre podes verificar se chega corrente À bomba de água.
Não há nada que avarie sem que antes tenha estado bom :laugh: :laugh:
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O cheiro a queimado vem mesmo da manete. Desmonta isso que é fácil
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Foi mesmo dentro do carro
Obrigado :)
Mas mau contacto não será, caso contrario iria ter dificuldade nos últimos tempos, em activar o esguicho! Tem forma do manipulo queimar?
Logo ou amanha a ver se desmonto
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sim, o sistema funciona com umas palhetas que fazem de mola e na ponta tem uma saliência de contacto, se esse contacto não se fizer convenientemente o que acontece é que a passagem de corrente vai gerar calor excessivo e por sua vez derreter essas saliências de contacto.
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Estive agora 5min de volta da manete, parece que ainda cheira um pouco ao queimado, mas não consegui tirar a manete! As imagens do post davam jeito!
Mas estando queimada tem de se substituir por uma manete nova certo?
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evidentemente :wink:
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Boas
Sou um leigo nisto, dai a questão!
Sim, ate foi fácil desmontar o manípulo, a pior parte foi mesmo desligar um dos 3 cabos!
Tambem descobri a parte que esta queimada.
(https://imageshack.com/i/plnYbPtbj)
(https://imageshack.com/i/pmhxyce2j)
Agora falta a parte de encontrar manípulo igual, o mais barato possível.
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Tal como tinha dito, os contactos arderam ;)
O mais fácil será procurares no olx e sites do mesmo género, quer portugueses quer estrangeiros. Depois ainda tens os centros de abate, mas aié capaz de ser mais difícil de encontrar, por fim casa de peças com material da concorrência se existir ou mesmo original, se não só a opção mais cara, que é num concessionário renault.
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se es de braga experimenta o recife ou a servcarros em esposende
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Vou tentar primeiro aqui:
https://www.telepecas.com/anuncioPublico.php?st=cu3ARsvtYx2CtxwgdgWMJnsOapWUNtvWUyzjkF2GMcDvIbxaOlQt=h=f&page=1 (https://www.telepecas.com/anuncioPublico.php?st=cu3ARsvtYx2CtxwgdgWMJnsOapWUNtvWUyzjkF2GMcDvIbxaOlQt=h=f&page=1)
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Olá novamente
Tinha ficado de passar em Esposende amanhã de manhã para ir buscar o manipulo/manete, mas fui à bocado ao carro montar o "avariado", e assim do nada ele está a funcionar!!! Não deve ser durante muito tempo, mas para já acho que vai ficar assim! :)
Obrigado a todos mais uma vez
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eu é que nem arriscava isso. se isso volta a fazer curto circuito e por acaso pega fogo, sai-te cara a brincadeira...
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Yap, também pensei nisso, e acabei por ir buscar o que tinha visto!
Não cheguei a desmontar antes de colocar, só tenho medo que o estado não seja muito melhor que o anterior!