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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: johnnygt em 11 de Dezembro de 2009, 00:19 am
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O laguna I (B56x), no principio da sua existência e ainda hoje no "autoescangalha" ganhou a fama de o motor da "solfagem" avariar muito e queimar a cablagem deste.
Isto devia-se ao facto do desconhecimento da existência de um filtro de habitáculo neste carro.
Ora o que acontecia é que estes filtros entupiam completamente o que provocava um sobre esforço do motor da solfagem que por sua vez fazia aquecer a cablagem e por fim queimar o fusivél, e mais grave e raro, o incêndio no próprio carro
Neste mini curso ensino onde está e como se substitui este filtro neste laguna.
Chamo tambem a atenção que existêm alguns lagunas I que NÃO TÊM este filtro.
No Laguna I, este filtro deve ser substituido uma vêz por ano ou em todos as revisões.
O filtro de habitáculo no laguna encontra-se na "caixa de águas", do lado do pendura por baixo desta tampa...
(http://img525.imageshack.us/img525/9194/1002011xj7.jpg)
Para retirar esta tampa é necessário levantar a borracha marcada a verde e extraír os dois parafusos marcados a vermelho...
(http://img139.imageshack.us/img139/9477/1002010ol9.jpg)
depois de extraír esta tampa encontrarão outra cobertura em plástico, é um defletor de água e é importante que ela esteja lá montada porque se não estiver montada toda a água que escorrer pelo para brisas escorrerá para dentro do habitáculo através do motor da solfagem
Esta tampa não têm parafusos, está apenas encaixada.
Para a remover é só puxar...
(http://img253.imageshack.us/img253/7379/1002012lt1.jpg)
que o filtro ficará á vista (se ainda lá estiver) :lol: :lol:
Para o remover basta levantar do lado direito e tirar fora com o cuidado de não deixar caír lixo para dentro do motor :!:
(http://img296.imageshack.us/img296/3312/1002013bt9.jpg)
Se estiverem objectos estranhos no compartimento (folhas, lixo, insectos), deverão removelos antes de montar o novo filtro...
(http://img383.imageshack.us/img383/6243/1002014nh9.jpg)
(http://img141.imageshack.us/img141/4655/1002015ve5.jpg)
aspecto normal de um filtro usado...
(http://img233.imageshack.us/img233/7376/1002016te2.jpg)
a montagem do filtro novo faz-se no sentido inverso com o cuidado de montar correctamente a cobertura interior de plástico :wink:
Ref. filtro Renault 77.00.834.816
Ref. Motrio 86.71.012.071
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mais uma excelente aula / topico johnnygt ;)
obrigado
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Obrigado pelo DIY, esta muito bom :grin: eu mesmo desconhecia esse filtro e tenho um amigo do meu pai que tem um e que nem imagina que isso pode ter filtro, hei.de dar uma vista de olhos nisso :grin:
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boas
alguem me diz quanto custa este filtro na renault?? eu tenho comprado sempre na concorrencia e fica +\- a 10€
cumps
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cerca de 30€ Renault e cerca de 20€ motrio
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entao vou continuar a comprar na concorrencia ;)
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Bem, pelo menos é mais de trocar que o dos meganes...
Abraço!
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Excelente tópico obrigado. :smiley:
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Boa aula.
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Tipo o no meu laguna aquela grelha é toda uma de um lado ao outro, e não a consigo tirar senão tirar as escovas :S
melhor é perguntar onde poderá estar o filtro para o laguna rxe de 94? se nao for aí onde podera ser?
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Alguns lagunas da primeira fase tem a tampa completa.
O filtro e no mesmo sitio.
Pode acontecer ele nao ter filtro mas como dizes que e um RXE tem de certeza.
Julgo que nao e necessario desmontar as escovas, basta levantar a tampa o suficiente :wink:
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Alguns lagunas da primeira fase tem a tampa completa.
O filtro e no mesmo sitio.
Pode acontecer ele nao ter filtro mas como dizes que e um RXE tem de certeza.
Julgo que nao e necessario desmontar as escovas, basta levantar a tampa o suficiente :wink:
Eu ate tentei isso mas partiu la uma coisinha,mas eu nao consigo tirar as escovas é quase :S
http://www.filtrauto.com/cdrom2008/Pdf/N017.pdf (http://www.filtrauto.com/cdrom2008/Pdf/N017.pdf)
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Obrigado pela ajuda. Mudei o meu em 5 min.