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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: MRC em 12 de Dezembro de 2009, 16:55 pm
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Boas tardes,
Certamente que quem possuí um Clio III já reparou na enorme quantidade de impulso que tem que dar à tampa da mala, para a fechar. Ao abrir nota-se até uma pressão exagerada a que a mesma está.
A resolução do problema é muito simples e rápida...Ora então vamos lá! :tongue:
Existem duas formas de resolver o problema, consoante o tipo de chave torg que temos... Se tiver-mos do tipo mais comum, ou seja deste...
(http://img263.imageshack.us/img263/3711/jogotorxs.jpg) (http://img263.imageshack.us/i/jogotorxs.jpg/)
Conseguimos fazer a coisa da seguinte forma...
(http://img526.imageshack.us/img526/6898/hpim4552.jpg) (http://img526.imageshack.us/i/hpim4552.jpg/)
As setas indicam os dois parafusos que temos que desapertar para puxar ligeiramente o fecho onde o trinco atraca, para o nosso sentido, ou seja...
(http://img209.imageshack.us/img209/6149/hpim4551.jpg) (http://img209.imageshack.us/i/hpim4551.jpg/)
Depois é uma questão ir experimentando de modo a ficar afinado...
Quem não tem chave de Torx curva, dá um pouco mais de trabalho, mas é na mesma fácil e rápido...
Primeiro há-que tirar o plástico que envolve o fecho, e para isso temos que desencaixar 4 apoios...
(http://img189.imageshack.us/img189/4294/hpim4556.jpg) (http://img189.imageshack.us/i/hpim4556.jpg/)
Os das setas com a ajuda de uma pequena chave de fendas e um pouco de força para cima saem facilmente...
(http://img205.imageshack.us/img205/586/hpim4554s.jpg) (http://img205.imageshack.us/i/hpim4554s.jpg/)
(http://img213.imageshack.us/img213/1866/hpim4553.jpg) (http://img213.imageshack.us/i/hpim4553.jpg/)
Os outros dois desencaixam-se fazendo força no centro (na cavidade do fecho) para cima, podendo dar um jeito com uma chave de fendas média, junto a cada um dos apoios...
(http://img213.imageshack.us/img213/3221/hpim4546.jpg) (http://img213.imageshack.us/i/hpim4546.jpg/)
E pronto, está desmontado o dito plástico...
(http://img526.imageshack.us/img526/4594/hpim4530.jpg) (http://img526.imageshack.us/i/hpim4530.jpg/)
Cá estão os ditos buracos onde encaixam os dois apoios centrais
(http://img190.imageshack.us/img190/3306/hpim4543g.jpg) (http://img190.imageshack.us/i/hpim4543g.jpg/)
Um dos apoios centrais
(http://img205.imageshack.us/img205/9431/hpim4544.jpg) (http://img205.imageshack.us/i/hpim4544.jpg/)
Um dos da ponta
(http://img189.imageshack.us/img189/7888/hpim4534.jpg) (http://img189.imageshack.us/i/hpim4534.jpg/)
E pronto, o acesso fácil a qualquer tipo de chave Torx! :grin:
Afinar ao gosto, e encaixar a cobertura de novo.
Resultado prático: A mala já fecha bem, sem grandes impulsos. :cool:
Tempo sem desmontar plástico/cobertura: 2 min
Tempo como desmontagem/montagem do plástico/cobertura: 15 min para aventureiros e 5 para experientes. :grin:
Mais simples é dificil, no entanto qualquer dúvida não hesitem em perguntar! :wink:
Cumprimentos
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Bom Diy Pode ser muito util.
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o coolwater é um chibo lolololol
anda a sacar os segredos aos outros ;)
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Uma grande salva de palmas para o coolwater !! eheh :grin: :grin:
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Depois disto ja arranjei um ripcurl :grin:
Mas digo-te Artur, esta é uma modificação muito muito boa, e tu bem dizias que andava em esforço e até lá andaste a ver nos novos... Realmente sempre achei que aquilo andava com demasiada pressão, mas como eram todos assim, deixei andar... Agora sim vejo a diferença, para melhor claro... É muito mais simples de fechar, com um esforço muito menor... Nao me agradeçam a mim, agradeçam ao eletricista da Auto Cambota, mérito todo dele, eu apenas disse ao Miguel onde tocar depois do que vi fazerem :grin:
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o eletrecista traumatizado , quando está bem disposto , até tem umas ideias jeitosas
e por falar nisso , aquele barulho que falas te , está na mesma ou tinha a ver com isso ?
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Ainda nao o tive na garagem depois disso, agora quando for de natal ja te digo, mas penso que deve estar resolvido :wink:
Por acaso foi mesmo uma grande ideia que ele teve :grin:
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alguem consegue repostar as fotos desta div ??
agradecia imenso
cump
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Sim... Acho que ainda as tenho guardadas
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Afinal este diy não é "meu" :)
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alguem que possa postar estas fotos novamente sff
obrigado xD
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não tenho fotos disto, contudo a forma de acertar a mala é facil. a mala vem de origem com uma pressão brutal, como tal o ideal é ajustá-la. Retirar o plástico preto que cobre o trinco da mala, desapertar ligeiramente os dois parafusos que seguram o trinco e fechar a mala para o mesmo se ajustar ao local necessário para que a mesma feche. Depois com muito cuidado, carregar no botão de abertura da mala, levantar a mesma e apertar o trinco. Voltar a montar tudo e em principio deve fechar sem esforço algum :)
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obrigado goncalo, com essa tua explicacao ate parece facil e simples , vou tentar fazer isso :)
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Esta coisa já tem 6 anos... Há que ver como o tempo passa.
Tenho as fotos deste DIY algures arquivadas no disco rígido. É uma questão de ter tempo para as procurar e volto a po-las online quanto antes.
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temm de se ir ao bau buscar as fotos lol
mas se conseguir agora a seguir fazer com a explicacao do goncalo nao sera preciso as fotos ..pelo menos para mim , mas e sempre bom para os outros visualizarem
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Pessoal ja fiz e ja resolvi o problema da mala...fiz tal como disseram aqui , aliviar os dois parafusos do trinco, fechar e abrir com cuidado, e novamente apertar, mas o que acontece e que quando eu apertava o trinco voltava a ficar na mesma praticamente..um bocado melhor mas quase igual..foi entao que experiementei fazer outra coisa que no qual a mim resultou que foi aplicar duas anilhas de cada lado.
junto deixo as fotos , e garanto que ficou impecavel..nem tem nada a ver..nao se houve aquela forca ao abrir e a fechar tbm fecha bem xD
(http://i1318.photobucket.com/albums/t641/Andre_Coutinho/13140590_1180169225350500_1304590597_n_zpsl4fnzf3w.jpg) (http://s1318.photobucket.com/user/Andre_Coutinho/media/13140590_1180169225350500_1304590597_n_zpsl4fnzf3w.jpg.html)
(http://i1318.photobucket.com/albums/t641/Andre_Coutinho/13250300_1180169182017171_963508244_n_zpsmdptmnxr.jpg) (http://s1318.photobucket.com/user/Andre_Coutinho/media/13250300_1180169182017171_963508244_n_zpsmdptmnxr.jpg.html)
(http://i1318.photobucket.com/albums/t641/Andre_Coutinho/13250491_1180169168683839_1952939484_n_zpskp9x9qgg.jpg) (http://s1318.photobucket.com/user/Andre_Coutinho/media/13250491_1180169168683839_1952939484_n_zpskp9x9qgg.jpg.html)