Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: monteiro-ribas em 21 de Junho de 2011, 21:37 pm
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Olá a todos.
Já algum tempo que leio por este forum e sei que há por aqui uns entendidos na matéria :dance:
Vamos ver se me sabem ajudar :evil:
Tenho um 105 dci que quando dorme ao frio faz um barulho estranho da parte trás do motor, isto quando vou a arrancar em 1, 2..3. Durante a garantia não souberam localizar o barulho, só faz quando está frio tipo uns 10 graus ou menos. :shocked: É nas 2000 rpm e 3000rpm, parece haver algo a roçar metal contra metal
O segundo problema, é que depois das 3 mil rpm, noto um tipo fuga de ar (trocando de velocidade por ex 3 para 4ª)e o carro perdeu algum rendimento e anda a consumir mais. Noto sujidade de óleo pela egr, aliás está suja de óleo por fora.
Não creio que sejam problemas relacionados, já que aquele barulho a frio já o faz há mais de um ano e os rapazes da renault dizem ser normal (bela desculpa).
Obrigado
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esqueci-me do seguinte:
o barulho a metal com metal faz-me lembrar um rolamento gripado, a correia de acessórios na altura foi tirada fora (suspeitavam do rolamento alternador) mas nada, o barulho continuou lá...
também se retirou o vácuo ao turbo, mas do turbo não é
Quanto à fuga, só apareceu agora...
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verifica os apoios de escape e respectivos apertos . quanto a fuga , pode ser um tubo que usa tipo serpentina na egr que parte frequentemente , aumenta o barulho e consumos e retira rendimento
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obrigado artur
eu no fsm deixo novidades porque vai ao "doutor" e com as vossas opiniões sempre é mais fácil dar com o gato 0:)) :happy:
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Após visita ao mecanico, aponta como barulho uma "valvula" qualquer que o turbo tem e que faz só quando o carro está frio (diz que é normal). Curiosamente, fomos dar 1 volta num carro novo mas com o mesmo motor. Este carro novo também faz o tal barulho a frio mas com muito menos intensidade, mal se ouve... ?
Já agora sabem o nome dessa tal valvula, ou algo parecido?
Quanto a fuga de ar, o carro faz o tal barulho de fuga em andamento mas parado não se consegue ver de onde vem!? :cry:
Vou deixar umas fotos para verem o motor... talvez possa ajudar.
P.s Artur, não consegui localizar o tubo que disseste.
(http://img96.imageshack.us/img96/2457/img20110626184442.jpg)
(http://img11.imageshack.us/img11/3584/img20110626184450.jpg)
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(http://img27.imageshack.us/img27/4605/img20110626184458.jpg)
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fica por detras da egr , não é visivel nas fotos
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fica por detras da egr , não é visivel nas fotos
Consegues identificar tendo em conta que é o único revestido com malha de aço.
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ok, obrigado, depois deixo o resultado :-)
agora sou eu que com tempo vou ver isto, o mecanico só sabia dizer que é normal lol
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olá amigos, o carro após este tempo todo continua igual.
Durante o verão tudo bem, não faz barulho nenhum quando se arranca.
Agora com o Inverno e com o motor frio é uma barulheira.
Vamos ver se me ajudam:
acho que o barulho vem daqui:
(http://img406.imageshack.us/img406/7506/67174865.jpg)
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o que perguntas o que é isto é que é a egr
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obrigado artur, sempre prestável como sempre
pois, essa era uma das minhas dúvidas :P
Tou disposto a desmachar aquilo tudo para ver se encontro algo solto, ou sujo ou seja o que seja.
Já agora a limpeza a Egr é uma coisa de outro mundo ou dá para fazer? Não estou muito habituado a este carro porque é a Maria que anda com ele.
No meu Seat faço tudo :laugh:
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Dá para seres tu a fazer tudo depende do jeitinho para a bricolage. :laugh: :laugh:
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essa egr é um bocado mais complicado que a do diy para sair, mas nada que não se faça
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Já a tirei fora, curiosamente estava até bastante limpa. Tirar os parafusos é bastante simples e dá para o fazer por cima, já o tubo que se segue é outra história, mas com as ferramentas certas.
Noto que o carro tem um trabalhar mais silencioso mas acho que não dei com o tal barulho. Amanhã de manhã já vejo.
O próximo passo vai ser tirar o turbo e o sistema de escape, ver se encontro alguma coisa partida?!
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então e um diy disso ?
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Se precisares de ajuda dá um salto até Guimarães xD
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então e um diy disso ?
finalmente arranjei tempo, amanhã vou fazer um tutorial como mudar filtro ar / oleo/ gasoleo; vou desmanchar o parachoques traseiro, meter sensores, desmanchar toda a linha de escape e rever as tubagens e apertos dos parafusos do colector e turbo!
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já agora...
o carro tem 145 mil, ainda não deu problemas :P
espero pelos 160 mil para mudar a distribuição? Será que compensa mudar a embraigem?! J
á pega um bocado em cima e como é a mulher que usa.... até o pedal do travão já tem a borracha comida :P
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Quantos anos tem essa correia? Se já passou convém mudar. Até podes mudar antes. Mas a embraiagem patina?
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se for como nos clios a embraiagem pega sempre em cima devido a ser de afinação automática :)