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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Luis Sousa em 25 de Junho de 2011, 00:56 am
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Boas, tenho andado a pesquisar onde/como poderia colocar os "famosos" leds de luz diurna no Laguna II. Inclusivé desloqui-me à Norauto em Alfragide e vi varios mas para os colocar teria ke se fazer 2 aberturas no pára-choques (isso ja acho bimbalhada e xuning) vi as tais fitas de leds que se "colam" tipo fita-adesiva por dentro do farolim (mas isto não é legal...), já estava a perder a esperança de os colocar no meu laguna... até que nem sei como fui parar a este site..
http://hbnc-autoparts.com/product_info.php?cPath=191_89_602&products_id=200169&osCsid=syufjzff (http://hbnc-autoparts.com/product_info.php?cPath=191_89_602&products_id=200169&osCsid=syufjzff)
http://hbnc-autoparts.com/product_info.php?cPath=191_89_602&products_id=200168&osCsid=syufjzff (http://hbnc-autoparts.com/product_info.php?cPath=191_89_602&products_id=200168&osCsid=syufjzff)
Sendo o meu veiculo cinza "rato" acho que os farolins escuros ficariam a matar... estou inclinado a comprar as opticas completas ja com os leds de luz diurna incorporados, e estes são kegais perante as autoridades, possuem o "famoso simbolo E" :)
so vejo um contra... o preço...
(http://hbnc-autoparts.com/images/dectane/swr12gxb.jpg?osCsid=syufjzff)
(http://hbnc-autoparts.com/images/dectane/swr12gx.jpg?osCsid=syufjzff)
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De certeza que vais ter problemas na IPO com essas ópticas.
Pensa bem antes de comprar.
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Quanto à legalidade das ópticas não sei, já as tinha visto, inclusive tens uma loja em viseu que as vende, pelo que tenho visto rondam os 300 e poucos €, agora tens que ter uma coisa em atenção...essas ópticas não dão se tiveres xenon de origem no carro.
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Desde que as opticas tenham as marcas de homolgação para uso em estrada não ha problema. O pior é que muitas delas não têm a referida homolgação. Ha que verificar antes de comprar.
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O X, pelo que me disseram e pode ser info errada, mesmo com "amolgadela" são consideradas uma alteração as características originais do carro, logo, se não forem expressamente autorizadas pelo fabricante são ilegais.
Qualquer alteração não autorizada pela marca as características originais do veiculo é ilegal! Dai por exemplo não poderes mudar a medida dos pneus, e todos eles são homologados.
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O X, pelo que me disseram e pode ser info errada, mesmo com "amolgadela" são consideradas uma alteração as características originais do carro, logo, se não forem expressamente autorizadas pelo fabricante são ilegais.
Qualquer alteração não autorizada pela marca as características originais do veiculo é ilegal! Dai por exemplo não poderes mudar a medida dos pneus, e todos eles são homologados.
Pois...o que dizes é uma grande verdade...o que é certo é que acaba por ir uma coisa contra a outra...por um lado não podes colocar nada que altere as características do carro...por outro lado tens este tipo de material que é homologado...afinal qual das leis prevalece sobre a outra?
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Só estou a dizer isso porque na minha hilux coloquei uns farois auxiliares de máximos. É uma alteração às características tal como esses farois. E chumbou na inspecção porque não eram homolgados.
Tive de comprar outros...e os que encontrei com homolgação eram uns da hella. Dei 150€ por cada farol....mas assim passou sem problemas e não ha nada que me possa impedir de os usar.
E outra coisa.
è verdade que é uma alteração das características originais do veículo, etc etc etc Mas.... who cares??
Numa inspecção normal não vão NUNCA buscar os planos de homolgação do modelo do veículo.
No meu carro, por exemplo, o modelo BB07 com o número de fabricação coise e tal não trás xenon, FN e outros extras de fábrica. No entanto tenho la isso tudo mas exactamente ligados tal como se saísse assim da fabrica. Numa inspecção normal não têm maneira de afirmar que o carro não vem de origem com esses extras.
Numa inspecção especial detectam. Mas nas inspecções especiais só vão verificar a alteração que levou à obrigação de ir a essa inspecção. P. ex. Se tiver o carro rebaixado e for mandado para IPO-B, na inspecção especial só vão verificar a suspensão.
Por estes motivos, não vejo qual o motivo do problema que aqui foi levantado....
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Ok, mas estamos a falar do mesmo, eu tenho razão numa parte e a tu noutra, a embora convenhamos que estas ópticas chamam um pouco a atenção.
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Não alteres.
O carro está muito bem como está.
Corres o risco de ficar com o carro muito pró-azeites...
Minha opinião - confesso que sou "old fashion" e gosto de tudo de origem...
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Boas, essa ideia dos daylines é muito gira, não acho que fique xunning desde que compres umas ópticas já com isso nada de inventar fitas de led's e afins, se gostas acho que devias ir em frente e de facto é com o X diz desde que tenhas a homologação nas ópticas nas IPO não te vão chatear.
Força nisso :dance:
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Gosto dessas opticas :P
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Ah, pessoalmente até nem gosto dessas opticas :P
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... sou "old fashion" e gosto de tudo de origem...
Eu nem tudo, mas gosto de um look clean de preferência com os extras da marca e modelo, mas isto somos só nós a tecer a opinião própria, se o rapaz gosta mete e pronto.
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não tens problemas com a moina, mas no ipo tens, a não ser que faças inspecção tipo B e meteres no livrete essa alteração para andares descansado da vida ;)
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Ora aqui anda uma questão muito especial.....
As IPO's são muito diferentes de zonas para zonas do país.
Se mais para Sul, verificam até os elevadores de vidros ( já vi um ficar com anotamento que o vidro de tras esq não subia nem descia ) no Norte, (refiro-me mais para o Porto) fazem o mais básico.
Há zonas que verificam a Homulgação de tudo, faróis e farolins, em outras zonas nada. A questão do Xenon é um pouco mais delicada, como houve uma grande aceitação no mercado, passou a ser vistoriado em quase todo o país, mas......
Desde que tenha o simbolo e a refª de Homulgação (sim, são precisos os dois) o IPO nada pode fazer. Conheço um artista da zona Oeste que vende como o Kit de Xenon completo... O Kit (própriamente dito), o reservatório da água com o motor, os bicos de esguicho e o mais importante, o autocolante com o "E" e o nº da Homulgação. Assim sendo o IPO nada pode dizer, pois encontra-se tudo legal (ou pensam que sim)
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A questão a homologação das opticas é importante, mas levanta outra questão que já vi abordada em diversos fóruns e inclusive alguém que pediu um esclarecimento ao IMTT. Ou seja muitos destes faróis (não sei se é o caso) não têm lâmpada de luz de presença porque trazem os leds diurnos e nestes casos o sr. inspector da IPO pode pegar. É que claro que diríamos que o carro tem mais do que uma “lâmpada” de presença. Mas pelo que percebi do esclarecimento do IMTT apenas é permitida uma lâmpada de mínimo de cada lado do veículo logo é anotação certa na folha. :lipsrsealed:
Consegui voltar a encontrar esse esclarecimento:
Legal montar farois diurnos ???
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Gente,
No sentido de partilhar informação, deixo-vos a minha questão e a resposta do IMTT sobre a instalação de faróis diurnos.
O meu Email:
A minha questão prende-se com uma duvida simples: Existem já no mercado diversos produtos para a instalação nos veiculos de faróis diurnos.
Estes dispositivos mais não são que barras de Led para substituir as luzes de presença/minimos.
O produto a que me refiro em especifico está homolgado para circulação em estrada com a necessaria indicação dos certificados "E" e "CE".
É legal a sua utilização nas viaturas? Existe já alguma legislação sobre este assunto em especifico?
Resposta IMTT
Na sequência do seu pedido de esclarecimento, informamos:
1. A instalação de quaisquer luzes ou dispositivos de sinalização luminosa num veículo, que não esteja prevista pelo fabricante do mesmo, e que por conseguinte não conste da sua homologação de fábrica é considerada uma transformação não autorizada.
2. Para além disso, o sistema em causa viola o ponto 6.9.2. do Regulamento UNECE n.º 48, respeitante à instalação de dispositivos de iluminação e sinalização luminosa nos veículos, que refere que o número de luzes de presença da frente é de duas. Assim, a instalação de tiras ou barras de LEDs como luzes de presença da frente aumentaria o n.º legalmente prescrito deste tipo de luzes.
in: http://www.peugeotclubeportugal.com/forum/showthread.php?s=84f7cb77422cc181a6dc69519e310564&t=17229&highlight=luz+diurna (http://www.peugeotclubeportugal.com/forum/showthread.php?s=84f7cb77422cc181a6dc69519e310564&t=17229&highlight=luz+diurna)
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Posto isto, as minhas tiras de led´s vão enfeitar o meu natal, llllooooooooollll
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realmente e esquisito, pois trata se de uma alteração que melhora a visibilidade da nossa viatura (a noite) de dia no meu entender é só uma paneleirice, em dias de chuva e nevoeiro ate é bem pensado mas tirando isso não vejo o nexo de andar com esses leds diurnos.
Mas se calhar estes regulamentos é mesmo para evitar que andem por ai carros feitos árvores de natal.
O que me lembra de repente aqueles camiões que por ai andam que são autenticas centrais de iluminação tipo:
(http://img42.imageshack.us/img42/5596/transferir.jpg) (http://img42.imageshack.us/i/transferir.jpg/)
eu sei que é exagero mas da bem para o exemplo :grin:
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Já vi carroceis com menos luzes.....
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realmente e esquisito, pois trata se de uma alteração que melhora a visibilidade da nossa viatura (a noite) de dia no meu entender é só uma paneleirice, em dias de chuva e nevoeiro ate é bem pensado mas tirando isso não vejo o nexo de andar com esses leds diurnos.
Eu por exemplo costumo de andar com os médios ligados em viagens.
Em dias de calor, principalmente no Alentejo e assim, os carros podem "desaparecer" (depende da cor do carro) da tua vista devido às ondas de calor enquanto com as luzes ligadas podes ter a certeza que o vês.
Mas mais importante é a forma como os outros olham para o teu carro, com luzes ligadas o teu carro chama sempre a atenção de outros condutores o que aumenta a segurança.
Em muitos países é obrigatória a utilização de médios durante o dia. :smiley:
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Um pequeno reparo......
Quem é que falou em SUBSTITUIR as luzes de presença com a barra ou faróis (ou outra coisa qualquer) de led's ???
Meu caro, a questão não se trata (penso eu) eu substituir a luz de presença (vulgo minimo) do farol, mas implementar mais uns faróis ou fitas ou outra coisa qualquer, e pelo conhecimento que tenho..... a partir do momento que é aplicado.. na IPO só tem é de trabalhar.
Passo a explicar, se aplicares em carros que não tem (é vulgar ver isso em Jipes, um par a mais de opticas de longo alcance) um par de faróis de nevoeiro e/ou longo alcance, se tiverem homulgação e funcionarem... tudo ok!
Embora no exemplo que te dou, existe um contratempo, eles têm de ter um interruptor de On-Off.
Sobre a questão de paneleirice ou não, nós os vendedores (penso ser daí a "mania" do Lipe) é andar com médios mesmo durante o dia, aumenta a minha visibilidade não, já a segurança... pode aumentar e muito.
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Eu só dei a minha opinião em relação a questão da legalidade e a lei dessas luzes, penso eu que para evitar o que mencionei.
Digamos que eu pessoalmente mesmo no verão em viagem também ligo os médios seja em AE ou Nacionais, agora dentro de cidade no dia a dia, salvo em túneis, parques estacionamento subterrâneos / cobertos, (etc) trata se de apenas uma questão meramente estética.
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... nós os vendedores (penso ser daí a "mania" do Lipe) é andar com médios mesmo durante o dia, aumenta a minha visibilidade não, já a segurança... pode aumentar e muito.
Sim, até foi mais por isso que comecei a usar ainda mais os médios.
E outra coisa.
o meu clio tem acendimento automático, no entanto durante o dia se por acaso vou com mais pressa, o habito é logo aceder os médios para ser mais bem visto :smiley:
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Um pequeno reparo......
Quem é que falou em SUBSTITUIR as luzes de presença com a barra ou faróis (ou outra coisa qualquer) de led's ???
Meu caro, a questão não se trata (penso eu) eu substituir a luz de presença (vulgo minimo) do farol, mas implementar mais uns faróis ou fitas ou outra coisa qualquer, e pelo conhecimento que tenho..... a partir do momento que é aplicado.. na IPO só tem é de trabalhar.
Passo a explicar, se aplicares em carros que não tem (é vulgar ver isso em Jipes, um par a mais de opticas de longo alcance) um par de faróis de nevoeiro e/ou longo alcance, se tiverem homulgação e funcionarem... tudo ok!
Embora no exemplo que te dou, existe um contratempo, eles têm de ter um interruptor de On-Off.
Sobre a questão de paneleirice ou não, nós os vendedores (penso ser daí a "mania" do Lipe) é andar com médios mesmo durante o dia, aumenta a minha visibilidade não, já a segurança... pode aumentar e muito.
Penso que ninguém mencionou a substituição do mínimo por barras ou tiras de leds como referes.
Falou-se sim da substituição de uma optica original por uma optica com daylight, que por norma não têm lâmpada de mínimo.
Outra coisa que foi referida foi o esclarecimento do IMTT quanto à instalação de faróis de luz diurna e/ou barras de leds sobrepondo a luz dos mínimos. Lendo a legislação,verificamos que esta permite a instalação destas luzes desde que homologadas e desde que as mesmas apaguem quando se ligam as luzes de presença do veículo.
BTW, eu também ando sempre com as luzes ligadas quando viajo. :wink:
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Depx
Estive a reler o esclarecimento que colocaste do IMTT (assim como a questão da pessoa) e ela é que fala em fitas de luzes diurnas para substituir a de presença.
Isso sim, penso ser proíbido. Mas existem produtos que fazem o mesmo efeito e não são para substituição das lampadas de presença é mais tipo upgrade ao que já existe.
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A minha intençao com este tópico não era (nem é) o de transformar o meu laguna num carrocel...
As ópticaas que falava sao estas:
http://hbnc-autoparts.com/product_info.php?products_id=202453&language=pt (http://hbnc-autoparts.com/product_info.php?products_id=202453&language=pt)
Agora saber se passam na IPO ou nao... eis a questao
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Sinceramente não sei como há compradores para ópticas aftermarket com aspecto "tuning", a imitar uma certa marca. Ainda por cima para colocar num carro familiar.
Eu se estivesse comprador de um veículo e visse esses faróis descartava-o logo, nem sequer via o resto.
Se queres luzes de dia o melhor que tens a fazer é circular sempre com os médios ligados. Resultam bem melhor que esses LEDs, e evitas de gastar 320€. Pensa nisso.
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Sinceramente não sei como há compradores para ópticas aftermarket com aspecto "tuning", a imitar uma certa marca. Ainda por cima para colocar num carro familiar.
Eu se estivesse comprador de um veículo e visse esses faróis descartava-o logo, nem sequer via o resto.
Se queres luzes de dia o melhor que tens a fazer é circular sempre com os médios ligados. Resultam bem melhor que esses LEDs, e evitas de gastar 320€. Pensa nisso.
Cada um tem o seu próprio gosto ate porque senão todos nos gostávamos do amarelo e andávamos todos de amarelo e só víamos amarelo pela frente... No entanto assim como tu não gostas, há quem goste e deves respeitar.