Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: filipedgmc em 26 de Junho de 2011, 12:56 pm
-
Boas amigos, ontem de viagem com a família para umas pequenas férias, aconteceu-me o seguinte:
Dia muito quente na zona de grândola, cerca de 42ºC, fico dentro do carro ligado ao ralenti e com o AC ligado tb mais as miúdas, enquanto a mulher vai num instante ao Modelo comprar já não sei o quê.
Fico assim uns 10 min se tanto. Quando recomeço a viagem e após andar uns 500 mt acende a luz de "service" mais o icon do Filtro anti-poluição ( pelo menos é o que diz o manual ). Recomendam ir a um serviço Renault.
Tenho uma Megane Break 1.5 DCi de 2004.
Isto será assim tão urgente ou perigoso que não dê para terminar as férias ? previa andar qq coisa como uns 1000 Km´s ?
Fico ansiosamente a aguardar algumas idéias vossas.
Cumps
Filipe
-
Ás vezes tb me acontece acender a luz de "Service" e air bag e faço o seguinte:
No meu clio existe uma ficha debaixo do assento do pendura que por vezes quando se sentam com mais "violência" a luz acende. Aconchego a ligação e a luz de service apaga e a luz do air bag tb.
A primeira vez que isso me aconteceu fui à Renault e foi aí que me disseram a maneira de resolver isso caso voltasse a acontecer.
Experimente pode ser que resolva
-
Ás vezes tb me acontece acender a luz de "Service" e air bag e faço o seguinte:
No meu clio existe uma ficha debaixo do assento do pendura que por vezes quando se sentam com mais "violência" a luz acende. Aconchego a ligação e a luz de service apaga e a luz do air bag tb.
A primeira vez que isso me aconteceu fui à Renault e foi aí que me disseram a maneira de resolver isso caso voltasse a acontecer.
Experimente pode ser que resolva
agora não percebi....
-
Ás vezes tb me acontece acender a luz de "Service" e air bag e faço o seguinte:
No meu clio existe uma ficha debaixo do assento do pendura que por vezes quando se sentam com mais "violência" a luz acende. Aconchego a ligação e a luz de service apaga e a luz do air bag tb.
A primeira vez que isso me aconteceu fui à Renault e foi aí que me disseram a maneira de resolver isso caso voltasse a acontecer.
Experimente pode ser que resolva
Atençao que o problema não é o mesmo!!!
-
A "dificuldade" não é Service + Airbag.
portanto a ideia de mexer na ficha por baixo do banco penso que não irá fazer apagar a luz Service + Filtro anti-poluição. :tongue:
-
Ou não me fiz entender ou és de compreensão muito lenta.
Vou tornar a explicar-te
O meu Clio 1.4, 16v, tem debaixo do banco do pendura uma ficha que presumivelmente comanda a luz de "Service + air bag", no painel de instrumentos ( sabes aquelas duas redondelas que ficam mesmo em frente aos olhos da gente que quando se dá à chave acendem muitas luzinhas )
De quando em vez essas luzinhas "Service + air bag" acendem sem razão aparente e o que eu faço de acordo com a indicação do electricista da RENAULT é aconchegar a ficha ( pois a razão, suponho eu deve dever-se a um mau contacto que resulta talvez de o pendura se sentar com alguma "violência" no banco, pois a dita ficha encontra-se fixa com bracadeiras debaixo deste.
O que é certo é que as ditas luzinhas apagam logo assim que se aperta a fichazita
Ora se o técnico da Renault deu esta dica é porque o caso não é unico.
-
só s tiver algum elemento do escape debaixo do banco lol lol
É o k da n s ler bem as coisas :p
-
Boas amigos, ontem de viagem com a família para umas pequenas férias, aconteceu-me o seguinte:
Dia muito quente na zona de grândola, cerca de 42ºC, fico dentro do carro ligado ao ralenti e com o AC ligado tb mais as miúdas, enquanto a mulher vai num instante ao Modelo comprar já não sei o quê.
Fico assim uns 10 min se tanto. Quando recomeço a viagem e após andar uns 500 mt acende a luz de "service" mais o icon do Filtro anti-poluição ( pelo menos é o que diz o manual ). Recomendam ir a um serviço Renault.
Tenho uma Megane Break 1.5 DCi de 2004.
Isto será assim tão urgente ou perigoso que não dê para terminar as férias ? previa andar qq coisa como uns 1000 Km´s ?
Fico ansiosamente a aguardar algumas idéias vossas.
Cumps
Filipe
... ficha que presumivelmente comanda a luz de "Service + air bag", no painel de instrumentos ( sabes aquelas duas redondelas que ficam mesmo em frente aos olhos da gente que quando se dá à chave acendem muitas luzinhas )
1º de tudo atenção aos tons de voz já aqui utilizados, mais uma repetição e alguém vai de viola...
2º lugar ler o que coloquei a negrito!
-
Para já e após ter feito mais uns 100 kms não noto nada de diferente no carro, nem perda de potência, nem engasganços, nem fumos pretos ou brancos, aquecimento do carro, etc.... . Pode ser que seja um falso alame. :angel:
Para já vou manter-me vigilante na condução.
Cumps
-
Para já e após ter feito mais uns 100 kms não noto nada de diferente no carro, nem perda de potência, nem engasganços, nem fumos pretos ou brancos, aquecimento do carro, etc.... . Pode ser que seja um falso alame. :angel:
Para já vou manter-me vigilante na condução.
Cumps
Iso deve ter sido algum bug na EGR. Se quiseres, por discargo de consnciencia, limpa a EGR.
-
Pelo que descreves é bem possivel que tenhas a EGR colmatada.
Tens de ter atenção que se tiveres uma condução muito citadina, a egr tem de ser limpa com alguma frequencia, tipo de 60 em 60000km.
-
Ou não me fiz entender ou és de compreensão muito lenta.
Vou tornar a explicar-te
O meu Clio 1.4, 16v, tem debaixo do banco do pendura uma ficha que presumivelmente comanda a luz de "Service + air bag", no painel de instrumentos ( sabes aquelas duas redondelas que ficam mesmo em frente aos olhos da gente que quando se dá à chave acendem muitas luzinhas )
De quando em vez essas luzinhas "Service + air bag" acendem sem razão aparente e o que eu faço de acordo com a indicação do electricista da RENAULT é aconchegar a ficha ( pois a razão, suponho eu deve dever-se a um mau contacto que resulta talvez de o pendura se sentar com alguma "violência" no banco, pois a dita ficha encontra-se fixa com bracadeiras debaixo deste.
O que é certo é que as ditas luzinhas apagam logo assim que se aperta a fichazita
Ora se o técnico da Renault deu esta dica é porque o caso não é unico.
Sim, amigo, eu percebi perfeitamente o que disseste. Já me apareceram N clios com o mesmo problema. O que não percebi foi em que medida isso ajuda o user a resolver o problema...
-
Ou não me fiz entender ou és de compreensão muito lenta.
Vou tornar a explicar-te
O meu Clio 1.4, 16v, tem debaixo do banco do pendura uma ficha que presumivelmente comanda a luz de "Service + air bag", no painel de instrumentos ( sabes aquelas duas redondelas que ficam mesmo em frente aos olhos da gente que quando se dá à chave acendem muitas luzinhas )
De quando em vez essas luzinhas "Service + air bag" acendem sem razão aparente e o que eu faço de acordo com a indicação do electricista da RENAULT é aconchegar a ficha ( pois a razão, suponho eu deve dever-se a um mau contacto que resulta talvez de o pendura se sentar com alguma "violência" no banco, pois a dita ficha encontra-se fixa com bracadeiras debaixo deste.
O que é certo é que as ditas luzinhas apagam logo assim que se aperta a fichazita
Ora se o técnico da Renault deu esta dica é porque o caso não é unico.
Cuidado com a forma que se fala, principalmente quando não se lê o que o criador do tópico escreveu.
A tua resolução de problema está muito bem, se fosse esse o problema! todos nós já fizemos isso em Clios II.
No entanto se tivesses lido o que foi escrito no titulo e na descrição do criador do tópico vias que ninguém aqui tem compreensão lenta.
-
lol calma rapazes, isto é que dá mal entendidos a malta não perdoa nada :P
-
Boas , obrigado pela informação detalhada.
Hoje com um bocado de tempo, meti-me debaixo do capot e andei a verificar as fichas de ligações na zona da EGR. Desmontei e voltei a montar. Não encontrei nada de anormal.
Mais tarde fui sair com a família e ao ligar o carro as luzes apagaram. Já liguei o carro por diversas vezes e tudo ok.
Pode ser que tenha sido apenas mal contacto nalguma ficha.
Cumps e obrigado a todos.
-
ligas te e desligas te a ficha da egr ?
-
Ainda bem que se resolveu. Contudo, se tivesse no teu lugar e nunca tivesse mandado limpar a EGR, era algo que faria quando voltasse a casa de férias! Na minha de 2005 já tinha um lado quase obstruído...
Cumps
-
ligas te e desligas te a ficha da egr ?
Sim, pareceu-me pelo menos ser a EGR. Vi umas fotos aqui no fórum.
-
mas desligas te e ligas te as fichas para que ? tiras te a egr fora para limpar ?
-
Boas Artur, não desmontei a EGR pois estou de férias com a família e não tenho ferramentas comigo. Desmontei algumas fichas não fosse haver algum mal contacto ou cabo descarnado.
De qualquer forma já hoje a luz "service" + Filtro anti-poluição voltaram a acender com o carro em andamento.
Tenho mesmo de desmontar a EGR quando chegar a casa.
Cumps
-
pois , a minha pergunta era mesmo nesse sentido , o porque de ligar e desligar as fichas , era só mesmo para perceber essa parte pois não vejo nenhuma vantagem nisso .
-
Bem, desmontei hoje a EGR e não estava muito suja ! Havia alguma obstrução nas tubagens onde é montada a EGR e aí tentei limpar o melhor possível. Usei até um aspirador para limpar tudo e acreditem que ainda tinha bastante carvão, seco e algum ainda húmido.
A luz continua acesa no entanto. Alguma idéia de alguém ??
CUmps
-
alem de limpar a egr , deves limpar o tubo de admissão . Depois disso , pode a egr ter que ser reprogramada atraves da clip para «aprender» o novo valor 0 , por vezes quando andam muito tempo obstruidas , acabam por ficar presas e ter que ser reprogramadas ou até mesmo nova . Pode tambem dar se o caso de o problema residir noutro componente
-
Bem, no dia seguinte à limpeza ( 5/7 ) a luz voltou a apagar e até agora mantêm-se assim. Nota-se após a limpeza daquela zona envolvente à EGR que o carro parece mais "disponível" na faixa das 1500 Às 2200 rpm´s. É mais regular e constante na aceleração.
Vou acompanhar e dando feedback aqui, mas penso que talvez tenha ficado resolvido mais esta situação.
Cumps