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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: CrustyD3mon em 27 de Junho de 2011, 21:18 pm
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[AVARIA] CLIO II DCI - Bateria vs Direcção (Service light ON)
Caros, tudo ok com o meu carro até hoje, deixei-o parado no parque e fui para o trabalho, quando voltei e rodei a chave, verifiquei que as luzes de painel estavam fracas. Tentei então fazer um arranque e deparei-me que as luzes de STOP e de SERV acenderam, e ouve-se um barulho (que não é o motor de arranque) a falhar (hrnnnn);
- tentei então de empurrão e o carro sem sinais vitais;
- Entretanto verifiquei que os km feitos e hora estavam a zeros, e que o radio pedia código, pensei mm que era a bateria;
- Abri o capô e verifiquei que a bateria tinha luz verde (Estranho);
- Liguei com cabos a outro carro e pegou logo, estava a 3km de casa, vim até a casa mas as luzes de SERV e STOP sempre acesas, quando noto um comportamento muito estranho;
- Ao virar a direção, principalmente ao chegar aos extremos, ela dá um "solavanco" para o lado oposto quando chega ao fim, se tento aguentar faz uma espécie de barulho (eletrifico) como se estivesse algo em esforço e a falhar, e as luzes de painel começam a ficar fracas e piscar;
- Entretanto desliguei o carro para não estar a esforçar nada, mas não faço a mínima que problema ele tem, o que é certo é que se tentar rodar á chave novamente ele fica na situação inicial, como se não tivesse bateria;
Alguém já teve algum problema parecido, sabem o que possa ser?
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Já viste os bornes da bateria se estão limpos ou se têm verdete? Poderá ser dai, há relatos de mau contacto ai.
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Já viste os bornes da bateria se estão limpos ou se têm verdete? Poderá ser dai, há relatos de mau contacto ai.
Nesse aspeto está ok, sem qualquer tipo de corrosão nem aglomerados....
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Qual a idade do carro e da bateria?
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Para ja apostava na bateria ;)
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o carro é de 2005, tem dois anos na minha mão, a bateria é a que veio nele, não sei dar a data exacta, e o barulho da direcção e o solavanco, poderá ser a bomba em esforço por não ter bateria? a luz verde na bateria....:S
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Sim, derivado da deficiente carga no sistema pode provocar isso :wink:
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a luz verde na bateria , indica que tem voltagem e não amperagem ... muda a bateria e quase de certeza que ficas com o problema resolvido
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ok...se for isso menos mal então, obrigado pelas explicações, penso que vou atacar por aí e depois posto feedback, já agora uma ultima questão, vale a pena tentar aplicar carga na mesma ou não?
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ela carrega no carro atraves do alternador .... se a vais carregar , verifica primeiro se dá para abrir ( duvido se tem luz ) e corrige o nivel de electrolitico . De qualquer forma , estaras apenas a tentar adiar o inadiavel
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ela carrega no carro atraves do alternador .... se a vais carregar , verifica primeiro se dá para abrir ( duvido se tem luz ) e corrige o nivel de electrolitico . De qualquer forma , estaras apenas a tentar adiar o inadiavel
Pois...esqueci-me do pormenor...é sem manutenção:S
Alguma recomendação de baterias...o o mais barato faz o serviço? a volta de que preços devo estar a contar? Apenas pergunto isto pois não faço a mínima de como anda o mercado...
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andam ai muitos topicos sobre baterias , pesquisa e consulta os pois tem lá varias opiniões ;)
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Sinceramente, não me parece apenas bateria. A maior parte dos sintomas tive-os no Laguna do meu pai quando este pifou o alternador... Principalmente esse sintoma do final de curso da direcção. Faz o teste simples: liga o carro, retira o borne da massa (-) e se ele for abaixo é do alternador. Pelo menos no meu caso, faria em primeiro lugar esse teste. Já ajuda a definir mais o que será...
Cumps
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Sinceramente, não me parece apenas bateria. A maior parte dos sintomas tive-os no Laguna do meu pai quando este pifou o alternador... Principalmente esse sintoma do final de curso da direcção. Faz o teste simples: liga o carro, retira o borne da massa (-) e se ele for abaixo é do alternador. Pelo menos no meu caso, faria em primeiro lugar esse teste. Já ajuda a definir mais o que será...
Cumps
não sei que teste é esse , mas um carro a gasolina vai abaixo sem corrente pois precisa de bateria para dar corrente as velas .... um carro a diesel só precisa de bateria para pegar , depois podes andar a vontade sem ela que só faz falta para os acessorios do carro e não para o motor trabalhar
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Pois... Então peço desculpa por induzir em erro. Foi num Laguna a gasolina que esse teste foi feito (certamente pelo motivo da corrente nas velas). Essa foi a forma de ver logo que era o alternador (neste caso por ser a gasolina). Mas os sintomas são em tudo semelhantes.
Obrigado pela correcção Artur.
Cumps
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se foi a forma de ver , é errada , pois o carro a gasolina , tenha alternador bom ou não , vai abaixo se desliga a bateria . A forma de ver , é com um multimetro , ver quantos volt´s marca em carga
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Sim, isso eu sei (utilizar o multímetro para a essa verificação) mas penso que o objectivo era o uso da corrente e tensão do alternador para que o motor continuasse em funcionamento (saí o ter apenas desligado o cabo de massa). Agora se mal efectuado ou não deveria ser assim, já não sei! Foi o que na altura foi-me explicado pelo electricista que testou... Podia estar só a vender o peixe dele na forma como lhe dava mais jeito... Amanhã (em principio) vou fazer o mesmo que ele fez... Assim também fico a saber que se acontecer o mesmo que aconteceu quando o alternador estava avariado, posso pensar noutro electricista auto que não aquele!
Cumps, e mais uma vez, obrigado pelo esclarecimento.
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nunca vi testarem assim , mas ..... tambem não sei tudo e tambem ultimamente já acredito em muita coisa
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Ok..vou então atacar mesmo pela bateria, digam-me apenas uma coisa, na troca de bateria, para limpar as luzes de SERV e STOP é necessário algum reset, ou assim que montar a nova elas regularizam, isto só para saber se a posso ou não trocar em casa...?
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Podes trocar em casa à vontade, com os devidos cuidados com as cablagens.
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Não te esqueças de não inverter as polaridades
:laugh: :laugh: :laugh:
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Bem estou a tentar obter orçamentos mas não tenho dados da bateria à mão, sabem por acaso as medidas da bateria, a amperagem e arranque da mesma?
:cry:
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For the record...era bateria!!! ;) obrigado a todos...
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Ainda bem que está resolvido. :smiley: