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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: ptravassos em 29 de Junho de 2011, 17:30 pm
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Depois de uma tentativa mal sucedida, rapidamente esclarecida pelo Rui, fica aqui um pequeno DIY da troca do filtro de habitáculo da Laguna ll, fase ll. Neste carro, o acesso ao filtro é feito pelo porta-luvas, que tem que ser desmontado.
Para o desmontar, há um parafuso central e duas patilhas na parte superior e mais duas na parte inferior. Uma pequena chave de fendas serve.
(http://img638.imageshack.us/img638/2158/28062011003a.jpg) (http://img638.imageshack.us/i/28062011003a.jpg/)
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Depois de desmontado, tem-se acesso à slot onde está o filtro, que tem uma pequena tampa frontal (que por acaso esqueci-me de fotografar) fixa com 2 parafusos. Depois de retirada a essa tampa, é este o aspecto. Neste caso já sem o filtro no seu interior. Basta puxa-lo para sair.
(http://img15.imageshack.us/img15/2639/28062011002.jpg) (http://img15.imageshack.us/i/28062011002.jpg/)
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E aqui o filtro com "alguma" sujidade. Pergunto-me se alguma vez terá sido mudado! :shocked:
O filtro quando novo, é branco como papel!
(http://img52.imageshack.us/img52/4016/28062011001.jpg) (http://img52.imageshack.us/i/28062011001.jpg/)
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Um verdadeiro ecossistema! :chuva:
(http://img692.imageshack.us/img692/8718/28062011ro.jpg) (http://img692.imageshack.us/i/28062011ro.jpg/)
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Quando se questionarem do cheiro da ac, muito provavelmente será proveniente daqui.
Acabei por fazer uma limpeza do circuito, com um produto próprio da 1Z e coloquei um filtro novo de "marca branca" que me custou-me 18€. Na Renault pediram-me 32€!! :gun:
Verdade seja dita, que o que comprei parece-me inferior ao da Renault, que é o da foto. Mas pela diferença de preço, o de "marca branca" deu "mais jeito" nesta altura!
Depois é só colocar o filtro novo, ter em atenção o sentido do fluxo de ar e voltar a colocar a tampa frontal para fechar a slot. De seguida, montar novamente o porta luvas. E tá feito.
Peço desculpa, por faltarem algumas fotos do processo, mas estava um calor infernal e queria acabar o trabalho rapidamente!
Cumptos
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Bom DIY.... Realmente tens ai microorganismos suficientes para se fazer um documentario do National Geografic...
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há quantidade de fungos que tinhas... até um fitro dos chineses em 2ª mão seria bem melhor que o que estava no carro :P
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Mesmo limpinho, nem sei porque é que o trocaste :laugh:
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a grande diferença do da renault para o de marca branca que compras te , é que o da renault é de carvão activo e faz com que essa porcaria toda que ves por ai , grande parte tenha sido filtrada por esse filtro que cumpriu mais que a função dele . Garantidamente esse de marca branca que compras te , não te vai filtrar nem metade dos cheiros nem da porcaria que esse tinha em cima ;)
bom diy
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Eish que filtro mais sujo :shocked:
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a grande diferença do da renault para o de marca branca que compras te , é que o da renault é de carvão activo e faz com que essa porcaria toda que ves por ai , grande parte tenha sido filtrada por esse filtro que cumpriu mais que a função dele . Garantidamente esse de marca branca que compras te , não te vai filtrar nem metade dos cheiros nem da porcaria que esse tinha em cima ;)
bom diy
Concordo plenamente, esse filtro que mudas-te parece-me de carvão activo dai ser negro, mas futuramente vias notar diferença.
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Pois, acredito. São filtros diferentes. Mas como agora, vou eu andar atento à saturação dele, vou controlar melhor o seu estado. O de carvão activo, fica para a próxima.
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Já agora, fica aqui o pdf das instruções, para esta operação:
http://www.sogefifilterdivision.com/catalogues/import/notices/N033.pdf (http://www.sogefifilterdivision.com/catalogues/import/notices/N033.pdf)
Cumptos
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Pois eu tambem meti um de marca branca e a diferença é q quando liga o AC memo sendo novo deita cheiro tal como acontecia nos carros anteriores, e com o q la estava igual ao teu de carvao activo nem cheio de m **da e com 2 anos, cheirava mal.
Na proxima ja nao vou na marca branca pois o respirar é mais importante q o comer...
Cumptos
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Bom DIY. :wink:
Concordo contigo quando perguntas se alguma vez o filtro foi mudado, já estava mesmo sujo. :lipsrsealed:
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E eu a pensar que o meu estava sujo quando o troquei ao comprar o carro..... amanhã vou trocar outra vez, vamos ver como está!!
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Pois eu tambem meti um de marca branca e a diferença é q quando liga o AC memo sendo novo deita cheiro tal como acontecia nos carros anteriores, e com o q la estava igual ao teu de carvao activo nem cheio de m **da e com 2 anos, cheirava mal.
Na proxima ja nao vou na marca branca pois o respirar é mais importante q o comer...
Cumptos
Provavelmente terias que fazer também uma desinfecção das condutas e da própria slot do filtro, que foi o que eu fiz. Apliquei um produto específico, deixei actuar e só depois coloquei o filtro novo. E não tenho cheiros nenhuns, ou por outra, até cheira bem. Agora, claro que a capacidade de filtragem do filtro de carvão activo é superior e dura mais. Mas no estado em que o meu estava, acredita que deitava maus odores, principalmente no arranque do ac.
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uma nota que tambem acho importante na compra do filtro a indicaçao da renault é que este filtro tem as caracteristicas mod. em carvao a Valeo tem uns muito bons e sao em conta o preço
francisco
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bom DiY,
OFFtopic: quando ligamos a ventilação a quente, o ar quente vem do motor ou é alguma resistência? eu nunca persevi isso e agradecia q algem me explicasse
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bom DiY,
OFFtopic: quando ligamos a ventilação a quente, o ar quente vem do motor ou é alguma resistência? eu nunca persevi isso e agradecia q algem me explicasse
Já ouviste falar do radiador da sofagem? é um pequeno radiador colocado por detrás do tablier ligado ao circuito de agua do carro. quando colocas a sofagem do carro no quente o ar é desviado para esse radiador e é aquecido. Por isso é que enquanto o carro não aquece também não tens ar quente dentro :P
cumps
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bom DiY,
OFFtopic: quando ligamos a ventilação a quente, o ar quente vem do motor ou é alguma resistência? eu nunca persevi isso e agradecia q algem me explicasse
Tens na sofagem um pequeno radiador que recebe àgua do circuito de refrigeração do motor, logo produz ar quente mas só com o motor a quente. Se o motor ainda estiver frio o ar passa à temperatura exterior.
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Obrigado pela explicação, desconhecia esse tal radiador .