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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: Gerimbeta em 01 de Julho de 2011, 17:38 pm
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Boas.
O depósito do liquido de refrigeração do meu Clio Oásis 1.2 de 1996 encontra-se na zona do bocal com um género de uma manteiga cor branco sujo agarrado.
O liquido também tem uma cor escura.
Nunca em 300 mil km vi semelhante coisa.
Que poderá ser isto?
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Esse deposito de liquido levou agua apenas ou liquido refrigerante/anticongelante?
E que esses sintomas são parecidos com água, onde o que vez ao de cima é o desenvolvimento de fungos a superfície do mesmo. Alias a cor escura a isso indica.
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Boas.
Não sei, antes da queima da junta da cabeça só tinha levado liquido, depois a seguir a essa reparação não sei o que levou na oficina.
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Esses sintomas, parece-me que está a misturar água com óleo....
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essa cabeça foi ao torneiro ?
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Artur, confio no mecânico ele disse-me que sim e paguei por isso.
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É possível que essa sujidade ainda seja de quando queimou a junta. O ideal seria voltares ao mecânico, pedir-lhe que faça uma limpeza ao sistema de refrigeração e que coloque novamente líquido.
Se não resolver, alguma coisa ficou mal...
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Oleo na agua!
Tambem tem vestigios de leite com chocolate na vareta do oleo???
Motor em questao é um D7F??
Pelo que entendi motor tem 300 mil km?
abraços
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Retira todo o liquido do motor, faz uma limpeza, lava bem o vaso de expansão, atesta com liquido adequado e depois confirma se o problema persiste. Se sim, deves ter passagem de agua/óleo.
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Oleo na agua!
Tambem tem vestigios de leite com chocolate na vareta do oleo???
Motor em questao é um D7F??
Pelo que entendi motor tem 300 mil km?
abraços
Aparentemente na vareta do óleo está tudo ok, gastou foi em 800km (foi os km que fez após a reparação da junta) mais de 1,5 litro de óleo!!!
Sim é o chamado motor de plástico e tem 300 mil km.
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O depósito do liquido contém o liquido mas oleoso!!!
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ou ficou mal limpo ou tem uma passagem
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A máquina vai hoje novamente pro Dr.
Por curiosidade, como se detecta se tem passagem, se ficou mal rectificado?
Obrigado.
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colocando o circuito a pressão
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Obrigado Artur.
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tendo em conta a operação anterior( substituição da junta da cabeça) penso que o mais provável terá sido falta de limpeza apropriada ao circuito.
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Esse deposito de liquido levou agua apenas ou liquido refrigerante/anticongelante?
E que esses sintomas são parecidos com água, onde o que vez ao de cima é o desenvolvimento de fungos a superfície do mesmo. Alias a cor escura a isso indica.
Isso explica muita coisa no meu... até nas fotos que tenho da minha machine no meu diário de bordo dá para ver: no depósito, principalmente junto à tampa, estava cheio disso (coisas brancas e pegajosas), e o líquido já estava bem mais escuro!
Agora quando foi à oficina para a revisão, mudaram-lhe o líquido e está bem diferente!!
Já agora: ficaram alguns restos dessa parte branca, existe algum cuidado em especial para retirar essa parte branca: água apenas? pano humedecido em água? ou posso juntar alguma coisa?
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Esse deposito de liquido levou agua apenas ou liquido refrigerante/anticongelante?
E que esses sintomas são parecidos com água, onde o que vez ao de cima é o desenvolvimento de fungos a superfície do mesmo. Alias a cor escura a isso indica.
Isso explica muita coisa no meu... até nas fotos que tenho da minha machine no meu diário de bordo dá para ver: no depósito, principalmente junto à tampa, estava cheio disso (coisas brancas e pegajosas), e o líquido já estava bem mais escuro!
Agora quando foi à oficina para a revisão, mudaram-lhe o líquido e está bem diferente!!
Já agora: ficaram alguns restos dessa parte branca, existe algum cuidado em especial para retirar essa parte branca: água apenas? pano humedecido em água? ou posso juntar alguma coisa?
Ficaram restos onde? Se for no liquido, podes tentar retirar raspando com uma colher que se usa para mexer os galões e depois apanhares para fora do deposito com essa mesma colher. Se for no exterior, um pano ligeiramente humedecido faz milagres.
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Esse deposito de liquido levou agua apenas ou liquido refrigerante/anticongelante?
E que esses sintomas são parecidos com água, onde o que vez ao de cima é o desenvolvimento de fungos a superfície do mesmo. Alias a cor escura a isso indica.
Isso explica muita coisa no meu... até nas fotos que tenho da minha machine no meu diário de bordo dá para ver: no depósito, principalmente junto à tampa, estava cheio disso (coisas brancas e pegajosas), e o líquido já estava bem mais escuro!
Agora quando foi à oficina para a revisão, mudaram-lhe o líquido e está bem diferente!!
Já agora: ficaram alguns restos dessa parte branca, existe algum cuidado em especial para retirar essa parte branca: água apenas? pano humedecido em água? ou posso juntar alguma coisa?
Ficaram restos onde? Se for no liquido, podes tentar retirar raspando com uma colher que se usa para mexer os galões e depois apanhares para fora do deposito com essa mesma colher. Se for no exterior, um pano ligeiramente humedecido faz milagres.
É no exterior... vou experimentar o pano humedecido então ;)
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Voltando ao tema.
O Clio veio do Dr. na semana passada, cabeça rectificada tudo limpo, a junta ficou mal esmagada.
Passado uma semana más noticias, o reservatório do liquido de refrigeração encontra-se com óleo na mesma.
Suspeita de bloco rachado, o Dr. ficou de procurar novo (usado) motor.
Há ideia para quanto poderá ficar o estrago? Por alto claro.
Obrigado.
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Um motor desses arranja-se a uns 200€ praí.
Depois é mão de obra....
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Ok. Obrigado.
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Pra já este rapaz morreu com 300 mil, vai ter que levar um coração novo.
Noticias nos próximos dias.
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infelizmente acontece muito nesse motor.
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tomara muitos levarem os seus carros aos 300 mil ..
um "coração" novo devidamente restaurado faz te outros tantos .. :azn:
boa sorte e bons quilómetros
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infelizmente acontece muito nesse motor.
300.000 km
lol
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Bem, o meu vai com quase 270 mil Km's, dois aquecimentos, (um com direito a acender a luz, se bem que apenas por alguns segundos) e a água da torneira lá está... ligeiramente gordurosa à superfície, mas transparente.
Sim é o chamado motor de plástico e tem 300 mil km.
Desconhecia por completo essa alcunha (motor de plástico). Deve-se a quê?
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Então tulicreme porque: kaput!!!
Não foi o que aconteceu? LOL
Também gostava de saber de onde provem essa alcunha.
Abraços
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Boas.
As novidades são as melhores com um pequeno senão.
Em relação ao motor novo, levou um que adquiri do amigo Caçoila e quanto a isso só tenho grande agradecimentos para ele, o motor está impecável conforme ele me disse, com bomba de água nova e distribuição também nova. Para ele um grande obrigado.
O pequeno senão, foi que aparentemente existe uma fuga do liquido de refrigeração do na mangueira que sai do seu depósito, face a isto e como a oficina está fechada para férias possível cortar a ponta que liga ao depósito? Que cuidados devo ter? É necessário sangrar o sistema?
Motor de plástico também não sei de onde provém a alcunha mas já a ouvi dezenas de vezes e de várias pessoas.
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Com jeito, e se a fuga não for muita, dás um salto à Caçoilauto que ele trata-te disso e ficas com a certeza que fica bom... ;)
É que tenho quase a certeza que tens de sangrar o circuito e nem sempre é uma operação fácil, principalmente se os sangradores nos tubos já estiverem velhos e ao retirar para sangrar fica a rosca lá dentro, ou algo do género. Assim se houver surpresas acontecem logo com alguém que as sabe e pode resolver na hora...
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Bem como referi anteriormente, a oficina tá fechada para férias, tenho tido o carro parado visto ter detectado a fuga, hoje fui dar uma olhadela no depósito do liquido refrigerante e para meu espanto tá sem gota!!!
Agora só de reboque certo??
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Amigos uma pergunta, com o depósito do liquido de refrigeração vazio (não sei se algo mais) não o devo por a circular para chegar à oficina (cerca de 15Km)? Só de reboque?
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convem ser de reboque ....
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Eu nao arriscava... Se a fuga fosse pouca e visses que nao gasta o deposito todo ate la ainda era uma coisa. E sempre com olho na temp. Mesmo assim nao arriscava.
Abracos
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Ok, obrigado.
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5minutos a funcionar sem agua, deve logo ir para o maximo a temp.
Podes é encher o deposito e ir e levas um garrafão de agua, logo q a temp suba paras e metes agua.
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5minutos a funcionar sem agua, deve logo ir para o maximo a temp.
Podes é encher o deposito e ir e levas um garrafão de agua, logo q a temp suba paras e metes agua.
Não me parece boa ideia??
1º Não é medida
2º a temp. sobe para e quê?????? mete agua????? como?????? o reservatório não pode ser aberto???'
nada e invenções
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Não me parece boa ideia??
1º Não é medida
2º a temp. sobe para e quê?????? mete agua????? como?????? o reservatório não pode ser aberto???'
nada e invenções
Pode sempre parar a cada 2Km e ver o nivel, se já estiver sem água aproveita para beber umas minis e comer uns tremoços em qualquer lado, quando voltar está bom pra abrir o reservatório meter agua e andar mais uns 2km... :laugh: :laugh:
Mais a sério, se a fuga é tal que te despejou o reservatorio chama lá o reboque pra não teres mais problemas.
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Está combinado para a próxima quinta.
Obrigado.
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Agora fiquei assustado... Tudo bem que tinha 300000 kms, mas o motor partir assim... O cá de casa está com 198000 e até agora sem problemas.
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Agora fiquei assustado... Tudo bem que tinha 300000 kms, mas o motor partir assim... O cá de casa está com 198000 e até agora sem problemas.
Os últimos 4 anos (40 mil km) foram feitos nas calmas e trajectos de 10, 15 e 20 km por dia.
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Bem.
Finalmente resolvido, o bólide foi de reboque até à oficina.
Era a válvula de purga do circuito.
Reparado, cheio de anticongelante, purgado.
Aproveitei levei o menino à inspecção e selo verde sem anotações.
Mais uma vezaagradeço a todos e em especial ao Caçoila.
Abraço-
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É que tenho quase a certeza que tens de sangrar o circuito e nem sempre é uma operação fácil, principalmente se os sangradores nos tubos já estiverem velhos e ao retirar para sangrar fica a rosca lá dentro, ou algo do género.
Bem.
Finalmente resolvido, o bólide foi de reboque até à oficina.
Era a válvula de purga do circuito.
Reparado, cheio de anticongelante, purgado.
Aproveitei levei o menino à inspecção e selo verde sem anotações.
Mais uma vezaagradeço a todos e em especial ao Caçoila.
Abraço-
Esses sangradores são tramados... :assobio:
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eheheh.
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No meu caso do meu D7F fez 200 mil km,1 sintoma foi ao desligar motor começava a pingar agua junto ao colector de escape:o(
de tanto pingar esvaziava o reservatório todo........
Mesmo assim andei assim 1 mês antes de ir pro mecânico.
Mecânico possivelmente pensava que sintoma fosse da junta,mas ao desarmar tudo viu que junta estava boa!!cabeça foi metida a pressão em quente e nada foi detectada e foi também aplainada.
Resumindo só podia ser bloco!!foi metida junta nova etc,e durante 1 mês tudo inpecavel,passado isso sintoma voltou...
Passado 2 meses em frio motor começou trabalhar 3 cilindros,depois em quente normalizava,chegou um dia que agarrou e fiquei empanado na AE.
Sintoma cabeça abriu e bloco abriu........Motor D7F............
resultado metido motor igual com 90 mil km de um twingo e passado 6 meses vendi clio!!
abraços
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5minutos a funcionar sem agua, deve logo ir para o maximo a temp.
Podes é encher o deposito e ir e levas um garrafão de agua, logo q a temp suba paras e metes agua.
Não me parece boa ideia??
1º Não é medida
2º a temp. sobe para e quê?????? mete agua????? como?????? o reservatório não pode ser aberto???'
nada e invenções
Nunca cheguei a dizer nada acerca do que o caçoila aqui falou. No meu caso, abro sem problemas a tampa do vazo de expançao. Nao sai quase vapor nenhum nem nada... E sinal de problema?
Nunca vi agua no oleo nem o contrario por isso nao deve ser nada grave...
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