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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: N.Sousa em 05 de Julho de 2011, 20:12 pm

Título: Bateria
Enviado por: N.Sousa em 05 de Julho de 2011, 20:12 pm
 Boas pessoal .
 Há por ai alguém que me possa dizer como fazer um teste se é o alternador que está avariado ou a bateria .
 E saber qual a bateria adequada para o meu Renault espace 2.2dt de 1999 .
 
Título: Re: Bateria
Enviado por: mnuno88 em 05 de Julho de 2011, 20:51 pm
quais são os sintomas ?
Título: Re: Bateria
Enviado por: salazar em 06 de Julho de 2011, 20:04 pm
Carregas essa bateria (ou metes uma carregada), dás umas voltas e voltas a medir a bateria.

Em relação à bateria, eu diria, no minimo, 70Ah de capacidade e uns 640A de corrente de ensaio a frio.
Título: Re: Bateria
Enviado por: N.Sousa em 07 de Julho de 2011, 00:23 am
 obrigado pela indicação sobre a bateria , mas como me perguntarão sobre os sintomas aqui vão eles .
 1- ia eu num casamento a apitar como é normal e com o ar condicionado no máximo numa subida deixei o carro ir a baixo quando dei há chave nada ao fim de uma hora lá fui eu e uns amigos e empurrei o carro e o carro pegou há primeira ao fim de 50 metros desliguei a chave e pegou pelo menos umas 5 vezes e continuou até hoje .
 2- tenho um problema que foi depois de desligar o carro quando arranquei novamente o relógio do  carro estava a trabalhar muito mais rápido que o habitual 5 minutos passavam 15 minutos e o fecho central deixou de trabalhar , mas depois desliguei a bateria e voltei a ligar e voltou ao normal , mas já tive que fazer isso umas 7 ou 8 vezes em uma semana . Será voltagem a mais ?  Do alternador ou da bateria ? Ou o que será ?
   
Título: Re: Bateria
Enviado por: Black Phoenix em 07 de Julho de 2011, 18:04 pm
Para medires a carga a ser fornecida a bateria arranja um multímetro, e com o motor a trabalhar mede a diferença de potencial em VDC. Um alternador em condições deve variar entre 13.5 V até 14.9V. Também convém desligar os cabos da bateria e medir a tensão da mesma em vazio, sem nada ligado de forma a verificar se a mesma pode necessitar de substituição. Uma pequena tabela que indica vagamente a tensão da mesma bateria em vazio e a estimativa do seu estado, bem como densidade do acido.
(http://i1279.photobucket.com/albums/y529/sls78/tabela%20bateria_zpsxvsxu1sn.png) (http://s1279.photobucket.com/user/sls78/media/tabela%20bateria_zpsxvsxu1sn.png.html)
Título: Re: Bateria
Enviado por: N.Sousa em 08 de Julho de 2011, 00:10 am
 Obrigado pessoal .
 No Sábado vou experimentar , depois dou novidades .
 Até lá ...............
Título: Re: Bateria
Enviado por: N.Sousa em 10 de Julho de 2011, 21:30 pm
cá estou eu para vos dizer o que se passou .
 ontem verifiquei a bateria em vazio e deu 13V . mas hoje em andamento acendeu a luz da bateria e apagou de seguida .
 o que poderá ser ?
 
Título: Re: Bateria
Enviado por: Artur em 10 de Julho de 2011, 21:35 pm
pode ser o alternador
Título: Re: Bateria
Enviado por: Phenom em 10 de Julho de 2011, 21:57 pm
mede com o carro desligado e com o carro ligado e vê se fica pelo menos a 14 com ele ligado se descer é o alternador
Título: Re: Bateria
Enviado por: rruuii_ em 11 de Julho de 2011, 14:14 pm
Estranho.......

O alternador serve para carregar a bateria, logo se esta está carregada (mediste em vazio e mede 13v), não me parece ser problema do alternador, seria sim se a bateria estivesse baixa e ele não fizesse a sua função que é carregar a bateria quando o carro está a trabalhar....
Título: Re: Bateria
Enviado por: scenick em 12 de Julho de 2011, 20:10 pm
Vou fazer uma pergunta parva, a correia de acessórios não está folgada demais?
Título: Re: Bateria
Enviado por: Black Phoenix em 13 de Julho de 2011, 00:58 am
E eu pergunto: Que chamas de folgado, qual o valor de deflecção que a mesma tem?
Título: Re: Bateria
Enviado por: rruuii_ em 14 de Julho de 2011, 14:08 pm
Estás a complicar, Black Phoenix. Penso que o Scenik quis dizer é larga... larga. Nem em tudo se avalia com medidas técnicas....
Título: Re: Bateria
Enviado por: Black Phoenix em 14 de Julho de 2011, 14:18 pm
E eu pergunto: Que chamas de folgado, qual o valor de deflexão que a mesma tem?
Pois mas para se verificar se a correia se encontra correctamente instalada mede-se a deflexão da mesma seja com um dinamómetro em que mede em Newtons a força da mesma e existe uma tabela para a força da correia em N-1 correspondente a um grau de deflexão.

Outra maneira e pressionar a correia num sitio a meio e ver se a mesma não flecte muito (normalmente deve flectir apenas 1/4 do diâmetro da Polie).