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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: men_on_fire em 17 de Dezembro de 2009, 21:10 pm
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Ora, caso os vossos sensores já não sejam fiáveis e com a velhice estejam já a acusar..
Mais uma vez o carro em questão é um Renault Clio 1.2 RT motor energy.
Como já andava a refilar pois o ponteiro de temperatura no quadrante não passava do mínimo, decidi então efectuar o teste para saber se o problema era do quadrante ou do dito sensor.
Assim agarrei num clip ( um fio electrico também da ) retirei a ficha do sensor ( castanho ) que fica por baixo da caixa do filtro de ar e mesmo ao lado do termostato introduzi o clip de modo a fazer "ponte" entre os conectores da ficha que retirei, e dei a chave (sem ligar o carro), assim vi que o ponteiro disparou ao máximo, fixe, assim fiquei a saber que o problema não éra do quadrante, mas sim do sensor...
Ora após pesquisa e opiniões, soube que quando se substitui a junta da cabeça, devido a excaldoes, o sensor não é fiável e convém se substituir o mesmo, logo aqui esta a prova.
Assim comecei a aventura.
Primeiro, retirar a caixa do filtro de ar
(http://img217.imageshack.us/img217/7247/dscn0565j.jpg) (http://img217.imageshack.us/i/dscn0565j.jpg/)(http://img217.imageshack.us/img217/dscn0565j.jpg/1/w640.png) (http://g.imageshack.us/img217/dscn0565j.jpg/1/)
Depois com a caixa fora comecemos por retirar o distribuidor, mas antes é preciso muita atenção, devido a pormos os cabos das velas nos seus sítios sem trocas, para tal, façam um desenho\esboço de qual o cabo que sai do motor e entra no distribuidor.
(http://img9.imageshack.us/img9/9416/dscn1149b.jpg) (http://img9.imageshack.us/i/dscn1149b.jpg/) (http://img9.imageshack.us/img9/dscn1149b.jpg/1/w640.png) (http://g.imageshack.us/img9/dscn1149b.jpg/1/)
(http://img13.imageshack.us/img13/241/dscn1148b.jpg) (http://img13.imageshack.us/i/dscn1148b.jpg/) (http://img13.imageshack.us/img13/dscn1148b.jpg/1/w640.png) (http://g.imageshack.us/img13/dscn1148b.jpg/1/)
Após isso retiramos os cabos de velas no distribuidor, o dito distribuidor ( para sair basta 1\4 de volta ), os ambos parafusos sextavados de cada lado, nao retirarem não se preocupem de cair um cadito de óleo, é normal.
(http://img188.imageshack.us/img188/6845/dscn1156t.jpg) (http://img188.imageshack.us/i/dscn1156t.jpg/) (http://img188.imageshack.us/img188/dscn1156t.jpg/1/w640.png) (http://g.imageshack.us/img188/dscn1156t.jpg/1/)
(http://img98.imageshack.us/img98/5904/dscn1158t.jpg) (http://img98.imageshack.us/i/dscn1158t.jpg/) (http://img98.imageshack.us/img98/dscn1158t.jpg/1/w640.png) (http://g.imageshack.us/img98/dscn1158t.jpg/1/)
(http://img69.imageshack.us/img69/3046/dscn1138g.jpg) (http://img69.imageshack.us/i/dscn1138g.jpg/)
Após isso vamos então retirar os sensores, assim temos mais espaço de manobra.
O que fiz foi aproveitar que ia trocar o sensor de temperatura do quadrante (sensor castanho) trocar também o sensor de temperatura do relantim ( sensor branco)
(http://img9.imageshack.us/img9/1170/dscn1161eo.jpg) (http://img9.imageshack.us/i/dscn1161eo.jpg/) (http://img9.imageshack.us/img9/dscn1161eo.jpg/1/w640.png) (http://g.imageshack.us/img9/dscn1161eo.jpg/1/)
Começando a retirar o sensor castanho, desconecta-se o ficha e com uma chave de bocas comecemos a rodar, o liquido de refrigeração ira começar a cair, mais uma vez é normal, não se preocupem , pois é assim que o sensor "lê" a temperatura.
(http://img34.imageshack.us/img34/1948/dscn1154im.jpg) (http://img34.imageshack.us/i/dscn1154im.jpg/) (http://img34.imageshack.us/img34/dscn1154im.jpg/1/w640.png) (http://g.imageshack.us/img34/dscn1154im.jpg/1/)
(http://img188.imageshack.us/img188/1135/dscn1172e.jpg) (http://img188.imageshack.us/i/dscn1172e.jpg/) (http://img188.imageshack.us/img188/dscn1172e.jpg/1/w640.png) (http://g.imageshack.us/img188/dscn1172e.jpg/1/)
Depois de retirarem o sensor castanho, partimos para o sensor branco, o processo é o mesmo, mas a agua não ira cair, pois já caiu anteriormente.
(http://img13.imageshack.us/img13/8127/dscn1136q.jpg) (http://img13.imageshack.us/i/dscn1136q.jpg/) (http://img13.imageshack.us/img13/dscn1136q.jpg/1/w640.png) (http://g.imageshack.us/img13/dscn1136q.jpg/1/)
(http://img34.imageshack.us/img34/6649/dscn1173v.jpg) (http://img34.imageshack.us/i/dscn1173v.jpg/) (http://img34.imageshack.us/img34/dscn1173v.jpg/1/w640.png) (http://g.imageshack.us/img34/dscn1173v.jpg/1/)
Sensores velhos fora, só falta os sensores novos, o processo de montagem é igual ao desmontagem, apertar sensores, conectar as ditas fichas respectivamente
Voltar a introduzir o distribuidor como estava antes, e na mesma posição (1\4 de volta), voltar a introduzir os cabos de velas no distribuidor conforme o esboço...
depois partimos para o sensor do radiador, ora optei por trocar o dito sensor, tanto pela velhice do sensor, como queria que a ventoinha dispara-se mais cedo ( dos 92º para 86º )
O sensor situa-se entre o tubo superior e inferior do radiador, o dito sensor esta embutido no radiador, o processo de substituição é o mesmo que outros, desconectar a ficha, desapertar sensor, apertar novo e conectar a ficha.
Desculpem mas esqueci de tirar fotos, no entanto mais tarde ponho para saberem a sua localização
e terminamos ao por agua no reservatório, fazer a purga do sistema, que é feito da seguinte maneira:
Põem agua no reservatório ate ao máximo, depois tem um parafuso no radiador ( propriamente no lado direito ), retiram o parafuso, ira sair o ar do sistema, e quando começar a cair bastante agua voltam a introduzir o parafuso e metem novamente agua no reservatório, voltam a fazer o mesmo processo de modo a ter certeza que não ficou ar no sistema, e voltam a encher o reservatório ate ao topo, fecham, ligam o carro e esperam ate a ventoinha disparar pelo menos 2 vezes, e fiquem atentos a temperatura no quadrante para terem a certeza que ficou tudo ok.
Assim termino o DIY de " como mudar os sensores de temperatura "
PS: FINALMENTE ja tenho o ponteiro da temperatura a funcionar, para alem de que nas filas de transito o ponteiro mal chega ao segundo traço (um pouco antes), pois a ventoinha dispara logo
Cumprimentos
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Brutal, tens jeito para estas coisas :grin: contudo eu, por exemplo, nao me meto nessas coisas, tenho medo que só saiba tirar, que me fique por aí :grin:
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bem explicado, bom tutorial sem duvida.
um dia destes comeco-me a aventurar nestas coisas. lol
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Mais um excelente DIY no belo Energy! :cheesy:
Men, dei apenas um jeito ao título para melhor identificação! :wink:
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Obrigado Pessoal....
Ups MRC....devia ter atenção nisso...não pus o titulo mais definido no afinar as válvulas pois penso que o método seja igual para todos, pelo menos a lógica..mas depois esqueci de definir para este...contudo agradeço-te pela atenção..e par a próxima fico mais atento...eh eh eh eh.
Coolwater & Leites - é uma questão de averiguares como se faz, pois eu não me ponho nestas aventura sem antes estudar o assunto, ainda por cima respeito ao motor, após ter lido tim tim o livro de reparação do carro, tirei umas duvidas lendo na net e com amigos e pronto, lá enchi-me de coragem e fiz....mas digo-te, uma pessoa que não arrisca fica-se sempre pelo nível 0...é como a informática, comecei a dominar a informática a desmontar aquilo tudo e a crashar muitos software ah ah ah ah...mas digo-te, é mais o medo que outra coisa, depois de ter feito estes trabalhos pensei para mim mesmo " - Poxa, até que não é difícil, ainda bem que, assim sempre poupo uns trocos e vou aprendendo. "
maiores cumprimentos e disponham
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Muito bem dito men_on_fire, tambem sou assim, contudo no que toca aos motores, tenho um pouco mais de receio :grin:
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eu tambem sou assim, mas com o carro tenho sempre mais medo, mais que nao seja de ficar a pé. lol
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Boa tarde, é este tópico ajuda e muito, eu preciso de mudar o meu sensor, mas o sitio indicado nas fotos, eu não tenho la nada.. apenas o distribuidor em cima..
Alguém me da uma ajuda ?
Comprei de prepósito para mudar e reparei que não tem la nada..
help
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E o motor é igual a este?
Já procuraste pelos sensores? Segue as tubagens, não vá estar o sensor colocado no radiador.
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e quem nao tiver o quadrante da temperatura como vê se ta subir :huh: :grin:
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Se subir para lá do normal deves ter uma luz no quadrante acho eu.