Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: rruuii_ em 14 de Julho de 2011, 14:07 pm
-
Uma questão para os mais entendidos na área de mecânica.
Como se avalia (em condução e/ou não) a condição em que se encontram os amortecedores.
Ouve-se tipo: "Ah e tal, isso parece um barco" e frases assim do género.
Há alguma forma de se detectar se eles se encontram nas últimas, mesmo não sendo grande crânio nessa área ?!
Abraço
-
A maneira mais fácil que ajuda a tentar saber o estado por alto dos amortecedores e saíres do carro, e abanares o mesmo lateralmente várias vezes.
Se ele após o largares voltar a posição inicial quase imediatamente (oscila cerca de 3 vezes apenas) então tens os amortecedores ainda em condições, se ficar a oscilar varias vezes (como um pêndulo que vai e vem varias vezes ate chegar ao seu centro de gravidade e estancar) então convém mudar.
Mas ao chegar a esse estado, qualquer curva que faças, ou movimento e o carro adorna muito facilmente, podendo levar a traseira a rodar sobre si.
-
Obrigado amigo, vou fazer o teste. É que eu não sei como se anda devagar, e tenho sentido em algumas curvas, assim como que o menino a querer brincar com a traseira. Perde a aderencia com alguma facilidade (e não é pneus que ainda só têm 10.000), daí andar desconfiado da suspensão.....
-
Não terás a pressão dos pneus errada?
-
Obrigado amigo, vou fazer o teste. É que eu não sei como se anda devagar, e tenho sentido em algumas curvas, assim como que o menino a querer brincar com a traseira. Perde a aderencia com alguma facilidade (e não é pneus que ainda só têm 10.000), daí andar desconfiado da suspensão.....
O teste que te vou dizer é a mesma coisa que o Black Phoenix te indica, como o sentes a fugir de traseira sugiro o seguinte: apoias as mãos no parachoques de trás e atiras o teu peso todo para tentar afundar o carro e assim que ele for abaixo afastas e ves a reação, se ficar a oscilar é porque os Kyaba estão nas couves.