Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: pirokito em 14 de Julho de 2011, 15:44 pm

Título: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: pirokito em 14 de Julho de 2011, 15:44 pm
boa tarde. estou com umas duvidas e peço ajuda aos  mais experientes em mecânica. quero trocar o óleo dos travões de um renault clio dci de 2003. é a primeira vez que o vou fazer só conheco na teoria agora na pratica... então é o seguinte em todos os manuais para a troca de óleo dos travões  que pesquisei uns dizem que devemos primeiro sangrar as rodas da frente e outros manuais dizem que primeiro devem ser as rodas de traz. afinal qual a lógica que devemos seguir? devemos sangrar primeiro as rodas que estão mais perto ou mais longe do cilindro mestre? outra duvida que eu tenho e que não refere em manual nenhum é devemos fazer o processo  de sangramento com o motor ligado ou desligado?
Título: Re: como trovar óleo dos travões?
Enviado por: Artur em 14 de Julho de 2011, 15:47 pm
com motor desligado . sempre vi fazer primeiro os da frente e depois os de traz .
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: pirokito em 14 de Julho de 2011, 15:52 pm
ok obrigado pela resposta  :wink:
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: Xmarine em 14 de Julho de 2011, 18:16 pm
Sempre ouvi dizer que se sangra primeiro da roda que esta mais perto da bomba central, ate a roda que esta mais longe. E o processo inverso para o novo oleo.
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: nelsonjrgomes em 14 de Julho de 2011, 19:21 pm
E já agora, ouvi dizer que veículos equipados com ABS tem que se ter muito cuidado com o processo, pois o sangrar o óleo dos travões pode danificar a bomba do ABS - li inclusivé que, em carros equipados com ABS, o sangrar deve ser com o carro ligado ao software da marca para a bomba de abs estar aberta e o óleo circular livremente. Isto faz sentido?
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: Xmarine em 14 de Julho de 2011, 19:24 pm
E já agora, ouvi dizer que veículos equipados com ABS tem que se ter muito cuidado com o processo, pois o sangrar o óleo dos travões pode danificar a bomba do ABS - li inclusivé que, em carros equipados com ABS, o sangrar deve ser com o carro ligado ao software da marca para a bomba de abs estar aberta e o óleo circular livremente. Isto faz sentido?

Faz. Em alguns carros e assim. Mas pelo menos no clio 2, tal não e necessario.
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: pirokito em 15 de Julho de 2011, 12:07 pm
estive a ler o manual  de mecanica do megane 3. la diz que para sangrar o óleo devemos usar a tal maquina que injecta óleo no reservatório do mesmo, será que com a técnica de sangramento convencional (carregar no pedal )  não resultava? la refere que devemos ligar o carro ao software da marca mas só se  o resultado do sangramento feito pela maquina não seja satisfatório ( ar no circuito)
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: Artur em 15 de Julho de 2011, 12:56 pm
mas afinal é no megane III ou no clio II ?
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: pirokito em 15 de Julho de 2011, 13:22 pm
mas afinal é no megane III ou no clio II ?
este fim de semana vai ser no clio 2. mas daqui a 1 ano vai ser no megane 3. quanto ao clio ja estou esclarecido. no  megane 3 tenho a duvida se podemos sangrar o óleo dos travões da maneira convencional, ou se tem de ser obrigatoriamente com a maquina
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: pirokito em 15 de Julho de 2011, 14:51 pm
eu estive a pesquisar melhor . e cheguei a conclusão de que quando se trata de segurança mais vale entregar a quem  tem experiencia. na roady fazem esse serviço por 25 eur com o sistema de maquina( pressão no deposito do dito oleo) recomendado pela renault já incluindo óleo dot 4 de bosch
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: Xmarine em 15 de Julho de 2011, 14:56 pm
eu estive a pesquisar melhor . e cheguei a conclusão de que quando se trata de segurança mais vale entregar a quem  tem experiencia. na roady fazem esse serviço por 25 eur com o sistema de maquina( pressão no deposito do dito oleo) recomendado pela renault já incluindo óleo dot 4 de bosch

 Falas em pessoas com experiência e depois logo de seguida falas no roady?????

:D :D :D :D
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: pirokito em 15 de Julho de 2011, 15:12 pm
sempre devem ter mais experiência do que eu nesse aspecto,  e tem uma maquina que faz quase todo o processo. usam oleo da bosch, dão garantia. mas venha o diabo e escolha o melhor. na oficina renault o problema é a falta de compatibilidade com os meus horários. e tmbem a diferença de preço. na roady é a qualquer hora da semana e fim de semana. podia fazer eu essa mudança tenho receio de dar problemas .
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: pirokito em 15 de Julho de 2011, 15:14 pm
que recomendam voçes?  fazer a troca de oleo com maquina? ou manualmente?
 
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: Artur em 15 de Julho de 2011, 17:20 pm
na roady teem muita experiencia , sim senhor , recomendar o dot 4 é logo um bom sinal quando o dot 5.1 é muito superior .....
boa escolha ( ler ironicamente e a rebolar de tanto rir )
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: Gonçalo em 15 de Julho de 2011, 17:44 pm
eu estive a pesquisar melhor . e cheguei a conclusão de que quando se trata de segurança mais vale entregar a quem  tem experiencia. na roady fazem esse serviço por 25 eur com o sistema de maquina( pressão no deposito do dito oleo) recomendado pela renault já incluindo óleo dot 4 de bosch

 Falas em pessoas com experiência e depois logo de seguida falas no roady?????

:D :D :D :D

experiência e roady sempre foram duas palavras que nunca ficaram bem na mesma frase ;)
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: pirokito em 16 de Julho de 2011, 11:01 am
ei alto la! eu não disse que na roady experiencia existe. so disse que sempre devem ter mais conhecimentos do que eu já para não falar de equipamento que eu comum mortal não tem em casa, como por exemplo a maquina de sangrar o óleo. eles também não precisam de experiência a maquina faz  quase todo o processo. e outra coisa o oleo que vem de origem no clio 2 de 2003 é dot 4. dai eles recomendarem  dot 4. afinal quem tem experiencia  :assobio: leiam isto para perceberem o que quero dizer:





O Department of Transportation (DOT), departamento de transportes dos Estados Unidos, estabeleceu critérios para classificar os fluidos de freio conforme sua formulação e seu desempenho. O nível 3, ou DOT-3, é há tempos o mínimo exigido para automóveis, enquanto alguns fabricantes requerem os mais evoluídos DOT-4, DOT-5 e DOT-5.1. O DOT-5 é baseado em silicone, e os demais (5.1 incluído), compostos por óleos minerais, ésteres e ésteres de glicol. Os veículos militares americanos usam sempre DOT-5, enquanto os fabricantes de automóveis recorrem normalmente aos demais tipos. Misturar fluidos de diferentes padrões nunca é recomendável, mas é especialmente desaconselhado no caso de mistura do DOT-5 aos demais tipos.

O fluido à base de glicol tem sobre o de silicone a vantagem da resistência bem maior à compressão, o que deixa mais firme o pedal de freio. Sua desvantagem é ser higroscópico, isto é, absorver umidade do ar. Isso reduz o ponto de ebulição (que, se muito baixo, pode levar o fluido a perder suas propriedades sob intenso aquecimento), prejudica sua eficiência de transmitir força hidráulica e, por causa da umidade, pode causar corrosão nos componentes metálicos do sistema. Por isso é necessário substituir o fluido periodicamente, em geral a cada dois anos, a não ser o do tipo DOT-5. Pela mesma razão, o fluido a ser colocado no sistema deve ser sempre novo, nunca de uma embalagem aberta há muito tempo.


Informações Complementares Importantes:

1°: Nunca miture fluidos DOT-3, 4 e 5.1 com fluidos DOT-5, pois além a incompatibilidade entre glicol e silicone, descrita no texto acima, também, em teoria os fluidos DOT-5 são mais espessos e não são compatíveis com os sistemas de freios projetados para os fluidos a base de glicol (mangueiras, cilindros, servo, etc), podendo ocorrer vazamentos e entupimentos que provocarão a ineficácia do sistema
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: Artur em 16 de Julho de 2011, 12:03 pm
ei alto la! eu não disse que na roady experiencia existe. so disse que sempre devem ter mais conhecimentos do que eu já para não falar de equipamento que eu comum mortal não tem em casa, como por exemplo a maquina de sangrar o óleo. eles também não precisam de experiência a maquina faz  quase todo o processo. e outra coisa o oleo que vem de origem no clio 2 de 2003 é dot 4. dai eles recomendarem  dot 4. afinal quem tem experiencia  :assobio: leiam isto para perceberem o que quero dizer:

Afinal quem tem experiencia ? Tu não és de certeza , se fosses , sabias que o dot 5.1 foi desenvolvido precisamente nessa altura , dai a recomendação do dot 4 . E se não sabes , já agora vais aprender mais um bocado , existe dot 4 especifico para carros com abs e para carros com abs / esp . E tambem se não sabes , ficas a saber e aprendes o dot 5.1 alem de cumprir todas essas exigencias , é superior a frio a e quente . Portanto , antes de vires NOVAMENTE com comentarios a roçar a arrogancia , acalma lá a passarinha . As coisas vão evoluindo , o mundo vai evoluindo , não se deve para no tempo . Alem disso , nunca me viste dizer para misturar o dot 4 com o dot 5 , tal e qual como nunca recomendei a ninguem mesmo em acrescentos de oleo de motor , misturar marcas diferentes quanto mais viscosidades diferentes . Se falas em trocar o oleo de travões , é obvio que não vai haver misturas . E se sabes assim sempre tanto , vens perguntar para que ? Afinal .... ( falta me o boneco a assobiar mas não me apetece por que dá muito trabalho )
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: pirokito em 16 de Julho de 2011, 12:38 pm
ai sim... tou a ver que não lês ate ao fim aquilo que as pessoas te apresentam então ca vai outra vez:


 em teoria os fluidos DOT-5 são mais espessos e não são compatíveis com os sistemas de freios projetados para os fluidos a base de glicol como o dot 3 e 4 (mangueiras, cilindros, servo, etc), podendo ocorrer vazamentos e entupimentos que provocarão a ineficácia do sistema
 não sou eu que tenho a mania de que sei tudo. e não aceita a opinião dos outros.  o que eu escrevi acima foram engenheiros qualificados que o disseram e não o mecânico da esquina. apenas confronto as pessoas com os factos eu não tenho nada contra ti nem as tuas teorias, mas não penses que por seres administrador que não ouves as verdades .apenas não quero que atirem pedras

 (na roady teem muita experiencia , sim senhor , recomendar o dot 4 é logo um bom sinal quando o dot 5.1 é muito superior .....
boa escolha ( ler ironicamente e a rebolar de tanto rir )

ps: não faças como o socrates fez a manuela moura guedes
 
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: MaNeL em 16 de Julho de 2011, 13:21 pm
pirokito, não caves mais. já enterraste que chegue ;)

ei alto la! eu não disse que na roady experiencia existe. so disse que sempre devem ter mais conhecimentos do que eu já para não falar de equipamento que eu comum mortal não tem em casa, como por exemplo a maquina de sangrar o óleo. eles também não precisam de experiência a maquina faz  quase todo o processo. e outra coisa o oleo que vem de origem no clio 2 de 2003 é dot 4. dai eles recomendarem  dot 4. afinal quem tem experiencia  :assobio: leiam isto para perceberem o que quero dizer:





O Department of Transportation (DOT), departamento de transportes dos Estados Unidos, estabeleceu critérios para classificar os fluidos de freio conforme sua formulação e seu desempenho. O nível 3, ou DOT-3, é há tempos o mínimo exigido para automóveis, enquanto alguns fabricantes requerem os mais evoluídos DOT-4, DOT-5 e DOT-5.1. O DOT-5 é baseado em silicone, e os demais (5.1 incluído), compostos por óleos minerais, ésteres e ésteres de glicol. Os veículos militares americanos usam sempre DOT-5, enquanto os fabricantes de automóveis recorrem normalmente aos demais tipos. Misturar fluidos de diferentes padrões nunca é recomendável, mas é especialmente desaconselhado no caso de mistura do DOT-5 aos demais tipos.

O fluido à base de glicol tem sobre o de silicone a vantagem da resistência bem maior à compressão, o que deixa mais firme o pedal de freio. Sua desvantagem é ser higroscópico, isto é, absorver umidade do ar. Isso reduz o ponto de ebulição (que, se muito baixo, pode levar o fluido a perder suas propriedades sob intenso aquecimento), prejudica sua eficiência de transmitir força hidráulica e, por causa da umidade, pode causar corrosão nos componentes metálicos do sistema. Por isso é necessário substituir o fluido periodicamente, em geral a cada dois anos, a não ser o do tipo DOT-5. Pela mesma razão, o fluido a ser colocado no sistema deve ser sempre novo, nunca de uma embalagem aberta há muito tempo.


Informações Complementares Importantes:

1°: Nunca miture fluidos DOT-3, 4 e 5.1 com fluidos DOT-5, pois além a incompatibilidade entre glicol e silicone, descrita no texto acima, também, em teoria os fluidos DOT-5 são mais espessos e não são compatíveis com os sistemas de freios projetados para os fluidos a base de glicol (mangueiras, cilindros, servo, etc), podendo ocorrer vazamentos e entupimentos que provocarão a ineficácia do sistema


na roady teem muita experiencia , sim senhor , recomendar o dot 4 é logo um bom sinal quando o dot 5.1 é muito superior .....
boa escolha ( ler ironicamente e a rebolar de tanto rir )

Se vires com muito atenção não podes misturar o dot 5 com os outros uma vez que este é a base de silicone. o dot3 dot4 e dot 5.1 são à base de glicol. escrito pelos engenheiros que TU citas-te.

não leves a mal ;) cumps
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: pirokito em 16 de Julho de 2011, 13:35 pm
pirokito, não caves mais. já enterraste que chegue ;)

ei alto la! eu não disse que na roady experiencia existe. so disse que sempre devem ter mais conhecimentos do que eu já para não falar de equipamento que eu comum mortal não tem em casa, como por exemplo a maquina de sangrar o óleo. eles também não precisam de experiência a maquina faz  quase todo o processo. e outra coisa o oleo que vem de origem no clio 2 de 2003 é dot 4. dai eles recomendarem  dot 4. afinal quem tem experiencia  :assobio: leiam isto para perceberem o que quero dizer:





O Department of Transportation (DOT), departamento de transportes dos Estados Unidos, estabeleceu critérios para classificar os fluidos de freio conforme sua formulação e seu desempenho. O nível 3, ou DOT-3, é há tempos o mínimo exigido para automóveis, enquanto alguns fabricantes requerem os mais evoluídos DOT-4, DOT-5 e DOT-5.1. O DOT-5 é baseado em silicone, e os demais (5.1 incluído), compostos por óleos minerais, ésteres e ésteres de glicol. Os veículos militares americanos usam sempre DOT-5, enquanto os fabricantes de automóveis recorrem normalmente aos demais tipos. Misturar fluidos de diferentes padrões nunca é recomendável, mas é especialmente desaconselhado no caso de mistura do DOT-5 aos demais tipos.

O fluido à base de glicol tem sobre o de silicone a vantagem da resistência bem maior à compressão, o que deixa mais firme o pedal de freio. Sua desvantagem é ser higroscópico, isto é, absorver umidade do ar. Isso reduz o ponto de ebulição (que, se muito baixo, pode levar o fluido a perder suas propriedades sob intenso aquecimento), prejudica sua eficiência de transmitir força hidráulica e, por causa da umidade, pode causar corrosão nos componentes metálicos do sistema. Por isso é necessário substituir o fluido periodicamente, em geral a cada dois anos, a não ser o do tipo DOT-5. Pela mesma razão, o fluido a ser colocado no sistema deve ser sempre novo, nunca de uma embalagem aberta há muito tempo.


Informações Complementares Importantes:

1°: Nunca miture fluidos DOT-3, 4 e 5.1 com fluidos DOT-5, pois além a incompatibilidade entre glicol e silicone, descrita no texto acima, também, em teoria os fluidos DOT-5 são mais espessos e não são compatíveis com os sistemas de freios projetados para os fluidos a base de glicol (mangueiras, cilindros, servo, etc), podendo ocorrer vazamentos e entupimentos que provocarão a ineficácia do sistema


na roady teem muita experiencia , sim senhor , recomendar o dot 4 é logo um bom sinal quando o dot 5.1 é muito superior .....
boa escolha ( ler ironicamente e a rebolar de tanto rir )

Se vires com muito atenção não podes misturar o dot 5 com os outros uma vez que este é a base de silicone. o dot3 dot4 e dot 5.1 são à base de glicol. escrito pelos engenheiros que TU citas-te.

não leves a mal ;) cumps
   pesquisa no google e vê é simples! o pior cego é aquele que não quer ver
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: Bruny em 16 de Julho de 2011, 13:52 pm
pirokito, não caves mais. já enterraste que chegue ;)

ei alto la! eu não disse que na roady experiencia existe. so disse que sempre devem ter mais conhecimentos do que eu já para não falar de equipamento que eu comum mortal não tem em casa, como por exemplo a maquina de sangrar o óleo. eles também não precisam de experiência a maquina faz  quase todo o processo. e outra coisa o oleo que vem de origem no clio 2 de 2003 é dot 4. dai eles recomendarem  dot 4. afinal quem tem experiencia  :assobio: leiam isto para perceberem o que quero dizer:





O Department of Transportation (DOT), departamento de transportes dos Estados Unidos, estabeleceu critérios para classificar os fluidos de freio conforme sua formulação e seu desempenho. O nível 3, ou DOT-3, é há tempos o mínimo exigido para automóveis, enquanto alguns fabricantes requerem os mais evoluídos DOT-4, DOT-5 e DOT-5.1. O DOT-5 é baseado em silicone, e os demais (5.1 incluído), compostos por óleos minerais, ésteres e ésteres de glicol. Os veículos militares americanos usam sempre DOT-5, enquanto os fabricantes de automóveis recorrem normalmente aos demais tipos. Misturar fluidos de diferentes padrões nunca é recomendável, mas é especialmente desaconselhado no caso de mistura do DOT-5 aos demais tipos.

O fluido à base de glicol tem sobre o de silicone a vantagem da resistência bem maior à compressão, o que deixa mais firme o pedal de freio. Sua desvantagem é ser higroscópico, isto é, absorver umidade do ar. Isso reduz o ponto de ebulição (que, se muito baixo, pode levar o fluido a perder suas propriedades sob intenso aquecimento), prejudica sua eficiência de transmitir força hidráulica e, por causa da umidade, pode causar corrosão nos componentes metálicos do sistema. Por isso é necessário substituir o fluido periodicamente, em geral a cada dois anos, a não ser o do tipo DOT-5. Pela mesma razão, o fluido a ser colocado no sistema deve ser sempre novo, nunca de uma embalagem aberta há muito tempo.


Informações Complementares Importantes:

1°: Nunca miture fluidos DOT-3, 4 e 5.1 com fluidos DOT-5, pois além a incompatibilidade entre glicol e silicone, descrita no texto acima, também, em teoria os fluidos DOT-5 são mais espessos e não são compatíveis com os sistemas de freios projetados para os fluidos a base de glicol (mangueiras, cilindros, servo, etc), podendo ocorrer vazamentos e entupimentos que provocarão a ineficácia do sistema


na roady teem muita experiencia , sim senhor , recomendar o dot 4 é logo um bom sinal quando o dot 5.1 é muito superior .....
boa escolha ( ler ironicamente e a rebolar de tanto rir )

Se vires com muito atenção não podes misturar o dot 5 com os outros uma vez que este é a base de silicone. o dot3 dot4 e dot 5.1 são à base de glicol. escrito pelos engenheiros que TU citas-te.

não leves a mal ;) cumps
   pesquisa no google e vê é simples! o pior cego é aquele que não quer ver

Utilizaste o ditado certo... Que se aplica a ti... Tenta ler outra vez a ver se entendes que ninguém te aconselhou DOT 5, mas sim o DOT 5.1...

Cumps
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: Gonçalo em 16 de Julho de 2011, 13:58 pm
pirokito, não caves mais. já enterraste que chegue ;)

ei alto la! eu não disse que na roady experiencia existe. so disse que sempre devem ter mais conhecimentos do que eu já para não falar de equipamento que eu comum mortal não tem em casa, como por exemplo a maquina de sangrar o óleo. eles também não precisam de experiência a maquina faz  quase todo o processo. e outra coisa o oleo que vem de origem no clio 2 de 2003 é dot 4. dai eles recomendarem  dot 4. afinal quem tem experiencia  :assobio: leiam isto para perceberem o que quero dizer:





O Department of Transportation (DOT), departamento de transportes dos Estados Unidos, estabeleceu critérios para classificar os fluidos de freio conforme sua formulação e seu desempenho. O nível 3, ou DOT-3, é há tempos o mínimo exigido para automóveis, enquanto alguns fabricantes requerem os mais evoluídos DOT-4, DOT-5 e DOT-5.1. O DOT-5 é baseado em silicone, e os demais (5.1 incluído), compostos por óleos minerais, ésteres e ésteres de glicol. Os veículos militares americanos usam sempre DOT-5, enquanto os fabricantes de automóveis recorrem normalmente aos demais tipos. Misturar fluidos de diferentes padrões nunca é recomendável, mas é especialmente desaconselhado no caso de mistura do DOT-5 aos demais tipos.

O fluido à base de glicol tem sobre o de silicone a vantagem da resistência bem maior à compressão, o que deixa mais firme o pedal de freio. Sua desvantagem é ser higroscópico, isto é, absorver umidade do ar. Isso reduz o ponto de ebulição (que, se muito baixo, pode levar o fluido a perder suas propriedades sob intenso aquecimento), prejudica sua eficiência de transmitir força hidráulica e, por causa da umidade, pode causar corrosão nos componentes metálicos do sistema. Por isso é necessário substituir o fluido periodicamente, em geral a cada dois anos, a não ser o do tipo DOT-5. Pela mesma razão, o fluido a ser colocado no sistema deve ser sempre novo, nunca de uma embalagem aberta há muito tempo.


Informações Complementares Importantes:

1°: Nunca miture fluidos DOT-3, 4 e 5.1 com fluidos DOT-5, pois além a incompatibilidade entre glicol e silicone, descrita no texto acima, também, em teoria os fluidos DOT-5 são mais espessos e não são compatíveis com os sistemas de freios projetados para os fluidos a base de glicol (mangueiras, cilindros, servo, etc), podendo ocorrer vazamentos e entupimentos que provocarão a ineficácia do sistema


na roady teem muita experiencia , sim senhor , recomendar o dot 4 é logo um bom sinal quando o dot 5.1 é muito superior .....
boa escolha ( ler ironicamente e a rebolar de tanto rir )

Se vires com muito atenção não podes misturar o dot 5 com os outros uma vez que este é a base de silicone. o dot3 dot4 e dot 5.1 são à base de glicol. escrito pelos engenheiros que TU citas-te.

não leves a mal ;) cumps
   pesquisa no google e vê é simples! o pior cego é aquele que não quer ver

Ou seja, o pior cego aqui no meio és tu que não estás a ver o que te estão a dizer...
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: Artur em 16 de Julho de 2011, 19:14 pm
fdx que é burro que nem uma porta e ainda tem a mania da arrogancia . não adianta .
Título: Re: Como trocar óleo dos travões?
Enviado por: scenick em 16 de Julho de 2011, 19:18 pm
fdx que é burro que nem uma porta

E um dia destes ainda aparece a perguntar se pode montar Kayaba no Renault