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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Xmarine em 21 de Julho de 2011, 19:57 pm
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Em tempo de crise, é sempre bom saber como poupar uns cobres nas revisões. Fazendo-as em casa.
Uma revisão simples de trocar óleo, filtro de óleo, filtro de ar pode ser efectuada em casa e não são precisas ferramentas especiais muito caras.
Tempo: 30-40minutos
Material:
-Oleo apropriado para o carro
-Filtro de óleo (6€ +-)
-Filtro de ar (15€ +-)
-Anilha do bjon (3€ uma caixa com 5 anilhas)
total: 24€ + preço do óleo
Ferramentas:
- Chave do bjon (cerca de 13€ na norauto)
- Chave de filtro de óleo (5€ na norauto)
- Funil ( 1€ na loja dos 300 ;D )
- Reservatório para óleo usado. Um garrafão de água de 5L cortado, serve.
-Macaco....pode-se usar o do carro. Ou então investir num pequeno macaco de oficina (30€)
-Papel de limpeza de mãos....(1€ no lidl)
Procedimento.
Deve-se fazer isto com o motor quente, mas não tão quente a ponto de queimar as mãos no óleo... Isto, para o óleo estar mais fluido e poder sais todo mais facilmente.
-Podemos começar por levantar o carro com o macaco.
(http://img842.imageshack.us/img842/435/pic1145u.jpg)
-Abre-se a tampa do óleo, na parte de cima do motor.
(http://img845.imageshack.us/img845/3420/pic1143.jpg)
-Metemos o reservatório para o óleo por baixo do bjon
(http://img64.imageshack.us/img64/5175/pic1144p.jpg)
(http://img89.imageshack.us/img89/9119/pic1147y.jpg)
-Aqui a foto do bjon do carter. Mais ou menos a meio do carter.
(http://img607.imageshack.us/img607/304/pic1146.jpg)
-A minha chave fui eu que a fiz. É uma chave quadrada. Com ela vamos retirar o bjon do carter.
(http://img853.imageshack.us/img853/9003/pic1148.jpg)
-Ao retirar, o óleo começa a sair.
(http://img827.imageshack.us/img827/9150/pic1150.jpg)(http://img59.imageshack.us/img59/2073/pic1149u.jpg)
-Enquanto o óleo escorre, vamos retirar o filtro do óleo.
(http://img718.imageshack.us/img718/1898/pic1151.jpg)
-Metemos a chave e rodamos no sentido contrario ao dos ponteiros do relogio.
(http://img121.imageshack.us/img121/6865/pic1152.jpg)
-Retiramos o filtro velho e limpamos bem a zona onde encaixa o filtro.
(http://img707.imageshack.us/img707/4194/pic1154.jpg)
(http://img39.imageshack.us/img39/5269/pic1153.jpg)
-Metemos um pouco de óleo a volta da borracha do filtro novo.
-Metemos o novo filtro no sitio, apertando apenas com a força das mãos.
(http://img233.imageshack.us/img233/1060/pic1156.jpg)
(http://img62.imageshack.us/img62/8769/pic1157.jpg)
-Entretanto o óleo velho escorreu todo. Podemos limpar o bjon e meter uma anilha nova.
(http://img13.imageshack.us/img13/4728/pic1155p.jpg)
-Voltamos a meter o bjon no sitio e apertamo-o. Atenção que não é apertar até um bocadinho antes de partir. É apertar por forma a não sair.
-Com o bjon posto. Pomos o novo óleo com a ajuda de um funil.
(http://img89.imageshack.us/img89/744/pic1158.jpg)
(http://img37.imageshack.us/img37/5565/pic1159.jpg)
-Atenção que a quantidade de óleo metida tem de ser a adequada ao carro. Nem mais nem menos.
-Fechar a tampa do motor
-Arrumar a ferramenta e está feito.
(http://img155.imageshack.us/img155/7945/pic1160.jpg)
(http://img713.imageshack.us/img713/9093/pic1161x.jpg)
Se tiverem duvidas....as minhas amigas explicam melhor:
How To Change Your Oil (http://www.youtube.com/watch?v=n8B9erdk0go#ws)
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Bom DIY sucinto e bem explicado
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Excelente DIY, impecável como sempre :wink:
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falta só acrescentar , não deitar o oleo velho no caixote nem no esgoto , há locais proprios para o fazer
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falta só acrescentar , não deitar o oleo velho no caixote nem no esgoto , há locais proprios para o fazer
Por acaso ia perguntar isso, eu também costumo fazer em casa e o óleo velho levo a uma oficina de um amigo meu que depois lhe da o destino devido.
Mas esta excelente a explicação, :)
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Eu guardo num bidon de 200L que tenho na garagem. As vezes dou para eliminação em oficinas ou para a construção civil, para olear as chapas de cofragem.
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5 estrelas :happy: :happy:
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Ainda há umas 2 semanas fiz isso ao meu xaruto....
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Bom DIY Xmarine, mas acho que é menos cansativo o video! :D
Mas agora a sério, está muito bom, bem explicado e sem falhar os pormenores... :)
Cumps
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Sabes onde é o filtro do óleo no motor d7f (1.2 8v)?
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Sabes onde é o filtro do óleo no motor d7f (1.2 8v)?
Nunca fiz revisão num motor desses. Mas ha-de ser certamente +- na mesma zona que estão os filtros de óleo dos motores renault 4cilindros.
No bloco, a frente do motor. É procurar aí nessa zona.
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boas.
o filtro de oleo desse motor fica no mesmo sitio do 1.2 16v. tens o carter, é atras do carter, na direcção do charriot.
cumps
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Obrigado aos dois pela resposta. É que li uma vez que era preciso tirar a roda fora para mudar o filtro.
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Obrigado pela explicação com aquele vídeo :)
Sempre que se tira o parafuso muda-se a anilha do bojon ? :huh:
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Obrigado pela explicação com aquele vídeo :)
Sempre que se tira o parafuso muda-se a anilha do bojon ? :huh:
exacto. a estanquidade é garantida através do esmagamento da anilha de cobre, logo se ela já está esmagada já não é garantido que não haja uma fugasita :dance:
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Obrigado pela explicação com aquele vídeo :)
Sempre que se tira o parafuso muda-se a anilha do bojon ? :huh:
exacto. a estanquidade é garantida através do esmagamento da anilha de cobre, logo se ela já está esmagada já não é garantido que não haja uma fugasita :dance:
Ora nem mais, é essa a explicação.
Mas pelo preço.... 2€ e pouco e dá para 5 vezes...
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Obrigado pela explicação com aquele vídeo :)
Sempre que se tira o parafuso muda-se a anilha do bojon ? :huh:
exacto. a estanquidade é garantida através do esmagamento da anilha de cobre, logo se ela já está esmagada já não é garantido que não haja uma fugasita :dance:
Ora nem mais, é essa a explicação.
Mas pelo preço.... 2€ e pouco e dá para 5 vezes...
Agora confundiste-me Xmarine.
Se sempre que se mudar o óleo, mudas a anilha.... Como é que dizes que 2€ dá para 5 vezes ??
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Pelo que li no inicio do tópico, uma caixa por €3,00 traz 5 anilhas :wink:
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Bem nesta ultima vez que fui à renault comprar o filtro do óleo ofereceram-me a anilha :D
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Desculpem, li na diagonal essa parte. Tá explicado ;)
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bom DIY ... =p
por acaso vou ter de fazer a mudança do oleo ao meu entretanto e do filtro tb... que recomendam para um bom oleo ??
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nelsonpx tens aqui uma boa escolha http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5707.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5707.0)
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Muito bom o DIY mas, vais-me desculpar, gostei muito mais da explicação em video... É muito melhor... :D
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Só falta mesmo o carimbo de revisão da Renault. :D
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Eh pah, fiquei com vontade de mudar o óleo no meu autocarro... mas pensando bem é melhor não...
Muito bem explicado e boa escolha de vídeo-tutorial...
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Boas, tem mal se levantarmos o carro so a frente com umas perguiças e atras nao? ou convem mesmo atras e a frente?
Neste caso um renault twingo...
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Para o óleo sair todo, o mais indicado é o carro nivelado ;)