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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: pedro20 em 27 de Julho de 2011, 03:44 am
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Olá a todos.
Há pouco tempo procedi à troca da valvulina do meu antiguito Laguna, numa oficina da Renault, apesar de me terem lá dito que a mesma era vitalícia.
Assisti à operação, retiraram a valvulina antiga e colocaram 3 litros exactos de valvulina (penso que era a ELF NFJ, não tenho a certeza).
No entanto, e após ver em alguns manuais, a minha caixa leva 3,4 litros de valvulina (a caixa é a JB3).
Questionei a oficina da Renault em causa, e disseram-me que este era o procedimento normal, porque ao removerem a valvulina antiga, há sempre alguma que lá fica, por isso não seria necessário encher com a mesma quantidade.
Alguém que tenha experiência com oficinas Renault pode confirmar isto? É prática comum expressa pela Renault? É que fiquei um bocado preocupado, pois ainda estamos a falar de 0,4 litros... :huh:
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A valvolina tem de sair toda... e quando se põe a nova é até transbordar pelo orificio de colocação da valvolina
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Olá a todos.
Há pouco tempo procedi à troca da valvulina do meu antiguito Laguna, numa oficina da Renault, apesar de me terem lá dito que a mesma era vitalícia.
Assisti à operação, retiraram a valvulina antiga e colocaram 3 litros exactos de valvulina (penso que era a ELF NFJ, não tenho a certeza).
No entanto, e após ver em alguns manuais, a minha caixa leva 3,4 litros de valvulina (a caixa é a JB3).
Questionei a oficina da Renault em causa, e disseram-me que este era o procedimento normal, porque ao removerem a valvulina antiga, há sempre alguma que lá fica, por isso não seria necessário encher com a mesma quantidade.
Alguém que tenha experiência com oficinas Renault pode confirmar isto? É prática comum expressa pela Renault? É que fiquei um bocado preocupado, pois ainda estamos a falar de 0,4 litros... :huh:
A válvolina é mesmo para sair toda. Será que não foi um erro na altura de debitar a quantidade ? A teu favor?
Pois retirando o Bujon ( não há outra forma ) tudo o que lá está escorre.
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O nível da valvulina deve ser reposto até transbordar pelo bujon de enchimento.
Se queres confirmar o nível, é só retirares o bujon de enchimento e colocar o dedo.
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muito gostam voces de andar a por o dedo no bujon .....
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E o tópico acabou de descambar :laugh: :laugh: :laugh:
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Problemas sexuais outra vez??? :laugh: :laugh: :laugh:
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mais um bocado e a culpa é da pilha do cartão.. lol
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E só para chatear eu acho que os 3 litros são mais que suficientes, não precisa de sair a mais pelo tampão de enchimento.
As caixas de velocidades quando gripam não é pela falta de 1/2 litro de valvulina, é o material de bronze que fica cansado e cimenta
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A válvolina é mesmo para sair toda. Será que não foi um erro na altura de debitar a quantidade ? A teu favor?
Pois retirando o Bujon ( não há outra forma ) tudo o que lá está escorre.
Assisti à operação completa, e perguntei ao mecânico quanto ia pôr, e ele disse que eram exactamente 3 litros.
Na altura tinha ideia que o procedimento correcto era mesmo deixar transbordar, depois esperar que parasse de pingar e fechar. Por isso perguntei ao mecânico se não ia fazer isso, e ele disse que não, e que estava ao nível (meteu lá dentro uma chavezita de bujon pequena e aquilo ficou com o nível de óleo lá marcado (parecia ligeiramente abaixo da abertura da caixa).
Paguei 100 euros... Mas foi preço acordado antes, por isso tenho direito à troca de valvuluba com o valor correcto...
Existe algum problema em ter menos valvulina do que estes 3,4 litros? Mesmo que estejamos a falar de muito pouco (que sejam 0,1 ou 0,2 litros) ? Existe alguma vantagem em ter estes decilitros a mais?
Alguém trabalha em alguma oficina renault e sabe se isto é prática comum, ou se na realidade é uma forma de as oficinas ganharem mais uns decilitros aqui e acolá (10 clientes como eu significam 4 litros de valvulina nao gasta por eles).
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Leste o post anterior?
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Leste o post anterior?
Só agora. :)
Isso é certo? Nao há problema? Existe uma margem de manobra?
E vantagens de ter estes decilitros extra? Nao são nenhumas?
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100€ por 3 litros de valvulina mais MO??
...da-se!!!
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100€ por 3 litros de valvulina mais MO??
...da-se!!!
Pois... Eu na altura nao tinha bem noção do que era e de que tio de trabalho exigia. Quando vi aquilo e me apercebi que é mais fácil e rápido que mudar o óleo, fiquei um bocado espantado, mas pronto... :azn:
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dai a minha expressão de meter o dedo ..... mas acho que te puseram o dedo e com os outros 0,4 lts besuntou o braço e nem sentis te
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custa cerca de 15€ o litro.... dass mesmo!!
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E então, que acham? Vou lá e exijo que metam valvulina até eu a ver a transbordar? Ou não vale a pena o esforço? 0:))
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Leste o post anterior?
Só agora. :)
Isso é certo? Nao há problema? Existe uma margem de manobra?
E vantagens de ter estes decilitros extra? Nao são nenhumas?
Se lá estiver toda melhor, mas na caixa faltar 1dcl ou 2 é igual, não é por aí que a caixa vai dar problemas.
Ter em atenção que não estou a entrar no problema do preço por litro da dita substância, da valvulina claro
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Resumindo, é melhor lá ir e colocar o resto, certo?
Quanto ao preço do serviço agora, não é problema, porque me recuso a pagar seja o que fôr. Mas sim, o preço foi bem puxadinho! :gun:
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acho que é melhores lá ires porque apesarem de já terem dito que não vale a pena , tu continuas a ler vai lá ....
portanto é mesmo melhor lá ires e urgentemente