Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: men_on_fire em 22 de Dezembro de 2009, 10:12 am
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Hellow,
Como postado do Projecto Renault, fiz este fim de semana uma viagem com o 21, e apresentou um consumo um pouco acima do esperado...
Como nunca limpei o corpo de injecção, pergunto se dá para fazer o mesmo processo que o Clio no 21.
Não há conflito com o facto de ser TURBO?
Não me arrebenta o TURBO?
Usa-se o mesmo spray de limpeza ( de carburadores ) ou tem de ser um especifico?
Caso não haja problema, como chego ao corpo de injecção ( borboleta ) do 21 para limpar, pois não sei onde a mesma se situa?
Cumprimentos
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gostava de te saber ajudar , mas de coisas antigas , pouco ou nada sei . e para não dizer asneira , mais vale estar calado
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quem de certeza te ajudava era o nosso amigo jonnygt, mas ele raramente aparece por ca...
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Agradeço-vos bastante....
Pois, o johnnyGt como teve um...talvez de umas dicas...eh eh eheh.
No entanto obrigado pela vossa atenção, e vou esperar por respostas.
Maiores cumprimentos
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Hellow,
Espero por noticias sobre esta questão de modo a poder dar uma atençãozita ao 21
Cumprimentos
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O Clio e o 21Turbo são sistemas diferentes....
O Clio é monoponto e o 21 é multiponto... podes limpar a borboleta e tal, mas nunca do mesmo processo do Clio...
Os injectores estão exactamente por cima do colectore de admissão, fichas verdes (se não me falha a memoria)...
Quando muito podes é mandar limpar os injectores, ha casas que fazem isso... mas não esperes milagres nos consumos...
O meu no dia a dia fazia médias entre os 7/8... em AE na casa dos 120/130 fazia 7...
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Pois lino, mas o 21 anda mesmo c\ um consumo ligeiramente elevado, a titulo de exemplo vim de Coimbra sempre a 80km\h 100km\h devido a imensa chuva e fez-me um consumo de 9l\100 em autoestrada, algo absurdo.
Como reparei que há pessoal que limpa a borboleta dos clios III, pensei que desse fazer os mesmo ao 21...mas pronto, fico a saber que não dá.
Tenho que pensar em mandar limpar os injectores...
Já agora, qual o processo de limpeza do corpo de injecção do 21?
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podes limpar o corpo da borboleta do 21 com o spray da mesma forma que o clio.
Têm apenas mais algumas particularidades na limpeza.
esse corpo têm um bypass que entope o que altera os consumos e a resposta do motor.
Pelo mesmo metodo limpa-se tb a electrovalvula de relanti.
Imfelizmente já não tenho o 21 para mostrar como se faz.
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Hummm, excelente johnnygt, no entanto podes dar umas dicas, como la chegar de modo a limpar aquilo tudinho?? se te lembrares claro.
Maiores cumprimentos
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Hummm, excelente johnnygt, no entanto podes dar umas dicas, como la chegar de modo a limpar aquilo tudinho?? se te lembrares claro.
Maiores cumprimentos
Arranjas o corpo do 21 txi, e ficas com o assunto resolvido.
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Se pusesse o corpo do TXI tinha que andar com 2 depositos de gasolina...eh eh eh eh eh eh
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Ui o TXI com o motor de 12v com 140cv, bebe mais que o Turbo em andamento normal :|
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É Verdade, até porque o rapaz que arranjou o meu carro tem um 21 TXI....e os consumos são mais avultados que o meu....
Pelo que diz, a diferença está no numero de valvulas, Turbo (8), TXI (12)
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Lá em Las Vendas há um TXI, ainda ontem o vi, é carro de Garagem Estrela já desde que me lembro de o ver por ali, bem pertinho da Chaminé.....
No centro de abate anda por lá um 21 mas não é nada desses topos-de-gama, contudo se for o caso faço-lhe umas foto-pics pra verem melhor..
DN
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Se pusesse o corpo do TXI tinha que andar com 2 depositos de gasolina...eh eh eh eh eh eh
Não, vai fazer é entrar mais ar na admissão, nada mais.
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Ricoana, nao sabia....hummm entao vou averiguar isso....já agora é plug and play?
Boa malha, assunto muito interessante, fizes-te o mesmo ao teu Fase I?
Daniel, por aí nao ha nenhum 21 Turbo para peças? (desculpa estar a incomodar-te)
Cumprimentos
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Boas tarde a limpeza do corpo de admissão no r21 turbo deverá ser efectuada como em qualquer outro sistema de admissão .
Se bem que quando temos por hábito falar em limpeza do corpo apenas nos referimos á parte superficial( o corpo da borboleta )
Este pode ser com a ajuda de cotonetes grandes devidamente embebidos em spray de carburadores. ( este é um dos procedimentos que se pode adoptar)
Eu pessoalmente não transmito o spray directamente na borboleta.
Um processo mais trabalhoso é a retirada do colector de admissão que afinal não dá assim tanto trabalho( pouco mais de maia duzia de porcas) e cuidado com os bicos dos injectores e de seguida um bom produto para retirar todo o carvão existente.
Claro que nem toda a gente quer optar por mandar limpar os injectores mas tb é aconcelhável e tendo em conta que já estão fora.
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Ricoana, nao sabia....hummm entao vou averiguar isso....já agora é plug and play?
Boa malha, assunto muito interessante, fizes-te o mesmo ao teu Fase I?
Daniel, por aí nao ha nenhum 21 Turbo para peças? (desculpa estar a incomodar-te)
Cumprimentos
Sim colocar o corpo do TXI é plug and play, a ficha é que tem de ser a do 21 turbo, que é só mudar.
Colocas umas velas frias, filtro de ar de admissão directa, chip de 215 cv, turbo a 1 bar e ja fica engraçado.