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Àrea Tecnica => A Marca Renault => História => Tópico iniciado por: gclio em 02 de Agosto de 2011, 19:03 pm
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Olá,
Decidi tentar saber mais alguma coisa sobre a marca, e após ter pesquisado no fórum, fui fazer uma pesquisa mais além, e venho partilhar o que encontrei, dando a conhecer um pouco mais sobre a Renault e as suas origens e evolução.
A Renault teve origem num primeiro automóvel construído no quintal da casa da mãe de Louis Renault com 21 anos.
Em 24 de Dezembro de 1898, os amigos de Louis desafiaram-no a subir a Rua Lepic, a mais íngreme de Paris, dirigindo o Voiturette, o carro que ele construiu. Com sucesso subiu a dita rua, e no mesmo local, recebe as primeiras 12 encomendas.
(http://img197.imageshack.us/img197/5959/louisrenaultwithhisfirs.jpg)
(Louis Renault em 1903, com um Renault Voiturette)
Em 25 de Fevereiro de 1899 por Louis, Marcel e Fernand Renault, com a ajuda dos seus amigos Thomas Evert e Julian Wyer, pioneiros da indústria automóvel e introdutores do taylorismo (forma de organização de trabalho na França), abrem uma fábrica na Avenida Du Cours em Boulogne-Billancourt com o nome de Renault-Frères.
(http://img839.imageshack.us/img839/2474/3208741877210d42c455.jpg)
(Primeira fábrica da Renault)
(http://img851.imageshack.us/img851/2585/historiarenault2.jpg)
(Folheto de publicidade da época)
Nesse mesmo ano apresentam já no Salão Automóvel de Paris a nova empresa e dois modelos: o Type A e B. Ambos com motores de 450 cc, e já nesse ano foram produzidos 76 veículos.
O primeiro logótipo surge assim em 1900, composto por dois ‘R’, em homenagem aos irmãos.
Em 1901, a empresa apresenta mais dois modelos: D e E, além de inaugurar mais uma fábrica nova na Bélgica.
Os irmãos rapidamente se aperceberam que poderiam expandir e crescer, fazendo publicidade também em competições de automóveis. Perante tal facto, e após empenho, obtiveram enorme sucesso e reconhecimento nas corridas de cidade a cidade, na França. Apenas os irmãos Louis e Marcel competiram com modelos próprios.
Em 1902, constroem o primeiro motor próprio, o que os leva a ganhar a primeira corrida fora de França, entre França e Áustria, e para além disso, conseguem a primeira patente para um motor turbinado.
Contudo, em 1903, Marcel com 31 anos, morre num acidente de carro durante uma das corridas cidade a cidade, entre Paris e Madrid.
(http://img594.imageshack.us/img594/6160/renaultmarcelantesacide.jpg)
(Marcel Renault antes do acidente)
(http://img683.imageshack.us/img683/8512/3812.jpg)
(Acidente que vitimou Marcel Renault)
Nesta mesma corrida, morreram mais 15 pilotos, o que levou a que a corrida fosse cancelada.
Após esta corrida, Louis Renault deixou de entrar nas corridas, apesar de a empresa continuar envolvida, mas com novos pilotos. Este envolvimento valeu a vitória no primeiro Grande Prémio (Grand Prix), com um Renault AK 90, em 1906.
Em 1909, morre Fernand Renault, com 46 anos, em casa, com problemas digestivos. A partir daqui, Louis fica com o controlo total da empresa, mudando o nome da empresa de Renault Fréres para apenas Renault.
Na 1ª Guerra Mundial (1914-1918), a Renault apoiou as foças aliadas, fabricando munições militares e veículos, como o tanque de guerra Renault FT-17.
(http://img819.imageshack.us/img819/7682/ft17argonne1918.png)
(Tanque FT-17, em Setembro de 1918, das tropas americanas)
Foi aqui que começou também a desenvolver veículos especiais para táxi.
(http://img189.imageshack.us/img189/8553/taxirenaultlondres.jpg)
(Táxi Renault em Londres)
Após a guerra, a empresa cresceu muito rapidamente, e em 1918, ouve uma ampliação da fábrica, em Billancourt, onde Louis Renault ficou apenas com 85 % das acções da empresa, devido ao investimento efectuado.
Também neste período entre guerras mundiais, Louis decidiu iniciar o fabrico de máquinas agrícolas e industriais.
Todos estes factores levou a que gera-se uma enorme quantidade de encomendas, e consequentemente, falta de stock e de empregados para dar vazão. Foi então que em 1920, Louis Renault faz um acordo com Louis Gustave Gueudet, um empresário rico, que veio ajudar, principalmente na distribuição pelo país.
Aqui a empresa cresceu a produção, passando atingir records, para a época, de 45 809 unidades de sete modelosde automóveis: 6 cavalos, 10 cavalos, Monasix, 15 cavalos, Vivasix, 18 a 24 cavalos e 40 cavalos.
O logótipo da marca sofre também uma alteração, em 1925, para sugerir sofisticação e prestígio, consistindo num losango, semelhante ao formato de um diamante.
Em 1928, a Renault começa a exportar para o Reino Unido, diminuindo as exportações, já existentes, para a América, devido ao elevado custo de exportação e baixo volume de vendas em relação às marcas americanas.
Durante a 2ª Guerra Mundial, o exército alemão invadiu a França, apropriando-se das fábricas de Louis Renault, e com a ajuda de Daimler-Benz, os alemães começaram a produção de veículos militares para a Alemanha nazista. Por este motivo, o exército inglês bombardeou a fábrica da Renault em Billancourt.
(http://img148.imageshack.us/img148/3544/fabricadestruida.jpg)
(http://img153.imageshack.us/img153/1006/fabricadestruida2.jpg)
(Destruição da fábrica)
Após a derrota alemã, Louis Renault foi preso durante a libertaçãoda França em 1944, por “manter relações comerciais com inimigos” e acabou por morrer na prisão, aos 67 anos, antes de preparar a sua defesa.
(http://img62.imageshack.us/img62/5571/22134louisrenaulthitler.jpg)
(Louis Renault fotografado com Hitler)
Tudo o que possuía foi confiscado pelo governo, tornando-se a Renault uma empresa pública, conhecida como a Régie Renault.
Após a nacionalização, a Renault lançou o modelo de 4 cavalos como motor na parte traseira que competiu com modelos de maior sucesso na época, como Morris minor e Volkswagen Fusca. Foram vendidas meio milhão de unidades até 1961.
O modelo 4 cavalos, usado em competições para promoção do carro, venceu duas vezes a corrida 24 Hors ‘Le Mans’.
De seguida a este modelo, veio o Renault Dauphine, que também obteve grande sucesso na Europa, África, América do Norte. Em conjunto com este modelo, apareceram também o Renault 4 e o Renault 8.
Victor Vasarely, um conhecido pintor e escultor, cria um símbolo mais moderno da Renaut, também em forma de losango, em 1972.
Neste mesmo ano, é lançado o Renault 5, um carro popular’ na tentiva de sobreviver à crise do petróleo. Com este modelo , a Renault venceu bastantes rallys.
Entre 1979 e 1987, a Renault foi adquirindo a maioria das acções da American Motors Corporation (AMC), que foi vendida á Chrysler em Março de 1987. Neste mesmo período, a privatização da marca Renault foi negada pelo governo, mas em 1996, foi parcialmente privatizada.
Em 1999 a Renault adquire a fabrincante Romena Dacia e estabelece um acordo com a japonesa Nissan. O acordo feito com a Nissan foi devido à execução de um plano de recuperação da Nissan (NRP), que se encontrava à beira da falência e com grandes prejuízos. Este acordo dá origem ao quarto maior grupo mundial de construção de automóveis, com uma produção anual de aproximadamente de 5 milhões de veículos e 265 000 trabalhadores.
Em 2 de Janeiro de 2001, a Renault vende a subdivisão de veículos industriais para a Volvo, a qual adquire o nome de Renault Camiões em 2002.
Em finais de 2004, as antigas instalações da primeira fábrica Renault, destruída na segunda guerra mundial, são reconstruídas e transformadas em um museu.
Contudo a fábrica continua em Bollogne-Billancourt.
Em Fevereiro de 2011, num canteiro de obras nas instalações da primeira fábrica fora encontrada uma bomba da segunda guerra mundial ainda activa.
(http://img593.imageshack.us/img593/808/36916862.jpg)
(Bomba encontrada em Fevereiro de 2011)
Um breve resumo da evolução do símbolo da Renault:
(http://img193.imageshack.us/img193/1596/logorenault.png)
Fontes:
- http://cliqueautomotivo.com.br/curiosidades/significado-logotipos-automotivos.htm (http://cliqueautomotivo.com.br/curiosidades/significado-logotipos-automotivos.htm)
- http://www.driveinside.com/car/renault-india/34/ (http://www.driveinside.com/car/renault-india/34/)
- http://autopecastunicar.blogspot.com/2011/02/historia-da-renault.html (http://autopecastunicar.blogspot.com/2011/02/historia-da-renault.html)
- http://www.nissan.pt/PT/pt/inside-nissan/corporate/history.html (http://www.nissan.pt/PT/pt/inside-nissan/corporate/history.html)
- http://query.nytimes.com/mem/archive-free/pdf?res=F70F13FC3A5512738DDDAD0A94DB405B898CF1D3 (http://query.nytimes.com/mem/archive-free/pdf?res=F70F13FC3A5512738DDDAD0A94DB405B898CF1D3)
- http://www.forum-auto.com/automobile-pratique/discussions-libres/sujet196456.htm (http://www.forum-auto.com/automobile-pratique/discussions-libres/sujet196456.htm)
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_Vasarely (http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_Vasarely)
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Renault_(industrial) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Renault_(industrial))
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Renault (http://pt.wikipedia.org/wiki/Renault)
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Nissan (http://pt.wikipedia.org/wiki/Nissan)
- http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/02/bomba-da-segunda-guerra-mundial-e-encontrada-na-franca.html (http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/02/bomba-da-segunda-guerra-mundial-e-encontrada-na-franca.html)
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:clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap:
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Um mini documentário,os meus parabéns está resumido a obra da Renault .
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Muito bem mesmo. Parabens
Agora é continuar. Falar da história de motores. História na competição, ralis, F1, etc. Pilotos emblematicos.....
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parabens pelo trabalho :)
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Muito Bom!! :happy:
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Excelente texto gclio :happy: :happy: :happy: :happy:
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Eh pah.
Muito bom.
Obrigado pelo trabalho e partilha :)
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Excelente! Parabens e obrigado! :)
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Muito Obrigada :wink:
Achei bastante interessante saber um pouco mais.
Nem fazia a minima idéia de como tinha surgido e chegado até hoje..
Muito bem mesmo. Parabens
Agora é continuar. Falar da história de motores. História na competição, ralis, F1, etc. Pilotos emblematicos.....
Boa sugestão ;)
Serão os próximos passos a investigar :grin:
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Boa continuação :happy:
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Muitos parabéns pelo texto e boa continuação. :happy:
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Muito bom. Parabéns pelo tópico. :smiley:
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Excelente, conseguiste combinar ambas as coisas, Imagens com Texto. Muito tempo está ai investido. Os meus parabens por essa dedicação a marca! :smiley:
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Muito bom mesmo, aumentaste o conhecimento do pessoal sobre a marca. :wink:
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Exelente trabalho de pesquisa e análise .
Já te ligaram do Canal História? è que era bem merecido... :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
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Obrigada ;)
Vou continuar, seguindo a sugestão do Xmarine.. falando na competição, F1, pilotos, e motores ;)
Para breve :P
Exelente trabalho de pesquisa e análise .
Já te ligaram do Canal História? è que era bem merecido... :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
Ainda não :laugh: devem estar de férias :P
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Sobre a aventura na Fórmula 1 já existe este: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5516.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5516.0), criado por mim. Se achares que é necessário algo mais para o complementar, estás à vontade. :wink:
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Sobre a aventura na Fórmula 1 já existe este: [url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5516.0[/url] ([url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5516.0[/url]), criado por mim. Se achares que é necessário algo mais para o complementar, estás à vontade. :wink:
Obrigada ;)
Ando a pesquisar mais :P
Está muito bom o teu post ;)
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A gclio vai ser a nossa professora da disciplina com o nome de "renault" :D boa sorte com isso estas a fazer um excelente trabalho.
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A gclio vai ser a nossa professora da disciplina com o nome de "renault" :D boa sorte com isso estas a fazer um excelente trabalho.
Thanks U ;)
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Algo que estou a encontrar e que é bastante curioso... é a evolução dos modelos da Renault... os chamados Type A..B..C..D.. de dar à manivela :grin: até aos modelos de hoje.. e falar um bocadinho dos motores de cada um ;)
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força nisso rapariga :)
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Olá Gclio.
Muito bem. Parabéns. :happy: :happy: :happy:
Obrigado pela partilha. :smiley:
Cumprimentos.
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Bem, isto calha mesmo bem, porque tenho de fazer uma biografia para Português, e estou a fazer do Louis Renault, só que tenho poucas coisas escritas. gclio, dás-me licença de utilizar o teu texto?
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Bem, isto calha mesmo bem, porque tenho de fazer uma biografia para Português, e estou a fazer do Louis Renault, só que tenho poucas coisas escritas. gclio, dás-me licença de utilizar o teu texto?
Podes, sem problema.
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Obrigado :)
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E os meus parabéns pelo excelente texto!
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gclio, e que tal colocares aqui o filme que nós fizemos, retrata um pouco a história da renault. :D
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Só agora tive oportunidade de ver este tópico.
Está excelente... os meus sinceros parabéns, gclio. :smiley:
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gclio, e que tal colocares aqui o filme que nós fizemos, retrata um pouco a história da renault. :D
Excelente ideia :) Nem sei como me passou..
Evolução dos modelos Renault (http://www.youtube.com/watch?v=8ugmfxvZ93M#)
Feito por: carlosjcm e gclio.
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AHHH! finalmente descobri qual era o charuto que estava aqui no concessionário de Gaia, era um 4CV Serie II, eu tentei convencer o fulano a me deixar tirar umas fotos mas não me deixou pois era de um cliente e era para ser restaurado penso eu, e desde então fiquei a matutar nele pois gostava de ter partilhado a visão convosco mas não sabia dizer qual era o modelo, que carrinho tão pequenino, tudo nele é minúsculo, motor atrás portas a suicida eh eh eh, estava muito bem estimado para os anos que tinha. Obrigado malta...
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115 anos de inovação Renault em video:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=Nn-6U8xOByY (http://www.youtube.com/watch?v=Nn-6U8xOByY#)