Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: jcmlopes em 13 de Agosto de 2011, 17:35 pm
-
Boa tarde a todos,
Tenho 1 clio dci de 2002 ao qual tive 1 acidente à uns anos atras, mandei arranja-lo mas ele ficou com um problema, que na altura ninguem me conseguia dizer o que era, de nao desenvolver ao acelerar. Cheguei a ir fazer um checkup à oficina renault e eles me disseram que seria do catalizador devido a ter capotado mas nao quis ir na conversa deles, se fiz bem ou mal nao sei, o que é certo é que o carro passado uns tempos andou sem eu notar nenhuma anomalia mas agora de à uns tempos para cá que ele deixou de desenvolver e so dispara a partir das 3100rpm.
Alguem me consegue ajudar a saber o que estará a provocar isto?
Abraço...João L.
-
boas, nao te acende nenhuma luz no quadrante! Filtros como estao! Catalizador ainda la esta ou ja o tiras-te!
-
os filtros estao bons e o catalisador esta na mesma...nao acende qualquer luz de anormal.
o mais estranho é que o carro de vez em quando levantas o pé do acelerador e baixas e ele dispara, mas é so de vez em quando :S
-
Isso assim pode ser muita coisa, mas de facto o catalisador é uma hipótese, não por teres capotado, que eu saiba não lhe causa danos de maior, mas por estar entupido ou partido por dentro (o que de facto até pode ter acontecido no capotanço), neste caso podes ouvir um grilar em certas rotações, que será a cerâmica solta dentro do mesmo. E se na Renault te deram esse diagnostico parece-me plausível.... Quem melhor que eles para te darem diagnósticos?
-
o mais estranho é que o carro de vez em quando levantas o pé do acelerador e baixas e ele dispara, mas é so de vez em quando :S
Agora com esta lembrei-me que também poderá ser a ficha do pedal de acelerador, mas isso acho que costuma dar direito a luz acesa no painel... Os experts te dirão mas acho que sim...
-
pois!!!ja mandei tirar o catalisador e disseram-me que nao está entupido nem a porcelana partida... :rolleyes:
-
E a EGR anda limpa? O carvão acumulado na mesma acho que também pode originar esses sintomas....
-
sim pode ser da EGR! s fosse o actuador do pedal de acelarador acendia a luz de avaria
-
nunca mandei limpar essa tal de EGR mas vou tratar disso então... isso é uma coisa simples de se fazer ou tem complicação?
-
Dá uma olhada aqui: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=23.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=23.0)
-
Obrigado pessoal...vou mandar fazer isso e depois logo comunico se ficou bom!!
Abraço
-
da limpeza da EGR podes fazer em casa s fores ao youtube tens la um video a explicar! :lamp:
-
Clio 1.5 DCi EGR Valve Maintenance (http://www.youtube.com/watch?v=lJdkiAaf2zg#noexternalembed)
-
:happy: fixe...parece ser simples!!vou tentar fazer eu e 1 amigo que percebe mais ou menos de mecanica...espero que o problema seja disso.. :rolleyes:
-
é facil vais ver! ve mas é com o que que vais limpar s a poderes deixar d "molho" de um dia po outro melhor e d preferencia em petroleo s for uma limpeza rapida usa spray de limpeza dos travoes que compras numa loja de pecas ou por ventura num hiper. depois deixa o comentario a saber como ficou ok
abc
-
simples é... mas da um pouco de trabalho, o carvão as vezes para sair é do caraças.... Existe produtos próprios mas podes utilizar gasolina.
-
ola pessoal...
ja tirei a egr e estava boa mas continua na mesma :rolleyes:
mais alguma opinião do que será??
abraços
-
Esse carro já foi ligado á maquina? já fizeram algum reset à centralina?
-
ja foi ligado sim...mas nao sei se foi feito algum reset :rolleyes:
vou mandar fazer isso. Obrigado
-
(http://img577.imageshack.us/img577/4043/turbocliodci.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/577/turbocliodci.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
nao percebo nada disto...mas este varão supostamente nao se devia de mexer quando acelero?? nao é para a abertura do turbo ou coisa assim?
desculpem a minha ignorancia mas queria mesmo saber o problema do meu clio :rolleyes:
-
Sim devia... Isso é a waste gate.
Não se mexe?
Se não se mexe então deverá estar aí o problema. Eu que não percebo nada disto penso que a waste abre e fecha consoante a pressão que o turbo precisa.
Abraços
-
Aqui está uma explicação do que é uma waste. Expressei-me mal.
"Um turbo é um dispositivo retroalimentador. Quanto mais pressão produzirmos, mais exaustão de escape se produz, se produz mais gases, produz mais pressão... um autentico círculo vicioso. Então precisamos é de limitar a pressão de alguma forma.
O que realmente queremos é manter a turbina a uma velocidade constante para maximizar a eficiência do compressor -as turbinas gostam de funcionar numa velocidade ideal. Entretanto, como é difícil medir a RPM de um turbo, e a pressão por ele gerada é directamente relacionada à velocidade do turbo, manter a pressão constante é o trabalho da wastegate.
O wastegate é uma válvula que abre ao excedemos a pressão desejada, e permite que o fluxo contorne a turbina, ao invés de atravessá-la. Isto diminui a diferença de pressão na saída da turbina, desacelerando-a.
Poderei acrescentar que a wastegate também pode funcionar ao contrário, pode aumentar a pressão deste se for nossa vontade, existindo os boost controllers para o efeito aliados a fcd manuais ou electronicos etc etc….
O único detalhe importante a respeito do wastegate é que deve permitir a passagem de gás suficiente para desacelerar o turbo. Se não, a pressão aumenta, aumenta, aumenta... muito mau…"
Abraços
-
([url]http://img577.imageshack.us/img577/4043/turbocliodci.jpg[/url]) ([url]http://imageshack.us/photo/my-images/577/turbocliodci.jpg/[/url])
Uploaded with ImageShack.us ([url]http://imageshack.us[/url])
nao percebo nada disto...mas este varão supostamente nao se devia de mexer quando acelero?? nao é para a abertura do turbo ou coisa assim?
desculpem a minha ignorancia mas queria mesmo saber o problema do meu clio :rolleyes:
O turbo do teu carro faz um maximo de pressão no turbo para aí de 0.8 bar , quantos mais aceleras mais pressão crias , quando a pressão chega aos tais 0.8 bar a válvula wastegate abre e deixa passar o excedente da pressão directamente para o escape , para evitar sobrecargas
-
quer dizer que a valvula está sempre fechada e é por isso que o carro não desenvolve...
e então o que tenho de fazer para poder arranjar isto??
Abraço
-
não quer dizer nada disso . O que quer dizer é que essa valvula vai abrir quando existe pressão a mais e abre para a turbina do turbo não partir , então deixa passar os gases directos para o escape sem passarem no turbo . Essa valvula abres o capot , agarras te bem agarrado aos guarda lamas e mandas alguem conduzir o carro a puxar por ele que ai já vais ve la a abrir ... com o carro parado e sem o motor estar em carga , não vais ve la a mexer
-
ora gaita... :shocked:
e eu a pensar que ja tinha dado com o "gato". :sad:
-
Melhor que eles para explicarem nao ha mas olha que ainda no outro dia um rapaz tinha o mesmo problema de o carro nao desenvolver e era dai o problema ao que parece. Era um Fiat Punto TD. Pode nao ser o mesmo problema mas se a waste gate nao fechar para o turbo puder levar com a pressao para ele trabalhar a partida esta ai o problema... Digo eu que nao percebo nada disto...
Experimenta movimentar o veio da waste para cima e para baixo a ver se se mexe.
Sent from my GT-I9000 using Tapatalk
-
à mão não mexe que eu experimentei logo quando tive a olhar praquilo...
-
Ou seja ficou em posicao de aberta nao?
A meu ver e pelo que o Artur explicou se esta aberta os gases vao logo directos para o escape logo o turbo nao tera pressao de ar suficiente para trabalhar.
Sent from my GT-I9000 using Tapatalk
-
lol
-
Nao Artur? LOL
Sent from my GT-I9000 using Tapatalk
-
acho que vou experimentar com um compressor a dar ar pra ver se a valvula mexe ou não...
-
lol
-
Esses sintomas são da MAF (mass airflow sensor) nas couves. Tenho também um Corsa 1.7 DI que foi ligado à máquina com os mesmos sintomas (i.e. puxa mal e só às 3000 RPM o turbo dispara) e os erros que acusou são originados pela MAF. Se quiseres aguardar 2 ou 3 dias, estou à espera de uma que comprei no Ebay e depois da montar digo-te os resultados.
-
Bem, a nova MAF foi montada, e há coisas que nem em sonhos se imagina...
Quando a viatura foi ligada à máquina, deu erros acumulados, nomeadamente a MAF.
Encomendei a MAF no Ebay, montaram-na e o mecânico foi experimentar o carro.
Nas primeiras centenas de metros o carro passou a responder bem, e aparentemente tudo estava normal.
Só que, depois, voltou à forma antiga. Sem potência, e com o turbo "morto".
Passo seguinte, ligar novamente a máquina de diagnóstico e resultado: zero erros!
Mau! A coisa não estava a correr bem.
Nas minhas pesquisas vi que havia um sensor que era responsável por disparar o turbo (por vácuo) e aventei essa hipótese.
Analisada a situação, verificou-se que havia não um, mas 2 dispositivos desse tipo. Um actuava, o outro não. Mas através de testes verificou-se que afinal estavam os dois a funcionar bem, e, não era defeito, "era feitio".
Passo seguinte...
Verificou-se a válvula de vácuo do turbo. Tirou-se, foi limpa, e montada e a situação na mesma. Nesta altura adivinhavam-se gastos elevados... :rolleyes:
Entretanto, comecei a raciocinar e falei com o mecânico.
Se a MAF quando foi montada fazia o turbo funcionar, a única coisa onde se tinha mexido era a ficha eléctrica.
Pedi ao mecânico que mexesse nessa ficha enquanto eu acelerava.
"Et voilá" o turbo ganhou vida.
Tirando a ficha, verificamos o problema. Essa ficha tem no interior uma anilha tipo oval, em silicone que evita que entre água, impurezas ou humidade para os conectores.
A referida anilha estava partida e anichada no fundo da ficha, o que fazia com que a ficha não entrasse devidamente na fêmea.
Isso impedia que a informação electrónica circulasse devidamente e que o turbo disparasse.
Agora sim, o carro voltou a ter alma.
Desculpem a extensão do texto, mas penso que são estas partilhas que ajudam a resolver alguns dos problemas das nossas máquinas, que nem as máquinas de diagnóstico detectam.
-
Ainda bem que esta resolvido. De facto essas borrachas as vezes fazem com que as fichas custem a entrar...
Sent from my GT-I9000 using Tapatalk
-
Eu não fui o autor do post inicial. Fiquei foi de dar o feedback da montagem de uma MAF noutro carro que tenho (Corsa 1.7 DI) e que tinha os mesmos sintomas deste clio DCI. O autor do post inicial, não sei se já resolveu o problema...
-
Sorry... Nao tinha reparado.
Lol
Sent from my GT-I9000 using Tapatalk
-
Deve tar a encher o compressor lool.
Cheira-me que vai ser mais um a dizer que a Renô não presta :(
abraços
-
Oh eu ando com um problema que isso é que é complicado que é o meu clio 1.5 de 65cv nao anda nada. Aquilo disparar o turbo ou nao disparar é quase a mesma coisa so da 150 em recta e parece que ja vai quase a corte, nao acusa avarias nem acende luzes nenhumas. So tenho a dizer o meu clio nao tem alma nenhuma.
-
Limpa a EGR....
-
A egr foi anulada pelo meu mecanico.
-
Anulado?? E como ele fez isso???
-
Tapou-a se nao estou em erro.
-
:shocked: :shocked: :huh:
-
É normal pessoal tirar a egr!!!
-
E colocar a funcionar sem a mesma no sitio???
-
Não! Metes uma junta cega... ou seja, ela trabalha mas nunca entra lá fumos .. é enganar a electrónica para não acender erros. :wink:
-
Essa não conhecia....
-
Boas, isso de tirar a EGR não vai influenciar a saída de gases do escape? Dá para chumbar na inspecção, ou não?
-
Não influência na IPO.
-
Eu ja ando com a minha a 60 mil km e nunca tive problemas em nada.
-
Existe algum DY no forum para o pessoal ver como se faz? :azn:
-
Voltando ao problema do carro não ter força...
Quando dizes que dá 150 e vai quase no corte, vai mesmo com as rotações no red line? Ou seja, ele sobe rotações sem andar o que devia? Se for isso, o problema não será a embraiagem?
-
O meu nao. Vai para ai quase nas 4 mil rotaçoes. Ja me disseram que o problema e o turbo que tem sujidade ou la o que é.
Mas uma duvida surge se este turbo e de geometria fixa e eu em baixas nao tenho grande força nem nada que se pareça o que pode adiantar se o turbo ficar bom.
-
as 4000 rotações é o "corte" destes carros, é onde acaba a potencia do motor i.e. 65cv às 4000 rpms
-
Se for clio 2 não... Os dci de 65 e 80 meus o corte é as 5.000... O que acontece é que a partir das 4.000 começa a perder a força...
Quando tenho pressa ou ando picado a melhor rotação para andar a fundo é mudando às 4.500. Agora no de 85 (clio 3) do meu colega ele morre as 4.000...
-
Esse Clio 3 está bem morto então :P
Qual é a velocidade máxima referida pela marca para o dCi 65? Não é 160? Um que esteja preso é normal ficar-se pelos 150 em recta sem contar com ventos e afins. Eu acho perfeitamente normal o 65 "só" dar 150. Não estamos a falar de um carro de alta cilindrada mas sim de um 1.5 com 65 burros feito para bons consumos. Quanto ao não ter força em baixas, estes carros são mais lineares que "brutos". Ele puxa bem nas subidas?
-
sei que este topico e muito antigo, mas não esta esclarecedor, não tem uma solução, bastante pessoal a falar do que não deve até...offtopic??
tenho o mesmo problema, alguém me sabe dizer se este carro chegou a ficar bom? e o que tiveram de fazer?