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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: bossinis em 14 de Agosto de 2011, 10:41 am
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Boas , tenho uma duvida o motor da megane II de 100cv é plug n'play numa megane com o de 80cv? a caixa é de 5v tambem?, é necessário alterar alguma cablagem ou centralina?
cumprimentos
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não quero estar a falar com muitas certezas , mas tenho ideia que não será tarefa facil , pois tens uma electronica bastante diferente , nomeadamente a pressão de common rail de nos 80cv é de 1400bar enquanto a do 100cv é 1600bar ( a bomba é igual , o que muda é eletronica pois os injectores são iguais ) os perifericos teem montagem diferente , o 80cv tem motor de arranque atras o de 100cv tem a frente , o de 80cv tem turbo geometria fixa o de 100cv é variavel . Julgo que essas serão as maiores diferenças e as que poderão ser mais complicadas de alterar , a caixa julgo que é igual , a diferença está só no alongamento do carrecto da 5ª .
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Então se comprar um da de 100 tenho de comprar o motor de arranque tambem ou consegues-se adaptar? porque a nível de electrónica se o que dizes a diferença é so pressão da injecção de 1400bar para 1600 é fácil de realizar com uma reprogramação do ficheiro ou então mesmo arranjar um mapa de origem da de 100cv e programa-lo na de 80, e secalhar com isto não tinha problemas a nível da GV.
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Mantens o problema da geometria variável, penso eu. Se não estou em erro, a centralina do 80cv não está preparada para usar a geometria variável do turbo (centralina do 85cv já não tem esse problema penso eu devido ao que li aqui algures em que o Xmarine falou nisso), logo fica na mesma com falta de potência. A caixa do 100cv, para mim que o tenho, é mal escalonada pois a partir de 3ª, tens sempre uma falta de potência caso a troca faça com que a rotação caía abaixo das 2000 rpm's.
Mas já agora, pensas em mudar o motor porquê? Esse teve algum diagnóstico mau que não valha a pena a reparação?
Cumps
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Ainda não sei o que se passou ao certo. mas quando tiver novidades posto aqui, mas quero ver se for necessário trocar de motor meto logo o de 100.. ja se arranja usados a bons preços.
Claro que quando falo do motor falo com turbo também.
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o de 80 não tem as valvulas de controle de pressão de turbo para controlar a geometria . O motor de arranque é diferente , alem da sua colocação , as cablagens teem de ser alteradas . Boa sorte
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Arranja logo a centralina de um de 100cv... Nem é muito dificil de arranjares logo tudo e aí sim ficas com o carro em condiçoes ;) pensa que podes poupar agora € em invenções com o que tens mas teres de gastar mais tarde e sai mais caro, se fizeres plug and play, podes gastar mais agora mas ficas com isso montado e bem montado ;) é apenas a minha opiniao :)
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e provavelmente terás que arranjar tambem um IC maior , tubagens do IC que devem passar noutro lado , verificar se o kat é igual ou não , a linha de escape se entra no mesmo sitio , a egr é diferente , por ai fora
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a caixa a 5ª é mais longa de certeza e secalhar o que pagas por rectificar isso é o que pagas por trazer uma caixa juntamente com o motor...
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confirma os cabos da caixa , que acho que o 80cv tem a marcha a traz ao lado da primeira e o 100 cv ao lado da 5 ª ( ressalvo o acho )
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a questão da caixa ser mais longa na de 100cv pouco importa, o que me interessa saber é aquilo que o Artur disse das cablagem e dos periféricos, mas so na terça é que vou saber ao certo o que aconteceu.
A mulher ia para Coimbra e ouviu um pum, e fumo branco, pelo que eu percebi, acho que ja ia a fazer um barulho estranho e como as mulheres so param quando rebenta foi o que aconteceu,
eu penso que seja do turbo, mas como nao soU mecânico so mesmo na terça é que vou ter confirmação da avaria.
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Se precisares de alguma foto do motor 100cv's, assim como periféricos, avisa que arranjo isso...
Cumps
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Tens de meter a caixa do 100cv.
E depois tens outros problemas...
A caixa do megane dci80 já é de cabos ou tirante?
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X se queres que te diga não sei, mas já estou a ver que a mudança é mais complexa do que parecia, de qualquer maneira só mesmo na terça que vou ter a confirmação da avaria, pode ser que seja so o turbo, que partiu e não tenha danificado nada internamente e ai a reparação pode sair um pouco mais barata, se tiver que reparar motor vou ver se por pouco mais consigo fazer swap senão repara-se.
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se calhar , entre um motor usado e o swamp que pretendes , fica te uma diferença abismal pois vai ter muita adaptação para fazer e muita hora de mão de obra . Alem de teres que adquirir uma caixa de velocidades e mais umas coisas . Se foi só o turbo , se calhar com 750€ mais coisa menos coisa , fazes a festa . Se foi o motor , com uns 1500€ fazes a festa . O swamp que pretendes , provavelmente abaixo de 4000€ não fazes festa nenhuma . Isto apenas valores indicativos para teres noção de diferenças
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Pois 4000€ é um investimento algo exagerado para o automóvel em questão e para o beneficio que iria ter, se calhar a melhor forma é mesmo reparar.
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Não tencionas fazer umas ferias para o estrangeiro, nomeadamente algum local em França? :) isso lá nas sucatas há ao pontapé e os preços não devem ser nada de especial... :wink: confirma é tudo o que queres para nao ficar nada em falta :)
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hehe isso era nice Gonçalo, mas a crise aperta a todos :P ferias este ano nem velas...
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Bom tenho novidades e não são boas, parece que partiu o motor, não sei detalhes porque ainda nao consegui ir ao oficina, de qualquer maneira, gostava que me explica-sem se gasoleo misturado com gasolina ( não se foi o caso ) mas so para ter uma ideia podia fazer aquele trabalho? pois o meu sogro encheu-me o deposito com um gasoleo não sei de onde e cheira-me que tinha mistura.
Pois a carrinha andou sempre bem sem dar sinais de alterações no motor nem percas de força nem fumaças.
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na minha modesta opinião o maximo que puderia acontecer era o sistema de injecção e ela falhar, agora daí a partir o motor... nao sei não
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E na minha modesta opinião diria que a carinha estava sem oleo no motor ou temperatura alta de falta de agua, mas iria mais para o oleo.
Lá isso tens razão, as mulheres so param quando arrebentar mesmo!!!
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Então mas isso não era um plástico que ia a bater por baixo? :laugh:
Agora a serio, suponho que tenhas visto o nível de óleo da carrinha, até porque a mesma tem o sensor de nível de óleo que supõe-se que esteja a trabalhar bem.
Poderá ter sido essa mistura manhosa, mas duvido um pouco.
Acredito mais que tenha sido maus tratamentos que essa carrinha levou antes de ter ido para a tua mão e depois foi apenas uma questão de tempo.
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ollool epa matos fax como eu nao deixes a mulher pegar no carro ahahhahaha
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ollool epa matos fax como eu nao deixes a mulher pegar no carro ahahhahaha
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ollool epa matos fax como eu nao deixes a mulher pegar no carro ahahhahaha
O carro foi pensado mais para ela, pois é ela que anda mais com os miudos..
De qualquer maneira o está processo já está encaminhado comprei um motor usado com garantia. quando tiver mais novidades "posto" aqui :grin:
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ollool epa matos fax como eu nao deixes a mulher pegar no carro ahahhahaha
O carro foi pensado mais para ela, pois é ela que anda mais com os miudos..
De qualquer maneira o está processo já está encaminhado comprei um motor usado com garantia. quando tiver mais novidades "posto" aqui :grin:
Então e diz lá qual foi o motivo para partir o motor. :huh:
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Pois não cheguei ainda a perceber bem, o bloco partir.. e isso vi eu com os meus olhos...
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falta de lubrificaçao ou de agua sim se fosse o gasoleo axo que os injectores e que se iam
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Bem, vim só postar aqui que o chaço já anda. :smiley:
(http://img571.imageshack.us/img571/5271/img1344o.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/571/img1344o.jpg/)
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assim é que se quer :D
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Isso sim é uma boa noticia.
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Boa :)
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Isso são boas noticias.
Bons kms!
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Passa novamente a carrinha para as mãos da tua maria, agora que já esta arranjada... :laugh:
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lol é o mais certo, mas ja esta avisada barulhos estranhos para-se e chama-se o reboque, aquilo foi o injector de óleo (não sei se é o nome correcto) que se partiu é caiu para dentro do motor, e que fez com que o bloco parti-se.
Bem melhores dias viram espero eu :cool: a bocado ja lhe dei uma esfrega a ver se está tudo fino, pois se é para partir que parta dentro da garantia :assobio:
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Ainda bem que está tudo resolvido. Vê la se apareces para irmos beber um cafe. Ultimamente da minha parte não tem dado, por isso e que não te respondo as sms!