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DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Amilcar Rocha em 14 de Agosto de 2011, 16:29 pm
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Aqui vai uma ajuda para quem tiver dúvidas como eu tive, nomeadamente nas ligações. :smiley:
Para quem tem um Laguna do mesmo modelo, pode ajudar na passagem de cabos…
Antes de mais muito importante, pelo menos para mim, DESLIGAR A BATERIA DO CARRO, só ligar depois de concluída a instalação toda.
(http://img819.imageshack.us/img819/5210/bateriadesligada.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/819/bateriadesligada.jpg/)
Primeiro, passar o cabo de alimentação do amplificador, encontrei este local perfeito, junto a cablagem eléctrica do carro tem uma borrachinha que parece um parafuso, mas de dentro do carro basta empurrar com uma chave que sai facilmente.
E aqui fica as imagens, vista de fora
(http://img839.imageshack.us/img839/2562/porondepassaocabovistag.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/839/porondepassaocabovistag.jpg/)
Um pouco mais perto
(http://img37.imageshack.us/img37/3151/porodepassaocabozoom.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/37/porodepassaocabozoom.jpg/)
E vista do interior
(http://img151.imageshack.us/img151/9750/porondepassaocabointeri.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/151/porondepassaocabointeri.jpg/)
A borrachinha que sai fora
(http://img191.imageshack.us/img191/4457/porondepassaocaboborrac.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/191/porondepassaocaboborrac.jpg/)
Uma coisa que não sabia mas depois de um googlada, fiquei a saber, que os cabos de alimentação não devem ser passados pelo mesmo sitio que os cabos de som (fio de coluna e RCAs), por causa das interferências, pelo que passei alimentação pela esquerda e som pela direita.
Para o próximo passo aproveitar também para passar o cabo remote que passa junto do cabo de alimentação
Os encaixes dos plásticos laterais na porta da frente.
(http://img594.imageshack.us/img594/8286/dsc09740y.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/594/dsc09740y.jpg/)
Depois retirar as borrachas da porta e retirar os plásticos para passar os cabos (no meu caso para a bagageira).
(http://img718.imageshack.us/img718/456/passarcabosesquerda.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/718/passarcabosesquerda.jpg/)
Ao chegar a coluna entre as portas, não é necessário retirar o plástico passa se bem sem retirar nada. Chegando a porta de trás, e para tirar o plástico faz se da seguinte maneira, levanta se o assento do carro e baixa se o encosto
(http://img844.imageshack.us/img844/563/atrasvistageral.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/844/atrasvistageral.jpg/)
Depois desapertar este parafuso
(http://img98.imageshack.us/img98/6958/atrasdesapertarparafuso.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/98/atrasdesapertarparafuso.jpg/)
E depois este
(http://img820.imageshack.us/img820/6958/atrasdesapertarparafuso.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/820/atrasdesapertarparafuso.jpg/)
Continuar a passagem ate chegar a traseira ficando com este aspecto
(http://img143.imageshack.us/img143/2638/atrasfinalcabosesuerda.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/143/atrasfinalcabosesuerda.jpg/)
Já com o encosto do banco no sítio e cabos passados
(http://img221.imageshack.us/img221/1850/atrasfinalcabosesuerda2.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/221/atrasfinalcabosesuerda2.jpg/)
Para o lado direito é exactamente o mesmo processo ate a bagageira
(http://img31.imageshack.us/img31/4049/passagemcabosditeita.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/31/passagemcabosditeita.jpg/)
(http://img825.imageshack.us/img825/8560/atrasfinalcabosdireita.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/825/atrasfinalcabosdireita.jpg/)
Com os cabos passados, passemos as ligações no rádio.
O cabo remote, nos rádios aftermarket, pelo menos em todos os que conheço, liga no fio azul com a lista branca. Este cabo é o que dá a informação ON/OFF do rádio, para o amplificador ligar e desligar.
Eu descarnei ambas as pontas, entrelacei as e depois coloquei este conector que alem de isolar garante que fica bem ligado e preso.
E cá esta o fio remote já ligado,
(http://img225.imageshack.us/img225/9783/remotecontrolcaboligaor.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/225/remotecontrolcaboligaor.jpg/)
Depois basta ligar o cabo RCA, neste caso como é só para as colunas de trás é só um cabo e ligado na saída REAR – LEFT e RIGHT
(http://img692.imageshack.us/img692/2032/rcaradio.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/692/rcaradio.jpg/)
Com isto completamos as ligações no rádio passemos para o amplificador, antes de mais precisamos de massa para o amplificador, procurem no carro um sítio perto do local onde irá ficar o amplificador.
No meu caso foi este local, raspar a tinta para que fique ligado directamente a chapa do carro
(http://img709.imageshack.us/img709/9278/sitiocabonegativoraspar.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/709/sitiocabonegativoraspar.jpg/)
Depois é apertar o cabo a chapa
(http://img193.imageshack.us/img193/1704/sitiocabonegativojaaper.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/193/sitiocabonegativojaaper.jpg/)
Depois deste passo, é ligara os cabos que foram passados ao amplificador:
-Energia 12v
- remote
- RCA
- Fios das colunas (que não foram passados por já estar na parte de trás)
Ligações são conforme esta imagem
(http://img27.imageshack.us/img27/2371/ligaoesnoamp.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/27/ligaoesnoamp.jpg/)
(http://img23.imageshack.us/img23/1093/ligaoesnoamprca.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/23/ligaoesnoamprca.jpg/)
Para quem não souber identificar os borne positivo e negativo na coluna aqui fica a dica.
A ficha mais larga é o negativo e a ficha mais fina o positivo, como mostra a imagem
(http://img546.imageshack.us/img546/6885/positivonegativonacolun.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/546/positivonegativonacolun.jpg/)
No caso de ficarem trocadas não “ardem”, mas a qualidade de som não fica como deveria.
Depois de tudo ligado nos respectivos sítios, vamos ligar o cabo de energia a bateria do carro, este cabo por norma tem sempre na ponta uma argola que basta colocar no parafuso do borne positivo da bateria
(http://img600.imageshack.us/img600/7092/alimentaonabateria.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/600/alimentaonabateria.jpg/)
Depois de concluírem o passo anterior, vamos ligar a bateria, começar SEMPRE pelo borne negativo e só por último o positivo.
Depois da bateria estar ligada, liguem o rádio e se no amplificador ligar esta luzinha verde, é porque esta tudo ok e foi uma montagem bem sucedida.
(http://img684.imageshack.us/img684/2962/sinalverdebomsinal.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/684/sinalverdebomsinal.jpg/)
O caso de ligar a luz vermelha desliguem de imediato o rádio e a bateria do carro e verifiquem o seguinte:
- Fusíveis, o que esta no cabo que vem da bateria e o que esta no amplificador
- Verificar a massa que ligaram a chapa do carro
- Verificar o fio do remote junto ao rádio
- Verificar se todos os conectores no amplificador estão devidamente apertados
- Se estiver tudo ok, poderá haver algum cabo que esteja descarnado e a fazer algum curto
Espero ter sido util... :tongue:
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bom diy ;) parabens
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Muito bom ;)
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Muito util, dá sempre jeito a alguém.
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Muito bom. E a trabalharem ao domingo lolol
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Só acrescentando um ponto ou 2:
O caso de ligar a luz vermelha desliguem de imediato o rádio e a bateria do carro e verifiquem o seguinte:
- Fusíveis, o que esta no cabo que vem da bateria e o que esta no amplificador - Quando o amp entra em protecção os fusiveis estão bons, neste caso não é necessario verificar, se não, não tinham corrente, logo o amp nem ligava.
- Verificar a massa que ligaram a chapa do carro - O cabo de massa é tão ou mais importante que o de alimentação, não deve ter mais de 50 cm, e o local onde o vão prender, deve ser lixado para reitirar toda a gordura e tinta que lá possa estar.
- Verificar o fio do remote junto ao rádio - aqui tambem não é necessario verificar, pois este cabo apenas dá sinal para ligar o amp.- Verificar se todos os conectores no amplificador estão devidamente apertados
- Se estiver tudo ok, poderá haver algum cabo que esteja descarnado e a fazer algum curto
- Se o amp aquecer demasiado, vai entrar em protecção - neste caso desliguem o radio por um bocado e pensem em colocar o amp num local mais ventilado!
- Alem do que foi aqui escrito pode ser mais uma carrada de situações, como queimar resitencias e transistors!
Mas eu já coloco um tópico na secção do som & entretimento para poderem ter mais a noção da coisa!
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Amilcar, posso perguntar o porque de ligares as colunas de trás?
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Agora é que reparei, Amilcar troca o cabo de massa por um mais grosso, se possivel igual ao do positivo, taz sujeito a queimar a alimentação!
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Amilcar, posso perguntar o porque de ligares as colunas de trás?
Porque as minhas colunas de trás de origem deram o berro e como tinha este material na arrecadação decidi usar, mas tenho de comprar umas colunas para a frente também e nessa altura vou liga las também ao amplificador.
Agora é que reparei, Amilcar troca o cabo de massa por um mais grosso, se possivel igual ao do positivo, taz sujeito a queimar a alimentação!
Obrigado pela dica irei tratar disso e aproveito a dica que deste e lixar melhor a zona para a massa, de qualquer maneira ainda não esta tudo no lugar final, ainda falta uma coisa que so para a semana consigo fazer. No fim coloco no meu DB
Estamos sempre aprender :wink:
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Pessoal, ando farto de procurar e não encontro, como faço para passar o cabo para ir ligar a bateria, num clio II ph1?
Isto foi o mais parecido que encontrei, podem me ajudar sff?
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Se o acelerador ainda for por cabo (potenciómetro no compartimento do motor), podes aproveitar essa passagem, caso já tenha o potenciometro no pedal, podes igualmente utilizar essa passagem, basta retirar a borracha que lá está. Na zona do servofreio, por baixo tem lá uma borracha com uma bola na ponta, é essa borracha que se tira.
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(http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160524/a5f3973c5df8028343290c558e54e322.jpg)
Boas, estas a falar deste? Isto é super apertado para o cabo lá passar :o
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Sim, se não tivesse lá o cabo do acelerador dava ;)
De resto não tens assim muitos mais sitios. Outra sugestão é passar pelo sitio onde passa a bicha que abre o capot.
Tens mais soluções, uma delas é fazeres um furo À medida na chapa, ou então na borracha da coluna de direcção.
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Fazendo um furo na chapa terei de colocar depois uma borracha, ou algo que envolva a chapa, para não se tornar abrasivo ao cabo certo?
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Claro. mas antes de fazer o furo, passa por uma sucata ou casa de borrachas e arranja um passa fios, um exemplo é o passa fios utilizado para o fio da luz de matricula do clio 2 fase 2.