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DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: deathophobia em 17 de Agosto de 2011, 09:46 am
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boas...
é muito comum a luz do painel do AC dos lagunas II ph1 deixar de dar ou andar a piscar...
e a solução para quem tem este problema:
painel sem luz: (neste caso apenas esta desligado só para dar a ideia)
(http://desmond.imageshack.us/Himg805/scaled.php?server=805&filename=dscn2295.jpg&res=medium)
agora vamos lá tira lo fora...
retiramos o cinzeiro puxando para fora, ta tudo preso por molas...
(http://desmond.imageshack.us/Himg29/scaled.php?server=29&filename=dscn2282l.jpg&res=medium)
depois o leitor de cartões, também preso por molas
(http://desmond.imageshack.us/Himg59/scaled.php?server=59&filename=dscn2283n.jpg&res=medium)
(http://desmond.imageshack.us/Himg43/scaled.php?server=43&filename=dscn2284q.jpg&res=medium)
de seguida o painel do AC, também preso por molas
(http://desmond.imageshack.us/Himg402/scaled.php?server=402&filename=dscn2285f.jpg&res=medium)
desligar as fichas
(http://desmond.imageshack.us/Himg29/scaled.php?server=29&filename=dscn2286tr.jpg&res=medium)
de seguida vamos tirar o aro do painel, em cima
(http://desmond.imageshack.us/Himg807/scaled.php?server=807&filename=dscn2287z.jpg&res=medium)
em baixo
(http://desmond.imageshack.us/Himg718/scaled.php?server=718&filename=dscn2288vg.jpg&res=medium)
já fora do local
(http://desmond.imageshack.us/Himg221/scaled.php?server=221&filename=dscn2289g.jpg&res=medium)
de seguida abrir o painel do AC
em cima
(http://desmond.imageshack.us/Himg200/scaled.php?server=200&filename=dscn2290z.jpg&res=medium)
em baixo
(http://desmond.imageshack.us/Himg42/scaled.php?server=42&filename=dscn2291l.jpg&res=medium)
já com ele aberto
(http://desmond.imageshack.us/Himg834/scaled.php?server=834&filename=dscn2292m.jpg&res=medium)
agora vamos pegar no ferro de soldar e dar uns pontos nas coisas (que não sei o nome) que estão assinaladas
(http://desmond.imageshack.us/Himg217/scaled.php?server=217&filename=dscn2293x.jpg&res=medium)
de seguida montar tudo novamente no sentido inverso
e ver se resultou
(http://desmond.imageshack.us/Himg192/scaled.php?server=192&filename=dscn2296m.jpg&res=medium)
ferramenta utilizada
o meu canivete...
(http://desmond.imageshack.us/Himg689/scaled.php?server=689&filename=semttuloryq.jpg&res=medium)
e um ferro de soldar... do lidl :assobio:
(http://desmond.imageshack.us/Himg534/scaled.php?server=534&filename=dscn2300j.jpg&res=medium)
acho que ta tudo...
cumps
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Bom DIY, parabéns.
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Excelente DIY como já nos tens habituado ;)
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Gostei imenso, e vai dar jeito, pois preciso de tirar a "capa" do painel do AC para limpeza ;)
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boa posta
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Bem elaborado
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Parabéns pelo trabalho! Quando estive para comprar uma laguna II um amigo da Renault avisou desse problema.
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Boas como são esses pontos de solda?? são so nas ligaçoes ou no circuito todo que esta assinalado?????
Porque dar pontos é relativo.
O meu não sei se é esse problema, quando o desmonto e carrego na ficha para dentro ele aí, ora acende ora desliga, da me a sensacao que é do encaixe.
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estou com esse problema... so nao percebi uma coisa... quando vamos soldar metemos solda a volta desses "ships" ou tem que ser tipo com muito cuidado bocadinho a bocaadinho? se pudesse postar aqui umas fotos de como é a soldagem era optimo... :)
abraço
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Já fiz na minha há uns bons tempos, basta um pingo de solda derretido na ponta do ferro de soldar e encostar o ferro numa das pontas da resistência (ou transístor ou como diabo de chama), e depois repetir na outra ponta. Não é preciso muita solda para restabelecer a ligação.
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okok... tenho de fazer isso mas primeiro arranjar a maquina de solda lol
Obrigado
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DIY muito bom luz reparada em 5 minutos dinheiro poupado :smiley:
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Eu também tenho que fazer isto na minha, que a luz não liga mesmo.
É fácil tirar o leitor de cartões e o módulo do ar-condicionado ? É que tenho medo de partir as molas.
Isso o ferro de soldar não tenho, mas os Chineses vendem disso barato já com estanho.
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Bem .. Que grande filme que foi tirar as coisas todas.
Ainda parti umas molas da consola do AC. Vi-me mesmo lixado, foi preciso uma força e muito tempo para conseguir tirar.
Depois o meu desempenho a soldar não foi o melhor, mas lá dei um pingo em casa coisinho desses que está marcado na imagem, montei e meti um cartãozito por baixo a fazer batente por causa das molas partidas e ficou todo no sitio impéc e ao que me pareceu a luz já está a dar.
Conclusão .. DIY nunca mais, além de me enervar super fácil, não tenho jeito para essas coisas. Lol
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Boa tarde
Tirem-me uma dúvida, se puderem. O mostrador do A/C tem luminosidade? De noite não consigo ver nada no mostrador. Este diy é para isso ou para a luz dos botões?
Obrigado
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É para o mostrador acho eu.
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Ok. Como nunca "conheci" a minha carrinha com essa luz no mostrador. tenho que ligar sempre a luz do habitáculo para ver as temperaturas.....
Obrigado
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Mostrador no galeiro tens que trocar.
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AAAAhhhhhhhh ok. Mais uma "cena" marada.... já vou passar a tarde a procurar um balastro do farol, vou tentar arranjar isso também.... :angry:
Obrigado
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Não é o mostrador todo nas couves, se apenas não vês o ecrã iluminado, então este DIY serve para isso mesmo, para restabelecer a retroiluminação no mostrador. E acredita, é mesmo fácil de se fazer!
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Eu vejo as temperaturas e a ventoínha, etc etc. só nao tem iluminação no mostrador. isto serve?
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Exatamente, se consegues ver as indicações mas o mostrador não tem iluminação, então este DIY serve para reparar esse mesmo problema. Como referi anteriormente, é realmente fácil de realizar - a unidade de controlo do AC desmonta-se facilmente e o aplicar 2 pingos de solda faz-se nas calmas.
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como eu costumo dizer:
`` é tão fácil como fazer meninos``
:grin:
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Este DYI funciona na perfeição. Agora já tenho a luz de retro-iluminação fixa como originalmente e sem aquelas intermitências muito irritantes. No meu caso bastou reforçar a solda da resistência de cima do lado direito (a de 100 ohm).
Segue um link do youtube de um tipo que fez exactamente a mesma coisa:
Repairing Renault Laguna climatronic backlight (http://www.youtube.com/watch?v=S7_eHJtcVPM#)
Cumprimentos a todos.
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Bom DIY. Hoje resolvi o meu problema seguindo este tutorial. Obrigado pela partilha. O meu laguna ja tem "outra luz".
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Boas,
Nas últimas semanas tenho-me dedicado à reparação dos problemas da minha laguna, que infelizmente não são poucos. Este tutorial ajudou-me a resolver mais um deles, no meu caso a solda da resistência estava estalada.
Obrigado
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Mais um que conseguiu resolver as "luzes" do AC! Obrigado pelo DIY :smiley:
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Boas pessoal,
Eu não consigo ver as fotos deste DIY, é do meu telemóvel ou já não estão disponíveis?
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As fotos infelizmente já não estão disponíveis mesmo
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Ora bolas, não dá para recolocar?
Quem me pode mostrar o que é que tenho de soldar?
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Deve ser isto, mas não dá para ver bem
https://youtu.be/S7_eHJtcVPM
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É precisamente esses pontos que tens de "ressoldar"
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Boas pessoal,
Vou ter de levar a cabo esta reparação no meu Laguna, pelo que após várias pesquisas (até em fóruns Russos e Polacos andei), vou aqui deixar novas fotos que encontrei e vídeos explicativos, assim como passos detalhados. Quando fizer o procedimento no meu posso tentar documentar também:
Primeiro os passos (Vou deixar o original em Inglês e depois traduzir para Português - Para evitar o famigerado "lost in translation" e para quem não domina o idioma do amigo Shakespeare):
**Ler antes de começar para ter uma ideia geral do procedimento e não fazer sem ver primeiro as fotos e os videos de apoio**
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Instructions for repairing lighting behind climate display, read before commencing:
1. Remove ash tray. Ensure card is not in the card reader.
2. Pull out card reader it is only held in place with clips.
3. Pull out bottom of climate display, again it is only held in with clips.
4. Remove the 3 wiring plugs from the back of the unit, the top 2 connectors have lever clips pull these across the plugs as far as they will go to release the bottom one has a small catch push this in to release.
5. Now remove the coloured cover from the front, this is done by releasing the clips top and bottom with a knife or small screwdriver.
6. Now remove the inner front cover, again by releasing the clips the 2 large buttons will probably fall out. Be careful
with the glass screen as this is quit delicate.
7. Look at the top right hand of the printed circuit board you will see the resistor highlighted in the picture.
8. With a soldering iron re-solder both ends of the resistor, be careful not to leave the iron on for too long, it is also easier if a small amount of solder is applied to the tip of the iron prior to soldering the resistor.
9. Now rebuild the unit, make sure the plastic strip is in place and the glass display is lined up correctly before fitting inner cover, don’t forget to fit the large buttons.
10. Re-fit colored outer cover and re-fit to car, make sure that the wiring plugs are correctly fitted, Fit the top part of the display into the dash and then push the clips into place at the bottom.
11. Re-fit card reader and ash tray. Job done
This repair can be carried out with the unit still connected to the car but takes a lot more care.
Notes
Card reader requires fingers under both ends and a hard pull straight pull outward.
AC unit itself is easy to pull out if you press down the small steel springs immediately behind the white clips seen under the base at each side.
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Tradução livre "à la Duarte" adicionei umas coisitas QB:
Instruções para reparar a luz de fundo do sistema de climatização. Ler atentamente antes de começar:
1. Remover a bandeja do cinzeiro, certificando-se de que o cartão não está inserido no leitor de cartões.
2. Retirar a unidade de leitura do cartão, que está apenas segura com pequenos clipes - cuidado para não partir os clipes.
3. Puxar a parte inferior da unidade de climatização, da mesma forma que a unidade do cartão. Ela está segura apenas com pequenos clipes de plástico na parte de baixo (cuidado para não partir).
4. Remover as 3 fichas na parte traseira da unidade AC. Nota: Os 2 conectores superiores têm grampos de plástico (pequena alavanca que é necessário desengatar).
5. Com a unidade de AC já cá fora, remover a tampa de plástico frontal, libertando os clipes superior e inferior com uma faca ou uma pequena chave de fendas.
6. Remover a tampa frontal interna, soltando os clipes novamente, os 2 botões grandes (controlo de temperatura esquerdo e direito) podem cair, logo ter cuidado. Ter muito cuidado com o ecrã de vidro, pois ele é bastante delicado e está apenas seguro por uma pequena fita.
7. Na parte superior direita da placa do circuito impresso, encontrar a resistência indicada na foto que vou postar mais abaixo e também nos vídeos.
8. Dar um pingo de solda nas duas extremidades da resistência em questão para restabelecer a ligação, tendo cuidado para não dar aquecimento excessivo. É mais fácil se uma pequena quantidade de solda for aplicada na ponta do ferro de soldar, antes de dar os toques no circuito integrado.
9. Reconstruir a unidade de climatização, certificando-se que a tira de plástico está no lugar e que a tela de vidro está alinhada corretamente antes de voltar a colocar a tampa de plástico interna. (Não se esquecer de voltar a colocar os botões de regulação de temperatura).
10. Voltar a encaixar a tampa de plástico exterior, certificando-se de que as 3 fichas anteriormente desengatadas estão bem encaixadas e que duas delas têm os grampos na posição de fecho (como estavam originalmente), voltando a encaixar no carro. Nota: Encaixar primeiro a parte superior da unidade e em seguida, empurrar os clipes na parte inferior.
11. Voltar a colocar o leitor de cartões e o cinzeiro. Tarefa concluída
Esta reparação pode ser realizada com a unidade ainda conectada ao carro, mas desde já, não recomendo de todo...
Notas:
Para tirar o leitor de cartões, colocar os dedos nas duas extremidades inferiores para desengatar os clipes e puxar para fora com cuidado (ali no inglês dizem para puxar a direito com convicção... não sei, não.. (Em todo o caso não recomendo forçar muito).
A unidade de AC em si é fácil de remover, pressionando as pequenas molas de aço imediatamente atrás dos clipes brancos vistos sob a base de cada lado.!
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Fotos de apoio:
Unidade de AC
(https://i.ibb.co/KFsLTcQ/image002.jpg) (https://imgbb.com/)
Sem a tampa interna de plástico:
(https://i.ibb.co/5RLtnLL/image003.jpg) (https://imgbb.com/)
Cuidado com o visor de vidro, apenas esta pequena fita o segura:
(https://i.ibb.co/JFWCZWF/image005.jpg) (https://imgbb.com/)
A resistência em questão (ignorem o fio vermelho - não sei para que serve)
(https://i.ibb.co/XCQ7XcH/image007.jpg) (https://imgbb.com/)
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Vídeos de apoio da desmontagem/montagem - Ignorem o idioma ou tirem o som, o que importa são os passos - No 1º video nem vale a pena ativar a tradução, porque é indecifrável (aquilo não deve ser bem Russo - LOL), no 2º ativem as legendas para português. Não é perfeito mas serve:
Desmontagem de todas as peças:
https://youtu.be/2WsB-HCvVXc?t=38 (https://youtu.be/2WsB-HCvVXc?t=38)
Parte da reparação com a solda e local onde se encontra:
https://youtu.be/mdphR3jkBY0?t=90 (https://youtu.be/mdphR3jkBY0?t=90)
Vídeo já aqui postado no forum, mas a qualidade é muito má:
https://www.youtube.com/watch?v=S7_eHJtcVPM (https://www.youtube.com/watch?v=S7_eHJtcVPM)
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Espero que esta atualização ajude o pessoal que como eu tem este problema!
Cumprimentos a todos!