Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: St3wie em 17 de Agosto de 2011, 12:38 pm
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Boas.
Comecei logo mal o dia de hoje :angry:
Levei esta manhã o Clio 3 fase 1 da minha mãe ao concessionário Renault Beira-Rio Paio Pires, para a revisão solicitada pelo CB aos 48000kms.
Telefonaram-me duas horas depois a indicar que tinha um dos amortecedores de trás partido e o outro em mau estado :shocked:
E que não poderia andar com o carro mais que uma semana ou duas.
A despesa extra não veio nada a calhar, mas mandei avançar com a reparação, ou seja, a substituição dos dois.
Agora pergunto: O que é que pode causar uma coisa destas? :rolleyes:
Obrigado
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Um amortecedor pode partir se apanhar um buraco na estrada.
E o melhor é mesmo trocar isso o quanto antes, pois torna a condução um perigo.
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O amortecedor partido é uma força de expressão..... quanto a mim mal utilizada. Trata-se de uma anomalia no seu funcionamento, que poderá ser:
- Perca de pressão
- Rotura
- Deterioramento dos casquilhos de aperto
- Empeno
- Rebentamento
O amortecedor em si é uma peça sólida que não parte facilmente, apenas com defeito no aço poderia partir a aste( situação que em 10.000 poderá acontecer em 1 )
O que poderá causar as causas acima, bem inumeras são:
- km's exessiva= prazo de vida util
- Embate
- torção
- Irregularidade em pisos = desgaste rápido.
No entanto fizeste bem em avançar pois é perigoso para a condução, podendo até mesmo trazer graves dissabores.
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Infelizmente muitas estradas portuguesas não ajudam na parte dos buracos :rolleyes:
Há algum sintoma em particular que se note na condução quando o amortecedor não está bom?
Mais uma vez, grato pelas informações :)
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Sim deixas essencialmente de sentir o amortecimento do impacto ás irregularidades da estrada, tb poderás sentir uns barulhos á passagem nas irregularidades.
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Infelizmente muitas estradas portuguesas não ajudam na parte dos buracos :rolleyes:
Há algum sintoma em particular que se note na condução quando o amortecedor não está bom?
Mais uma vez, grato pelas informações :)
Sentes o carro a fugir principalmente em piso irregular, o efeito amortecedor nao está lá apenas a mola.
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Obrigado pela informação pessoal :)
Estou esclarecido.
Eu normalmente não conduzo este carro. Mas ao menos fico já com umas luzes caso isso aconteça com o meu um dia destes...
Cumps :grin:
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Já agora... 200€ pela troca dos dois é muito?
66€ cada um + IVA + 1h de mão-de-obra (40€)
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penso que o preço está na média
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Por incrível que pareça, eu já parti um amortecedor (mesmo!).
(http://dl.dropbox.com/u/10418222/RenaultPT/coupe%20-%20amort%20partido.jpg)
O carro a andar parecia um 2cv, fugia bastante e, em zonas mais acidentadas, parecia que tinha um tambor na mala. Não faço ideia como aconteceu...
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Por incrível que pareça, eu já parti um amortecedor (mesmo!).
([url]http://dl.dropbox.com/u/10418222/RenaultPT/coupe%20-%20amort%20partido.jpg[/url])
O carro a andar parecia um 2cv, fugia bastante e, em zonas mais acidentadas, parecia que tinha um tambor na mala. Não faço ideia como aconteceu...
Que medo! :O
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Isso ai era um risco elevado conduzir assim.
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Felizmente apercebi-me rápido que algo estava errado (como não podia deixar de ser) e levei-o logo ao mecânico.
Mas o amortecedor manteve-se no sitio certo até chegar lá