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Consultorio Juridico => Consultório Jurídico => Tópico iniciado por: St3wie em 20 de Agosto de 2011, 19:05 pm
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Boas.
Como alguns membros aqui do fórum já sabem, eu tive um acidente com o meu carro, sem culpa :sad:
Na altura do acidente, estive a preencher a declaração amigável e espero não ter feito asneira.
A certa altura, na parte de trás, há um campo que me pergunta se pretendo "Indemnização por lucros cessantes", ao que eu seleccionei "Não". Entendi que aquilo se referia a uma indemnização caso utilizasse o carro para ir trabalhar ou assim.
Eu não o uso para ir para o trabalho, mas preciso dele para algumas deslocações diárias.
O facto de ter seleccionado "Não" significa que não me vão dar carro de substituição quando o meu estiver na oficina?
Em que consiste essa indemnização?
Desde já, agradecido pela atenção :)
Cumps
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Eu já tive de preencher uma vez e também não fui culpado e na parte de trás eu simplesmente fiz o desenho do acidente e coloquei para que oficina ia.
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se a peritagem ficar defenitiva , a partir desse momento tens carro de susbstituição . Se for em algumas oficinas convencionadas , tens direito logo de inicio
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Tudo dito ;)
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Obrigado pelas respostas :)
Tenho só mais uma questão.
A inexperiência assim o pede lol
Na declaração não havia lá nenhum campo para dizer que condutor A ou B se tinha declarado culpado. Embora o desenho tenha ficado claro, eu tenha feito a descrição pormenorizada do acidente e o outro condutor tenha admitido culpa, haverá sempre um processo de apuramento de responsabilidades? Ou, por outras palavras, isto pode tornar-se moroso?
Cumps
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Factores que influenciam na demora ou não do processo:
- Se for dentro da mesma seguradora, mais rápido. Entre seguradoras diferentes.. mais lento!
- Depois também há o facto de haver ou não relatório da polícia, se assim houver, também é 'uma mais valia' para apressar o processo.
- Há o facto de.. não sei se se aplica neste caso... de o culpado declarar-se mesmo culpado, entregando um papel/carta em folha A4, na seguradora dele, a dizer que se declara culpado.
Para ajudar um pouco: http://www.nseguros.pt/o-que-fazer-em-caso-de-acidente (http://www.nseguros.pt/o-que-fazer-em-caso-de-acidente)
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se não existiu feridos a tua companhia faz valer o IDS e repara-te o carro e depois vai buscar os €€€ da outra companhia...
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Factores que influenciam na demora ou não do processo:
- Se for dentro da mesma seguradora, mais rápido. Entre seguradoras diferentes.. mais lento!
- Depois também há o facto de haver ou não relatório da polícia, se assim houver, também é 'uma mais valia' para apressar o processo.
- Há o facto de.. não sei se se aplica neste caso... de o culpado declarar-se mesmo culpado, entregando um papel/carta em folha A4, na seguradora dele, a dizer que se declara culpado.
Para ajudar um pouco: [url]http://www.nseguros.pt/o-que-fazer-em-caso-de-acidente[/url] ([url]http://www.nseguros.pt/o-que-fazer-em-caso-de-acidente[/url])
É mesmo entre seguradoras diferentes :)
Nós não chamámos a polícia, visto que ninguém ficou ferido.
Quanto ao outro condutor, em relação ao desenho, tudo indica que ele é o culpado. Não tenho a certeza se ele explicou a situação toda na parte de trás, mas vou saber isso nos próximos episódios...
se não existiu feridos a tua companhia faz valer o IDS e repara-te o carro e depois vai buscar os €€€ da outra companhia...
O que é o IDS? :huh:
O que quer que seja, se isso acontece, não vai demorar tanto então :tongue:
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IDS = Indemnização Directa ao Segurado.
É tal como o leandro escreveu, a tua seguradora avança logo com a reparação e depois entende-se com a outra.
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IDS = Indemnização Directa ao Segurado.
É tal como o leandro escreveu, a tua seguradora avança logo com a reparação e depois entende-se com a outra.
x2
Ficamos a aguardar notícias :)
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Algumas ressalvas :
- Chamando a policia é sempre mais lento , pois há que aguardar pelo relatorio da policia o que pode fazer atrasar o processo
- isso de se dar como culpado de pouco ou nada importa , até podem escrever na declaração que se consideram culpados e a companhia não atribuir a culpa . Esqueçam de uma vez por todas essas conversas da treta do dá se como culpado então vamos lá fazer a declaração , se não dá chamamos a policia , que isso não funciona assim . O que mais importa na declaração amigavel é o desenho e forma como aconteceu mediante as setas e sentido de cada um . Se houver duvidas , as companhias enviam averiguadores para falar com os intervenientes . E depois disso , as companhias irão então atribuir a culpa do acidente que pode nem ser ao condutor que escreveu eu considero me culpado .
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Algumas ressalvas :
- Chamando a policia é sempre mais lento , pois há que aguardar pelo relatorio da policia o que pode fazer atrasar o processo
Estou a ver que é relativo :P em alguns casos apressa, em outros alenta! :)
Pelo que já passei, uma situação que passei também sem ser culpada, e outra que presenciei, apressou e muito, e até ao fim de 8 dias disponibilizaram logo o relatório :)
Depende então da sorte nesse caso (se envolver polícia) :)
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Algumas ressalvas :
- Chamando a policia é sempre mais lento , pois há que aguardar pelo relatorio da policia o que pode fazer atrasar o processo
- isso de se dar como culpado de pouco ou nada importa , até podem escrever na declaração que se consideram culpados e a companhia não atribuir a culpa . Esqueçam de uma vez por todas essas conversas da treta do dá se como culpado então vamos lá fazer a declaração , se não dá chamamos a policia , que isso não funciona assim . O que mais importa na declaração amigavel é o desenho e forma como aconteceu mediante as setas e sentido de cada um . Se houver duvidas , as companhias enviam averiguadores para falar com os intervenientes . E depois disso , as companhias irão então atribuir a culpa do acidente que pode nem ser ao condutor que escreveu eu considero me culpado .
Sempre tive a ideia que a polícia acelerava as coisas loool
E que haviam um campo para a pessoa se declarar culpada. Mas já vi que não é tão linear assim...
IDS = Indemnização Directa ao Segurado.
É tal como o leandro escreveu, a tua seguradora avança logo com a reparação e depois entende-se com a outra.
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Ficamos a aguardar notícias :)
Assim que possível eu vou dando notícias :)
Estive a ver no site da minha seguradora (LOGO) e achei estranho um prazo previsto de 7 dias úteis para a peritagem e de quase um mês para definição de responsabilidades...
Isto é normal? :lipsrsealed: Estou a achar muito tempo.