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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: taunus em 22 de Agosto de 2011, 15:08 pm
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Boa tarde
Temos em casa um Clio 1.2 16v Expression com 79.000 km (é da minha cara metade), comprado novo em 2002.
Os km que tem foram essencialmente feitos em cidade.
Ultimamente tem tido um problema, o ralenti fica instável, essencialmente a quente e com o ar condicionado ligado. Digo a quente, pois a frio como está automaticamente acelerado não se nota tanto. O carro não chega a ir abaixo, e algumas vezes soluça quando se arranca ou quando se acelera, principalmente enquanto não estiver com velocidade estabilizada.
O que poderá ser? Injectores a precisarem de limpeza, afinação, velas?
Obrigado
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Sensor de temperatura do bloco.
Este DIY pode ajudar: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6162.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6162.0)
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Nesse carro acredito que seja uma destas opções:
- Bobine
- Velas ( alerto para o tipo de velas )
Acho que deves começar pelas velas ( + barato) caso tenhas que optar pela bobine fica sempre um serviço bem feito a colocação anterior.
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Nesse carro acredito que seja uma destas opções:
- Bobine
- Velas ( alerto para o tipo de velas )
Acho que deves começar pelas velas ( + barato) caso tenhas que optar pela bobine fica sempre um serviço bem feito a colocação anterior.
Vou começar pelas velas. Qual é o intervalo recomendado para a mudança das mesmas?
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Em meu entender penso que o ideal seria a cada 2 revisões ( filtros e óleo) substituir as velas.
Ou seja muda sim muda não
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Em meu entender penso que o ideal seria a cada 2 revisões ( filtros e óleo) substituir as velas.
Ou seja muda sim muda não
Acho que foi isso que foi feito. Na última revisão não levou, mas na anterior tinha levado. Mas não sei qual a qualidade das mesmas (não foi na Renault), pelo que podiam ser de gama baixa. Francamente espero que seja das velas, ele vai piorando ligeiramente de semana a semana. A minha mulher já me anda a moer o juízo. Espero que não fique apeada senão vai ser o bonito. E depois tenho de lhe emprestar o Honda :laugh:
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Andam por aí uns DIY que explicam como mudar velas mas se não percebes nada de ferramenta o melhor é ires a um mecânico e digo-te porquê: eu trabalho com eles e até mexo em algumas coisas mas as do meu carro estavam de tal maneira calcinadas que não me atrevi a mudá-las, teve de ser um mecânico mesmo e com recurso a truques de aquecimento do carro e spray's de gelo e etc's.
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Andam por aí uns DIY que explicam como mudar velas mas se não percebes nada de ferramenta o melhor é ires a um mecânico e digo-te porquê: eu trabalho com eles e até mexo em algumas coisas mas as do meu carro estavam de tal maneira calcinadas que não me atrevi a mudá-las, teve de ser um mecânico mesmo e com recurso a truques de aquecimento do carro e spray's de gelo e etc's.
Estou à vontade com a troca de velas, revisões simples com óleo e filtros, calços e afins...
Posso ter problemas se verificar que estão calcinadas... aí não insisto e o mecânico que as mude
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Bom dia
Fui à Norauto e chave de velas de 14mm nem vê-las. Tinham lá as velas. Entretanto falei com um empregado que me disse que nunca tiveram chave de 14mm, que a Norauto France é que decide os stocks. Eu então disse-lhe para ficar com as velas.
Sabem de lojas no Grande Porto onde arranjar a dita cuja?
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Bom dia
Fui à Norauto e chave de velas de 14mm nem vê-las. Tinham lá as velas. Entretanto falei com um empregado que me disse que nunca tiveram chave de 14mm, que a Norauto France é que decide os stocks. Eu então disse-lhe para ficar com as velas.
Sabem de lojas no Grande Porto onde arranjar a dita cuja?
Sabes aonde é a BP a beira da Corujeira, se sim em frente tem casas de peças auto, ou mesmo na corujeira ao lado da junta tem la a Auto Antas.
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Se fores a uma casa de ferragens vendem de certeza as chaves que procuras
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Bom dia
Fui à Norauto e chave de velas de 14mm nem vê-las. Tinham lá as velas. Entretanto falei com um empregado que me disse que nunca tiveram chave de 14mm, que a Norauto France é que decide os stocks. Eu então disse-lhe para ficar com as velas.
Sabem de lojas no Grande Porto onde arranjar a dita cuja?
Sabes aonde é a BP a beira da Corujeira, se sim em frente tem casas de peças auto, ou mesmo na corujeira ao lado da junta tem la a Auto Antas.
Se fores a uma casa de ferragens vendem de certeza as chaves que procuras
Já tenho uma reservada. Arranjei na Impacto em Custóias por 26,42 + Iva.
As velas vou buscá-las à Cardoso & Maia por 22,63 (iva incluido). Na Norauto custavam 27 e qualquer coisa. São da NGK
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Já tenho uma reservada. Arranjei na Impacto em Custóias por 26,42 + Iva.
Uma chave de velas por 26,42€ + Iva???? :huh:
Por pouco mais compravas um jogo completo de chaves de caixa com uma 14 longa que te fazia o serviço...
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Já tenho uma reservada. Arranjei na Impacto em Custóias por 26,42 + Iva.
Uma chave de velas por 26,42€ + Iva???? :huh:
Por pouco mais compravas um jogo completo de chaves de caixa com uma 14 longa que te fazia o serviço...
E achas que uma 14 longa serve? A vela é mesmo muito comprida, até o sujeito da Cardoso & Maia comentou que a vela era esquisita. Se alguém tiver a certeza que uma 14 longa serve, é claro que prefiro uma dessas...
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Epah, não estou a ver as velas, mas grande parte delas dão...
Mas também depende do tamanho da chave "longa"
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Muito bem, então vou dar-vos conta da aventura dos últimos dias, tudo por causa de uma ferramenta.
Dirijo-me à Impacto a buscar a minha chave. Quando chego lá, a funcionária não tinha posto de lado a mesma pelo que, para azar o meu, a tinham vendido a outro cliente.
Perguntei por alternativa, e tinham lá uma chave de caixa de 14 longa. Exclusivo Facom, 24+iva :shocked:
Ainda por cima era de 3/8, o meu roquete é de 1/2. Portanto era a chave de 14, a extensão e o roquete. Com o preço da chave nem perguntei pelo resto :gun:
Depois de mais uns passeios ocasionais, ninguém tinha essa chave. Existiam imensas chaves de caixa longas, mas saltavam o 14. Razão: exclusividade.
Entretanto na maxmat encontrei uma caixa de ferramentas com diversas medidas, longas e curtas, roquete e extensões, e milagre, tinha a de 14, tudo por 50 euros. Como essa caixa me dava jeito toca a comprar.
Mais uma contrariedade, quando vou sacar as velas, a chave não entrava no orifício, tinha +/- 1 mísero milimetro a mais, pelo que não dava. Toca a devolver a caixa de ferramentas, aqui sem espiga.
Entretanto um colega empresta-me uma chave que ele tinha, e :happy: aleluia serviu como uma luva. Escusado será dizer que aquilo entra milimetricamente e não pode ter uma arestinha a mais.
Conclusão: mudo as velas e vou testar a viatura. Fica quase perfeito :dance:. Desaparecem os soluços, e só com o A/C na posição máxima é que se nota uma pequena instabilidade.
Aqui vem a 2ª parte do meu projecto. Mudar os cachimbos e cabos das velas, pois as que estão lá têm um aspecto um pouco desgastado. Inclusivamente reparei que nas revisões anteriores, todas na Renault, partiram alguns daqueles pernos que servem para puxar o cachimbo. E tenho uma com um corte na carcaça.
O que me recomendam, mudar somente os cabos ou mudar também a bobina de ignição? Para isso também precisava saber onde encontrar a referência OEM da peça.
PS- Enquanto estava a trocar as velas e verificava as antigas, pensava que o problema nunca seria disso pois o aspecto delas não estava tão mau quanto isso. Os bornes não estavam negros, estavam só ligeiramente dourados. O nribeiro também referiu isso no tópico do projecto dele.
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Bem, grande aventura só por causa da chave.... Mas de facto acho que já estou a ver qual é o teu motor e de facto é lixado arranjar chave que lá caiba... Era mesmo nesse tipo de jogos de chaves que costuma haver na Maxmat, Aki, Izi e coisas dessas que estava a pensar quando te falei nisso... ;) Enfim, nessa parte tás safo é o que interessa...
Quanto aos cabos, acho que podes perfeitamente mudar só os cabos e manter a bobine, se o problema não é da bobine (e parece que não) então deixa-a estar que nem sequer é assim tão barata como isso para tar a mudar só porque sim...
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Julgo estarmos a falar de um motor 1.2 16 v certo? Os fios estão agarrados à bobine.
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Julgo estarmos a falar de um motor 1.2 16 v certo? Os fios estão agarrados à bobine.
É esse mesmo. Ainda não tinha confirmado mas desconfiava disso. Por essa razão precisava de saber a referência OEM da peça.
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Julgo estarmos a falar de um motor 1.2 16 v certo? Os fios estão agarrados à bobine.
Agora com essa é que me lixei... :x É o que dá falar sem saber...
Como o Taunus perguntou se podia trocar só os cabos pensei que fosse como "normalmente" em que os cabos são à parte da bobine...
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Na minha opinião compra na marca.
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Nalguns casos a Renault manda substituir cabos e bobina por uma Ref nova
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Boas, venho aqui so dar uma informaçao para a qual tenho conhecimento.
Esse clio gasta a bobine que tras os cabos junto. Mas tem atençao se e quando comprares a bobine, há dois modelos iguais mas teem duas diferenças que fazem toda a diferença.
Uma delas aperta com tres furos apenas, a outra aperta com quatro furos.
Uma delas tem os fios praticamente todos do mesmo tamanho, a outra tem os fios em crescendo, cada um mais comprido que o outro.
É so uma dica para te ajudar a nao comprares a bobine trocada.
Abraço e boa sorte.
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O meu clio 2 em 1 ano levou duas uma da lucas e agora aquela não sei qual a marca mas garanto-te que se voltar a avariar é da renault, porque a da Lucas ainda estava na garantia e eles disseram que aquilo não tem garantia, por isso estar a recomendar a marca porque essa pelo menos tem 1 ano de garantia.
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Nao recomendo marcas de concorrencia, essas marcas agora sao todas feitas na china, até a bosch ja manda peças made in china.
Para esse caso da bobine aconselho procurarem BOUGICORD que é equipamento original.
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Boas, venho aqui so dar uma informaçao para a qual tenho conhecimento.
Esse clio gasta a bobine que tras os cabos junto. Mas tem atençao se e quando comprares a bobine, há dois modelos iguais mas teem duas diferenças que fazem toda a diferença.
Uma delas aperta com tres furos apenas, a outra aperta com quatro furos.
Uma delas tem os fios praticamente todos do mesmo tamanho, a outra tem os fios em crescendo, cada um mais comprido que o outro.
É so uma dica para te ajudar a nao comprares a bobine trocada.
Abraço e boa sorte.
A minha bobine tem os cabos todos diferentes em comprimento
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Boas, venho aqui so dar uma informaçao para a qual tenho conhecimento.
Esse clio gasta a bobine que tras os cabos junto. Mas tem atençao se e quando comprares a bobine, há dois modelos iguais mas teem duas diferenças que fazem toda a diferença.
Uma delas aperta com tres furos apenas, a outra aperta com quatro furos.
Uma delas tem os fios praticamente todos do mesmo tamanho, a outra tem os fios em crescendo, cada um mais comprido que o outro.
É so uma dica para te ajudar a nao comprares a bobine trocada.
Abraço e boa sorte.
A minha bobine tem os cabos todos diferentes em comprimento
Já compras-te a Bobine com os cabos? Quanto é que te custou tudo?
Será que foi uma peça semelhante a esta?
(http://img856.imageshack.us/img856/4176/cabovela.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/856/cabovela.jpg/)
Nota: Eu já tinha aberto um tópico S/ este assunto, quanto fiz uma pesquisa no fórum.
Cumprimentos,