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DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Black Phoenix em 29 de Agosto de 2011, 22:54 pm
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Ora bem, tento em conta que nota-se de vez em quando users a perguntar como verificar ou que detectam problemas em que ficam na duvida se será problema de Alternador ou Bateria, resolvi fazer um DIY relativamente facil para efectuar essas verificações.
Primeiro será necessario um multimetro configurado na escala de Volts DC:
(http://black.oc-zone.org/rcst/diy/dscn3411.jpg)
Para quem tem outro tipo de equipamentos que não tem AutoRange (Definição automatica da escala de amostragem quando ligado ao elemento a medir) deverá escolher a escala que inclua a tensão esperada a medir (neste caso serão 12V-14V):
(http://black.oc-zone.org/rcst/diy/dscn3414.jpg)
Após ter o equipamento na escala correcta deverão então aceder a bateria e retirar as tampas da mesma:
(http://black.oc-zone.org/rcst/diy/dscn3408.jpg)
(http://black.oc-zone.org/rcst/diy/dscn3409.jpg)
Deverão então desapertar os cabos da bateria para que a mesma seja medida em vazio (sem qualquer equipamento a consumir tensão da mesma). Atenção que se deve desligar primeiro o negativo e depois o positivo da bateria.
Ponta vermelha no borne positivo (deverá estar ligado ao conector do multimetro que possibilita a leitura de tensões. Normalmente é o mesmo que deixa ler resistencias em Ohms e Capacidades de condensadores em Farads). Ponta preta no borne negativo (normalmente indicado nos multimetros como COM ou Comum).
(http://black.oc-zone.org/rcst/diy/dscn3415.jpg)
Se as pontas forem trocadas, não haverá problema, pois apenas estão a por o Multimetro em paralelo. A unica alteração na indicação e que os valores medidos aparecerão com o sinal de negativo (-).
Se a bateria estiver em condições deverão ter uma leitura dentro do seguinte tabela. Esta tabela representa uma maneira "Grossa" de se aferir a qualidade da bateria em termos de carga/tempo de vida restante:
(http://black.oc-zone.org/rcst/diy/battery_life_chart.jpg)
(http://black.oc-zone.org/rcst/diy/dscn3412.jpg)
Como podem ver esta está muito boa de saúde. Após terem verificado se a bateria está em condições, vamos então verificar se o Alternador se encontra a carregar correctamente a bateria. Liguem os cabos a bateria (primeiro o positivo e depois o negativo) e liguem o carro.
Deverão medir algo entre os 13.8V e os 14.4 V.
(http://black.oc-zone.org/rcst/diy/dscn3413.jpg)
Como podem ver mais uma vez o alternador encontra-se a carregar correctamente a bateria.
Espero que com este tópico tenha ajudado a esclarecer algumas duvidas que ainda subsistam.
Edit: Adição de uns pontos posteriores ao DIY:
Excelente tutorial Black Phoenix.
Explica-me só uma coisa, porque é que se deve desligar a bateria primeiro pelo negativo e só depois o positivo? E quando se liga é ao contrário?
Foi uma dúvida que sempre tive.
Cumps
O negativo é a massa, quer dizer que está ligado a todo o chassi, enquanto que o positivo apenas é ligado aos restantes componentes, de forma a fazer o circuito fechado. Deve ser ligado primeiro o positivo porque se por acaso o negativo tocar no chassi não acontece nada, enquanto que se for ao contrário e o positivo tocar no chassi há um curto-circuito com danos jeitosos.
O mesmo se aplica aquando da ligação de uma segunda bateria para dar o chamado "encosto".
Não sei se te esclarece tambem indicar que o fluxo dos electroes é sempre do negativo para o positivo.
O facto da tensão da bateria estar correcta em ambas as medições não indica que a mesma esteja em condições. Ela pode estar a receber carga mas não a armazenar, sendo que assim que a mesma é requisitada a tensão pode cair abruptamente para valores baixos, que indicam que a mesma está em fim de vida.
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Boa explicação Black.
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pá, não gostei da "probe".
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pá, não gostei da "probe".
Editei essa parte bem como adicionei como se deve desligar a bateria, pois faltava essa parte.
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Topico interesante...em certas situaçoes pode por de parte algum problema detectado a nivel de alternador/bateria.
O multimetro também é muito interessante :happy LOL
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Boa posta ;)
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Boa malha, mas o tópico devia de trazer incluído o aparelhometro.....
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Bom DIY. :smiley:
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gostei do post " óh patanisca"
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Bom DIY e já lhe vou dar uso! :)
Sei que esta informação anda espalhada por alguns tópicos, mas lembrar-me onde... Vai lá vai... Assim já sei onde está!
Obrigado pela partilha! :)
Cumps
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Excelente.
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Muito bom mesmo, pude confirmar o meu receio, dado que hoje de manhã fui ver isso
e está a alimentar apenas 11,43V :cry:, ou seja, algo se passa com o alternador.
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Excelente tutorial Black Phoenix.
Explica-me só uma coisa, porque é que se deve desligar a bateria primeiro pelo negativo e só depois o positivo? E quando se liga é ao contrário?
Foi uma dúvida que sempre tive.
Cumps
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Bom DIY.
Ainda agora fui verificar está tudo ok.
A bateria foi posta nova há cerca de 2 meses na Renault.
Foi cara mas tambem é de 85 Amperes.
A q tinha antes era de 80 Amp.
Cumptos
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Obrigado pela partilha e pelo DIY
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Excelente tutorial Black Phoenix.
Explica-me só uma coisa, porque é que se deve desligar a bateria primeiro pelo negativo e só depois o positivo? E quando se liga é ao contrário?
Foi uma dúvida que sempre tive.
Cumps
O negativo é a massa, quer dizer que está ligado a todo o chassi, enquanto que o positivo apenas é ligado aos restantes componentes, de forma a fazer o circuito fechado. Deve ser ligado primeiro o positivo porque se por acaso o negativo tocar no chassi não acontece nada, enquanto que se for ao contrário e o positivo tocar no chassi há um curto-circuito com danos jeitosos.
O mesmo se aplica aquando da ligação de uma segunda bateria para dar o chamado "encosto".
Não sei se te esclarece tambem indicar que o fluxo dos electroes é sempre do negativo para o positivo.
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Muito bom mesmo, pude confirmar o meu receio, dado que hoje de manhã fui ver isso
e está a alimentar apenas 11,43V :cry:, ou seja, algo se passa com o alternador.
Pode ser escovas do mesmo ja desgastadas ou o regulador de tensão do mesmo. Normalmente costumam ser os sintomas dum alternador a dar as ultimas.
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Excelente tutorial Black Phoenix.
Explica-me só uma coisa, porque é que se deve desligar a bateria primeiro pelo negativo e só depois o positivo? E quando se liga é ao contrário?
Foi uma dúvida que sempre tive.
Cumps
O negativo é a massa, quer dizer que está ligado a todo o chassi, enquanto que o positivo apenas é ligado aos restantes componentes, de forma a fazer o circuito fechado. Deve ser ligado primeiro o positivo porque se por acaso o negativo tocar no chassi não acontece nada, enquanto que se for ao contrário e o positivo tocar no chassi há um curto-circuito com danos jeitosos.
O mesmo se aplica aquando da ligação de uma segunda bateria para dar o chamado "encosto".
Não sei se te esclarece tambem indicar que o fluxo dos electroes é sempre do negativo para o positivo.
A parte do fluxo de electrões conhecia, agora o resto não.
Muito obrigado pela explicação :wink:
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Antes de mais, quero dar os parabéns por este excelente tutorial ;)
Amanha já tenho com que em entreter :P
Por acaso não há por ai alguém que saiba como se vê se os cabos da bateria estão a fazer correctamente o seu trabalho... se estão a ter a passagem que deveriam ter?
Obrigado pessoal ;)
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Bom dia.
Começo pro felicitar o Black Phoenix pelo excelente artigo colocado.
Aproveito para colocar uma questão
1-Qual a amperagem/potência da bateria indicada para a minha viatura (Renault Scenic 1500/105 DCI de 2006) tendo em conta o equipamento a seguir utilizado com frequência:
-sensores de chuva e de luz;
-sensor de estacionamento:
-ar condicionado automático;
-direção elétrica;
-Auto-rádio;
-faróis de nevoeiro.
Coloco esta questão, pois saber se tenho a bateria ideal para o tipo de equipamento e viatura mencionada.
Obrigado pela atenção dispensada.
Cumprimentos.
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Se a bateria ainda for a original, o que se vê bem se procurares pelo numero da Renault (8200* qualquer coisa) então será uma com os mesmos valores, que estão indicados na etiqueta da mesma.
Caso não seja ou não se consiga ler, indo pelo catalogo de peças da Bosch:
12V - 74Ah 750A ou
12V - 60Ah 540A