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DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Bruny em 01 de Setembro de 2011, 22:04 pm
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Ora boas a todos. Antes demais quero pedir desculpa pela demora a fazer este DIY pois já há muito que tinha dito que o fazia.
Infelizmente o tempo para efectuar o mesmo não foi muito, de tal forma que tinha efectuado já a troca anteriormente e este DIY surge pois voltei à antena original.
Quando refiro chave 16, 17, 19, etc, refiro-me as chaves hexagonais (penso que seja este o nome :D )
Mas vamos lá ao que interessa:
1º lugar retirar estes dois objectos de plástico (apenas um na foto):
(http://img191.imageshack.us/img191/285/01092011352.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/191/01092011352.jpg/)
Como se verifica na foto, estou a fazer um pouco de pressão pois temos que carregar numa patilha que se encontra ali não visivel na foto (não dá muito bem para tirar foto à mesma).
(http://img6.imageshack.us/img6/9343/31082011327.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/6/31082011327.jpg/)
De seguida temos que retirar os forros dos pilares:
(http://img600.imageshack.us/img600/9575/01092011344.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/600/01092011344.jpg/)
Basta puxar por onde está indicado.
(http://img827.imageshack.us/img827/7312/31082011324.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/827/31082011324.jpg/)
Aqui temos a ligação do cabo da antena no pilar direito.
(http://img840.imageshack.us/img840/5060/31082011323.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/840/31082011323.jpg/)
Basta puxar pela ficha para esta união sair do local e novamente puxar em cada ponta para desunir.
Na break (meu caso) é suficiente retirar apenas os pilares descritos acima, mas o ideal é mesmo até à porta, ou seja, também no pilar onde fica o apoio do cinto (é necessário nos carros de 3 ou 5 portas). Para isso basta tirar a tampa que tapa o parafuso (com uma chave de fendas ou canivete sai bem) e usamos uma chave 16 ou 17 (não ser mais preciso pois desta vez não retirei este forro) ou mesmo uma torx que não sei o número
(http://img851.imageshack.us/img851/4415/01092011345.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/851/01092011345.jpg/)
(http://img11.imageshack.us/img11/9758/01092011346.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/11/01092011346.jpg/)
Após isto, retirar as borrachas que vedam a porta, puxando um pouco (cuidado ao puxar para não danificar; não por ser frágil, mas para evitar que a forma como ela se segura perca força)
(http://img717.imageshack.us/img717/5652/01092011348.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/717/01092011348.jpg/)
Após retirar a borracha (basta a parte superior para o forro do tecto ceder), puxar a protecção do pilar como no anterior.(neste não tenho foto)
(http://img7.imageshack.us/img7/5953/31082011326.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/7/31082011326.jpg/)
(http://img835.imageshack.us/img835/4300/31082011325.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/835/31082011325.jpg/)
De seguida já temos acesso facilitado e puxamos um pouco para baixo o forro (não muito para não danificar) e vemos o aperto da base de antena e a ligação de alimentação da base amplificada.
(http://img402.imageshack.us/img402/3950/31082011328.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/402/31082011328.jpg/)
Até à ligação no pilar, temos ainda o cabo preso numa pequena abraçadeira quase junto ao pilar.
Para retirar a base basta desapertar o parafuso apresentado acima com uma chave 19, desligar a alimentação da base e retirar o fio da antena na união no pilar.
(http://img851.imageshack.us/img851/2522/16032011260.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/851/16032011260.jpg/)
De seguida colocar a nova base (antes efectuar as alterações necessárias na ficha para o encaixe original que passa por corte do cabo da base original e emenda no da nova antena) e fixá-la de alguma forma (eu usei fita isoladora pois não tinha ajuda). Apertar com a chave hexagonal necessária (as bases universais que coloquei usavam chave 17 ou 22), ligar a alimentação caso a nova base de antena tenha e ligar novamente no pilar onde se encontra a união do cabo que vai ao rádio.
Após isto voltar a colocar os forros dos pilares ao sitio, as borrachas e as patilhas. E tá pronto! :)
Deixo agora aqui foto das bases/antenas que usei:
(http://img856.imageshack.us/img856/7861/01092011350.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/856/01092011350.jpg/)
(http://img153.imageshack.us/img153/1272/31082011329.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/153/31082011329.jpg/)
Uma delas não tem amplificação (a que aparece numa foto sozinha) e essa capta muito mal, a outra tem captação aceitável para quem vive em grandes centros e assim. Mas como não vivo no centro, tinha várias falhas em captação. Por isso voltei a isto: :)
(http://img690.imageshack.us/img690/5702/31082011330.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/690/31082011330.jpg/)
Espero que seja útil e que ajude alguém caso necessite. Espero que tenha sido o suficientemente esclarecedor, qualquer coisa é só perguntar!:)
E venha daí essas criticas que para melhorar estamos sempre receptivos! Boas ou más, são benvindas! :)
Cumps.
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Bom DIY.
A antena está colada na chapa porque??? Para não fugir ou não acreditas no teu trabalho :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
Bom trabalho.
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Bom DIY!!!!
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:D. Não, nada disso! ;)
O encaixe da base original é certo com o corte no tecto do carro mas as universais já não é assim. Então ao inicio, cada vez que apertava, ficava meio de lado! Assim, ficou bem... :)
Cumps e obrigado!
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Então e não arranjaste maneira de amplificar a antena? Deve de haver uma maneira de certeza.... digo eu...
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Uma delas tem amplificador e para dar uma noção: A que não tem amplificação apenas consegue captar uma rádio quando estou em casa; a outra apenas não captou uma das 6 que uso regularmente. Essa andou durante 5 meses +/-, mas basta ir para uma zona pior que já não fica muito bom. Como dou bastante valor ao rádio, decidi voltar à formula original... Isto até descobri como se trata da antena do Laguna 3 (fase 1) . ;) Tive hipótese de ver como será na Servcarros, mas não tinha muito tempo, nem sabia onde ficava... Além de que fiquei contente por ter arranjado a moca das velocidades em condições (coisa muito rara e desta vez tinha 3 para escolher) que nem olhe mais! :)
Ah, tentei utilizar o amplificador da minha base original (daí ter comprado outra) mas sem grande sucesso. Penso que devia ter usado mais um fio de massa...
Cumps
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Boas bruny.
Tambem queria mudar a antena no meu(Grand Modus)achas que o processo é o mesmo?
Tens alguma informação disso?
Bom diy valeu apena a espera :happy: :happy:
Abraços
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Boas bruny.
Tambem queria mudar a antena no meu(Grand Modus)achas que o processo é o mesmo?
Tens alguma informação disso?
Bom diy valeu apena a espera :happy: :happy:
Abraços
Obrigado! :)
Eu presumo que seja semelhante no Modus também. Esta base veio de um Clio 3 (fase 1) e o processo era em todo semelhante.
Fui ver o teu Modus e presumo que tenhas que desforrar os dois pilares (ultimo e onde tens os cintos traseiros) e remover a borracha das portas pois são muito juntos os pilares. Consegues ter acesso tirando apenas a protecção nos dois mais próximos mas estás sujeito a danificar o forro... Ele "parte" pois é cartão além do tecido que vemos...
Cumps
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Bom DIY ;)
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Muito bom.
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brigado :wink:
cumps
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Bom DIY. Troquei a aste da minha antena e mesmo mantendo a base amplificada da antena original a recepção de sinal era fraca, pelo que também voltei ao original. Como dizia o outro não se pode ter tudo. :wink:
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Bom DIY. Troquei a aste da minha antena e mesmo mantendo a base amplificada da antena original a recepção de sinal era fraca, pelo que também voltei ao original. Como dizia o outro não se pode ter tudo. :wink:
Obrigado a todos pela critica positiva! :)
Existe ainda outra possibilidade mas sai mais cara: A antena da VW. Tem o amplificador à parte mas, como as fichas não eram idênticas, necessitava de alterar ligações o que fazia com que não desse para devolver o amplificador caso não funcionasse e o custo de ainda mais 15-20eur nesse amplificador (não encontrei na sucata, também não sabia em que parte se encontrava para ser sincero) fez-me desistir. Ia utilizar na mesma a antena que já tenho não amplificada, mas mesmo assim já começava a ser bastante... Só para se ter noção, essas duas antenas que comprei, custaram 15 e 20 eur: 15 a não amplificada e 20 a outra...
Mas talvez o faça num futuro... Ainda não sei... :)
Cumps
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Há coisa de 2 anos comprei uma antena interna amplificada para o kadett (para não ter que furar a chapa porque não tinha pré-instalação para rádio) e só posso dizer maravilhas. Aquilo até apanha rádios espanholas.
Inclusive cheguei a substituir a antena original do golf 3 (era no guarda lamas esquerdo da frente) por esta interna.
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Há coisa de 2 anos comprei uma antena interna amplificada para o kadett (para não ter que furar a chapa porque não tinha pré-instalação para rádio) e só posso dizer maravilhas. Aquilo até apanha rádios espanholas.
Inclusive cheguei a substituir a antena original do golf 3 (era no guarda lamas esquerdo da frente) por esta interna.
Mas interna de colar no vidro, certo?! Não das 100% ocultas, ou estou enganado?!
Cumps
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Sim esta é de colar no vidro. Eu pus mesmo por cima do retrovisor, passava despercebida porque ficava na "zona negra" do vidro. Só era denunciada de noite por causa do led vermelho de indicação "on". :wink:
Tenho pena de ter perdido as fotos todas do golf se não punha aqui para veres como ficava.
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Eu sei como ficam pois já vi noutros carros... ;) Isso era fácil de "eliminar" a luz do led, nada que um 1 cm de fita isoladora não resolvesse! :)
Eu tive quase a comprar uma dessas para colocar lá na parte de trás, por baixo da base e colada à chapa... Mas como tinha que alterar as fichas, não comprei... Se tivesse que devolver lá ia ao ar por esse pormenor! :)
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Esta não pode ser colada na chapa, alem do mais tem mesmo de estar a pelo menos 1cm da chapa.
Eu pensei nisso para iliminar a luz do led, mas o efeito que fazia como luz de presença falou mais alto. :smiley:
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Lol! Esse led que dava a luz ambiente... Agora lembraste-me de uma boa! Colocar algo parecido (como já alguém aqui no fórum fez) ao que o Laguna 2 do meu pai tem... Duas ranhuras no plafonier com 2 leds vermelhos... :)
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Lol! Esse led que dava a luz ambiente... Agora lembraste-me de uma boa! Colocar algo parecido (como já alguém aqui no fórum fez) ao que o Laguna 2 do meu pai tem... Duas ranhuras no plafonier com 2 leds vermelhos... :)
Ora ai está uma coisa muito fixe mesmo, um amigo tem disso num Golf VI e fica muito bem mesmo... Nem notas que aquilo lá está, só que à noite tens luz na zona da manete das mudanças, fica mesmo fixe e já andei pra inventar isso na minha, mas por enquanto não me parece...
Acho que foi o Hardcore que fez isso no dele, meteu no espelho, se um dia destes arranjar outro espelho sou gajo pra me meter nisso, agora arriscar-me a estragar aquele e depois ter mesmo de ir comprar outro acho que não vale a pena...
Mas se fizeres não te esqueças do DIY que é uma mod fixe... :assobio:
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Só tenho pena de os plafoniers não serem semelhantes esteticamente (Laguna 2 vs do Megane)... Mas ainda vou tirar um dos do Laguna e verificar se o encaixe tem as mesmas medidas... ;).
Eu queria ver se colocava entre as palas do sol, mas acho que já lá tem um sensor de temperatura...
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1º lugar retirar estes dois objectos de plástico (apenas um na foto):
([url]http://img191.imageshack.us/img191/285/01092011352.jpg[/url]) ([url]http://imageshack.us/photo/my-images/191/01092011352.jpg/[/url])
Como se verifica na foto, estou a fazer um pouco de pressão pois temos que carregar numa patilha que se encontra ali não visivel na foto (não dá muito bem para tirar foto à mesma).
como se retira esses plásticos? qual o truque?