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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: rodrigopt em 11 de Setembro de 2011, 21:16 pm
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Bem, como alguns já sabem o meu carro desde ontem que começou com uns sintomas algo estranhos e que nunca teve.
Ao andar com o carro nota-se o gajo a acelerar sozinho, a engasgar bastante dando grandes esticões (bem visíveis na manete da caixa de velocidades) cada vez que se desacelera.
Entretanto ontem e hoje quando apertei com ele na CRIL e A9, o gajo ia a 140 e de repente cortou a 100% a potência e ficando o carro sem rotação e acendeu de imediato a luz de motor + STOP, no entanto passado uns segundos a rotação voltou ao normal, mas sempre com a luz de motor + STOP acesas.
Ontem o carro foi ligado à máquina acusando anomalia na borboleta, contudo agora fiquei confuso.
Se fosse a borboleta, provoca tipo corte de potência e faz acender a luz de motor e stop? :rolleyes:
Foi-me dito por uma pessoa que teve um igual e o carro com os sintomas iguais aos que o meu tem que na altura era a sonda lambda, uma vez que o que deve acontecer é que o gajo faz tipo corte de combustível ou algo do género.
Ah outra coisa que desde à uns meses noto, é que de manhã quando meto o carro a trabalhar por vezes ele parece que começa a engasgar querendo mesmo ir abaixo, não sei se poderá estar relacionado... :huh:
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Foi ligado á máquina da renault???
Quanto ao engasgar-se a frio como te disse limpa a borboleta do acelerador.
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Nao sera uma falha de combustivel, filtro bomba ou algo do genero :huh: :huh: :huh:
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Sim foi ligado à máquina da Renault.
Relativamente a filtros, levou na ultima revisão feita a 4000 km's atrás, filtro de ar e óleo...
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Então é a borboleta e mais nada :D ou seja e já chega lool
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Mas a borboleta provoca que o carro quebre potência a 100% acendendo a luz de motor? :rolleyes:
Isso vai ser a primeira coisa a fazer, limpar a borboleta, a ver se resolve...
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Prensa :assobio: :assobio: :assobio:
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dizem que resolve os problemas :smiley:
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Mas a borboleta provoca que o carro quebre potência a 100% acendendo a luz de motor? :rolleyes:
Isso vai ser a primeira coisa a fazer, limpar a borboleta, a ver se resolve...
Sim pode, a borboleta abre para entrar ar para o motor de forma a fazer a combustão, se a mesma se encontrar fechada, o motor fica privado de ar para combustão, logo e normal que corte a injecção por segurança e ao mesmo tempo acenda a luz.
Se fosse a sonda lambda, dado ser também um sensor, seria ligar a clip e fazer a leitura online dos valores de tudo o que é sensores do carro para encontrar problemas nos valores apresentados. Acho que primeiro devias seguir o que te foi indicado, limpa o corpo da borboleta e verifica o estado do actuador da mesma.
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Limpeza de borboleta efectuada, contudo o problema de acelerar sozinho persiste.
Quando se retirou para efectuar a limpeza, a borboleta até estava bastante limpa... agora só substituir a caixa da borboleta e ver se resolve... :lipsrsealed:
Acho que vou é assustar-me um bocado com o preço da caixa da borboleta... :shocked:
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300 e alguns euros...
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Após limpeza da borboleta, que era o que dava para fazer assim mais facilmente e sem gastar grandes €€, o problema permanecia.
Fui á Renault, onde ligaram o carro à máquina, e não tinha nenhum erro memorizado (por acaso achei estranho porque a 2 dias acendeu a luz de motor + STOP mas pode ter apagado por algum motivo...), testes às sondas também deu tudo OK.
Acabaram por fazer uma espécie de "RESET" aos valores da borboleta, e pelo menos até agora tem estado a portar-se nos conformes, melhor até do que estava anteriormente, sem engasgos, sem esticões a desacelerar, está bastante suave. Vamos ver se ficou nos conformes. Entretanto também tenho andado a apertar um bocado mais com ele, e noto que está a desenvolver melhor...
Caso haja alguma "crise" com o animal, logo meto aqui :smiley:
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E essa operação ficou em que valores?
CUmps
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Bem após limpeza de borboleta, e ida à máquina fazer o reset aos valores da borboleta, o problema parece ter ficado ultrapassado. :smiley: