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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: k-otic em 13 de Setembro de 2011, 01:58 am
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Boas noite malta,
Hoje estive com uma veia de estima, resolvi aspirar e dar uma limpeza exterior ao meu megas, oprque ele já merecia. Estive a aspirá-lo ouvindo uma músiquita e tal e depois fui encher o depósito do líquido do limpa pára brisas, que pensava que estaria vazio.
Quando o fui testar, ele mexia com os limpa pingas mas não enviava água. Pensei para mim, entupiu o tubo. Experimentei com o de trás e manteve-se, depois é que reparei que não ouvia o barulho da bomba do pára brisas.
Aí, começaram os fenómenos estranhos. Reparei que para além disto, o relógio acendia a backlight, mas não dava as horas. Reparei também que a luzinha do bloqueador de arranque (que nos obriga a trancar e destrancar o carro quando ele fica destrancado para arrancar) não acendia também. Para juntar a isto tudo, a luzita de leitura do pendura, também não se liga. Ah, e todas as vezes que ligo o carro, o conta-quilómetros que nós podemos fazer reset está sempre a 0.0, como se eu pressionasse o reset.
São muitas informações, mas eu não sei interpretá-las. Alguém tem ideia do que possa ser?
Eu já vi os fusíveis, mas posso fazer um re-check se tiverem suspeitas que é disso.
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Bateria.
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Também aposto na bateria.
Ou com Carga reduzida ou a entrar em curto.
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Pois.
Rui:
Também pensei nisso. Mas acho estranho o carro andar bem, diga-se arrancar bem. Ele nem soluça quando lhe dou o arranque.
Medi a voltagem da bateria e ela está à volta dos 12.8V. É normal, penso eu.
Tenho que testar no arranque, a ver se ela baixa dos 9V.
caçoilauto:
A entrar em curto como?
Outra coisa que não entendo é a perda da memória do conta quilómetros. Aquilo não gasta quase nada. Isso e o relógio fazem-me impressão, pois o consumo é mínimo.
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Usa este DIY para o teste: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6315.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6315.0)
Já agora, qual é o motor?
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É o 1.4 a €uros, perdão, a gasolina. :)
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Acabei de verificar de novo a bateria.
Ela vai de encontro ao ideal do DIY que me indicou o Rui. Ela apresenta valores dentro do normal, por volta de 12.7V em idle, só baixa até aos 11 e qq coisa no arranque, e fica entre 14.10 e 14.20 com o carro ligado. Por isso exclui-se o alternador e a própria bateria da equação.
Alguém tem alguma suspeita do que possa ser?
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Algum problema de falta de massa? (do veiculo está claro)
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Como vejo/ testo isso?
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Existe um cabo de massa que liga do chassis a caixa de velocidades que normalmente causa esses problemas quando o mesmo se encontra danificado. Olha por baixo do veiculo e deverás encontrar algo deste tipo:
(http://i.ebayimg.com/00/$%28KGrHqIOKpkE26L3RhNqBN7m1z%29thw~~_35.JPG)
Verifica se o mesmo se encontra em condições. Normalmente nos Clios quando este cabo parte (refiro-me aos Clio II Phase 2, os que conheço e presenciei o que acontece) causa problemas de electrónica diversos bem como mesmo injecção/detonação do combustivel. Substitui-se e fica tudo bem.
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ok. Assim que chegar a casa vou investigar isso :)
O meu obrigado.
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ok. Assim que chegar a casa vou investigar isso :)
O meu obrigado.
Ou é chassis - caixa de velocidades ou tem outra configuração. Sei que nos clios está presente e causa muita chatice, agora nos Meganes não sei se existe.
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Vou ver se encontro algo assim parecido.
Vou também testar com uma bateria diferente. Gosto de seguir os conselhos aqui do pessoal, são todos muito mais experientes que eu nestas andanças :)