Forum RenaultPT
		DIY  => DIY - Mecânica Geral  => Tópico iniciado por: scenick em 17 de Setembro de 2011, 13:03 pm
		
			
			- 
				Claro que há aqui quem tenha a seringa própria para quando muda a valvolina da caixa de velocidades , mas este DIY  serve para aqueles que não estão para investir numa ferramenta para usar talvez uma vez por ano.
 
 Comecem por arranjar um tubo de plástico desses de instalações electricas com 1/2"  e um funil do chinês +/-  com a mesma medida
 
 (http://img101.imageshack.us/img101/8524/img0156nb.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/101/img0156nb.jpg/)
 
 (http://img856.imageshack.us/img856/7559/img0157ue.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/856/img0157ue.jpg/)
 
 
 material base já temos e falta dobrar o tubo na ponta , procura-se um daqueles tubos velhos de ligar torneiras ou esquentadores que a malta manda sempre para o canto da garagem ou sótâo e cortam uma das pontas
 
 
 (http://img37.imageshack.us/img37/719/img0158af.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/37/img0158af.jpg/)
 
 de seguida enfiam a ponta cortada no tubo de PVC
 
 (http://img51.imageshack.us/img51/7020/img0159bj.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/51/img0159bj.jpg/)
 
 ou com agua muito quente do esquentador ou com um jarro electirco e com água muito quente ( cuidado para não se queimarem) deitam por cima e começam a formar a curva
 
 (http://img190.imageshack.us/img190/9243/img0164lo.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/190/img0164lo.jpg/)
 
 façam com calma e sem pressas e sem queimaduras
 
 (http://img33.imageshack.us/img33/6167/img0161dm.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/33/img0161dm.jpg/)
 
 depois da curva a +/-  90º   estar feita passam por agua fria e puxam a ponta do flexivel que serviu de molde
 
 Na outra ponta do tubo encostam o bico do funil e deitam agua bem quente e fazem o encaixe das duas peças
 
 (http://img233.imageshack.us/img233/7585/img0162gxh.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/233/img0162gxh.jpg/)
 
 e pronto , aí temos uma coisa baratissima  e simples para meter a valvolina nas caixas
 
 aspecto final
 
 (http://img832.imageshack.us/img832/1729/img0163ut.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/832/img0163ut.jpg/)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
- 
				Muito bom isso.
			
- 
				Muito bom sem duvida. Eu uso uma bomba de transfega para isso, contudo desde que consigas passar esse funil, sem duvida que é melhor :)
			
- 
				Boa engenhoca, eheheheh
			
- 
				jeitoso 
			
- 
				Eu diria antes, artistico. :smiley:
			
- 
				Claro que este DIY foi feito para mostrar como se muda a valvolina de um JA0W.
 
 retiram-se os bujons de enchimento e vazamento e preparam-se novas anilhas de estanquicidadade
 
 (http://img839.imageshack.us/img839/2309/img0165ng.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/839/img0165ng.jpg/)
 
 limpa-se bem o "carter" do bujon de vazamento e a zona circundante claro
 
 (http://img708.imageshack.us/img708/6673/img0168gd.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/708/img0168gd.jpg/)
 
 (http://img148.imageshack.us/img148/6428/img0169vm.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/148/img0169vm.jpg/)
 
 depois de reposto o bujon com uma anilha de esmagamento nova vamos meter no orificio de enchimento o nosso funil
 
 
 (http://img833.imageshack.us/img833/3900/img0171wg.jpg)[/URL
 
 ver se encaixa bem
 
 [URL=http://imageshack.us/photo/my-images/43/img0172hk.jpg/](http://img43.imageshack.us/img43/4641/img0172hk.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/833/img0171wg.jpg/)
 
 
 (http://img705.imageshack.us/img705/5138/img0173wo.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/705/img0173wo.jpg/)
 
 e repor niveis
 
 (http://img849.imageshack.us/img849/1431/img0174u.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/849/img0174u.jpg/)
 
 
 Claro que depois disto tudo convem ver se à fugas e se está tudo como de origem
 
 
 
 
 
- 
				Muito porreiro, boa dica :)
			
- 
				Bela dica. Já vi que gostas de andar com as mãos no óleo :D
			
- 
				DIY simples, bom e barato. Só uma pergunta: o tubo de metal só é necessário para fazer a curva ou é preciso para mais alguma coisa? :huh:
			
- 
				DIY simples, bom e barato. Só uma pergunta: o tubo de metal só é necessário para fazer a curva ou é preciso para mais alguma coisa? :huh:
 
 
 É só mesmo para fazer a curva no tubo de plastico
- 
				Muito bom e barato.
			
- 
				DIY simples, bom e barato. Só uma pergunta: o tubo de metal só é necessário para fazer a curva ou é preciso para mais alguma coisa? :huh:
 
 
 É só mesmo para fazer a curva no tubo de plastico
 
 
 Ou uma mola :)
- 
				Andas a ver o inspector max lololol
			
- 
				Andas a ver o inspector max lololol
 
 
 Isso era para mim? lol
 
 Se era, não, não foi por isso. De verão costumo andar a ajudar um familiar a montar AC's nas casas, e as descargas de água do aparelho exterior exigem muitas vezes curvas e é assim que as faço :) e nem é preciso aquecer :)
- 
				Esse tubo é o tubo VD e existem molas adaptadas para cada diâmetro de tubo. Só enfiar e dobrar.
 Em tempos longínquos, em biscatada de instalações eléctricas era "prato do dia".
- 
				Muito bom o DIY. :smiley:
 Para tirar a valvolina do kadett preciso mesmo da seringa ou da bomba de transfega é pena esta "técnica" não dar.
- 
				boa MacGyver. esta tua ciência pode ser aplicada no clio 1.9d de 96 com motor F8Q? :huh:
			
- 
				Sem duvida uma solução bem engenhosa, parabéns, bom DIY.
			
- 
				orlando13 todas as caixas tem o bujon de enchimento de lado, por isso este funil dá para a tua caixa. Mas às de verificar se por cima ela não tem um pipo, se tiver, com uma mangueira cristal e um funil consegues fazer o enchimento, demora mais tempo, porque a passagem é mais estreita, mas mais fácil de fazer.
 (http://img24.imageshack.us/img24/3412/1212302000.jpg) (http://img24.imageshack.us/i/1212302000.jpg/)
 (http://img818.imageshack.us/img818/7077/1212302001.jpg) (http://img818.imageshack.us/i/1212302001.jpg/)
 
- 
				E eu convencido que isso era "tipo um respiro" da caixa. 
 
 Como eu ando - oh meu deus.
- 
				E é, mas se sai e entra ar também entra óleo. Eu quando mudei o óleo da minha, está num diy sobre trocar a transmissão, usei o próprio frasco onde vinha o óleo para fazer de funil, cortei o fundo, e ele tinha uma espécie de tubo maleável com tampa, uma coisa parecida com o que trazem os garrafões de óleo para o motor, depois usei uma ponta com 2 a 3 cm de mangueira cristal que enfiei no pipo metálico e depois coloquei o tubo do frasco de óleo na mangueira cristal, depois foi só despejar o óleo  lá para dentro do frasco e esperar que descesse. Quando ficou de nível, foi só apertar o bujon e retirar o frasco , e voltar a colocar aquela pontinha de mangueira com tampa que lá estava. 
			
- 
				E é o respiro!!!! encher por aí só se tiveres o sitio correcto aberto e quando começar a sair por lá.. está a nivel.
 
- 
				Pedrob  :laugh: foi o que eu disse.....
 (...) Quando ficou de nível, foi só apertar o bujon e retirar o frasco , (...) 
 
 Para ver se está de nível é lógico que tem que se ter o bujon lateral aberto.
- 
				obrigado. quando pod€r vou tentar. eu até tenho algum jeito e a paciência é que não me falta quando é para ganhar €uros...! quando comprei a máquina, levei-a ao dr. para a melhorar. foi-me sugerido a mudança da valvolina. orçamento 70€. ficou logo adiada. penso que fazendo-a made-in-home posso poupar, não?
			
- 
				Sim, isso é facílimo e deve ficar mais ao menos por metade do valor, o óleo é que é ligeiramente caro, mas dura para bastante tempo.
			
- 
				Este DIY vai me dar muito jeito obrigado por partilhares com o pessoal  :cool: