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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: kapataz em 18 de Setembro de 2011, 23:30 pm
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Boas,
Estava em a olhar para o motor, quando me lembro de ver nivel do oleo e da agua, ate tudo okey.
Ate que pus a mao no tubo da agua, e apertei-o, mas chegou a uma curva e o tubo ai estava completamente rijo.
Essa parte é tipo cova, se por exmple tiver lixo ele desce ate ali.
Estou a falar do tubo q faz um T, liga um fininho ao topo do deposito.
Acham que o tudo esta normal ou deve estar deixo de corrosao e lixo?
penso que seja lixo, não o tirei porque a abraçadeira esta virada para baixo e não da mesmo jeito de tirar.
Amanha vou ja ver preço do tubo e liquido.
Opiniões por favor.
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Isso é assim, todos eles tem esse estreitamento dentro do tubo, o porque, não sei :grin:
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Isso é assim, todos eles tem esse estreitamento dentro do tubo, o porque, não sei :grin:
Eu ao apalpar o tubo pareceu-me rijo mas de entupimento, algem com o mesmo carro pode ver e me dizer?
Alias, eu ate meti a mangueira de regar o jardim e ao que parece a agua não passou.
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:worth:
secalhar ajudava .. :grin:
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pois mas nao tenho fotos.
o tubo é o q ja um t com o tubo mais fininho que liga ao deposito, a cova que me refiro é a primeira a contar do carro para o deposito. Faz uma cova o tubo.
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pois mas nao tenho fotos.
o tubo é o q ja um t com o tubo mais fininho que liga ao deposito, a cova que me refiro é a primeira a contar do carro para o deposito. Faz uma cova o tubo.
Se for o tubo que penso, é um fininho que está junto ao deposito, tem ai um By-pass por causa do retorno da água.
Mas lá está com fotos ja era mais facil te ajudar.
Cumps
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pois mas nao tenho fotos.
o tubo é o q ja um t com o tubo mais fininho que liga ao deposito, a cova que me refiro é a primeira a contar do carro para o deposito. Faz uma cova o tubo.
Se for o tubo que penso, é um fininho que está junto ao deposito, tem ai um By-pass por causa do retorno da água.
Mas lá está com fotos ja era mais facil te ajudar.
Cumps
è exactamente esse tubo, mas a parte que eu falo nao é no T, é logo abeira da parte que passa para o lado do tablier. Se virem vem o tubo numa parte faz cova, e é ai q eu falo.
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pois mas nao tenho fotos.
o tubo é o q ja um t com o tubo mais fininho que liga ao deposito, a cova que me refiro é a primeira a contar do carro para o deposito. Faz uma cova o tubo.
Se for o tubo que penso, é um fininho que está junto ao deposito, tem ai um By-pass por causa do retorno da água.
Mas lá está com fotos ja era mais facil te ajudar.
Cumps
è exactamente esse tubo, mas a parte que eu falo nao é no T, é logo abeira da parte que passa para o lado do tablier. Se virem vem o tubo numa parte faz cova, e é ai q eu falo.
Olha, tenta arranjar na net uma foto de um motor energy e coloca aqui com um circulo a volta do tal tubo que agora fiquei baralhado...
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boas, apos muito tempo la aranjei uma foto +- para localizar o tal tubo, que eu digo que esta quase entupido.
(http://img209.imageshack.us/img209/858/dsc00138cu.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/209/dsc00138cu.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
o tubo é o que esta riscado, e aonde esta o circulo é a parte da cova. o meu esta quase rijo e parece que quando o aperto tem muito lixo, como ja disse a abraçadeira era virada para baixo e é dificil tirar o tubo.
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se parece que tem lixo então o melhor é limpar
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se parece que tem lixo então o melhor é limpar
Pois é, o pior é que nao sei como tirar a dobradiça, o parafuso esta virado para baixo, e se for por baixo preciso duma chave com 50cm's para chegar la. :huh:
Tou lixado, o alternador também para chegar la é um trabalho dos diabos, podiam por uma coisa mais fácil :cry:
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verdade que certos componentes não soa de fácil localização .. mas por vezes se pedires dicas a pessoal experiente as coisas tornam-se mais fáceis
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Pois é, o pior é que nao sei como tirar a dobradiça, o parafuso esta virado para baixo, e se for por baixo preciso duma chave com 50cm's para chegar la. :huh:
Tou lixado, o alternador também para chegar la é um trabalho dos diabos, podiam por uma coisa mais fácil :'(
Essas braçadeiras costumam ter um parafuso com cabeça ranhurada (para chave de fendas) mas também sextavada de 6 ou 7mm (não me lembro bem) com uma chave de cachimbo, luneta ou até mesmo de bocas consegues tirar isso...
Quanto ao alternador já pode ser um pouco pior mas nada que não se faça... :assobio:
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Experimenta trocar uma lâmpada de um farol num clio III e depois diz-me o que é complicado....
Em relação á tubagem provavelmente ela está entupida, a solução passa por desmontar a tubagem toda e limpar, ao limpares apenas um tubo estás a adiar o problema.
Essas abraçadeiras, são todas de ajuste, portanto precisas de um alicate para conseguires aliviar as abraçadeiras, de forma a conseguires retira-las da tubagem, junta isso e mais uma chave de fendas e deves conseguir tirar toda a tubagem.
Alguma duvida avisa.
Abraço
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Vou logo a tarde ver se consigo tirar abraçadeira com uma chave 6 ou 7 mm.
Em relação a tubagem é aquele tubo que esta entupido, os outros estão Ok. :wink:
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Falta dizer que eu não limpava tubo nenhum, metia novo....
Pra isso tar entupido de porcaria a borracha também não deve estar nas melhores condições e a limpeza não lhe vai dar saude... Até podes limpar o que está a tapar fissuras e passas a ter fugas....
O tubo também não deve ser assim tão caro...
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Falta dizer que eu não limpava tubo nenhum, metia novo....
Pra isso tar entupido de porcaria a borracha também não deve estar nas melhores condições e a limpeza não lhe vai dar saude... Até podes limpar o que está a tapar fissuras e passas a ter fugas....
O tubo também não deve ser assim tão caro...
Aqui está o motivo porque disse que se deveria limpar todo o circuito e nao apenas um tubo, mas se o dono do carro assim o perfere....
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boas,
novidades, fui ver se arranjava o tubo e não arranjei, mas como aquilo tava-me a comer a cabeça(tenho o dever de tratar bem o popó) :smiley: la desmontei o tubo, e limpei-o, afinal esta mesmo entupido, tinha uma espécie de lama com ferrugem.
Limpei tubo e montei novamente, deitei mais liquido verde e sangrei o circuito na radiador.
Esta semana, vou tentar arranjar o tubo(espero que não seja caro) e limpar : cirucito do motor, radiador da chofagem e o reservatório que nao se nota muito bem o nivel da agua.
Fica aqui para referencia que o parafuso é com uma chave de fendas ou uma de 7mm
Lavar o reservatório é melhor com arreia? :huh:
Cmps
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Limpeza do vaso de expansão:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=2335.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=2335.0)
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Limpeza do vaso de expansão:
[url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=2335.0[/url] ([url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=2335.0[/url])
Obrigado :azn:
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Se dizes ter "lama", o mais certo é ao limpares isso ficar com fugas no radiador... Por isso acompanha a situação nos primeiros km's. Caso aconteça, para remediares é aplicar um liquido tapafugas que existe á venda e veres se a fuga realmente fica tapada. Se ficar, optimo, se não ficar, prepara-te para um radiador novo :X
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Se dizes ter "lama", o mais certo é ao limpares isso ficar com fugas no radiador... Por isso acompanha a situação nos primeiros km's. Caso aconteça, para remediares é aplicar um liquido tapafugas que existe á venda e veres se a fuga realmente fica tapada. Se ficar, optimo, se não ficar, prepara-te para um radiador novo :X
nada indica que tenha fugas, a tal lama(uma crosta que quase todos os tubos ganham) estava na cova que o tubo faz, isto tudo devido estar pardo muito tempo, e claro que leva-vá com agua no circuito.
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O teu carro não deve usar liquido refrigerante/anti congelante, isso acontece quando usamos agua normal da torneira.
Agora se fores por o liquido refrigerante/anti congelante, anda atento pois poderá começar a surgir fugas de agua. No caso de acontecer segue o conselho do Gonçalo, isto se forem fugas pequenas.
Eu tive um carro que comecei a usar o liquido refrigerante/anti congelante e começou a aparecer algumas fugas, nunca no radiador mas nas tubagens e nas relas.
Mas acredita se tens essa "lama" nas tubagens no radiador também terás de certeza.
Boa sorte,
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obrigado pelas dicas, andei no tubo a volta da 15horas e ate agora 22h, 0 fugas. tu seco no carro. :smiley:
o carro leva liquido desde que o comprei Fevereiro 2011, mas ha um mes que la andava a ver os tubos e achei aquele mesmo rijo, e vim saber que nao sabia que havia um radiador dentro do carro.
Agora vou maze arranjar o tubo, desmontar o tubo inverso do radiador e meter la a mangueira do jardim pá tirar lixo e por fim lavar o reservatório. e fica 5* :smiley: :smiley:
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Ah , esqueci-me de dizer, agora tenho ar quente mais cedo. :evil: