Forum RenaultPT
OFF TOPIC => Tasca => Tópico iniciado por: Xmarine em 22 de Setembro de 2011, 11:36 am
-
A verdade do Facebook - Assustador!
Infelizmente as coisas boas que uns fazem, outros aproveitam para fazer o mal.
Esta semana na televisão houve reportagem todos os dias com Joaquín López Dóriga (jornalista mexicano) sobre o Facebook, o Hi5, Myspace, Sonico, Netlog, etc , e o perigo do seu uso. Vem uma reportagem diária no jornal MILENIO, sobre como os sequestradores têm como fonte de informação directa e confiável nos blogs do Facebook e do Hi5.
Entrevistaram uns sequestradores que dizem que entram na rede e vêm os rostos, a casa, os carros, as fotos de viagem e sabem o nível social e económico que têm os utilizadores. Na televisão, um deles declarou que antes investigavam muito para conhecer os candidatos a sequestros, mas que agora com o Facebook e a informação que pomos voluntariamente na rede, já não se enganam e nem têm que investigar onde vivem, que escola frequentam, para onde viajam, quem são os pais, irmãos e amigos.
Passou-se com Alejandro Marti, (jovem mexicano morto pelos seus sequestradores) que colocava tudo. A familia acaba de fechar o seu blog depois de dar conta da quantidade de informação potencialmente perigosa que o jovem colocou com alegría e sem suspeitar que estava a ajudar a quem o matou. Protejam os vossos filhos e protejam-se. Nao coloquem informação íntima e pessoal na rede.
A VERDADE SOBRE O 'FACEBOOK'
O Facebook está a vender a informação dos seus usuários ao maior expião.
Cito textualmente: 'O que muitos usuários não sabem é que, de acordo com as condições do contrato que virtualmente assumem, ao fazer click no quadro "aceito", os usuários autorizam e consentem ao Facebook a propriedade exclusiva e perpetua de toda la informação e imagens que publicam.'
Assim, ressalta o perito, os membros 'automaticamente autorizam ao Facebook o uso vitalício e transferível, junto com os direitos de distribuição , de tudo o que colocam na sua página Web.' Os termos de uso reserva ao Facebook o direito a conceder e sub-licenciar todo o "Conteúdo do usuário" a outros propósitos. Sem o seu consentimento, muitos usuários convertem as suas fotografías em publicidade, tranformando um comércio privado num pertence público.
De repente tudo o que os seus membros publicaram, incluindo as suas fotografías pessoais, a sua tendencia política , o estado das suas relações afectivas, interesses individuais e até a morada de casa , foi enviado sem autorização expressa a milhares de usuários.
Há que acreditar em Mr. Melber quando assegura que muitos empregadores americanos ao avaliar os C.V., consultam o Facebook para conhecer intimidades dos candidatos. A prova de que uma página no Facebook não é privada, evidenciou-se num conhecido caso da Universidade John Brown que expulsou um estudante quando descobriu uma foto que colocou no Facebook vestido de travesti. Outra evidência aconteceu quando um agente do Serviço Secreto visitou na Universidade de Oklahoma o estudante do segundo ano Saúl Martínez, por um comentário que publicou contra o presidente. E para cúmulo, o assunto não termina quando os usuários cancelam a sua conta : as suas fotos e informação permanecem, segundo o Facebook, para o caso de quererem reactivar a sua conta ; o usuário não é retirado, inclusivé, quando morre. De acordo com as 'condições de uso,' os membros não podem obrigar que o Facebook retire os dados e imagens dos seus dados, já que quando o falecido aceitou o contrato virtual, concedeu ao Facebook o direito de mantê-lo activo sob um status especial de partilha por um período de tempo determinado para permitir que outros usuários possam publicar e observar comentários sobre o defunto.
Saibam os usuários do Facebook que são participantes indefesos de um cenário que os académicos qualificam como o caso de espionagem maior na história da humanidade. Convertem-se de forma inconsciente nos percursores no fenómeno de 'Big Brother'. Alusão directa à intromissão abusiva do estado nos assuntos privados do cidadão comum para controlar o seu comportamento social, tema de uma novela profundamente premonitória escrita en 1932 pelo britânico Aldous Huxley: "Um Mundo Feliz" ( "1984" ) .
-
Pois é verdade, mas acho que o pessoal até sabe da maioria dessas coisas, mas faz na mesma.
-
Pois faz!
Infelizmente só falta colocar no face uma ida ao WC!!!
-
Pois faz!
Infelizmente só falta colocar no face uma ida ao WC!!!
Há quem coloque :)
-
Para mim é tudo malta louca, por um lado tem a casa completamente fechada com grades vídeo vigilância de tudo um pouco para ter privacidade e por outro lado expõem-se de tal forma na net... para mim é malta louca. Já sou cão velho no mundo da net e nunca expus info minha assim sem mais nem menos, basta ter 5 cm de testa... mas nao somos todos iguais.
-
Pois faz!
Infelizmente só falta colocar no face uma ida ao WC!!!
Há quem coloque :)
Principalmente com coordenadas e tudo, se for um post posto por telemóvel em que autorizas que seja indicada a tua posição.
-
Eu tenho facebook, mas... só 1 foto e sem informações nenhumas de nada. Passo semanas sem lá ir
-
Por isso é que não tenho dados pessoais no Facebook para além da localidade.
Fotografias, tenho muitas sim, mas nunca nenhuma próximo da minha casa ou garagem.
Trabalho nesta área, conheço os riscos, tento minimiza-los ao máximo.
Actualizações, sempre em sítios onde estive, nunca onde estou ;)
Há quem utilize ainda o foursquare juntamente com o FB e aí é dar a localização exacta em tempo real.
Forma para contrariar as imagens guardadas mesmo após apagar a conta...
Apagar as fotos antes de eliminar a conta :)
Aí elas desaparecem mesmo. :tongue:
-
por acaso até tenho facecoiso, mas nada de fotos nem dados... por vezes ate esqueço que o tenho...
:assobio:
enquanto outros se expõem ao máximo dasss... fotos com tudo detalhado de recém nascidos como já vi, depois queixam-se que há raptos...
:lipsrsealed: :lipsrsealed:
-
Como já foi dito atrás é por isso que já se chama de facecoiso ou facetruk
Se tenho ? tenho sim senhor
Se posso viver sem ele ? Claro
Uso ? muito raramente , tanto que quando pedem aqui "likes" tenho de pensar como se faz
-
Só vos digo uma coisa,
A Conferência de imprensa deles terminou há meia hora e foi muito porreira. A festa/entrevistas/demonstrações de apps é muito "fixe"!
Estou a gostar imenso :)
-
por acaso tb tenho o facetruko mas é como dizem não ponho lá quase nada até a foto é de um carro que apesar de ter a matricula nunca está ao pe de casa...................
mas é como dizem "a oportunidade faz o ladrão" e o face está talvez a dar muitas oportunidades "a borla"........
-
pode parecer mentira,mas eu nao tenho conta em nada disso nem Facebook nem hi5 sinceramente é algo que que numca me despertou muito interece e quando digo que nao tenho facebook o pessoal fica todo escandalisado :laugh: :laugh:
-
pode parecer mentira,mas eu nao tenho conta em nada disso nem Facebook nem hi5 sinceramente é algo que que numca me despertou muito interece e quando digo que nao tenho facebook o pessoal fica todo escandalisado :laugh: :laugh:
Aqui para os meus lados também é assim
-
Eu tenho facecoiso, como alguns sabem, mas aquilo só é usado quando é preciso, por exemplo para ver e votar nos concursos da Renault Portugal e atualizar a página da loja do meu pai. (Quando criei a conta foi só para jogar o jogo que deu muita fama ao Facebook, o Farmville, que parei de jogar 2 meses depois)
-
Novo Facebook é uma ameaça à privacidade e segurança?
As alterações ao Facebook, apresentadas recentemente, têm gerado uma acesa discussão online, com protestos de grande parte dos utilizadores. A empresa Bitdefender deita mais achas para esta fogueira, com uma lista de cinco pontos que, alegadamente, demonstra os problemas de segurança do Facebook
com Lusa
10:44 Terça feira, 27 de Set de 2011
A Bitdefender, provedor de soluções de segurança para a Internet, considera que a privacidade e a segurança dos clientes estão ameaçadas na sequência das novas atualizações feitas na rede social e da posterior introdução de novas funcionalidades.
Segundo a empresa, as novas listas inteligentes do Facebook - que permitem distinguir amigos, colegas, entre outros - levam os utilizadores a partilhar mais informação (local de trabalho, habilitações literárias), "dando aos ciberdelinquentes a arma perfeita para os ataques dirigidos", ou seja, desenhados especificamente para afetar uma pessoa.
A possibilidade de "subscrever" alguém, mesmo sem ser amigo, e a polémica timeline são outros dos pontos mais polémicos.
A lista de cinco pontos preocupantes, segundo a Bitdefender:
1 - As listas inteligentes
Levam os utilizadores a partilhar mais informação, uma vez que incentiva a preencher os campos sobre a profissão, projetos e educação. Ao criar uma lista de colegas de trabalho, por exemplo, estes são convidados a atualizar a sua informação profissional. A empresa alega que isto vai facilitar a vida a quem pretender levar a cabo um ataque direcionado a uma empresa ou indivíduo.
2 - As subscrições
Com a possibilidade de subscrever alguém, o Facebook torna-se mais vulnerável a esquemas do género "como conseguir mais subscritores", à semelhança do que acontece no Twitter.
3 - A timeline (cronologia)
Esta é a grande novidade do Facebook. Uma linha cronológica de tudo o que se passou na vida online do utilizador. Pode ser muito interessante para os amigos, mas, alegam os críticos, torna-se um livro aberto da história da vida de cada um. O problema: por defeito, é visível a todos. Mas o utilizador pode, claro, alterar a privacidade e torná-la restrita aos amigos mais próximos, por exemplo.
4 - A saúde
Qualquer informação sobre a saúde do utilizador é automaticamente tornada pública também.
5 - As aplicações
A Bitdefender considera que a introdução das aplicações na timeline é uma "porta aberta para as fraudes". Até agora, a interação entre utilizadores era feito dentro das aplicações. Agora, a aplicação vai passar a estar no mural do utilizador, portanto, quem interagir no seu perfil, interage automaticamente com a aplicação.
Fonte - http://clix.visao.pt/novo-facebook-e-uma-ameaca-a-privacidade-e-seguranca=f624344 (http://clix.visao.pt/novo-facebook-e-uma-ameaca-a-privacidade-e-seguranca=f624344)
-
continuo a não ter nada disso activo. lol
Local de trabalho e empresa nunca torno publicas :tongue:
-
Tou a ver que o meu parfil actual do FB é um exemplo a seguir :D
-
Eu continuo na minha, nunca revelo onde estou, não há números de telefone, fotos são pouquissimas, etc, etc.
Até aqui no fórum, por vezes há demasiada exposição como é exemplo o caso das matrículas.
Cada um sabe de si e com tanta informação que há, as pessoas continuam a expor-se demasiado na rede...
-
Também penso que as pessoas se expõe demasiado no facebook, sem dúvida alguma.
Eu no meu, posso colocar 'gosto' naquilo que realmente gosto, mas a minha actividade está restringida só ao meu círculo de Amigos, nem os Amigos dos Amigos vêem.
Já onde vou estar, ou onde estou, ou onde deixo de estar não revelo, e mesmo fotos não mostro grande coisa.
E tive o cuidado de ir definir que, seja quais forem as aplicações que os meus amigos utilizem, não são revelados dados meus. Porque isso também é pouco falado e pouco conhecido! Um pequeno grande pormenor...
E por vezes, podemos ter o perfil restrito, mas se alguém do nosso círculo de amigos utilizar alguma aplicação, pode revelar dados do nosso perfil, e nós podemos cancelar isso também. Algo que também já tratei de fazer.