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DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Artur em 01 de Outubro de 2011, 19:31 pm
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Não tirei muitas fotos mas cá vai :
- quadrante utilizado renault 21 nevada td
primeiro , retirar parte superior do tablier , 3 parafusos em cima nos ventiladores mais 2 laterais
depois de retirada a pala , retirar o quadrante , 2 parafusos em cima
neste caso , tive de andar a procura da posição do conta rotações , basicamente liga se um fio ao W do alternador e vai se encostando aos contactos até ver quando liga o conta rotações , no quadrante abaixo fica na posição 8 da ficha
(http://i1116.photobucket.com/albums/k579/arturodivelas/011020111412.jpg)
depois de todas as fichas ligadas , convem testar a iluminação do quadrante e verificar se está tudo ok , neste caso , o farol de nevoeiro trazeiro e o desembaciador estavam trocados , com um busca polos , identificar na ficha quando liga e inverter posições para ficar correcto , a foto ve se os dois fios que foram trocados de posição
(http://i1116.photobucket.com/albums/k579/arturodivelas/011020111413.jpg)
aqui tudo no sitio e pronto a ser testado
(http://i1116.photobucket.com/albums/k579/arturodivelas/011020111411.jpg)
aqui testes a iluminação
(http://i1116.photobucket.com/albums/k579/arturodivelas/011020111417.jpg)
conta rotações a trabalhar
(http://i1116.photobucket.com/albums/k579/arturodivelas/011020111414.jpg)
teste estrada
(http://i1116.photobucket.com/albums/k579/arturodivelas/011020111415.jpg)
(http://i1116.photobucket.com/albums/k579/arturodivelas/011020111416.jpg)
agradecimentos a caçoilauto pela cedencia do espaço e da ferramenta :)
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se as montares no carro, quero
o unico trabalho que tenciono fazer nesta porcaria de automovel é abrir o tampão de combustivel
para quem não ia fazer nada na mula de carga já começaram as mods...
:tongue: :tongue: :tongue:
um bom diy que irá ajudar muita gente de certeza...
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Bom DIY, agora até já tem quadrante com os kms mais próximos da realidade. Já agora uma pergunta, secalhar sem cabimento mas nesse tipo de quadrantes dá para mudar os kms, não no sentido de adulterar os km mas sim em colocar os km correctos no carro??? (Não sei se me estou a fazer entender)
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Bom DIY Artur :)
No meu por acaso estou com o problema de no Alternador não ter o W :(
ainda tenho de ver se consegue dar a volta a isso :(
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bom diy parabens, obrigado pela partilha
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Sempre util!
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Bom DIY, agora até já tem quadrante com os kms mais próximos da realidade. Já agora uma pergunta, secalhar sem cabimento mas nesse tipo de quadrantes dá para mudar os kms, não no sentido de adulterar os km mas sim em colocar os km correctos no carro??? (Não sei se me estou a fazer entender)
sim, dá... muito fácil de se fazer...
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Boas
estou com uma duvida
testei com um de um r19 e tudo ok inclusivé o ter q trocar os fios dos sinalizadores nevoeiro e desembaciador , mas depois deparei-me com um problema os apoios nao sao iguais
e nao consigo encaixar o quadrante la
ajufda precisa-se
obg
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Bom DIY!!
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Boas
estou com uma duvida
testei com um de um r19 e tudo ok inclusivé o ter q trocar os fios dos sinalizadores nevoeiro e desembaciador , mas depois deparei-me com um problema os apoios nao sao iguais
e nao consigo encaixar o quadrante la
ajufda precisa-se
obg
boas, ontem estive a montar um quadrante completo no meu 1108cc e como o tirei de um renault 11, em que os apoios sao de molas e nao de parafusos, tive que cortar os apoios do quadrante antigo e cola-los no novo. provavelmente e o que teras de modificar nesse, cortas esses apoios e modificas para adaptar ao teu carro.
aqui ha uns tempos montei tambem um destes no clio 1.2 da cachopa, este saiu de um 19, tive que fazer o mesmo, alem de tambem ter que desgastar um pouco nas laterais do quadrante novo, pois era uns 3mm mais largo que o do clio.
cumprimentos
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boas,
eu tenho um R5 1108cc e também arranjei um quadrante do R11, só que as RPM não funcionam... já andei aqui às voltas no fórum e toda a gente diz para ligar ao W do alternador... bom eu gostava de saber qual é o W do alternador, e caso não tenha W no alternador como fazer...
abraços..
P.S. - já li http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6331.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6331.0) e http://www.renaultpt.com/index.php?topic=804.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=804.0) e não ajudou...
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os carros a gasolina não ligam no W do alternador, andavam por ai topicos a explicar isso e o ultimo link que colocas te, explica onde ligar
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O tópico do último link que coloquei diz que tem de se ligar à bobine, mas não explica como... é directo ao + da bobine?...
Ou existe outra maneira?
Não consegui perceber, é porque no caso do R5 não tem a tal caixa preta com as ditas fichas que fala o tópico...
cumprimentos
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Pessoal tirei agora a umas fotos, mas não sei se será o sitio indicado para as pôr...
Por isso deixo aqui uma imagem do sensor de rotação que tenho, isto está colocado no volante do motor...
(http://www.dicasmecanicas.com/wp-content/uploads/2010/04/Sensorderotaodoclio1.016v.jpg)
é isto que devo seguir para ligar o conta rotaçes?
abraços
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Isso é o captor PMS, tu tens que ligar o fio á bobine, coloca ai uma foto do teu motor para ver se te consigo indicar onde ela está...
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Eu sei onde fica a bobine...
só não sei onde ligar...
seguem fotos...
(http://img100.imageshack.us/img100/826/img1474sz.jpg)
(http://img10.imageshack.us/img10/781/img1473td.jpg)
(http://img821.imageshack.us/img821/9789/img1472t.jpg)
(http://img706.imageshack.us/img706/9777/img1471t.jpg)
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Oh pá, essa bobine não sei mexer, deixa ver se o MRC ou o Caçoilauto passam aqui para te dar uma mãozinha...
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ta difícil.. :P
mas obrigado pela resposta...
a ver se eles passam por aqui...
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boas amigos.
Peço desde ja desculpa pela ausencia, mas nao tenho estado no pais.
no teu caso tens que ligar o conta rotaçoes ao borne negativo (-) da bobina.
assim como nos clios 1108cc tb e assim.
ao alternador apenas ligam os diesel.
cumprimentos
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Boas.
Aproveito o tópico para colocar uma questão. As minhas luzes de quadrante Clio (1.9D 97) estão quase todas fundidas, ainda não percebi se são T5 ou 5W5 que se chamam e onde as poderei comprar (umas 20) a bom preço? Precisamos de comprar com o encaixe de plástico ou estes podem ser reutilizados?
Procuro normais, não quero LED.
Já encontrei no Continente, mas para a quantidade que preciso fica muito caro.
Desde já o meu obrigado.
Cumprimentos
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Viva pessoal! Aproveitando o tópico e sobre o sinal para o conta rotações, questiono. O mostrador do meu Clio 1.9D mostra as rotações muito altas (ex: quando vou a 120 km, em estrada e em 5, já vai nas 6000 rpm). Está ligado a um sensor junto à cambota que entretanto desliguei pq me fazia confusão os valores das rpm. Falaram por aqui que o conta rotações deve ir buscar sinal ao alternador? Estou confuso, podem-me ajudar sff! Obrigado 😊